Genciana primavera: foto e descrição

A genciana da primavera (Gentiana verna) é uma planta cosmopolita perene e subdimensionada que cresce em todos os lugares. A cultura não é encontrada apenas no Ártico. Na Rússia, a genciana é comum, mas o principal acúmulo da espécie é observado na parte europeia. Ela cresce em áreas montanhosas, em áreas pantanosas, em planícies de inundação de rios, em clareiras sombreadas. A cultura pode ser vista ao longo das margens das estradas florestais.

Também conhecida como genciana ou raiz amarga, possui propriedades medicinais e é utilizada na medicina popular.

Descrição da espécie

O gênero inclui até 700 espécies de plantas, diferindo em forma, cor e época de floração. A genciana da primavera é uma das prímulas. Seus brotos aparecem mesmo sob a camada de neve da primavera, os botões são formados imediatamente após seu derretimento.

Características externas da genciana primaveril:

  1. A planta é subdimensionada, não mais do que 5 cm de altura.
  2. O sistema radicular é superficial, altamente ramificado e pode cobrir grandes áreas.
  3. Hastes tubulares, ocas, grossas, curtas, eretas. Formado em 1-3 unidades. das rosetas das folhas inferiores, terminando em flores.
  4. As folhas são verde-escuras, pequenas, lanceoladas, opostas.

As flores da forma anã da planta são grandes, de um azul brilhante, com cinco pétalas.

O pico de floração da genciana na primavera cai em meados de maio, a duração do ciclo é de três semanas

Aplicação em paisagismo

A genciana primaveril é difícil de atribuir às plantas em demanda no projeto paisagístico. Na jardinagem ornamental, variedades híbridas de cultura são freqüentemente usadas. A prímula é usada como cobertura do solo em combinação com outras espécies de plantas com flores precoces, como tulipas ou gotas de neve. Eles criam composições com narcisos e floxes.

O período de decoratividade na genciana é curto - apenas durante a floração, essa característica é levada em consideração nas estruturas de design. Exemplos do uso de genciana em jardinagem ornamental ajudarão na escolha da composição ideal:

  1. A cor de destaque central em jardins ornamentais.
  2. Composição com coníferas e íris.
  3. No design, uma técnica baseada no contraste de cores é altamente valorizada. As flores de genciana azul estão em harmonia com as colheitas de amarelo e rosa.
  4. A genciana primaveril é usada para compactar o plantio linear de tulipas.
  5. A genciana é ideal para um canto de jardim inspirado na vida selvagem.
  6. A cor azul das flores está em harmonia com a pedra natural. A planta é usada para decorar jardins de pedras.

Características de reprodução

A genciana forma arbustos compactos. Aos três anos, podem ser divididos em várias partes, de forma que cada uma tenha uma saída de folha. Plante imediatamente no local designado (nas regiões sul). Em climas mais frios, é recomendável colocar a planta em vasos ou vasos de flores e deixar até a próxima temporada. Durante este período, o sistema radicular ficará mais forte o suficiente e criará raízes com mais facilidade em uma área aberta.

Importante! O trabalho de divisão da planta-mãe é realizado somente após a fase de floração.

A genciana da primavera e os cultivares baseados nela fornecem um material de plantio completo. As sementes são colhidas no final do verão, são bastante pequenas e requerem estratificação antes da semeadura. O material é misturado à areia umedecida, colocado em um saco de pano e colocado na geladeira por 1 a 2 meses.

As sementes são colocadas em fevereiro em recipientes de plástico ou madeira:

  1. Turfa, areia e húmus são misturados, os recipientes são enchidos.
  2. Sementes com areia são espalhadas pela superfície, umedecidas com borrifador.
  3. Cubra o recipiente com papel alumínio de genciana e coloque-o em uma sala com temperatura de 15-17 0C.
  4. Ventile periodicamente para que a condensação não se forme no filme.
  5. Regue conforme necessário, o solo não deve ficar seco e encharcado.

    Após a emergência, os recipientes são abertos e as plantas colocadas em local bem iluminado.

  6. Quando uma roseta de folhas é formada, a genciana mergulha em recipientes separados.

Manter a temperatura constante de +20 0C em local protegido da luz solar direta. Antes do plantio no local, as mudas são levadas ao ar livre por 1 semana para adaptação.

Conselho! Você pode plantar sementes no solo no outono, mas a genciana florescerá apenas no próximo ano. As mudas florescerão na primeira temporada.

Características de pouso

A genciana da primavera cresce em seu ambiente natural em solos férteis neutros ou ligeiramente ácidos. O solo deve ser leve e com boa circulação de ar. A planta é higrófila, mas não tolera água estagnada. O terreno está bem drenado.

A genciana da primavera cresce tanto em sombra parcial quanto ao ar livre. A cultura pode ser colocada perto de arbustos ornamentais que a sombreiam periodicamente. Em seu ambiente natural, a genciana se instala na zona do sopé alpino entre pedras e gramíneas. Se essas condições forem criadas no local, a vegetação e a floração da planta estarão cheias.

O tempo de plantio depende do material. As mudas são determinadas no local no final de maio - no início de junho. A divisão do mato é realizada aproximadamente na segunda quinzena de julho. Se você dividir o sistema radicular na primavera, não há garantia de que a planta criará raízes e florescerá.

A sequência de plantio de genciana de primavera:

  1. O local é escavado, fertilizantes minerais complexos são aplicados.
  2. O sistema radicular da planta é tratado com um agente antifúngico e colocado em um estimulante.
  3. Turfa, composto são misturados, pedrinhas finas são adicionadas.
  4. O aprofundamento é feito de acordo com o tamanho do sistema radicular.
  5. Um substrato nutritivo é colocado no fundo do buraco e uma genciana é instalada.

    As mudas são colocadas no solo junto com um pedaço de terra.

  6. Adormecer com uma mistura e um compacto.
Importante! A genciana da primavera é abundantemente regada e coberta com pedras decorativas ou lascas de madeira.

Regras de cuidado

A genciana da primavera é uma cultura bastante comum na natureza, mas isso não significa que crescerá sob quaisquer condições. O menor desvio dos requisitos biológicos para a estação de crescimento, no pior caso, leva à morte da planta.

Programa de rega e alimentação

O solo deve estar sempre úmido, o coma de terra não deve secar. Se for usada cobertura morta, a quantidade de rega pode ser reduzida. A genciana é regada regularmente, mas não permite a estagnação da água e a entrada de gotas de líquido nas flores. Melhor regar pela raiz. A genciana primaveril se sente confortável nas margens dos corpos d'água. Se crescer perto da água, a quantidade de rega é reduzida.

A planta é alimentada com fertilizantes de nitrogênio no início da primavera, fertilizantes de potássio e fosfato - durante a floração, orgânico - no outono. Ao longo da estação de crescimento, a matéria orgânica líquida é introduzida em quantidades ilimitadas, o que pode ser feito simultaneamente com a rega.

Remoção de ervas daninhas e soltura

Capinar e soltar são necessários apenas para variedades híbridas; para uma espécie de crescimento selvagem, esta medida é irrelevante. As ervas daninhas são removidas manualmente para não danificar a raiz.

É muito difícil soltar a genciana da mola anã, neste caso, a cobertura morta também ajudará, impedirá a compactação do solo. A planta reage mal aos danos nas raízes, leva muito tempo para se recuperar, por isso é melhor recusar a remoção de ervas daninhas.

Preparando-se para o inverno

No outono, a parte aérea da genciana da primavera morre e seca. Todos os resíduos do local são removidos e retirados. Se for outono com chuvas suficientes, não é necessário regar abundantemente a planta antes da geada.Em caso de tempo seco, 2 semanas antes da queda da temperatura, o local é completamente enchido com água.

Cubra a genciana primaveril com turfa misturada com composto. O material deve estar seco. Você pode usar palha ou folhas caídas. Em um clima do sul, a genciana hiberna sem medidas adicionais.

Doenças e pragas

Se as condições de crescimento atendem aos requisitos da tecnologia agrícola, a cultura não adoece. Se colocada em uma área alagada, a planta é afetada pela podridão da raiz ou mofo cinza. Livre-se da infecção com qualquer fungicida. Das pragas, parasitam a genciana das lesmas da primavera, são recolhidas à mão, aparecem menos tripes na luta contra elas, qualquer um dos insecticidas disponíveis é adequado.

Conclusão

A genciana da primavera é uma planta anã perene com um período de floração precoce. Uma cultura tolerante à sombra e resistente à geada é usada no design como uma opção de cobertura do solo. Sujeito a técnicas agrícolas, com água e alimentação suficientes, cresce rapidamente no local, ocupa territórios bastante extensos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção