Contente
Nos livros de referência biológica, a genciana pulmonar é registrada com o nome latino Gentiana pulmonanthe. A cultura é conhecida como genciana comum ou falcoeiro pulmonar. Recebeu seu nome específico por causa das raízes amargas com alto teor de glicosídeo de amaropanina - uma substância ativa com propriedades medicinais.
Descrição da genciana pulmonar
Uma genciana desta espécie é uma planta policarpo, com floração e frutificação por muitos anos com um rizoma curto, estrutura ramificada da parte subterrânea. A cultura herbácea perene cresce individualmente ou em pequenos grupos, forma caules eretos.
Descrição externa da genciana pulmonar (Gentiana pulmonanthe), a seguinte:
- Altura da planta - 20-35 cm.
- Os caules são solitários ou ligeiramente ramificados na parte superior, castanho-escuro, duros, com uma margem densa e superficial.
- Os ramos principais e laterais terminam em flores isoladas.
- As folhas são estreitas, lineares, crescendo em todo o caule, até 6 cm de comprimento, verdes brilhantes com uma nervura central.
- As flores da genciana pulmonar são formadas em pedúnculos curtos localizados nas axilas das folhas da parte superior. Eles têm a forma de um sino, um cálice dentado com bordas afiadas e curvas. As pétalas são profundamente dissecadas em azul escuro.
- As anteras e os estames são fundidos, de cor bege-amarela, os frutos têm o formato de uma caixa.
Área de distribuição
A genciana pulmonar é uma representante da faixa europeu-siberiana. A principal acumulação é observada nas bacias do Kama, Don, Volga, na Sibéria Ocidental e Oriental. Com muito menos frequência, a genciana pulmonar pode ser encontrada no norte do Cáucaso, no Cinturão Médio e nas regiões Central.
Ela cresce em pequenos grupos ou isoladamente em clareiras na floresta, ao longo das margens de corpos d'água, em prados inundados. Um pré-requisito é solos úmidos férteis. É raro, a genciana pulmonar é classificada como espécie em extinção, a planta está listada no Livro Vermelho de uma série de áreas:
- Lipetsk;
- Penza;
- Tambovskaya;
- Saratov;
- Rostov;
- Kursk;
- Volgograd;
- Belgorod.
Nos locais de acúmulo, a população é representada por plantas velhas, poucos são os jovens, esse fator diminui o número de genciana pulmonar e leva ao seu desaparecimento. A má reprodução se deve à baixa competitividade da planta, que é substituída por lavouras adaptadas às condições de solo seco. Além disso, a redução é influenciada pela fragmentação territorial da espécie e por motivos antropogênicos: lavoura de terras, feno precoce, quando a planta ainda não entrou na fase de frutificação, exploração madeireira, coleta de matéria-prima para fins medicinais.
Características de reprodução
Em seu ambiente natural, a genciana pulmonar se reproduz por auto-semeadura e brotações de raízes. O segundo método é extremamente raro: para a propagação vegetativa, um ambiente úmido e solo nutritivo são necessários. O sistema radicular cresce e forma novos caules, formando um pequeno arbusto compacto, mas a planta em si não dá mais do que 3-4 brotos de uma raiz.
O material é obtido de forma padronizada. Uma planta adulta no local pode ser propagada dividindo a raiz de modo que cada fragmento tenha um botão saudável e filamentos de raiz.
Este método não é eficaz, o enraizamento das estacas é muito fraco, mas possível.
A composição e o valor da planta
As propriedades curativas da genciana pulmonar são reconhecidas não apenas pela medicina tradicional, mas também pela tradicional. A composição química é rica em micro e macroelementos que estão envolvidos em quase todas as funções do corpo humano. Componentes úteis estão contidos no sistema radicular e na massa aérea da genciana pulmonar. Substâncias ativas na planta:
- óleos essenciais;
- polifenóis de curtimento;
- glicosídeos (concentração principal na raiz): svertsiamarina, gentiopicrina, amarogenina, amaropanina;
- alcalóide gentianina;
- açúcar - gentianose, gentiobriose;
- ácidos ascórbico e fenolcarboxílico (ferúlico);
- inulina.
A planta tem efeito antiespasmódico, normaliza a secreção gástrica, melhora o equilíbrio energético, atua como prebiótico. A genciana pulmonar é usada como sedativo, expectorante, antipirético e anticonvulsivante. A erva tem propriedade colerética, promove melhor coagulação do sangue em caso de cortes.
Propriedades curativas
A genciana pulmonar, especialmente sua parte da raiz, é usada para tratar uma série de patologias:
- infecções virais respiratórias;
- bronquite;
- dores de garganta;
- hemeralopia (diminuição da qualidade da visão na hora do crepúsculo);
- insuficiência renal e cardíaca;
- úlceras estomacais, gastrite;
- queimaduras, feridas purulentas;
- gota;
- anemia;
- hepatite A;
- com doenças pulmonares de várias etiologias.
As doenças associadas ao trato gastrointestinal são tratadas com mais frequência. Infusões e decocções ajudam a normalizar o sistema digestivo, aliviar a constipação, flatulência. Eles normalizam o índice de acidez nas secreções gástricas. Tomar remédios à base de genciana pulmonar ajuda a manter a pressão arterial normal.
Aplicação na medicina tradicional
Nas receitas da medicina alternativa, todas as partes da planta são usadas para uso externo e interno. Com base em genciana pulmonar, são preparadas decocções, infusões ou uma tintura alcoólica para uso tópico.
As matérias-primas são adquiridas em três etapas. Antes da fase de brotação, as folhas da genciana pulmonar são coletadas, durante a floração, as flores e os caules são colhidos. No outono, eles cavam a raiz. Eles também são preparados de várias maneiras. Você pode colher caules com flores em cachos e pendurar em uma área bem ventilada, protegendo do sol. Após a coleta, separe os caules das flores e corte-os em pedaços junto com as folhas para secar. A raiz é bem lavada, cortada e seca.
Receitas e regras de admissão
Para uma melhor digestão, livrando-se da acidez elevada e eliminando a constipação, faça uma decocção de 20 g de grama picada misturada com 15 g de raiz em pó. A genciana é colocada em uma garrafa térmica com 1,5 litro de água e deixada até que o líquido esfrie completamente. Eu bebo 50 g antes das refeições. O curso dura 5 dias.
Uma infusão de 7 colheres de sopa ajuda contra resfriados e pulmões. eu. raiz picada e 5 colheres de sopa. eu. parte aérea, preenchida com 1 litro de água fervente. O agente é insistido por 6 horas, depois fervido, filtrado e colocado na geladeira. Tome 70 g antes das refeições.
Com pressão baixa, anemia, malária, faz-se uma infusão de álcool. Uma garrafa de 1/3 litro de 0,5 litro é enchida com a raiz da genciana pulmonar e completada com vodka ou álcool. Insista em um quarto escuro por 1,5 meses. Em seguida, eles filtram e bebem 40 gotas em 4 doses por dia.
Limitações e contra-indicações
Não é recomendado tomar um medicamento à base de genciana pulmonar para mulheres grávidas. A composição química da planta aumenta o tônus muscular do útero, portanto, decocções anteriores foram usadas para estimular o parto.É necessário evitar o tratamento com genciana pulmonar se ocorrer um distúrbio intestinal com sintomas de diarreia, uma vez que a erva tem um efeito laxante. Não se pode usar tinturas para pessoas com intolerância individual e mulheres durante a lactação.
Conclusão
A genciana pulmonar é uma planta medicinal perene com uma rica composição química. Cresce isoladamente ou em pequenos grupos em solo úmido, raramente encontrado. A planta é classificada como espécie em extinção; em várias regiões da Rússia, a genciana pulmonar está listada no Livro Vermelho.