Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição e características da variedade de rosas de chá híbridas Gloria Day
- 3 Vantagens e desvantagens do chá rosa híbrido Gloria Dei
- 4 Métodos de reprodução
- 5 Plantando e cuidando da rosa Dia da Glória
- 6 Pragas e doenças
- 7 Escalada rosa Gloria Day Climing em paisagismo
- 8 Conclusão
- 9 Resenhas de chá de rosa híbrido Gloria Day Climing
Entre a grande variedade de variedades de chás híbridos, a rosa Gloria Day se destaca por seu aspecto brilhante e espetacular. A combinação de delicados tons de amarelo e rosa torna-o reconhecível entre muitos outros. A comovente história da criação da variedade também é interessante.
História de criação
O viveiro francês "Meiland" tornou-se o berço da variedade mais famosa "Gloria Dei". O jardineiro Joseph Rambeau, que tinha um amor especial pelas rosas, deu origem a um negócio que se tornou a obra de uma vida. Ele foi continuado por sua filha, genro e neto Francisco. Foi ele quem, em 1935, cultivou 50 híbridos a partir de sementes trazidas dos Estados Unidos. Examinando as flores que acabavam de florescer, o jovem criador notou um espécime rosa-amarelo. Na muda, dois dos três botões morreram. O famoso "Dia da Glória" surgiu a partir do terceiro.
Durante este período, a planta ainda não tinha o estatuto e o nome registado, mas era muito popular, era enviada do viveiro para vários países a pedido de criadores e jardineiros. Os laços estabelecidos foram rompidos pela guerra que começou em 1939 e varreu a Europa. Rose em diferentes estados deu seus nomes. Em sua terra natal ela se chamava "Madame Meilland" (Mine A. Meilland), os italianos deram o nome - "Delight" (Gioia), na Alemanha - "Glória a Deus" (Gloria Dei), nos EUA - "Paz" (Paz). A rosa foi entregue à URSS com o nome de "Dia da Glória".
Ela se tornou um símbolo de paz - ela sobreviveu em uma época difícil, flores foram apresentadas na Assembleia da ONU em 1945. A variedade frequentemente ganhou prêmios em competições e exposições.
Descrição e características da variedade de rosas de chá híbridas Gloria Day
A variedade "Gloria Day" apresenta flores peônias de cor dourada com laivos rosados. O diâmetro dos botões em flor vai até 15 cm, cada um com cerca de 35 pétalas, delicadas, finas e ligeiramente onduladas. A saturação de sua cor depende das características de iluminação e clima. O aroma é agradável, intensidade média.
A planta forma um poderoso arbusto semi-espalhado a partir de um metro ou mais. Atira com espinhos. As chapas são brilhantes e de estrutura densa.
O vídeo permite que você aprenda mais sobre a rosa do Dia da Glória:
A sua floração começa em julho e dura 2 semanas, após o que se observa uma brotação repetida, mas mais moderada, no início de setembro. A planta pertence à 6ª zona de resistência à geada e tolera uma queda de temperatura para -23 ⁰С.
A variedade foi incluída no registro estadual em 1970 com uma recomendação para uso em todas as regiões da Federação Russa.
Vantagens e desvantagens do chá rosa híbrido Gloria Dei
Apesar da aparente maciez das flores, a rosa apresenta as seguintes vantagens:
- é resistente a uma série de doenças e é afetado por patologias em condições climáticas extremamente desfavoráveis;
- pouco exigente no cuidado;
- possui resistência à geada;
- reproduz-se com sucesso por meio de estacas ou enxerto em roseira brava;
- tem uma cor e formato de flor espetaculares;
- adequado para corte;
- tem um arbusto forte.
Não há tantas desvantagens na rosa Gloria Day:
- as flores podem murchar ao sol;
- depois de uma chuva forte, os botões às vezes não se abrem;
- início tardio da floração.
Métodos de reprodução
Por várias décadas, a variedade Gloria Day permaneceu em demanda entre os jardineiros amadores. Para propagar uma rosa, você deve comprar uma muda pronta e, após seu enraizamento e crescimento, usá-la como planta-mãe. Os métodos mais eficazes são enxerto e enxerto.
Propagação por estacas
O método não dá 100% de enraizamento, mas com um resultado favorável, obtém-se uma planta enraizada. Para fazer isso, eles agem de acordo com o algoritmo:
- Em tempo nublado, corte partes de brotos semilignificados de diâmetro médio.
- Os topos são cortados e o caule é dividido em pedaços de 7 a 9 cm de comprimento.
- O corte superior na alça é feito em um ângulo de 90 ° acima do rim, o inferior - oblíquo sob o rim.
- As folhas são cortadas ao meio.
- As mudas são colocadas em solução estimulante de enraizamento por 5 horas.
- Eles são plantados em caixas com uma mistura de solo úmido de turfa, areia e gramado em um ângulo de 45 °.
- Cubra com papel alumínio ou recipientes de plástico.
- Um mês depois, as mudas enraizadas são retiradas do abrigo, as plantas são cultivadas e plantadas.
Reprodução por enxerto
O método consiste na utilização de roseiras como porta-enxerto da roseira Gloria Day. Inoculado com rim ou estacas. No primeiro caso, a casca é cortada em forma de T e um rebento é inserido sob ela, consistindo de um botão de rosa e um pedaço de escudo. Depois disso, o caldo é bem embrulhado em papel alumínio, deixando o botão aberto. Dentro de um mês, será possível notar que o rim está se desenvolvendo. Após o enxerto completo do enxerto, o filme é removido.
Plantando e cuidando da rosa Dia da Glória
A planta precisa de uma área bem iluminada pelo sol, ventilada, mas sem correntes de ar e ventos do norte. Solo preferencial com reação neutra, permeável ao ar e à umidade, rico em matéria orgânica.
Para a rosa do "Dia da Glória", prepare covas espaçosas com 50 cm de profundidade e largura, colocando-as a uma distância de 60-70 cm, com drenagem na parte inferior e húmus na parte superior. A planta é colocada no centro da cova, suas raízes são esticadas e cobertas com terra. Após a rega, a superfície do solo é coberta com turfa, húmus e folhagem.
A rega da muda é realizada com água morna estritamente "na raiz". Duas vezes por mês, o solo próximo à planta é afrouxado, removendo ervas daninhas. A cobertura é realizada várias vezes - na primavera, a matéria orgânica é introduzida sob o arbusto, após o término da floração - complexos minerais.
A poda da Rosa Glória Dia com o propósito de rejuvenescimento é realizada no outono, retirando brotos danificados e verdes.
Na preparação para o inverno, os arbustos são cobertos com ramos de abeto, serragem, caixas ou material não tecido.
Pragas e doenças
A ocorrência de doenças e danos às rosas por insetos-praga está mais frequentemente associada a pouca luz, condições climáticas desfavoráveis, espessamento das plantações e ventilação insuficiente. As plantas localizadas nas proximidades podem se tornar uma fonte de infecção.
Oídio
O aparecimento de uma doença fúngica é sinalizado pelo aparecimento de uma flor branca nas folhas, que eventualmente se torna marrom. A rosa para de se desenvolver, não forma botões e, mais tarde, partes da planta ficam pretas e morrem.
Para combater fungos parasitas, são usados fungicidas e as partes afetadas da planta são cortadas e descartadas.
Mancha negra
A patologia é caracterizada pelo aparecimento de manchas pretas redondas na parte superior das folhas e nos rebentos. Depois de um tempo, esporos se formam em seu lugar, as folhas ficam amarelas e caem. Rosa "Dia da Glória" perde o seu efeito decorativo, os arbustos estão completamente nus.Na luta contra a mancha negra, são utilizadas preparações de sulfato de cobre e as plantas são apoiadas com imunoestimulantes.
Ferrugem
Em solos pesados e úmidos, as rosas costumam ficar feridas de ferrugem. No início do verão, aparecem manchas vermelhas no verso das placas foliares, tornando-se gradualmente pretas. Os rebentos escurecem, dobram-se, a rosa "Dia da Glória" pára de se desenvolver, pára de florescer. Para combater a ferrugem, são usados preparações contendo cobre, e a folhagem afetada é coletada e queimada.
Pragas
As pragas podem causar danos irreparáveis à planta. O mais comum entre eles:
- ácaro-aranha;
- pulgão rosa;
- rolo de folhas;
- escudo;
- babando de um centavo;
- suportar.
O uso de inseticidas e a coleta manual de insetos são as principais opções para o seu controle.
Escalada rosa Gloria Day Climing em paisagismo
Como resultado de mutações renais, apareceu um híbrido escalador de flores grandes "Gloria Day" com o nome "claming". Distingue-se pelo forte crescimento, rebentos longos (até 4 m), floração tardia longa e botões grandes e bonitos.
Rose "Gloria Dei Climbing" (Gloria Dei Climbing) é usada com sucesso para jardinagem vertical. Suas flores rosa-amarelas e folhas decorativas de esmeralda cobrem toda a planta de cima a baixo. Com a sua ajuda, criam arcos, colunas, decoram varandas e gazebos.
A rosa vai bem com outras vinhas - capim-limão, uvas, é efetivamente realçada por coníferas e samambaias. A variedade de escalada também parece impressionante ao lado de outras espécies.
Conclusão
O chá de rosas Gloria Day de criadores franceses há muito se tornou uma lenda, ganhando popularidade em todo o mundo. As espécies arbustivas e trepadeiras ainda são compradas no viveiro Meilland, obtendo-se mudas que podem crescer em um lugar por muitos anos, florescer abundantemente e encantar os olhos com o esplendor dos botões em flor.
Resenhas de chá de rosa híbrido Gloria Day Climing
Muitos jardineiros observam as características únicas e a versatilidade da rosa Gloria Day Climing em seus comentários, descrições e fotos.