Contente
- 1 É possível arrancar um crisântemo de um buquê
- 2 Quais crisântemos podem ser propagados por cortes de um buquê
- 3 Como preparar mudas para o cultivo de crisântemos de um buquê
- 4 Como cultivar um crisântemo com mudas de um buquê
- 5 Como plantar um crisântemo a partir de um buquê em campo aberto
- 6 Dicas úteis
- 7 Conclusão
A maioria dos jardineiros tende a tirar crisântemos de um buquê. Este não é apenas um processo criativo, mas também lucrativo: você pode ter certeza da cor dos botões, não há custo para comprar uma muda.
É possível arrancar um crisântemo de um buquê
Existem várias maneiras de reproduzir uma flor. Criar crisântemos com estacas é um dos métodos comuns. Para isso, várias flores são selecionadas do buquê. O sucesso do evento depende da planta corretamente escolhida e do algoritmo de plantio.
Quais crisântemos podem ser propagados por cortes de um buquê
A capacidade de enraizamento da flor é alta, por isso é fácil propagar a planta. Mas se uma cópia para enxerto for escolhida sem sucesso, o crisântemo não criará raízes.
A escolha de uma flor requer o seguinte:
- não há podridão nas hastes da cultura;
- as estacas são fortes, jovens, de cor verde e de espessura média;
- a planta tem ramos laterais.
Como preparar mudas para o cultivo de crisântemos de um buquê
Se um crisântemo criou raízes em um vaso, isso confirma sua vitalidade.
Idealmente, você deve selecionar para isso os processos laterais do caule principal, nos quais não há botões. Isso garante um enraizamento bem-sucedido em um curto período de tempo. Se for impossível escolher ramos laterais, as mudas são colhidas dos brotos de sua preferência, que parecem fortes e saudáveis.
Características da preparação do material de plantio:
- encurte os brotos selecionados, deixando 12 cm;
- ao aparar o caule, o ângulo deve ser mantido de forma que o coto-mãe fique parcialmente visível;
- em cada broto de crisântemo há 2-3 internódios e mais de 2 pares de placas foliares;
- aperte a parte superior dos brotos selecionados para que a flor fique mais espessa;
- remover botões de brotos;
- na parte inferior do caule, as folhas devem ser podadas.
Para que as mudas de crisântemos de um buquê recém-colhido tenham sucesso, você deve fornecer tudo o que precisa em casa: coloque os brotos selecionados em um recipiente com água purificada. O nível do líquido no recipiente deve ser de até 3 cm.
É necessário monitorar o frescor da água no recipiente: troque-o no máximo uma vez a cada 2 dias.
Para acelerar o processo, você pode criar um efeito estufa: embrulhe um recipiente com água e uma muda de planta com papel alumínio ou cubra com uma tampa.
Antes de colocar as mudas no recipiente, deve-se tratá-las com o estimulante Kornevin. Para isso, coloque o broto na preparação diluída por 2 horas.
As primeiras raízes são geralmente formadas 6-7 dias após a colocação dos brotos na água.
Como cultivar um crisântemo com mudas de um buquê
O aparecimento de raízes indica a vitalidade da planta. Para enraizar totalmente o crisântemo do buquê doado e plantá-lo no outono ou na primavera, é necessário mover a muda para o solo.
Preparação do solo e capacidade de plantio
A época ideal para o enraizamento do broto selecionado é janeiro ou fevereiro. Se o buquê foi recebido no inverno, o sistema radicular completo pode ser formado na primavera, para posteriormente transferir a planta para o terreno aberto.
Se você enraizar o crisântemo de um buquê em março ou abril, o transplante para o local será realizado no outono.
Ao enraizar os crisântemos, é importante recolher o solo: a flor não gosta de solo ácido. A melhor opção é um substrato neutro ou levemente ácido. Recomenda-se adicionar cinzas de madeira ao solo. Para aumentar a fertilidade do solo, húmus e nitrofosfato são misturados a ele. A acidez deve ser determinada usando tiras de teste.
Freqüentemente, perlita ou hidrogel é preferido para enraizar uma cultura. A mistura necessita de tratamento preliminar com solução de manganês ou calcinação.
A flor cresce com segurança em solos argilosos e arenosos, por isso não é recomendado negligenciar a drenagem: argila expandida ou aparas de tijolo.
Cada broto de crisântemo requer seu próprio pote. Você também pode preparar caixas de mudas para o processo de enraizamento.
Se, posteriormente, você planeja cultivar uma planta em um vaso de flores, deve selecionar um recipiente para enraizar um crisântemo de modo que seu diâmetro seja de pelo menos 30 cm. Este requisito é baseado nas peculiaridades do sistema radicular da cultura: ele cresce em largura .
Regras de pouso
O procedimento de enraizamento é simples:
- despeje uma camada de drenagem e solo no recipiente;
- faça uma depressão nele, coloque um talo enraizado ali;
- regar a muda.
Cuidando de cortes de crisântemo de um buquê
Após o procedimento de enraizamento, o crisântemo precisa de uma organização de cuidados:
- é preciso regar à medida que o solo seca;
- umidifique regularmente o ar ao redor da flor usando um borrifador;
- solte o solo ou cubra-o com pequenos seixos ou turfa.
A cobertura não deve ser negligenciada: é importante aplicar fertilizante pela primeira vez 2 semanas após o plantio em um vaso. Para isso, são adequadas preparações universais, que incluem minerais: Kemira, Zdraven. A alimentação após o enraizamento do crisântemo é necessária duas vezes por mês.
A remoção do ponto de crescimento força o arbusto a crescer em mais de um rebento. O procedimento deve ser realizado quando a haste atingir 20 cm de comprimento.
Como plantar um crisântemo a partir de um buquê em campo aberto
Para as cidades russas na zona média, a época ideal é o último mês da primavera ou junho, para as regiões do sul é abril e início de maio.
E embora a propagação de crisântemos por estacas obtidas de um buquê doado seja viável no outono, os jardineiros preferem a primavera. Será mais fácil para a muda criar raízes durante o verão e criar raízes antes do início da geada.
Algoritmo de aterrissagem:
- preparar buracos, recuando de cada um com 40 cm de comprimento e 40 cm de largura;
- colocar pedras no fundo dos furos como drenagem;
- remova as mudas com um pedaço de terra, coloque em um buraco, aprofunde e encha;
- regar abundantemente os crisântemos.
Poucos dias após o plantio, o crisântemo enraizado deve ser coberto com uma película para que a planta crie raízes mais rapidamente.
Dicas úteis
O crisântemo é uma flor linda, mas caprichosa. Ao cultivá-lo no local, é necessário alocar um local especial, não deve haver correntes de ar, sombra espessa, umidade. Não é adequado para o cultivo de crisântemos e jardins alagados localizados em terras baixas, ou frequentemente inundados na primavera.
A flor desabrochará abundantemente e por muito tempo se crescer em solo fértil, o pH deve estar entre 5,5 e 7,0.
Uma praga comum que destrói as folhas do crisântemo são os pulgões. Ele se espalha rapidamente por toda a planta e se espalha para as plantações próximas.
Outras dicas para enxertar crisântemos:
- se a flor gerou suas próprias raízes enquanto estava no vaso, então ela pode ser transferida para o campo aberto como um todo;
- ao transplantar um arbusto adulto para o jardim, o caule principal deve ser podado, retendo apenas 4-5 placas de folhas (este procedimento irá estimular a formação de raízes);
- se brotos se formaram nas estacas enraizadas, eles devem ser completamente removidos (a planta não terá reserva suficiente para formar um sistema radicular completo);
- para as flores jovens, as baixas temperaturas são destrutivas, pelo que se recomenda cobri-las ou retirá-las juntamente com o solo e transferi-las para uma divisão (para uma varanda ou para uma cave), onde passarão o inverno em segurança.
Alguns jardineiros preferem plantar no local diretamente em recipientes de plástico, a fim de desenterrar o arbusto no outono sem danificar as raízes.
Conclusão
Qualquer jardineiro experiente é capaz de arrancar um crisântemo de um buquê: paciência e cuidado competente garantirão o sucesso do evento. Dependendo das características varietais, os botões costumam se formar no final de agosto a novembro, se não houver geadas severas. A planta pode ser propagada com segurança por conta própria e transplantada conforme necessário.