Variedades de rosas trepadeiras Red Mayak: plantio e cuidados

Rose Red Lighthouse é uma das melhores variedades criadas durante a era soviética no Jardim Botânico Nikitsky. Naquela época era um dos maiores centros de criação, no qual se dedicava não só às flores. Mas estes últimos também receberam atenção considerável, uma vez que as cidades exigiam um grande número de canteiros de flores. A variedade ainda é popular entre os proprietários de casas particulares na Crimeia. Mas nos parques da cidade, ela foi substituída por rosas holandesas sem cheiro.

História de criação

O Farol Vermelho da rosa escalada é um híbrido obtido por Vera Nikolaevna Klimenko em 1956. O criador da época trabalhava na Crimeia, no Jardim Botânico Nikitsky. Para sua coleção, uma nova variedade de rosa trepadeira foi criada.

A variedade americana Excels ae a alemã Kordes Sondermeldung foram escolhidas para o cruzamento. A resistência à geada de ambas as variedades está acima da média, e este foi um dos argumentos na escolha das formas parentais para a criação de um novo híbrido. O resultado do trabalho de VN Klimenko foi uma variedade com um nome característico para a época, Farol Vermelho.

Comente! Naquela época, costumava-se dar nomes que enfatizassem as conquistas do sistema socialista.

Existem várias classificações para rosas:

  • variedades: grupo Vihuriana de híbridos;
  • plantas de jardim: rosa trepadeira de flores grandes.

A variedade foi obtida em 1956, mas não há informações sobre se ela foi incluída no Registro do Estado da URSS. O Farol Vermelho foi adicionado ao Registro do Estado Russo apenas em 2014 sob o número 6904165.

Comente! Vihuriana é uma rosa selvagem nativa do sudeste da Ásia.

Descrição da rosa escalada Farol Vermelho e características

Um híbrido alto, atingindo 3,5 m em condições favoráveis, mas o tamanho do mato varia dependendo da zona climática. Se em Yalta atinge sua altura máxima, em Novosibirsk não cresce mais do que 1 m.

Os rebentos são fortes, rastejantes e tenazes. Eles crescem verticalmente. A cor dos caules é verde escuro. A decoratividade adicional à rosa trepadeira Farol vermelho é dada por rebentos jovens que apresentam uma cor vermelho-violeta. Os espinhos nos caules são frequentes, em forma de agulha e de cor avermelhada.

As lâminas das folhas são redondas, largas e com superfície brilhante. A cor é verde escura.

Uma roseira trepadeira fica bem em um canteiro de flores como uma figura central

Os botões são semi-duplos, grandes. Diâmetro 7-8 cm. Pedúnculos fortes. Coletado em grandes inflorescências de 10-13 rosas cada.

O número de pétalas em um botão é superior a 20. A cor muda conforme a rosa amadurece. Imediatamente após a floração, as pétalas são vermelho-escarlate, com um veludo quase imperceptível. À medida que amadurece, o veludo torna-se mais perceptível e a cor das pétalas muda para um vermelho intenso com um tom laranja. O meio é amarelo.

A forma das rosas também muda durante o processo de floração: de um botão arredondado com topo pontiagudo a uma flor em forma de pires totalmente aberta.

Comente! A roseira trepadeira Farol Vermelho apresenta um aroma delicado e ligeiro característico das castas "antigas".

A floração é muito abundante e duradoura, cerca de um mês. A época do aparecimento das rosas é de junho a julho.

Os botões são formados em brotos de dois anos. Esse recurso impossibilita o cultivo de uma rosa trepadeira em algumas regiões da Rússia.

Pesquisa sobre resistência à geada

No Jardim Botânico Nikitsky, foram realizados estudos de resistência à geada. Quando as hastes congelam, a rosa não apenas não floresce, mas também não pode crescer completamente.

Como resultado dos testes, descobrimos:

  1. a costa sul da Crimeia É uma região ideal para a variedade Farol Vermelho. O arbusto atinge uma altura máxima de 3,5 m. O diâmetro da flor é de 6 a 7 cm. Boa resistência a doenças. A robustez do inverno não é importante porque a região é quente.
  2. Vladivostok - a altura do arbusto é de até 3 m. O diâmetro das rosas é de 6-12 cm. A resistência às doenças é menor. Resiste à geada.
  3. Novosibirsk - não cresce mais de 1 M. Não floresce. Resistente a doenças. A parte aérea do inverno não sobrevive.

Concluiu-se que a escalada rosa farol vermelho não é adequada para cultivo na Rússia continental. Isso se deve ao fato de que o arbusto não resiste às geadas, e os botões florais se formam apenas nos brotos do segundo ano. Ao contrário dos porta-enxertos de roseira brava, o Red Beacon também é incapaz de entrar em um "estado temporariamente sem floração". O termo significa que depois de um clima extremamente frio, a planta não floresce por dois anos. Durante este tempo, ele forma novos eixos esqueléticos que florescem após um inverno ameno.

Os resultados do teste mostraram que a variedade de rosas trepadeiras Farol Vermelho pode ser recomendada para a região do Cáucaso do Norte, a Península da Crimeia e a parte sul do Extremo Oriente.

Com uma ligeira diferença de temperatura, a rosa trepadeira Farol Vermelho não resiste ao clima continental

Vantagens e desvantagens da variedade

Dentre as vantagens da escalada Rosa do Farol Vermelho, cabe destacar:

  • alta resistência ao calor;
  • resistência a doenças fúngicas;
  • resistência à seca do nível médio;
  • floração longa e abundante;
  • agradável aroma delicado de rosas.

Este último pode ser uma desvantagem se o dono do jardim for alérgico a odores fortes.

As desvantagens são mais provavelmente atribuídas a preconceitos pessoais do que a obstáculos objetivos. Muitas pessoas notam que é difícil remover rosas desbotadas e cortar o excesso de brotos de arbustos altos. Mas nada impede a formação de plantas padrão. Se a rosa trepadeira foi comprada para decorar um arco ou um mirante, você terá que suportar o inconveniente.

Nem todos os jardineiros gostam de uma única flor no início do verão. Ainda é impossível cortar os caules no verão, e as rosas secas do mato ficam feias. Portanto, as desvantagens incluem a falta de remontabilidade na variedade.

Outra desvantagem é a presença de um grande número de espinhos na parte aérea da planta. Mas esta desvantagem torna-se uma virtude se uma sebe for formada a partir dos arbustos de uma rosa trepadeira.

Métodos de reprodução

As rosas trepadeiras podem ser propagadas de três maneiras: por estratificação, estacas e enxertia. A primeira opção é muito conveniente para jardineiros inexperientes e com pouco tempo. O último é o mais difícil. É adequado para floristas experientes.

Reprodução por camadas

A maneira mais ideal de propagar roseiras trepadeiras. Na primavera, eles escolhem um broto adequado do ano anterior e o dobram no chão. Parte do caule, junto com os botões emergentes, é polvilhada com terra e deixada assim por várias semanas.

Até que o broto crie raízes adicionais, ele se alimentará do arbusto-mãe. Mais perto do outono, o caule é cortado da planta principal, cuidadosamente extraído junto com as raízes e plantado em um local permanente.

Por camadas, você pode propagar não apenas trepadeiras, mas também rosas comuns com caules verticais

Estacas

Alguns jardineiros acreditam que hastes da espessura de um lápis devem ser selecionadas para as estacas. Desse ponto de vista, o método é pouco adequado para escalar variedades. Seus brotos, capazes de propagação por estacas, são muito mais finos. Mas você pode tentar.

O método de enxerto é usual:

  1. Na primavera ou no outono, após a poda, escolhe-se um chicote adequado. Você também pode escolher um rebento de dois anos que começou a formar um botão.
  2. Corte o caule em pedaços de forma que haja pelo menos três botões produtivos em cada estaca. Normalmente, o comprimento desse corte é de 10-15 cm.
  3. despeje o solo em um recipiente adequado.
  4. Cole o corte no solo de forma que um dos botões fique no subsolo.
  5. Cubra o recipiente com uma jarra de vidro ou garrafa PET e coloque em sombra parcial.

Depois de um mês e meio, as estacas terão raízes.

Reprodução por enxerto

O método menos adequado para escalar rosas devido aos caules muito finos.O enxerto é geralmente feito em roseiras silvestres locais para evitar o congelamento das raízes. É melhor deixar esse método para profissionais com ampla prática. Em regiões quentes onde o Farol Vermelho pode florescer completamente, os dois primeiros métodos de criação são muito mais convenientes e simples.

Plantando e cuidando da rosa trepadeira Farol Vermelho

Para uma muda, você precisa escolher um local seco e bem iluminado com o sol. O farol vermelho, como todas as rosas trepadeiras, não gosta de lugares úmidos e sombreados. Ao escolher um local, você precisa verificar com a rosa dos ventos. A planta deve ser protegida do vento norte. Não plante rosas muito próximas umas das outras. Mais tarde, os arbustos crescerão e começarão a interferir uns nos outros.

As rosas trepadeiras preferem solo fértil e solto. Se o sítio for sobre argila, será necessário preparar uma mistura fértil. Você pode comprar o primer na loja. Caso contrário, as regras para plantar uma rosa trepadeira e outras flores de jardim não diferem.

Pragas e doenças

Em roseiras, 270 espécies de fungos patogênicos parasitam. Os mais comuns são a mancha preta, a ferrugem e o oídio.

O criador da variedade indicou que a variedade é resistente a essas doenças. Mas dada a zona de reprodução recomendada, a resistência está associada ao clima: os fungos param de se desenvolver em temperaturas do ar acima de 30 ° C.

Para fins de prevenção, as variedades trepadeiras estão tentando ser plantadas em áreas abertas e bem ventiladas. O vento seca rapidamente a umidade, que é necessária para o desenvolvimento da microflora patogênica.

Não há proteção especial contra pragas. Os mais perigosos são o pulgão rosa (Macrosiphum rosae), a mosca-serra rosa (Ardis brunniventris) e o ácaro-aranha (Tetranychus urticae). Este último adora ar seco e pode atacar a roseira no verão.

Comente! O controle de pragas envolve o uso de inseticidas.

O bronze dourado não é capaz de danificar seriamente a planta, estraga o aspecto decorativo da flor

Aplicação em paisagismo

Subir roseiras "Farol Vermelho" são quase universais. Eles são adequados para:

  • jardinagem vertical;
  • desenho de arcos;
  • criando sebes verdes;
  • decoração de gazebos;
  • plantações de grupo com outras cores.

Em vez de um arbusto alto com brotos rastejantes, você pode formar um caule. Esta forma é adequada para uma composição de taco.

Conclusão

O farol rosa vermelha é ótimo para decorar um jardim sem exigir manutenção complexa. Nas regiões do sul, nem precisa ser coberto para o inverno. Apenas a poda formativa e higiênica é necessária. Mas os arbustos vão se deliciar com flores durante um mês inteiro.

Avaliações de variedades de rosas trepadeiras Red Mayak

Elena Kalen, 56 anos, Iskirim
Não somos como o Farol, não cultivamos rosas de forma alguma. Escalar não faz sentido crescer. Baixa e não floresce. Os comuns também não crescem. É isso para plantar em uma estufa como o "Jardim de Inverno". Então isso é apenas o que a empresa vai puxar. Prazer caro. E em estufas simples em terrenos privados, as rosas ainda congelam. Precisamos de uma estufa aquecida. Mas é melhor eu plantar alguns vegetais lá para a mesa de inverno. E vou pegar flores resistentes à geada e plantá-las na rua.
Dmitry Zvonarev, 38 anos, na cidade. Gaspra
Eu amo escalar rosas com todo meu coração. Eu os uso para decorar todos os tipos de edifícios verticais. Em particular, tenho o Farol Vermelho circundando uma passagem em arco que leva à casa. Sonhei com isso desde a infância. E o papel de uma cerca viva foi atribuído à variedade Polka-Butterfly. Não gosto muito de flores rosa e amarelas, mas me atraiu o fato de que rosas de ambas as cores se formam no mesmo arbusto. Além do bom crescimento e da floração abundante, o Farol Vermelho tem outra vantagem: o cheiro. Muitas pessoas reclamam que é difícil remover rosas em altura. Bem, aí sim. Mas eu recolho os extras durante a floração e os misturo com pétalas de chá. Eles fazem uma boa geléia.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção