Contente
A genciana amarela (genciana amarela) é uma cultura herbácea perene da família Gentian. Os habitantes do Antigo Egito conheciam bem as propriedades curativas da planta, que a utilizavam no tratamento de doenças estomacais, inflamações, tuberculose e muitas outras enfermidades. Na Roma antiga, as picadas de escorpiões e cobras venenosas eram tratadas com meios à base de genciana amarela, e doenças do sangue, rins, fígado e vias respiratórias superiores eram tratadas.
Descrição da planta
A flor amarela da genciana é uma planta herbácea perene, atingindo 120 cm de altura, cuja planta se distingue por um rizoma curto bifurcado, que se transforma em raiz. As hastes da cultura são caracterizadas por uma forma cilíndrica ereta. As folhas da genciana amarela são opostas, de bordas inteiras, de cor verde-azulada. As placas da folha basal são elípticas, as placas do caule são ovóide-elípticas.
Os frutos são cápsulas com várias sementes de forma oblonga lanceolada. No interior, existem muitas pequenas sementes castanhas achatadas, oblongas ou arredondadas.
Onde a genciana amarela cresce
A genciana amarela é considerada uma planta ameaçada de extinção. A cultura cresce nas cadeias de montanhas da Ásia Menor, nos Alpes, nos Pirenéus, nos Cárpatos Orientais e na Península Balcânica. A genciana amarela é cultivada na Ucrânia, Índia, França, Grã-Bretanha, República Tcheca, Alemanha e algumas regiões da Rússia. A cultura floresce por várias semanas, de junho a julho.
Composição e valor da genciana amarela
A genciana amarela se distingue por sua rica composição, que inclui as seguintes substâncias e compostos:
- Alcalóides, o principal dos quais é a gentianina. Pode ser encontrada principalmente nas raízes da planta. Na medicina, é usado como um remédio amargo para o tratamento de vários distúrbios digestivos. Não se dissolve na água.
- Vários dissacarídeos (genciobiose, sacarose), monossacarídeos (glicose e frutose), bem como trissacarídeos e polissacarídeos de genciana (substâncias da pectina).
- Secoroidoides: gentiopicrina, gentiomarina, sverozida, svertiamarina. O componente mais amargo da planta é a amarogenina. O amargor também é fornecido pela amarosverina e amaropanina.
A genciana amarela também contém: inulina, óleos essenciais e graxos, taninos, resinas, flavonóides, muco, compostos aromáticos, ácidos ascórbico e fenol carboxílico.
As propriedades curativas da genciana amarela
O famoso botânico e médico de origem alemã, Hieronymus Bock, descreveu a genciana amarela como uma cura milagrosa para vermes, tuberculose e febre. Durante a Idade Média, a flor era reverenciada como tendo propriedades mágicas e era uma das doze plantas mágicas dos Rosacruzes. Moradores de países montanhosos preparavam uma tintura forte com raízes de genciana amarela, que usavam para diarréia e cólica intestinal. Também foi usado como anti-helmíntico e tônico.
O efeito terapêutico do amarelo de genciana é fornecido principalmente pelo alto teor de gentiopicrina e outros glicosídeos amargos. Eles têm um efeito estimulante sobre a função motora e secretora do trato gastrointestinal, aumentam a digestibilidade dos alimentos e estabilizam o processo de digestão. O efeito terapêutico é mais pronunciado no caso de secreção normal. As preparações de genciana amarela têm propriedades antiinflamatórias e anti-sépticas. Eles são prescritos para doenças da vesícula biliar e do fígado, atonia intestinal, espasmos, colite e diabetes mellitus.
As preparações à base de genciana amarela são amplamente utilizadas para aquilia e dispepsia, bem como na ausência de apetite, diarreia, azia, prisão de ventre, escrófula, anemia, artrite e pancreatite. A planta estabiliza os processos metabólicos do corpo e ajuda a aumentar a quantidade de leite na mulher. Devido às propriedades hepatoprotetoras pronunciadas, as preparações de amarelo de genciana protegem o fígado da destruição. Eles são usados para a inflamação da bexiga e dos rins e também como um agente antialérgico.
A planta pode ser usada para aumentar a massa muscular com segurança.
O uso de genciana amarela na medicina tradicional
Com a discinesia afetando o trato biliar, o uso de infusão fria de genciana amarela (foto) é realizado de acordo com a seguinte receita: 1 colher de sopa. eu. A genciana seca e moída é despejada com meio litro de água fervida (a temperatura deve estar na faixa de 22-25 ° C). O recipiente é removido durante a noite em um local escuro em temperatura ambiente. De manhã, filtre a solução e tome ½ copo duas vezes ao dia.
Existem outras receitas baseadas na genciana amarela:
- Bebida de chá. Aumenta o apetite, evita inchaço, cólicas estomacais e estabiliza o processo digestivo. Prepare a bebida da seguinte forma: as matérias-primas vegetais (na quantidade de 1 colher de chá) são colocadas com 250 ml de água purificada e fervidas durante cinco minutos. A bebida curativa é filtrada e consumida em 100 ml pouco antes das refeições.
- Tintura de genciana amarela. Usado para colite, prisão de ventre e atonia intestinal. Para o seu preparo, pegue 100 g de partes secas da planta moídas e preencha com um litro de vodka ou destilado de alta qualidade. A tintura é removida para um local protegido da luz solar. Depois de alguns dias, eles filtram e usam 15-25 gotas, que são diluídas em 50 ml de água pura. Tome o remédio 15 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia.
- Decocção para uso externo.
2-3 colheres de sopa das partes esmagadas da planta são misturadas com uma quantidade idêntica de camomila seca, derramada com água purificada (1 litro) e fervida por 10 minutos. O caldo é filtrado e o produto acabado é utilizado no tratamento de queimaduras e feridas. Pó seco de camomila e genciana (os ingredientes são tomados em proporções iguais) são borrifados com abcessos na pele para desinfecção, desinfecção e aceleração da regeneração.
Na medicina, costuma-se usar principalmente a raiz de genciana amarela, já que o resto da planta não pode se orgulhar de uma concentração tão elevada de substâncias e compostos valiosos. Uma decocção das folhas é usada para tratar a transpiração excessiva das pernas. Gastrite e vários distúrbios do trato digestivo são ajudados pela coleta de genciana amarela das raízes em combinação com centaury e yarrow. Pegue 1 colher de sopa de cada ingrediente, despeje em quatro copos de água e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Você precisa tomar uma decocção de 50 ml três vezes ao dia antes das refeições.
Limitações e contra-indicações
Como outros medicamentos, a genciana amarela tem contra-indicações e restrições de uso.É fortemente desencorajado o uso de preparações à base de plantas para tais doenças: úlceras estomacais, hipertensão, bem como durante a gravidez e lactação.
Plantar e sair
Os jardineiros praticam o cultivo de genciana amarela principalmente a partir de sementes. No entanto, a cultura se propaga sem problemas e dificuldades tanto pela divisão do mato, quanto por estratificação e estacas. Plantar genciana é preferível em sombra parcial. As plantas precisam de drenagem de seixo ou cascalho.
Quando e como plantar
Em terreno aberto, as sementes de genciana amarela são plantadas em meados da primavera ou nos últimos dias de setembro. O material da semente precisa de estratificação preliminar por três meses a uma temperatura não superior a 8 ° C. Garanta uma boa ventilação. O solo é desenterrado, livre das ervas daninhas e acrescentados cinco a seis baldes de composto. O solo ideal para o cultivo de genciana amarela é com acidez neutra. No momento do plantio, é necessário observar a distância entre as plantas de 55 a 65 cm.
Como a cultura não tolera transplante, ela deve ser propagada pelo método vegetativo com muito cuidado. Danos ao sistema radicular podem ser prejudiciais à planta. A flor combina bem com samambaias, hospedeiros, rododendros, prímulas e edelvais. A cultura é usada para criar cumes, canteiros de flores e colinas rochosas.
Programa de rega e alimentação
A genciana é muito caprichosa para regar e não tolera o ressecamento do solo e o aumento da secura do ar. O local ideal para uma planta é perto de uma piscina ou fonte.
Regar a planta com água dura é fortemente desencorajado, pois esta etapa pode provocar atraso no desenvolvimento e na floração.
A genciana prefere fertilizantes orgânicos, especialmente esterco podre. Imediatamente após o plantio, adiciona-se cinza ou farinha de osso sob as raízes. No processo de cultivo, são utilizados curativos complexos minerais de ação prolongada. A farinha córnea, assim como o calcário triturado, que proporciona altas taxas de crescimento da massa verde, é considerada uma boa alimentação para o arbusto.
Remoção de ervas daninhas e soltura
A cultura não tolera a vizinhança com ervas daninhas, por isso necessita de capinas periódicas e afrouxamento do solo. É necessário afrouxar o solo somente após regar e remover as ervas daninhas. A cobertura morta do solo na área do círculo próximo ao tronco com turfa, serragem e palha permite que o subarbusto receba proteção natural de fatores ambientais adversos.
Preparando-se para o inverno
É necessário livrar os arbustos de inflorescências secas em tempo hábil, podando com uma ferramenta de jardim. No caso de cultivo em uma região caracterizada por um início acentuado do inverno, a genciana amarela deve ser protegida contra ramos de pinheiro.
Doenças e pragas
Como a planta tem uma alta concentração de alcalóides e ácidos amargos, várias pragas não têm pressa em se instalar nela. Quando cultivados em terreno aberto, as formigas e os tripes (pequenos insetos da ordem do colombo que causam doenças nas plantas) representam um perigo para a cultura. Livre-se deles com a ajuda de inseticidas especiais e drogas sistêmicas.
Coleta e aquisição de matérias-primas
A parte da raiz da genciana amarela é colhida no início da primavera ou outono. Para coleções medicinais, apenas são utilizadas plantas que atingiram quatro ou cinco anos de idade.As raízes são desenterradas, limpas do solo, lavadas e cortadas em pequenos pedaços, e então rapidamente secas em um gabinete especial ou forno, observando o regime de temperatura entre 51-60 graus. As raízes secas têm um odor específico pronunciado e um sabor amargo persistente.
Conclusão
A genciana amarela é usada há milhares de anos como matéria-prima na fabricação de medicamentos para diversas doenças. As preparações à base desta erva são eficazes no tratamento de formas crônicas de hepatite, diátese, anemia, doenças do trato respiratório superior e muitas outras doenças. As propriedades terapêuticas da planta são reconhecidas pela medicina oficial. Muitas empresas farmacêuticas fazem extratos e tinturas de genciana amarela.