Contente
A estação de crescimento de muitas plantas está chegando ao fim. Para os jardineiros, torna-se urgente a questão da preparação e proteção das plantas perenes em flor do frio do inverno, especialmente as roseiras, que florescem abundantemente no verão, mas não toleram bem o inverno. É importante a organização do abrigo, pois depende se a planta vai aguentar o inverno que se aproxima e quão abundante será a floração das rosas.
Preparando rosas em spray para o inverno
A tarefa dos floricultores não é apenas fazer um abrigo para as rosas, mas também preparar as plantas para o inverno que se aproxima. É necessário criar tais condições para que as rosas em spray completem suavemente a estação de crescimento e se preparem para o período de hibernação.
Em primeiro lugar, eles mudam a composição vestir-se para rosas: exclui nitrogênio, concentra-se em fósforo e potássio. Se você deixar as rosas na composição de fertilizantes de verão, onde o nitrogênio está em primeiro lugar, as plantas continuarão a florescer e a crescer brotos, ou seja, continuarão a estação de crescimento. No outono, isso não é mais necessário, portanto, os brotos jovens das rosas só consomem a força da planta, não têm tempo de amadurecer e, muito provavelmente, serão destruídos pela geada. Além disso, os rebentos afetados tornam-se uma ameaça potencial para toda a roseira.
Durante todo o verão, as rosas do mato floresceram abundantemente e consumiram minerais ativamente. Alimentar as plantas no outono é uma obrigação. É importante repor o equilíbrio mineral das rosas. O potássio é especialmente importante, pois fortalece os tecidos das células vegetais e aumenta a imunidade. Assim, reduzindo a suscetibilidade das rosas do arbusto a doenças e mudanças climáticas. As plantas toleram mais facilmente não apenas o frio do inverno, mas também o degelo no inverno e as geadas de retorno da primavera.
Você pode compensar a falta de potássio adicionando sulfato de potássio, potássio magnésio, nitrato de potássio e kalimag.
Outro elemento igualmente importante na nutrição das rosas é o fósforo. Participa de todos os processos metabólicos das plantas, promove o crescimento do sistema radicular, devido ao qual assimilam uma maior quantidade de microelementos. O amadurecimento dos brotos é acelerado, lignificado, não será prejudicado pela geada. O fósforo é encontrado em fertilizantes como o superfosfato e o superfosfato duplo, ammophoska.
Sem falta, no período de outono, 2 enfeites de rosas são realizados antes do abrigo: no final de agosto - início de setembro e final de setembro - início de novembro. Principais opções de curativos:
- O superfosfato e o monofosfato de potássio, 15 g cada, são dissolvidos em um balde de 10 litros de água;
- Sulfato de potássio (10 g), superfosfato (25 g), ácido bórico (2,5 g) são dissolvidos em 10 litros de água.
Jardineiros também usam fertilizantes complexos prontos "Outono", "Outono" de acordo com as instruções. Você pode alimentar rosas do arbusto com cinza de madeira, 1 colher de sopa. trazido para baixo do arbusto e regado com água, ou uma solução de cinzas é preparada e as plantas são regadas com ela.
E outro exemplo de fertilizantes úteis para rosas de receitas populares: o uso de cascas de banana. Na verdade, eles são ricos em fósforo, potássio, cálcio e magnésio e não são de forma alguma inferiores aos fertilizantes minerais adquiridos. As bananas devem ser lavadas antes do uso para remover a cera usada no tratamento da fruta para melhor armazenamento. A maneira mais fácil é picar a casca da banana e enterrar perto dos arbustos, sem ir muito fundo.
Outra forma: triture a casca no liquidificador, despeje água sobre a massa e regue as rosas do arbusto. As cascas de banana podem ser colhidas com antecedência por congelamento ou secagem. As peles secas são preparadas com água fervente, temperadas e regadas.
A próxima coisa a fazer no cuidado de outono com rosas do arbusto, em contraste com o cuidado de verão, é reduzir a rega das plantas e, em seguida, interrompê-la completamente, dependendo das condições climáticas em meados de setembro.Se o outono for muito seco, as plantas são regadas uma vez por semana, usando 2 vezes menos água. Essa ação também leva ao fim da estação de cultivo das rosas. Os rebentos jovens e as raízes superficiais da planta não se desenvolverão.
Pare de cortar flores de caule longo. É melhor apertar os brotos das rosas no ponto de crescimento. Pouco antes de cobrirem o arbusto, realizam a poda sanitária das rosas, retirando todas as folhas, botões, frutos, flores, brotos débeis e imaturos da planta.
Além disso, é realizada a poda de outono das plantas. Escolha os brotos mais fortes de 3 a 5 peças, o resto é totalmente cortado. Os restantes são reduzidos pela metade. Normalmente, para rosas pulverizadas, realiza-se uma poda média, quando restam 7 botões no rebento. Segredos da poda correta de rosas:
- A poda dos arbustos é feita em tempo seco e claro;
- Para remover caules grossos de uma planta, use uma serra de jardim, para os mais finos - um podador;
- O corte é feito em ângulo para que a umidade não estagnasse;
- Um broto de rosa saudável que pode resistir ao inverno tem um núcleo claro no corte;
- O corte é feito acima da gema externa a uma altura de 5 mm para que o futuro rebento não cresça no interior da roseira.
Todos os restos de plantas deixados após a poda das rosas são coletados e descartados.
Após a poda, as plantas são tratadas antes do abrigo para fins preventivos de doenças e apodrecimento com sulfato de cobre, líquido bordalês e sulfato de ferro.
Após esse tratamento, a zona da raiz das plantas é coberta com uma camada alta de cobertura morta de 30-40 cm de turfa e solo. Este amontoado é a maneira mais simples de cobrir as rosas do mato.
Assista a um vídeo sobre como cobrir arbustos de rosas:
Como cobrir rosas pulverizadas para o inverno
No entanto, um simples colina não o suficiente para manter as rosas do arbusto intactas. Principalmente na zona intermediária, onde as geadas são bastante fortes, embora os degelos não sejam excluídos. O significado do abrigo é proteger as flores não só das baixas temperaturas, mas também, em muito maior medida, da humidade, na presença da qual se desenvolvem doenças.
Na maioria das vezes, o método de secagem ao ar para abrigar plantas é usado. O material de cobertura não permite que a umidade penetre, e devido à presença de um entreferro no abrigo, um microclima confortável para as rosas é mantido.
Para rosas pulverizadas que crescem várias em uma fileira, é mais conveniente organizar um abrigo usando arcos. Os arcos podem ser usados os mesmos arcos da organização de uma estufa. Para enrijecer a estrutura, a parte superior é reforçada com uma tábua estreita ou ripas. A medida é necessária para que os arcos do abrigo não dobrem com o peso da neve. Muitos jardineiros também reforçam os arcos nas laterais. Antes de furar nos arcos, as plantas são cravejadas e cobertas com ramos de abeto.
O material de cobertura é puxado sobre os arcos instalados. É melhor usar geotêxteis, spunbond, lutrasil em 2-3 camadas. O material de cobertura é preso com clipes de papel, prendedores de roupa ou clipes de plástico especiais. Nas laterais do abrigo são colocados tijolos ou quaisquer materiais e objetos pesados disponíveis (pedaços de ardósia, tábuas de acabamento, canos, pedras).
Outra opção de abrigo é usar pranchas ou compensados, martelados como um escudo. Eles são cobertos com material de cobertura em várias camadas, colocadas em ângulo entre si, obtendo um abrigo - uma cabana. Com temperaturas positivas no final do outono, as extremidades do abrigo são deixadas abertas, mas assim que uma temperatura estável abaixo de zero é estabelecida, as extremidades são cobertas de forma confiável.
Quanto mais alto e mais longo for o abrigo, maior será o volume de ar que atuará como um entreferro. Em grandes abrigos, uma temperatura confortável para as plantas permanece por mais tempo, elas não serão ameaçadas por degelos ou geadas severas.
Para roseiras independentes, você pode fazer abrigos com materiais de sucata.Se o arbusto for pequeno, pode-se cobri-lo por cima com uma caixa de plástico ou de madeira, após ter batido previamente a planta e coberto com ramos de abeto ou folhas secas caídas.
Outro método de abrigo: ao redor das rosas, ripas ou alfinetes de metal são presos ao redor da circunferência, que irão segurar a base: papelão, tela - um elo de corrente ou tela para reforço. Assim, uma capa protetora é obtida ao redor da roseira. O isolamento é colocado dentro. Eles podem ser galhos de árvores coníferas, folhagens, palha. De cima, o abrigo é apertado com material de cobertura.
A questão de quando cobrir as rosas em spray é bastante relevante para os jardineiros. As condições climáticas diferem nas diferentes regiões, às vezes a natureza apresenta surpresas climáticas inesperadas. Portanto, é impossível nomear as datas exatas do calendário. A melhor época para abrigar rosas pulverizadas é quando a temperatura está definida em -3 ° C-7 ° C. As temperaturas noturnas podem ser abaixo de -7 ° C-10 ° C.
O principal é que as temperaturas diurnas são constantes e não sobem acima de -3 ° C. Na Rússia central, quando esse clima cai, é quase final de outubro - início de novembro. Mas aqui, também, o curso normal das coisas pode ser interrompido, e o momento do abrigo das rosas é mudado em uma direção ou outra. Os jardineiros precisam ter cuidado e observar as leituras do termômetro.
Conclusão
Muito esforço deve ser feito para preservar as rosas do mato no inverno. É preciso preparar as plantas, fertilizando-as corretamente, reduzindo a rega, a poda. O que levará as flores ao final da estação de crescimento. Outra etapa importante é a organização do abrigo e a observância dos termos de temperatura. Seguir as recomendações e técnicas agrotécnicas permitirá que você conserve lindas plantas sem se perder no frio do inverno.