Contente
- 1 A disposição do galinheiro começa com a disposição do espaço.
- 2 Fazemos nosso próprio arranjo interno do aviário
- 2.1 O que fazer nas paredes do aviário
- 2.2 Piso de aviário
- 2.3 Colocação correta de poleiros dentro da casa
- 2.4 Instalação de ninhos de frango
- 2.5 Comedouros e bebedouros para galinhas
- 2.6 Organizando uma área de banho dentro da casa
- 2.7 Caminhada na rede para aves perto do galinheiro
- 2.8 Ventilação da casa
- 2.9 Iluminação artificial e natural do aviário
- 3 Resultados
Muitos residentes de verão e proprietários de casas particulares mantêm galinhas em suas fazendas. Manter esses pássaros despretensiosos permite que você consiga ovos e carne frescos. Para manter as galinhas, os proprietários constroem um pequeno celeiro, e isso é limitado. Mas com esta abordagem, bons resultados não podem ser alcançados. Se o arranjo do galinheiro interno for mal feito, mesmo a raça mais produtiva de galinhas não terá um aumento rápido e uma boa produção de ovos.
A disposição do galinheiro começa com a disposição do espaço.
Não é necessário construir no campo um galpão para galinhas, se já houver dependências. Qualquer sala é adequada para um galinheiro, o principal é que ela deve estar devidamente equipada. O planejamento da casa começa com a determinação do número de galinhas. Permitido por 1 m2 área livre para conter no máximo 2-3 aves. E então, seu número ainda depende da raça, já que os indivíduos diferem em tamanho e hábitos. Ao equipar um aviário, você precisa decidir imediatamente em que época do ano as galinhas serão mantidas. Para a criação de aves no verão, um comum não isolado celeiro. Com a criação de galinhas durante todo o ano, toda a sala é isolada.
Durante o planejamento do espaço do galinheiro, é alocado espaço livre para caminhadas. As galinhas não podem viver apenas em um celeiro e precisam caminhar. A caminhada é feita a partir de uma malha de metal esticada sobre postes. Além disso, sua área deve ser cerca de 1,5 vez maior do que o próprio galpão. A altura da faixa de caminhada é de cerca de 2 m. Acima do aviário é coberto com uma rede para evitar que os predadores atinjam as galinhas. Parte da área de passeio deve ser coberta com um telhado. Aqui as galinhas poderão se esconder do sol e da chuva.
Fazemos nosso próprio arranjo interno do aviário
Agora tentaremos fornecer uma descrição detalhada, bem como uma foto do arranjo dentro do galinheiro com nossas próprias mãos, e começaremos com o próprio desenho do celeiro.
O que fazer nas paredes do aviário
Eles constroem um galpão para galinhas de qualquer material. Você pode usar tijolos, blocos ou pedra, mas para uma construção tão pesada, você precisará preencher uma base de faixa. Mais fácil, mais barato e mais quente as paredes do galinheiro serão de madeira. Este galinheiro será muito leve e pode ser instalado sobre uma base colunar.
Para construir um galinheiro de madeira, uma moldura é derrubada de uma barra e depois coberta com tábuas de madeira, aglomerado ou compensado. Se o aviário for projetado para a criação de galinhas durante todo o ano, as paredes devem ser isoladas. Lã mineral, argila com palha ou espuma são adequadas como isolamento térmico do galinheiro.
As paredes do galinheiro corretamente feitas devem ter janelas. Seu tamanho é calculado em relação ao piso aproximadamente 1:10. É importante calafetar cuidadosamente todas as rachaduras ao redor das aberturas das janelas do galinheiro para evitar correntes de ar.
Quando o galinheiro estiver totalmente pronto, as paredes são tratadas com uma solução de cal. Isso vai garantir a segurança da madeira, além de uma boa desinfecção.
Piso de aviário
Como é certo, melhor, e de que fazer o chão do galinheiro, é o próprio dono quem decide. O principal é que está quente.Em geral, se um galinheiro é construído sobre uma base de tira, o piso é geralmente feito de barro, argila ou concreto, embora não se esqueça de colocar impermeabilizantes de material de cobertura e isolamento térmico sob a mesa superior. Quando construção da moldura de um galinheiro de madeira o chão é arrancado das tábuas. Para o dispositivo de tal revestimento, primeiro, um piso áspero é derrubado de qualquer placa. Cascalho é colocado no topo para isolamento ao longo da altura do tronco. O piso final do aviário é feito de tábuas afiadas.
Os pisos feitos no aviário não são o fim do arranjo desta parte do celeiro. Agora as galinhas precisam derramar roupa de cama... Primeiro, o piso do galinheiro é ligeiramente triturado com cal e, em seguida, despeja-se serragem ou areia sobre uma camada de 5 cm. Você pode usar feno ou palha como cama para as galinhas, mas eles ficam molhados rapidamente e precisam ser substituídos a cada dois dias. No inverno, a turfa é adicionada à cama para isolamento, o que aumenta sua espessura.
Mesmo durante a construção das paredes, é aconselhável equipar o galinheiro próximo ao chão com uma portinhola que abre. Através desta janela, será conveniente jogar o lixo sujo para fora de casa.
Colocação correta de poleiros dentro da casa
Ao organizar um aviário por dentro, é importante fazer poleiros confortáveis, porque as galinhas passam a maior parte do dia neles. Os postes são feitos de uma barra com secção de 4x7 ou 5x6 cm. Os poleiros devem ser confortáveis para os frangos. Estacas muito grossas ou finas a ave não será capaz de agarrar com as patas, e isso causará sua instabilidade. Mesmo poleiros finos podem ceder sob o peso das galinhas, se todos eles não se empoleirarem neles.
Na confecção de postes para frangos, a madeira é tratada com uma plaina para que fique arredondada. Em seguida, as peças são lixadas com lixa. Os poleiros acabados devem ser lisos, sem saliências e rebarbas.
Quando equipamos poleiros em um aviário, sempre escolhemos seu local ideal. Os postes podem ser fixados horizontalmente ou verticalmente em forma de escada, e a aparência da estrutura nada tem a ver com isso. O primeiro tipo de local é considerado o mais conveniente para galinhas, mas esse poleiro ocupa muito espaço no galinheiro. O segundo tipo de arranjo é escolhido para casas muito pequenas. O poleiro vertical economiza espaço dentro do galinheiro, mas os pássaros sentem desconforto nele.
A instalação de poleiros em um aviário exige a determinação adequada do comprimento. Cerca de 30 cm de espaço livre são alocados nas varas para cada frango. Além disso, o comprimento dos poleiros é determinado pelo número de pássaros. Os postes são fixados a pelo menos 50 cm do chão. Ao colocar o poleiro para frangos na horizontal, a primeira vara é retirada da parede em 25 cm, as restantes são fixadas em incrementos de 35 cm.
Instalação de ninhos de frango
Durante a instalação dos ninhos, eles procuram escolher um lugar escuro e isolado, sem correntes de ar, dentro do galinheiro. Para que o frango se sinta confiante e deitado com calma, a estrutura deve ser estável. É importante que os ninhos sejam espaçosos. Para tal, são confeccionados com 40 cm de profundidade, a largura e a altura do ninho são de pelo menos 30 cm, no seu interior deve ser colocada uma cama de palha ou serradura. Você pode usar feno.
Os ninhos de galinha são geralmente feitos de madeira. Você pode fazê-los com tábuas ou derrubar uma moldura de uma barra e embainhar com madeira compensada. Os ninhos prontos podem ser obtidos em qualquer recipiente ou caixa de tamanho apropriado. Também vale a pena fornecer uma pequena escada em forma de escada. É instalado em cada ninho para que o frango possa entrar e sair livremente.
Em termos de quantidade, um ninho costuma ser suficiente para quatro camadas. Embora idealmente, por exemplo, para 20 galinhas, é desejável fornecer 10 locais para a postura dos ovos.
Comedouros e bebedouros para galinhas
Dentro do aviário equipado, também é importante fornecer comedouros e bebedouros adequadamente. Procure prestar atenção aos hábitos das galinhas no verão. Os pássaros estão constantemente cavando o solo em busca de alimento. Portanto, é melhor espalhar o grão no chão. As galinhas bicarão a comida mesmo debaixo da cama.
No inverno, é claro, muito alimento desaparecerá na grande espessura da cama e, com o tempo, começará a apodrecer. Nesse período, o galinheiro deve ser equipado com comedouros. Eles são comprados ou feitos por conta própria. Alimentadores de lojas com divisão superior de malha provaram seu valor. A galinha rasteja apenas com a cabeça para a popa e não consegue arrancá-la de lá. Com suas próprias mãos, os avicultores fazem comedouros para galinhas com materiais de sucata. Tubos de PVC para esgoto com cotovelos não são ruins para esses fins. Eles são fixados em várias peças uma ao lado da outra na parede. Um exemplo de tal alimentador é mostrado na foto.
Ao arrumar um galinheiro dentro com suas próprias mãos, é importante providenciar tigelas para beber. Os avicultores geralmente colocam uma panela velha ou recipiente semelhante para as galinhas. Você pode fazer isso, mas a água terá que ser trocada com freqüência. A desvantagem de tal bebedor é a entrada de fezes. A água rapidamente se torna poluída, depois do que se torna intragável.
É melhor instalar bebedouros próprios ou de garrafas plásticas dentro do galinheiro. Como no caso do comedouro, a cabeça do frango só atinge a água. A probabilidade de deixar cair fezes dentro do bebedor é mínima.
Organizando uma área de banho dentro da casa
Fazendo a arrumação interna do galinheiro, é necessário levar em consideração que os pássaros gostam muito de nadar. Debatendo-se na poeira, as galinhas limpam as penas. É possível organizar esses banhos dentro de casa no inverno. Para fazer isso, coloque uma gamela rasa ou outro recipiente livre, cheio até a metade com cinzas de madeira. O banho não é apenas um capricho de um pássaro. O corpo da galinha é picado por piolhos e outros parasitas. Debatendo-se nas cinzas, o pássaro não só limpa as penas, mas também se livra de visitantes indesejados.
Caminhada na rede para aves perto do galinheiro
Uma boa caminhada é importante não só para as galinhas, mas também para o próprio dono. Um pássaro andando no quintal bicará tudo o que cresce no jardim. Para fazer uma cerca simples, basta colocar 4–6 prateleiras para tubos de aço perto do galinheiro e, em seguida, cobrir as laterais e o topo com uma rede de metal. Eles atribuem uma caminhada pelo lado das portas de entrada do galinheiro. Aqui, eles também prendem um dossel para se proteger da chuva.
Ventilação da casa
A ventilação é necessária para a troca de ar dentro do galinheiro. A ventilação normal pode ser usada, mas no inverno a casa fica muito fria com as portas abertas. É ideal fazer um sistema de abastecimento e exaustão para um galinheiro doméstico com dois tubos de plástico. Os dutos de ar são descarregados pelo telhado da casa, conforme mostrado no diagrama. O tubo de exaustão é montado sob o teto, conduzindo-o acima da cumeeira. O duto de suprimento de ar é baixado até o piso do galinheiro, deixando uma lacuna de 20–30 cm. Um máximo de 40 cm se projeta acima do telhado do galinheiro.
Iluminação artificial e natural do aviário
Durante o dia, a gaiola é iluminada por luz natural que entra pelas janelas. No entanto, horas de luz do dia galinhas não o suficiente, e os frangos geralmente comem mesmo à noite. A instalação de iluminação artificial dentro do galpão ajudará a garantir o conforto das galinhas. Para isso, as lâmpadas fluorescentes, que emitem um brilho branco, são ideais. No inverno, você também pode aparafusar lâmpadas vermelhas potentes. Eles ajudarão a elevar a temperatura do ar dentro do galinheiro para uma marca positiva.
O vídeo fala sobre o arranjo interno do aviário:
Resultados
Então, vimos como equipar um galinheiro em casa. Se você seguir essas regras simples, poderá criar galinhas saudáveis que fornecerão ovos frescos a uma família.