Contente
A rosa trepadeira Amadeus é uma planta insubstituível para jardinagem vertical, decoração de colunas, arcos. Muitos produtores cultivam em varandas e terraços. Apesar de jovem, a variedade é popular.
História de criação
Os criadores da rosa trepadeira Amadeus são criadores alemães "Kordes". A planta foi recebida em 2003. Graças ao esforço dos criadores, a variedade Amadeus adquiriu um aroma incrível, que contém notas de framboesa, cereja e damasco.
Descrição e características da variedade de rosa trepadeira Amadeus
A rosa trepadeira Amadeus, cuja foto e descrição se apresentam a seguir, de acordo com as opiniões dos floricultores, é uma excelente opção para a confecção de arranjos de flores. Eles podem ser plantados individualmente ou em combinação com diferentes plantas de jardim.
Descrição do arbusto
A variedade se destaca entre as outras roseiras por seu vigor e altura. Via de regra, o comprimento dos cílios é em média 3-4 m. Os floristas que cultivam há mais de um ano, nas avaliações, notam que a rosa trepadeira Amadeus requer apoio, já que a planta forma constantemente ramos laterais, que torna o arbusto pesado.
Existem muitos espinhos tortos nos brotos verdes brilhantes. Eles são muito afiados.
Flores
A rosa trepadeira Amadeus, bem ilustrada no vídeo, refere-se a variedades com flores duplas. Cada botão denso e alongado tem até 42 pétalas. A inflorescência é forte, exuberante, contém até 7 grandes rosas, cujo diâmetro varia até 12 cm, cujas pétalas são de um rico tom vermelho.
Após a floração, os botões transbordam de framboesa, tornando-se cor de vinho.
A floração de roseiras remanescentes não é apenas duradoura, os botões florescem em duas ondas, de 1,5 meses cada. Flores únicas aparecem entre elas no Amadeus. Portanto, parece que a rosa trepadeira não para de formar botões durante todo o verão.
A planta é resistente à geada, resiste a temperaturas de até -30 ° C sem grandes perdas. Mas apenas se os longos brotos de escalada forem cortados antes do inverno e os restantes forem dobrados ao solo e cobertos.
Por que os botões não se formam
Infelizmente, nem sempre é possível observar uma floração exuberante. Embora isso não aconteça com frequência, os jardineiros precisam saber os motivos. Flores raras ou sua ausência completa na rosa trepadeira Amadeus podem ser associadas a:
- com falta de iluminação;
- com falta de comida, pois um arbusto poderoso exige muito;
- com doenças de roseiras ou quando atacado por insetos;
- com poda incorreta ou prematura;
- com a necessidade de transplantar roseiras.
Em que rebentos a rosa Amadeus floresce?
Como já foi observado, a poda inadequada de uma rosa trepadeira pode levar a uma floração rara ou mesmo nenhuma. Por isso é importante saber quais brotos devem ser deixados para trás.
A rosa trepadeira Amadeus forma botões ao longo de toda a extensão dos rebentos do ano passado, que hibernaram com sucesso. É neles que ocorre a primeira onda de floração. Esses brotos devem ser deixados pelo menos 3-5 peças. Eles não são podados no outono, na primavera apenas os botões apicais subdesenvolvidos são removidos.
A segunda onda de floração ocorre nos brotos de reposição.
Como existem muitos em arbustos trepadores, para proteger as plantas de doenças e pragas, alguns devem ser cortados.
Vantagens e desvantagens da variedade
Para entender se é possível plantar uma nova planta no local e, o mais importante, se será possível cuidar adequadamente dela, é preciso saber não apenas a descrição. É importante considerar as vantagens e desvantagens da variedade.
Primeiro você precisa descobrir as vantagens da rosa trepadeira Amadeus (Amadeus). Graças aos esforços dos criadores alemães, tem:
- floração abundante e prolongada desde o início do verão até as primeiras geadas;
- uma interessante paleta de cores de pétalas que podem mudar de cor;
- a capacidade de desenvolver e formar botões em sombra parcial;
- sistema de raiz poderoso;
- boa imunidade, o oídio raramente aparece na planta.
Se falamos das deficiências, segundo jardineiros que cultivam há mais de um ano, a rosa trepadeira Amadeus tem apenas uma desvantagem - um grande número de espinhos pontiagudos.
Métodos de reprodução
A rosa trepadeira Amadeus é propagada em casa usando camadas. Em maio, quando o solo aquece bem, um broto jovem é dobrado na mata-mãe, fixado e borrifado com terra. Água em abundância durante o verão. Quando um bom sistema radicular é formado, a muda é transplantada para um local permanente.
Crescendo e cuidando
A rosa trepadeira Amadeus é considerada uma cultura despretensiosa. Mas sem os devidos cuidados, nenhuma planta, incluindo esta variedade, conseguirá desenvolver-se normalmente e agradar com uma floração abundante.
Momento de plantio, seleção de local e solo
A rosa trepadeira alemã é plantada na primavera e no outono. Não é proibido colocar mudas de recipiente em um local permanente, mesmo no verão. Para o plantio, você precisa de um solo solto e bem fertilizado.
Para o plantio de variedades trepadeiras, é escolhida uma elevação; a água subterrânea não deve chegar perto da superfície. Caso contrário, os problemas com o sistema raiz começarão. No local onde crescerá a rosa Amadeus, deve haver sombreamento natural para que os raios solares não queimem as flores e folhas.
Preparação de mudas
Após a inspeção, as raízes, brotos longos e galhos são podados na muda. Antes do plantio, as rosas são mergulhadas em um bioestimulador. A mistura é preparada a partir de verbasco, 2 comprimidos de fosforobacterina e argila. Eles são dissolvidos em 10 litros de água.
Regras de pouso
Plantar a rosa trepadeira variedade Amadeus não é difícil. Todos os estágios são quase idênticos.
Sequência de plantio:
- cavar um buraco 50x50x50 cm;
- drenagem por leigos;
- cobrir 2/3 com solo nutritivo;
- faça um tubérculo no centro e coloque uma muda, endireitando as raízes;
- polvilhe com terra;
- formar um círculo próximo ao caule, regar e adicionar cobertura morta.
Regar e alimentar
A rega da rosa trepadeira variedade Amadeus deve ser abundante, pois é uma planta que adora umidade. Os fertilizantes de nitrogênio são usados como cobertura (na primavera); durante o período de floração, os alimentos devem conter fósforo e potássio. É aconselhável adicionar superfosfato antes do inverno.
Poda
Ao podar a rosa trepadeira Amadeus, você precisa ter cuidado.Isso diz respeito à regulamentação de supercrescimento. Como flores se formam nos brotos do ano passado. É necessário deixar 3-5 tiros de idades diferentes. No outono, os galhos velhos são cortados e o crescimento do verão não pode ser tocado.
Abrigo para o inverno
No outono, após o término da floração, os cílios são retirados do suporte e colocados no chão. Quando a temperatura cai abaixo de -6 graus, eles seguem para o abrigo, tendo realizado podas preliminares. Folhas secas ou ramos de abeto são despejados por cima. Nas condições dos Urais ou da Sibéria, as caixas, o não tecido são colocadas nos arbustos. No inverno, polvilhe com neve.
Pragas e doenças
Apesar de sua resistência a doenças, a rosa trepadeira Amadeus ainda precisa ser pulverizada para prevenção com antifúngicos. Você pode usar as drogas "Skor", "Maxim", "Quadris", "Aktaru".
Compre preparações especiais para controle de pragas.
Aplicação em paisagismo
A variedade de escaladas é apreciada por paisagistas.
Opções para a localização da rosa na paisagem:
- Em gramados individualmente ou em grupos.
- Diversas variedades com tons vermelhos ou rosa.
- Perto de sempre-vivas e coníferas.
- Use árvores e arbustos como suporte, mas não devem crescer intensamente.
- Decore arcos, varandas, terraços.
Conclusão
A rosa trepadeira Amadeus distingue-se pela beleza dos seus botões aveludados. Ela goza de uma merecida popularidade entre os floricultores russos.