Contente
A rosa de Roald Dahl é uma variedade inovadora caracterizada por uma floração quase contínua e abundante. Além disso, ele, como todas as espécies de parques ingleses, tem alta resistência à geada, forte imunidade e cuidado pouco exigente. Todas estas qualidades tornam possível cultivar rosas Roald Dahl sem dificuldades particulares, mesmo para produtores de flores que não têm muitos anos de experiência. A variedade é adequada para o paisagismo de terrenos domésticos, parques, praças, pois pode se encaixar em qualquer projeto paisagístico.
História de criação
O trabalho de melhoramento desta variedade de rosas começou em 2009 na Inglaterra e foi liderado por David Austin. A muda foi obtida a partir de cruzamento experimental. Outros trabalhos para melhorar suas características foram realizados durante 8 anos. E só depois de confirmar todas as características varietais, esta espécie foi oficialmente registrada em 2016 e apresentada na feira de flores em Chelsea.
A rosa do parque foi batizada em homenagem ao 100º aniversário do nascimento do escritor Roald Dahl, que publicou o romance "James and the Giant Peach" em 1961.
Descrição e características da rosa de Roald Dahl
Esta variedade é caracterizada por arbustos densos e ramificados, que adquirem uma forma arredondada e luxuriante durante o processo de crescimento. A altura da roseira Roald Dahl chega a 120 cm e o diâmetro de crescimento é de 1 m. O arbusto forma rebentos flexíveis, mas fortes. Eles podem facilmente suportar rajadas de vento e estresse durante a floração, portanto, não precisam de suporte adicional. A casca dos ramos jovens é verde, mas à medida que amadurecem, escurece significativamente.
As folhas são de cor verde brilhante com uma superfície brilhante, com uma ligeira irregularidade ao longo da borda. Eles consistem em 5-7 segmentos separados anexados a um único pecíolo. O comprimento das placas chega a 12-15 cm.
O período de floração da rosa Roald Dahl começa no início de junho e dura até as geadas de outono com breves interrupções. O arbusto forma numerosos botões arredondados e pontiagudos, que inicialmente apresentam uma tonalidade vermelho-alaranjada. À medida que se desdobram, adquirem a forma de concha, e o tom torna-se visivelmente mais claro e torna-se pêssego.
As flores da rosa Roald Dahl estão distribuídas uniformemente no arbusto, o que melhora significativamente o efeito decorativo. Na abertura exalam um aroma agradável e discreto, que lembra uma rosa chá com a adição de notas frutadas. As flores de Terry da rosa Roald Dahl incluem de 26 a 40 pétalas, de modo que o meio praticamente não fica exposto. Botões de rosa formam inflorescências de 3-5 pcs. Elas florescem gradualmente, dando a impressão de uma floração contínua ao longo da estação.
O sistema radicular do arbusto é superficial, o diâmetro de seu crescimento é de 40-50 cm. Ele está localizado quase horizontalmente ao nível do solo, portanto, ao crescer a rosa Roald Dahl nas regiões centro e norte, deve ser coberto por o inverno. O arbusto pode resistir a geadas de até -23,3 graus, mas na ausência de neve, seus brotos podem sofrer.
Vantagens e desvantagens da variedade
Rose "Roald Dahl" D.Austin tem muitas vantagens, então a novidade ganhou grande popularidade entre os jardineiros de todo o mundo. Mas também tem certas desvantagens às quais vale a pena prestar atenção. Isso permitirá que você compare as características da variedade com outras espécies do parque e entenda quais são seus pontos fortes e fracos.
Vantagens principais:
- flores grandes;
- aumento da resistência a doenças;
- facilmente propagado por estacas;
- boa resistência à geada;
- um pequeno número de espinhos;
- forma arbustos redondos;
- floração abundante e longa;
- imunidade às intempéries.
Desvantagens:
- alto custo das mudas;
- durante o período de calor, as flores desintegram-se rapidamente;
- não tolera estagnação prolongada de umidade no solo;
- sem abrigo nas regiões do norte, os brotos podem congelar ligeiramente.
Métodos de reprodução
Para obter novas mudas da rosa do parque inglês "Roald Dahl", é necessário usar o método de estacas. Para isso, é necessário no final da primavera, antes da floração, cortar o rebento maduro do arbusto e dividi-lo em partes com 2-3 pares de folhas.
Para o plantio de mudas, você precisa de um local sombreado. Antes disso, as folhas inferiores devem ser removidas e as superiores devem ser reduzidas ao meio para manter o fluxo de seiva. Em seguida, polvilhe o corte no fundo com qualquer formador de raiz. É necessário aprofundar as mudas no solo até o primeiro par de folhas, deixando uma distância de 5 cm entre elas. Após o plantio, deve-se fazer uma miniestufa para criar as condições ideais.
As estacas da Roald Dahl aumentaram após 1,5 a 2 meses. Nesse período, o solo deve ser mantido sempre úmido e as plantações regularmente ventiladas.
Crescendo e cuidando
A rosa do parque "Roald Dahl" (Roald Dahl) D. Austin deve ser plantada em uma área aberta e ensolarada, protegida de correntes de ar. Quando plantado na sombra, o arbusto cresce ativamente em massa verde, mas floresce mal.
Esta variedade prefere um solo rico em matéria orgânica, com boa umidade e permeabilidade ao ar. Neste caso, o nível de ocorrência de água subterrânea no local deve ser de pelo menos 1 m.
Cuidar da rosa Roald Dahl inclui regar oportunamente na ausência de chuva por um longo período. Para fazer isso, use água decantada com temperatura de +20 graus. Hidrate embaixo da raiz para que a umidade não entre nas folhas. Você precisa regar o arbusto 1-2 vezes por semana com o solo embaixo do arbusto ficando molhado até 15 cm.
É necessário alimentar esta variedade regularmente. Na primavera, durante o período de crescimento ativo dos brotos, deve-se usar matéria orgânica ou nitroammofosk (30 g por 10 l de água). E durante a formação dos botões, superfosfato (40 g) e sulfato de potássio (20 g) para o mesmo volume de líquido. Os fertilizantes minerais também podem ser aplicados secos. Para fazer isso, é necessário fazer um pequeno fosso ao longo da borda do círculo da raiz e despejar grânulos nele. Depois disso, nivele o solo e regue a planta.
Na base dos arbustos, é necessário remover constantemente as ervas daninhas para que não absorvam nutrientes e para soltar o solo. Roald Dahl deve ser podado anualmente na primavera. Durante este período, você precisa remover todos os brotos danificados e secos. Além disso, durante a temporada, é necessário encurtar os ramos que são arrancados da massa total.
Ao cultivar rosas "Roald Dahl" nas regiões do sul para o inverno, os arbustos precisam ser polvilhados com terra. E nas regiões centro e norte, é necessário cobrir adicionalmente os brotos. Para isso, deve-se fazer uma moldura de madeira e embrulhar com agrofibra.
Pragas e doenças
Esta variedade é altamente resistente ao oídio e à mancha preta. Mas, no caso de um verão frio e chuvoso, a probabilidade de lesões aumenta.Portanto, é recomendado pulverizar o arbusto como profilaxia com preparações contendo cobre.
De pragas, os pulgões podem causar danos à rosa Roald Dahl. Esta praga se alimenta da seiva dos brotos e das folhas das plantas. Na ausência de medidas oportunas, danifica os botões, fazendo com que o arbusto perca seu efeito decorativo. Recomenda-se o uso de Actellik para destruição.
Aplicação em paisagismo
Esta variedade pode ser usada em plantios únicos e composições multinível. No primeiro caso, a beleza do arbusto será enfatizada por um gramado verde bem cuidado. E também a rosa ficará espetacular contra o fundo de coníferas raquíticas, e seus brotos nus abaixo serão capazes de disfarçar com sucesso a borda do buxo. No segundo caso, a rosa Roald Dahl deve ser plantada no centro ou usada como fundo.
Conclusão
A rosa de Roald Dahl é uma variedade com uma cor pêssego única que forma um grande número de botões ao longo da temporada. E sua alta resistência a doenças comuns e condições climáticas desfavoráveis permite que seja cultivada em regiões de clima severo. A única desvantagem é o alto custo das mudas em comparação com outras espécies, mas isso não impede os jardineiros.