Contente
As rosas trepadeiras são famosas pelos seus longos rebentos que facilmente cobrem qualquer superfície ou sebe. Essas plantas são sempre caracterizadas por uma floração exuberante e longa. Os criadores criaram muitas variedades notáveis, uma das mais famosas é a rosa trepadeira César. A cultura é popular em muitos países, distingue-se pelos grandes botões que florescem até 2 vezes ao ano.
História de criação
A variedade César é considerada bastante antiga, foi criada em 1993. Por vários anos, a nova cultura de escalada ganhou feiras internacionais de plantas com sucesso consistente. 7 anos depois, no início de 2000, a variedade César ganhou a medalha de prata no Kortrijk World Flower Contest, que é realizado anualmente na Bélgica.
Cuja procriação subiu César
A rosa trepadeira César foi recebida pelos criadores franceses no final do século passado. Os direitos da variedade pertencem à conhecida empresa de floricultura Meiyan. Foi fundada no final do século XIX e até hoje tem cultivado com sucesso novas variedades de rosas em spray e trepadeiras.
Descrição e características da variedade de rosa trepadeira Yuri Caesar
Até 5 botões aparecem em um tiro. Em diâmetro, seu tamanho atinge 7 a 8 cm. O botão meio aberto é verde pálido por fora e rosa claro por dentro. Quando a flor se abre, as pétalas externas ficam brancas e as internas ficam rosa brilhante, depois creme. Um botão maduro é densamente dobrado, em forma de taça, até 40 pétalas podem se formar nele. Suas bordas são irregulares, onduladas, o núcleo da flor é amarelo.
O comprimento dos rebentos chega a 2 m, a largura da cultura cresce até 3 m. O crescimento ativo da massa verde e a floração começam no início de junho. A segunda onda de brotamento começa no início de agosto.
Cada botão, depois de aberto, exibe por 14 dias. Existem muitos rebentos jovens no arbusto, durante o período de floração a rosa parece brilhante. A cultura é a preferida dos paisagistas. Tudo isso se deve ao deslocamento dos botões duas vezes por temporada e à resistência do César às doenças fúngicas.
Os rebentos são longos, verdes, duros no Outono, tornam-se castanhos, praticamente sem espinhos. As folhas têm o formato clássico da roseira, tamanho médio, verde escuro.
Vantagens e desvantagens da variedade
Rosa César (Cesar) praticamente não adoece em condições favoráveis. Mas para conseguir um arbusto bonito sem falhas, a cultura precisa de cuidados.
Benefícios:
- floração abundante e longa;
- grande tamanho do arbusto;
- botões grandes;
- crescimento ativo de novos brotos;
- a variedade é altamente decorativa, adequada para corte;
- lindo aroma picante e ácido de botões;
- florescer duas vezes por temporada.
Entre as desvantagens da variedade podem-se distinguir sua capricho aos cuidados e condições climáticas, instabilidade às geadas, intolerância ao alagamento. Quase todas as rosas trepadeiras são destinadas ao cultivo no sul.
Métodos de reprodução
A rosa trepadeira César pode ser propagada por camadas. Você não obterá muitas mudas, mas este método é simples e conveniente. Assim, a rosa é propagada na primavera.
É escolhido um rebento adequado, de preferência não superior a 1 m, cortes superficiais são feitos acima dos botões com uma faca, o galho é colocado em uma ranhura e polvilhado com terra. Anteriormente, o fundo da vala era aromatizado com húmus, derramado em abundância. O broto é fixado ao solo com suportes de metal. O solo é derramado ao secar. No verão seguinte, as mudas são separadas da mata-mãe, plantadas separadamente.
Uma rosa trepadeira pode ser propagada por estacas. Este é um método mais trabalhoso, mas mais mudas são obtidas. O procedimento é realizado no meio do verão, quando os brotos estão bastante macios. Os caules são cortados, divididos em várias partes de 10-15 cm, cada uma deve ter pelo menos 2 entrenós.
As mudas são distribuídas em pequenos recipientes separados, cheios de solo nutritivo e regados.
Em meados de setembro, raízes fortes aparecerão nas estacas. As mudas podem ser transferidas para um terreno aberto, sob um filme. É melhor plantar rosas crescidas em canteiros de flores no jardim no próximo ano, na primavera.
A rosa trepadeira César pode ser propagada por enxerto. Apenas jardineiros experientes podem realizar este procedimento. Um botão é cortado no caule, enxertado em uma muda de roseira brava, fazendo um corte em forma de T no broto.
Depois de um mês, o curativo no rim é afrouxado e, na primavera, removido. Depois de uma semana, a muda de rosa escalada acabada é cortada acima do crescimento do botão.
Crescendo e cuidando
Para plantar, escolha uma área espaçosa e bem iluminada. Este espaço deve ser protegido de correntes de ar e rajadas de vento por edifícios ou sebes. A roseira trepadeira Cesar não tolera umidade estagnada, portanto não é plantada em baixadas e em áreas com lençóis freáticos.
O solo para o plantio de rosas trepadeiras é preparado com antecedência. No outono, o local é desenterrado, o estrume é introduzido no solo. Na primavera, o solo é novamente solto, fertilizantes minerais para as plantações de flores são incorporados nele.
A melhor época para plantar uma rosa trepadeira é o início da primavera. No período quente, a muda enraíza-se bem, se adapta, fica mais forte, então tolera facilmente o inverno. O primeiro arbusto da rosa trepadeira César é melhor comprado em um viveiro de boa reputação. Posteriormente, a cultura pode ser propagada de forma independente. Antes do plantio, a planta é embebida em um estimulador de crescimento por 8 horas. Em seguida, as raízes saturadas de umidade são examinadas, os brotos quebrados e secos são cortados. Se aparecerem botões nas hastes, eles são cortados para acelerar a formação do sistema radicular.
Ao plantar, leve em consideração que a rosa trepadeira César cresce rapidamente, então a distância entre os arbustos é medida pelo menos 3 m. Os buracos são cavados com 0,5x0,5 m de tamanho. Uma fina camada de fertilizante com fósforo é derramada no fundo da cova de plantio, eles são misturados com uma pequena quantidade de composto e turfa ... Uma camada de solo fofinho de jardim é derramado sobre a camada de nutrientes e um monte é formado a partir dela. Uma muda de rosa trepadeira é colocada sobre um estrado, as raízes são esticadas, não devem ser amontoadas ou dobradas.
Após o plantio, a muda é regada abundantemente, coberta com terra, levemente pisoteada. Na base do arbusto, um pequeno monte é despejado do solo. O sistema radicular da planta é formado sob ele. Após 2 semanas, o aterro pode ser nivelado.
Conforme a rosa trepadeira César cresce, ela precisará de apoio. A cultura é amarrada a uma cerca ou prateleiras decorativas. Na primavera, o mato é alimentado com fertilizantes com nitrogênio, no período de floração são aplicados fertilizantes minerais complexos.
À medida que o solo seca, a planta trepadeira é regada. Depois disso, a terra é afrouxada para que a umidade não estagnasse no rizoma. A rega deve ser moderada, pouco frequente, a rosa César não reage bem ao alagamento.
Após a queda dos botões, a poda é realizada: todos os brotos secos e danificados são removidos.Para as trepadeiras adultas com mais de 3 anos, os ramos são completamente cortados na raiz, uma vez que não haverá novos ovários neles.
No final do outono, a rosa César é preparada para o inverno. A trepadeira é retirada dos suportes, dobrada ao solo, os brotos são presos com grampos. Ramos de abeto ou qualquer outro material de cobertura destinado a esses fins são colocados no topo do arbusto. Você pode consertar a estrutura com tábuas, construindo uma espécie de cabana com elas.
Pragas e doenças
Em condições favoráveis, a escalada César rosa não fica doente. Em climas úmidos, sofre de doenças fúngicas e mofo. Em um verão chuvoso, é realizado o tratamento preventivo de trepadeiras contra doenças fúngicas. Fungicidas modernos são usados.
É importante proteger a roseira dos pulgões verdes. Se um inseto entrar em uma plantação de trepadeira, ele logo enfraquecerá e sofrerá de doenças no jardim. Pulgões são eliminados com produtos químicos.
Aplicação em paisagismo
A rosa trepadeira César precisa de apoios em forma de arcos, gazebos, colunas, estruturas verticais. Esses ramos floridos parecem interessantes em um suporte natural na forma de uma árvore.
A rosa trepadeira César pode servir como uma cerca viva. Os seus rebentos são totalmente recobertos por botões turvos, que, durante a floração, conseguem esconder todas as carências de uma vedação de pedra ou metal.
Botões rosa pálido parecem harmoniosamente contra o fundo de uma cerca branca baixa.
As rosas trepadeiras são ideais para arcos. Essas estruturas podem ser feitas de qualquer material, elas são colocadas na entrada do jardim ou pátio. Os caminhos do jardim, decorados com vários arcos, ao longo dos quais as rosas ondulam, parecem espetaculares.
Conclusão
A escalada rosa César é um verdadeiro milagre da seleção obtida no século passado. A variedade, devido às suas qualidades decorativas, compete facilmente com os híbridos modernos, é popular em vários países do mundo. A cultura da escalada requer atitude séria e bom cuidado, só assim a planta florescerá de forma luxuosa e duradoura.