Contente
Rose Abraham Derby é uma variedade popular de parque de interesse particular para jardineiros e paisagistas. A planta híbrida é amplamente utilizada para a decoração de parcelas pessoais. A flor é caracterizada pela resistência às condições ambientais adversas. Portanto, muitas vezes é escolhido para regiões onde é impossível cultivar outras variedades de rosas menos resistentes.
História de criação
A variedade Abraham Derby foi cultivada em 1965 na Inglaterra. O criador é o renomado criador britânico David Austin. Ele desenvolveu mais de 150 novas variedades ornamentais, muitas das quais são ativamente cultivadas por jardineiros em todo o mundo.
Rose David Austin Abraham Derby - o resultado do cruzamento entre espécies. As variedades Aloha e Yellow Cushion foram utilizadas no trabalho de criação.
A rosa tem o nome do metalúrgico britânico Abraham Derby III, famoso por construir a primeira ponte em arco de ferro fundido do mundo. Esta instalação está localizada perto da estação de criação onde David Austin trabalhou.
Descrição da rosa Abraham Derby e características
A abordagem para classificação de plantas varia. Alguns produtores consideram a rosa Abraham Derby uma escalada. Isso se deve ao fato de essa categoria incluir a variedade Aloha, que era utilizada em trabalhos de criação. Na verdade, a planta não tem ramos longos e ramificados. Portanto, na maioria dos viveiros cresce um arbusto rosa Abraham Derby, que floresce nos brotos do ano em curso.
A variedade pertence ao parque. A planta é um arbusto ornamental de tamanho médio. Altura - de 60 cm a 1,5 m. Em condições favoráveis, o mato atinge 2,5-3 m.
A planta é altamente ramificada. Os rebentos são fortes, com muitos espinhos. Os caules tardios são propensos a lignificação. A casca é macia, verde escuro com uma tonalidade roxa.
Os rebentos superficiais são cobertos por folhagem densa. As placas são ovóides, com até 8 cm de comprimento, com nervuras amareladas bem visíveis nas folhas.
Durante o período de floração, a rosa é coberta por grandes flores duplas. Eles consistem em 60-70 pétalas de vários tamanhos. O formato dos botões é em forma de taça, o diâmetro chega a 12 cm, a cor é rosa pálido com núcleo amarelo-pêssego.
Os botões florescem uma vez. Flor longa - até o início de setembro. As rosas mudam durante o verão. Portanto, a floração não é interrompida. A planta exala um aroma agradável e persistente.
Os arbustos são exuberantes e vigorosos. Eles se prestam bem à modelagem. Suportes de tiro são usados desde que sua altura seja superior a 110 cm.
As rosas de Abraham Derby são caracterizadas pela floração precoce. Ao plantar uma muda na primavera, ela pode florescer no verão. O arbusto cresce rapidamente.
A variedade é caracterizada por alta resistência à geada. A planta tolera temperaturas de até -26 graus. No centro da Rússia e nas regiões do sul, uma rosa pode ser cultivada sem abrigo durante o inverno. A proteção contra congelamento é necessária na Sibéria e nos Urais, onde os indicadores de temperatura podem cair.
A variedade Abraham Derby tolera normalmente a seca de curto prazo. A falta prolongada de umidade tem um efeito prejudicial na condição da bucha.Os botões e a folhagem murcham e desmoronam gradualmente.
A rosa é sensível ao alagamento. Chuvas fortes e prolongadas e irrigação inadequada podem prejudicar gravemente a mata. O excesso de umidade é a principal causa do desenvolvimento de doenças, principalmente a mancha preta e o oídio.
Vantagens e desvantagens da variedade
A rosa inglesa híbrida Abraham Darby possui uma ampla gama de características e qualidades positivas. Isso explica sua popularidade entre floristas e paisagistas.
As vantagens da variedade:
- tamanho compacto do arbusto;
- cor única de botões;
- floração longa;
- resistência à geada;
- aroma agradável;
- boa tolerância de poda;
- baixa sensibilidade a doenças.
A variedade descrita também possui características negativas. Eles devem ser levados em consideração antes de plantar uma planta em sua área.
Desvantagens:
- cuidado exigente;
- deterioração das qualidades decorativas em condições climáticas adversas;
- a possibilidade de danos por pragas;
- sensibilidade à falta de nutrientes.
A variedade Abraham Derby não pode ser classificada como uma das variedades mais resistentes. No entanto, sujeito à tecnologia agrícola, tal planta pode ser cultivada sem o risco de murchar o mato.
Métodos de reprodução
A variedade de rosa híbrida Abraham Derby tolera bem a divisão. Portanto, esta opção é mais conveniente para quem já possui uma planta semelhante. O arbusto é desenterrado, limpo da terra e cortado em várias partes. Cada peça é colocada em um novo lugar. Esta é a maneira mais rápida e fácil de cultivar outro espécime no jardim.
Outra opção eficaz é o enxerto. Os brotos de rosa separados criam raízes e se adaptam bem ao solo nutriente. No entanto, esse processo é demorado.
As rosas de Abraham Derby podem ser propagadas por camadas ou descendência. No entanto, esses métodos consomem mais tempo e são mais adequados para jardineiros experientes.
Crescendo e cuidando
A rosa do parque inglês é plantada no outono, no início de setembro. A planta se adapta melhor ao frio e tolera normalmente o primeiro inverno. No próximo ano, o jovem arbusto começará a crescer e florescer ativamente.
Não é recomendável plantar um arbusto ao sol. A luz abundante afeta negativamente a cor dos botões e pode provocar queimaduras. O local deve ser protegido de ventos fortes.
Como plantar um arbusto:
- Cave um buraco de aterragem com 60-70 cm de profundidade.
- Prepare uma mistura de solo de terra de grama, areia de rio, composto e turfa.
- Mergulhe as raízes da muda em água e, em seguida, em uma solução anti-séptica para plantas.
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida, seixos ou tijolos quebrados no fundo do poço.
- Polvilhe com terra solta.
- Coloque uma muda com uma depressão de 5-6 cm.
- Espalhe as raízes e cubra uniformemente com solo para vasos.
No início, o arbusto precisa receber água uma vez por semana. No meio do outono, a rega é interrompida até a primavera.
Os arbustos adultos devem ser regados 1 a 2 vezes por semana. Para cada um use 12-15 litros de água.
Conforme o solo é compactado, o afrouxamento é realizado. Para reter a umidade, a superfície do solo é coberta com casca, palha ou serragem.
O enfeite superior de rosas realiza-se 4-5 vezes por ano. A primeira é realizada em abril. Posteriormente, em intervalos de 2-3 semanas durante o período de brotamento antes da floração. Depois disso, a rosa é alimentada com superfosfato. Os fertilizantes orgânicos são aplicados no inverno.
A poda sanitária é necessária duas vezes por ano. Se for necessário formar um arbusto, devem ser retirados rebentos de 3-4 botões. O procedimento é realizado após a floração.
Características do cultivo de rosas Abraham Derby são apresentadas no vídeo.
Pragas e doenças
As doenças mais comuns são a mancha preta e o oídio. Eles surgem devido ao alagamento e violação do regime de irrigação.
Para fins preventivos, a planta deve ser borrifada com água e sabão. No outono, em preparação para o inverno, o arbusto é tratado com sulfato de cobre.
O tratamento preventivo com fungicidas é realizado 2 vezes por ano - antes da floração e no outono. Isso protegerá o arbusto de fungos e bactérias.
Entre as pragas do parque inglês, as rosas Abraham Derby são comuns:
- pulgão;
- babando de um centavo;
- sawfly;
- rolos de folhas;
- cigarras rosa;
- ácaros da aranha.
O método de controle de insetos mais eficaz é o tratamento com inseticida. É realizado 2 a 3 vezes com intervalo de 3 a 7 dias, dependendo das propriedades do medicamento.
Aplicação em paisagismo
A rosa Abraham Derby pode ser cultivada como uma rosa arbustiva e como uma rosa trepadeira - com uma liga nas treliças. A planta é utilizada para plantio individual ou em grupo. A variedade vai bem com outros tipos de rosas, bem como arbustos altos com flores.
Abraham Derby é freqüentemente usado em mixborders. Eles são colocados em segundo plano. Plantas herbáceas de baixo crescimento com floração precoce são plantadas na frente. A abundante folhagem das rosas serve de pano de fundo para eles.
A variedade Abraham Derby não é recomendada para plantio próximo a lavouras exigentes na composição do solo. Eles devem ser cultivados perto de plantas despretensiosas. É imperativo manter distância ao plantar próximo a trepadeiras.
Conclusão
Rose Abraham Derby é uma variedade híbrida que ganhou popularidade entre os jardineiros e designers. A planta é apreciada pelas suas qualidades decorativas únicas, longa floração e resistência à geada. Apesar de uma série de vantagens, a rosa Abraham Derby não pode ser chamada de despretensiosa. Para o cultivo bem-sucedido dessa flor, você deve seguir as regras de plantio e cuidados.