Contente
As variedades de rosas de parque ganharam grande popularidade entre os jardineiros. Essas plantas combinam excelentes qualidades decorativas e resistência a condições adversas. Rose John Davis é uma das representantes mais proeminentes do grupo canadense de parques. Esta variedade é caracterizada por cuidado despretensioso e resistência a geadas e doenças.
História de criação
John Davis é uma variedade canadense. A organizadora do trabalho é a famosa criadora Felicia Sveid. A planta foi incluída no catálogo internacional em 1986.
Ao criar rosas, John Davis cruzou Rugosa com roseiras selvagens. O resultado é uma bucha com alto efeito decorativo e baixa sensibilidade a fatores desfavoráveis.
Descrição da variedade de rosas John Davis e características
É um arbusto com longos rebentos trepadeiras. A altura das rosas John Davis chega a 2 m. A planta cresce rapidamente em largura - até 2,5 m.
Nos primeiros 1 a 2 anos, os brotos são curtos e eretos, razão pela qual a rosa John Davis se parece com uma rosa padrão. No futuro, as hastes começam a se inclinar em direção ao solo. Para manter a forma limpa do arbusto, uma liga para a treliça é necessária.
Os rebentos são fortes, elásticos com casca verde-escura, pouco sujeitos a lignificação. Os grandes espinhos nas hastes estão praticamente ausentes. A folhagem é densa, exuberante, em toda a extensão dos brotos. As placas são de formato oval, com 5 a 6 cm cada, com bordas recortadas. As folhas são mate, de um verde profundo.
O período de florescimento começa em meados de maio e dura todo o mês de junho. John Davis começa a florescer no primeiro mês do verão. Os botões abrem rápida e gradualmente murcham em meados de julho.
A planta floresce abundantemente, continuamente. Inflorescências de 10-15 botões são formados nas hastes. As flores são densamente duplas, hemisféricas arredondadas, consistindo em 50-60 pétalas. A cor é rosa choque. O aroma é agradável, fortemente pronunciado mesmo à distância.
A variedade John Davis é caracterizada por alta resistência ao frio. A planta tolera geadas de até -29 graus. No sul e nas regiões da Rússia central, não é necessário cobrir os arbustos durante o inverno. Essas medidas são necessárias apenas na Sibéria e nos Urais, onde a temperatura no inverno é constantemente negativa.
As roseiras John Davis permanecem decorativas até meados do outono. Em outubro, a folhagem começa a murchar nos arbustos e, como resultado, os caules ficam expostos.
A variedade não tolera bem a seca. Isso se deve ao grande número de folhas que evaporam rapidamente a umidade no verão. O alagamento também pode prejudicar os arbustos, especialmente quando o solo é compactado perto das raízes.
Rosas John Davis são resistentes a doenças. O risco de desenvolver oídio e manchas pretas só existe em alta umidade ou durante uma seca.
Vantagens e desvantagens
John Davis é reconhecido como uma das melhores variedades de parques canadenses. A planta tem muitas vantagens sobre outras espécies.
Entre as principais vantagens:
- floração muito abundante;
- baixa exatidão para a composição do solo;
- boa resistência de inverno;
- rápido crescimento de brotos;
- baixa sensibilidade a infecções;
- a possibilidade de crescer como planta ampelosa.
A planta tem várias desvantagens. Isso certamente deve ser levado em consideração ao plantar esta variedade no jardim.
Principais desvantagens:
- baixa resistência à seca;
- a possibilidade de danos às pragas;
- a necessidade de uma liga;
- período de floração relativamente curto.
Outra desvantagem é a presença de pequenos espinhos. Ao trabalhar com uma planta, precauções devem ser tomadas.
Métodos de reprodução
Arbustos a partir dos 3 anos podem ser divididos. É necessário selecionar um caule jovem, retirá-lo da treliça, cavar a rosa e separar o broto das raízes. Futuramente, plante o corte resultante em novo local, previamente embebido em anti-séptico. Ao mesmo tempo, deve-se cortar o caule, deixando 8-12 cm para acelerar o enraizamento.
Rosas John Davis têm rebentos longos e elásticos. Portanto, essa variedade é conveniente para propagar por camadas. É necessário selecionar 1 haste, retirá-la da treliça e dobrá-la em direção ao solo. É polvilhado com solo nutritivo e regado. Após 4-5 semanas, as raízes aparecem no broto. Ele é separado da mata-mãe e plantado em um novo local.
Arbustos maduros também podem ser propagados por estacas. Os rebentos com 2-3 botões e várias folhas são colhidos como material de plantio. Recomenda-se enraizá-los em um recipiente cheio de terra e plantá-los ao ar livre no outono.
Cultivando e cuidando de um parque canadense Rose John Davis
O plantio é recomendado no outono para que a muda crie raízes bem antes do início do frio. Se você plantar um arbusto na primavera, muitos nutrientes serão gastos no crescimento dos brotos e na formação da folhagem.
Para uma rosa do parque, John Davis é mais adequado para locais com sombra parcial. Na sombra, piorará.
O site da rosa é preparado com antecedência. Eles removem ervas daninhas, cavam o solo e aplicam fertilizantes. O arbusto requer uma cova de plantio com 60-70 cm de profundidade e largura semelhante. Na parte inferior, é imprescindível colocar argila expandida ou brita para drenar o líquido.
As raízes da planta devem ser cobertas com uma mistura solta de solo de jardim, grama, areia de rio, composto com turfa. Após o plantio, a muda é regada. Se necessário, um suporte é instalado imediatamente ao lado dele.
Cuidar de uma rosa John Davis inclui as seguintes atividades:
- Rega regular, 1-2 vezes por semana, à medida que o solo seca.
- Afrouxando o solo ao redor do arbusto 1-2 vezes por mês a uma profundidade de 10-12 cm.
- Cobertura do solo com casca, serragem ou turfa.
- Poda sanitária no outono para remover flores murchas, folhagens.
- Empilhar a parte inferior dos brotos para evitar o superaquecimento.
A variedade John Davis responde positivamente à alimentação. Na primavera e quando os botões aparecem, soluções de nitrogênio são introduzidas. Na hora da floração, fertilizantes com potássio e fósforo são recomendados. No outono, eles dão uma composição complexa em combinação com húmus ou composto.
A preparação para o inverno envolve a remoção dos brotos da treliça. As hastes precisam ser cuidadosamente torcidas e colocadas na base do arbusto. Para protegê-los da geada, os brotos são cobertos com folhagem seca e cobertos com ramos de abeto.
Pragas e doenças
A variedade John Davis apresenta resistência a muitas infecções. Mas o risco de infecção não pode ser completamente excluído, especialmente se as regras para cuidar das rosas do parque não forem seguidas.
As possíveis doenças incluem:
- oídio;
- ferrugem;
- câncer bacteriano;
- mancha negra;
- casca queimar.
Para prevenir doenças, é necessário borrifar a rosa com um fungicida 2 a 3 vezes por ano. Certifique-se de realizar o processamento no outono.
Pragas de rosas trepadeiras:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- tripes;
- cigarras;
- centavos;
- rolos de folhas.
É aconselhável usar uma solução de sabão líquido contra insetos. Em 10 litros de água morna, 200 g de sabão em pó ralado são diluídos. A rosa é pulverizada com esse remédio. A solução repele insetos.
Os medicamentos especiais funcionam rapidamente. 2-3 tratamentos são suficientes para se livrar dos insetos.
Aplicação em paisagismo
A variedade John Davis é usada para jardinagem vertical. Plantar vários arbustos em uma fileira permite que você crie sebes com uma altura de 2 m ou mais. Em tais plantações, você pode usar rosas John Davis, bem como outras variedades de escalada de parque.
Ao criar composições, a planta precisa ter um lugar central. Recomenda-se plantar flores e arbustos nas proximidades, pouco exigentes para a composição do solo e iluminação.
Astilbe, sálvia, zimbro, tremoços são bem adequados como vizinhos. Podem ser plantados armários e cravos.
Os canteiros de flores da paisagem são criados na forma de matagais naturais. Eles podem ser complementados com rosas John Davis em combinação com outras variedades subdimensionadas.
Conclusão
Rose John Davis é reconhecida como uma das melhores variedades de parques canadenses. A planta tem qualidades decorativas únicas e é ativamente usada em paisagismo para jardinagem vertical. A variedade é despretensiosa e tolera bem as condições adversas. Portanto, pode ser cultivado em regiões com qualquer clima.
Resenhas com foto da rosa John Davis