Contente
O crisântemo Antonov é uma erva perene da família Astrov, usada na jardinagem e na floricultura. A variedade Antonov foi criada por criadores holandeses. Muitas vezes, os floristas encomendam essas flores para seus shows em exposições. Antonov bicolor vai se tornar o destaque do buquê, diversificando o sortimento do pavilhão de flores.
Características do crescimento de um crisântemo monocabeça Antonov
O crisântemo Antonov é chamado de cabeça única, porque tem um botão único muito exuberante, que se parece com um chapéu com cúpula dupla. A cultura se encaixa perfeitamente em qualquer canteiro de flores. O crisântemo Antonov branco (na foto) será um bom vizinho para outras variedades.
Quando colocada em janelas voltadas para o sul, a planta precisa de sombra para evitar queimaduras solares. Aqueles que cultivam na janela norte devem fornecer iluminação adicional para o crisântemo.
Com os devidos cuidados, o crisântemo Antonov floresce de agosto a meados do outono. Depois disso, ela deve ter descanso completo.
Plantando crisântemo Antonov
O crisântemo Antonov prefere lugares ensolarados com pouco sombreamento. Se você plantar uma cultura em uma área com muita sombra, ela perderá a maior parte de suas qualidades decorativas e o botão não será muito grande e exuberante. É preferível escolher locais planos, onde não haja correntes de ar e água estagnada.
Preparação do solo e capacidade de plantio
Crisântemo Antonov adora solo argiloso com pH neutro. Pouco antes do plantio, recomenda-se fertilizar o solo com complexos de fósforo e potássio, além de uma pequena quantidade de cinza de madeira e esterco apodrecido (composto).
Preparação de material de plantio
O crisântemo Antonov branco pode ser plantado tanto na primavera quanto no outono. No caso do plantio em setembro, a planta precisa se livrar dos pedúnculos (até o meio do caule), que retiram os nutrientes e as forças necessárias para o pleno enraizamento e adaptação. A época ideal de plantio para os crisântemos é considerada o período do início a meados de setembro. As plantas plantadas na primavera têm mais chance de sobreviver à estação fria. Ao escolher o material de plantio, é necessário fazer uma inspeção visual dos crisântemos quanto à presença de parasitas e doenças. Um espécime saudável deve ter um caule vivo e verde com brotos jovens.
Regras de pouso
Para o plantio de flores, são preparados orifícios com antecedência, a distância entre eles deve ser de no mínimo 35 cm. A profundidade do sistema radicular varia na faixa de 19 a 26 cm. Coloca-se uma camada de argila expandida com uma mistura de areia grossa na parte inferior do buraco. Esta etapa evita a estagnação da umidade e a deterioração da raiz.Após o plantio, as raízes da planta devem ser polvilhadas com solo comum de jardim e um pouco amassado no solo, e então regadas abundantemente com água morna e estável.
Crisântemo cuidado Antonov
Uma planta com flores bonitas requer manutenção mínima: capina periódica, afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas. O crisântemo Antonov precisa cobrir o solo com turfa ou palha. Após a floração do arbusto, os caules são cortados a uma distância de 5-6 cm do nível do solo. O cânhamo é fornecido por um monte alto de solo de jardim em combinação com estrume apodrecido, bem como um abrigo contra ramos de abeto e serragem. As hastes instáveis requerem uma liga obrigatória.
Condições ótimas de cultivo
Crisântemo Antonov prefere um espaço aberto com abundância de luz solar ao longo do dia. A cultura é considerada muito despretensiosa, podendo ser cultivada tanto em estufas como em canteiros de flores e canteiros em campo aberto. As dimensões impressionantes do arbusto e a altura considerável (até um metro de comprimento e mais) dificultam o cultivo de crisântemos em galerias e varandas. É melhor colocá-los em locais onde não haja vento forte que possa prejudicar a cultura.
Temperaturas acima de 30 ° C são perigosas para os crisântemos, mas toleram as primeiras geadas de outono.
A seca afeta negativamente a formação dos botões das flores e a alta umidade no outono pode levar ao congelamento. Portanto, é necessário monitorar a umidade do solo regando a safra em tempo hábil durante os períodos de seca.
Modo de rega do crisântemo Antonov
A cultura precisa de muita água pelo menos três vezes por semana durante o verão. Para irrigação de crisântemos Antonov, sedimentação ou água da chuva é mais adequada. Deve-se ter cuidado para evitar que o líquido entre nas folhas e caules, pois pode causar mofo nas inflorescências. Antes do início do tempo frio, o crisântemo de Antonov deve ser irrigado com água (cada arbusto precisa de pelo menos 4,5 litros de água limpa).
Top curativo
É possível estimular o crescimento do sistema radicular do crisântemo Antonov com a ajuda de preparações especiais (Kornevin, Zircon, Etamon, Epin). Para melhorar o aspecto da cultura, recomenda-se o uso de complexos orgânicos e fertilizantes minerais. O amarelo crisântemo Antonov tem uma gama rica e uma aparência extraordinariamente espetacular.
Corte e modelagem
O crisântemo Antonov, plantado este ano, não requer poda antes do início do inverno. É o suficiente para remover as inflorescências desbotadas com uma leve captura dos caules (até 2 cm). A formação de um arbusto de crisântemo começa com uma estaca. No estágio inicial, pinça ou poda é realizada removendo a parte superior da estaca enraizada. O procedimento de pinçamento envolve a eliminação apenas da ponta. A poda envolve o corte de uma porção de um caule jovem que emergiu dos botões axilares. Graças a esta técnica, é possível reduzir a taxa de crescimento do rebento, o que terá o melhor efeito no desenvolvimento do sistema radicular.
Pinçar é considerado o principal método de formação de um arbusto. Se as estacas do crisântemo Antonov não forem pinçadas a tempo, seu crescimento em altura irá parar rapidamente e o processo de formação dos botões florais começará, a partir do qual apenas inflorescências defeituosas deformadas, chamadas de "botões cegos", podem ser obtidas. Após um curto período após a primeira pinçada, o seguinte é permitido.A ramificação do arbusto e o número de inflorescências dependem do número de procedimentos.
A poda oportuna de crisântemos é necessária não apenas para melhorar as qualidades decorativas, mas também para prevenir várias doenças. Ao reduzir o número de brotos danificados, doentes e desnecessários, é possível saturar o sistema radicular com nutrientes e fornecer ao crisântemo Antonov uma alta taxa de crescimento. É mais fácil cuidar de espécimes aparados e protegê-los do frio extremo durante o inverno.
Doenças e pragas do crisântemo Antonov
Crisântemo Antonov é uma cultura suscetível a diversas doenças em caso de cuidados inadequados. As seguintes doenças representam o maior perigo para a planta:
- Podridão cinzenta resultante do excesso de umidade. Manifesta-se na forma de manchas marrons cobrindo as pétalas, o que provoca sua decomposição.
- O oídio se parece com uma camada branca que infecta botões e folhas. Você pode se livrar dele apenas removendo as áreas danificadas, seguido por um tratamento com líquido bordalês.
- A verticilose é uma doença transmitida pela raiz em que as folhas inferiores ficam amarelas. A planta só pode ser salva por pulverização com um dos produtos biológicos mais eficazes.
- Os nemátodos infectam as placas das folhas, tornando-as deformadas e escuras. As folhas danificadas devem ser eliminadas.
- O ácaro-aranha é considerado uma das pragas mais perigosas.
Você só pode combatê-lo com a ajuda de inseticidas. Para prevenção, recomenda-se retirar o pó das folhas com pano úmido ou pano macio.
Reprodução do crisântemo Antonov
Os principais métodos de reprodução dos crisântemos Antonov são os cortes e a divisão do arbusto.
Tecnologia de procedimento:
- Os arbustos de crisântemo-mãe são desenterrados no outono e armazenados em um quarto escuro e fresco com temperatura de + 7-8 ° C.
- Os arbustos escavados precisam de ser lixados. Até meados do inverno, eles precisam de regas periódicas.
- No final de fevereiro, as plantas precisam ser movidas para uma sala em que a temperatura média varie de + 14-15 ° C.
- Uma faca afiada de jardim é usada para cortar as mudas. Recomenda-se deixar pelo menos 3 nós sobre eles para o surgimento dos brotos, o comprimento deve ser de cerca de 10 cm.
- Antes de plantar no solo, as estacas são limpas das folhas inferiores.
As estacas colhidas são plantadas em temperaturas de +19 a +23 ° C em uma mistura pré-preparada de solo, areia e húmus na proporção de 1: 2: 1.
Ao dividir o arbusto, apenas os crisântemos que atingiram a idade de três anos são propagados. O período mais favorável é o final da primavera ou a segunda quinzena de agosto.
O método de propagação de sementes é usado por criadores experientes. Este método é adequado para a obtenção de novas variedades. Em casa, não funcionará cultivar o crisântemo de Antonov a partir de sementes, pois não há garantia de que eles germinarão e as mudas emergentes herdarão as características da planta-mãe.
Conclusão
O crisântemo Antonov é uma cultura popular usada para canteiros de flores de jardinagem. Com os devidos cuidados, podem ser cultivados belos arbustos, mas para isso é necessário criar as condições ideais. O crisântemo tingido de Antonov é um verdadeiro achado para os floristas. Tintas ecológicas são usadas para colorir, de forma que essas flores não sejam prejudiciais à saúde. Os crisântemos são resistentes após o corte e podem permanecer na água por cerca de três semanas.