Contente
A criação de galinhas e codornizes em gaiolas por ovo geralmente é feita em grandes fazendas. No entanto, agora essa tecnologia está se tornando gradualmente desejada em fazendas privadas. Os motivos podem ser muito diferentes: falta de espaço para manter um grande número de gado, um galpão para aves e porcos, etc. Essa tecnologia não é difícil para um comerciante particular dominar, mas para traduzi-la em realidade é preciso fazer gaiolas de frango camadas ou codornizes.
O lado positivo das gaiolas de frango
Existem muitas opiniões sobre o conteúdo da gaiola de pássaros por ovo. Com codornizes, tudo fica claro. Simplesmente não há outra maneira de manter um pássaro selvagem em casa. Por que a galinha deveria sofrer? Vamos dar uma olhada nos benefícios do conteúdo celular:
- a gaiola permite que você exerça controle sobre a galinha poedeira;
- o espaço fechado permite que você forneça condições ideais para a produção de ovos durante todo o ano;
- a gaiola protege a galinha dos predadores e também facilita o cuidado veterinário do rebanho;
- uma bateria pode ser construída a partir das gaiolas, o que permitirá que você mantenha muitas camadas em uma pequena área;
- economizando ração pelo fato de não ser comido por aves silvestres.
É com o conteúdo celular das poedeiras que se garante 100% de segurança dos ovos. No quintal, o pássaro encontra seu ninho em qualquer lugar isolado, onde muitas vezes uma pessoa não consegue chegar. Os ovos simplesmente permanecem para desaparecer em algum lugar sob uma pilha de lenha ou são comidos por outros animais.
No vídeo, o conteúdo celular das galinhas:
Por que uma vida fechada é ruim para as camadas
Em casa, construir gaiolas e povoar galinhas é fácil. Como um espaço fechado será avaliado pelas galinhas? Vejamos os aspectos negativos das gaiolas de frango:
- O espaço limitado oprime um pássaro em movimento. Estando imóvel, a galinha poedeira não desperdiça energia e, portanto, come menos. Economizar ração é uma vantagem, mas ocorrem distúrbios metabólicos, que afetam a diminuição da produção de ovos.
- Em um espaço fechado, a galinha poedeira não pode obter vitamina D do sol. Isso afeta a qualidade dos ovos. Com conteúdo celular, a gema perde sua cor rica, adquirindo um tom branco opaco.
- Na natureza, as galinhas bica a grama fresca, retira minhocas do chão, pega insetos, mas são privadas dessa oportunidade quando presas. O reembolso dos componentes minerais às galinhas ocorre devido aos aditivos artificiais, e isso já afeta o sabor dos ovos.
Se você gosta de comer apenas ovos de galinha caseiros, o conteúdo celular das camadas não funcionará para você. Quando não há outra escolha, você pode resolver o problema melhorando os cuidados com as aves. Em primeiro lugar, as camadas podem ser transplantadas para gaiolas para o inverno, proporcionando-lhes o máximo de espaço. Em segundo lugar, as verduras devem ser constantemente incluídas na dieta das galinhas e os vegetais devem ser dados no inverno. Um bom resultado é obtido ao dispor um piso sólido em uma gaiola com cama, embora cuidar de uma ave seja mais complicado.
O vídeo mostra uma bateria de gaiola para camadas:
Variedades de designs de gaiolas para camadas
Não é difícil fazer o desenho de uma gaiola para galinhas poedeiras com as próprias mãos. Um dos desenhos lembra uma caixa de malha retangular.Se desejado, eles podem ser conectados em várias camadas em uma bateria, conforme mostrado na foto.
Antes de prosseguir com a fabricação da estrutura, é necessário calcular corretamente o tamanho da gaiola para que a galinha se sinta confortável nela. É considerado normal se uma gaiola for habitada por sete camadas. Para tal número de aves, é feita uma estrutura de malha com comprimento de 60 cm, largura de 50 cm e altura de 45 cm. Com esses tamanhos de gaiolas para poedeiras, a área total do piso é de 3.000 cm2, e 428 cm cai em um pássaro2 área livre.
Qualquer projeto de gaiola prevê sua fabricação a partir de uma malha com pequenas células. Apenas a parede frontal deve ser feita de malha grossa para que a galinha poedeira possa alcançar a ração e água com sua cabeça. A única diferença significativa de design é o piso. É sólida e até mesmo para colocar forragem ou inclinada a partir de uma rede.
Gaiola de frango com cama
Ao fazer qualquer gaiola para galinhas poedeiras, primeiro é feita uma estrutura com suas próprias mãos. No entanto, ao organizar um piso sólido, você precisará revisar as dimensões. A largura e a profundidade da gaiola permanecem inalteradas, mas a altura é aumentada em 15 cm. Isso se deve ao fato de parte do espaço ser ocupada pelo piso, montado a partir de placas de 2 cm de espessura. Além disso, a espessura do lixo é adicionado a isso.
O procedimento para fazer uma gaiola para galinhas poedeiras é simples:
- Uma moldura retangular é montada a partir de um perfil de aço ou barra de madeira.
- As paredes laterais e o teto são costurados com uma malha de finas malhas. A parede frontal é fixada em dobradiças de malha com tamanho de malha de 50x100 mm.
- O chão é revestido com uma placa polida afiada.
O comedouro e o bebedouro são fixados na parede frontal para que todas as galinhas possam alcançá-los facilmente.
Gaiola de postura com piso inclinado e coletor de ovos
O mais conveniente para as galinhas poedeiras são as gaiolas com coletor de ovos, nas quais todo o segredo está na disposição inclinada do piso. Depois que a galinha bota o ovo, ele não rola no chão, mas rola suavemente na bandeja localizada fora da parede frontal. A conveniência deste projeto também reside no fato de que o piso de malha não requer limpeza e colocação de cama. As fezes caem através das células da malha diretamente no palete, de onde são periodicamente jogadas fora pelo avicultor.
A foto mostra uma gaiola de várias camadas com um coletor de ovos e um fundo inclinado. É esta opção que é conveniente para galinhas poedeiras domésticas. Uma estrutura de três ou quatro camadas pode ser construída em uma estrutura sólida. Ao fazer essa gaiola para galinhas poedeiras com suas próprias mãos, você pode usar uma barra de madeira com uma seção de 50x50 mm, um perfil de aço ou um canto. Um perfil galvanizado para drywall não é ruim, mas para a rigidez da estrutura, você terá que adicionar lintéis adicionais nas laterais e no piso.
Os requisitos para uma estrutura de várias camadas são os mesmos que para todas as gaiolas de postura:
- Chão duro. A rede deve ser feita de arame de 3 a 5 mm de espessura, só assim não se dobrará com o peso dos frangos.
- É aconselhável que as paredes laterais e o teto não sejam surdos. É ideal usar uma grade com um tamanho de malha de 25x50 mm.
- A parede frontal é formada por uma malha com células de 50x50 ou 50x100 mm. Em vez de uma malha, você pode fixar as hastes a uma distância de 50 mm.
A foto mostra o diagrama de uma célula. O resto em uma moldura comum é feito usando a mesma tecnologia.
Assim, com o quadro pronto para nós, procedemos à confecção da própria gaiola para as camadas:
- Primeiro, anexamos horizontalmente qualquer malha ao quadro. Este será o primeiro andar. No diagrama, é indicado no número 5. Esta rede irá segurar a bandeja sanitária. O segundo piso inclinado é feito de malha fina e está preso à estrutura em um ângulo de 8-9cerca de... No diagrama, é indicado no número 4. Cerca de 15 cm da malha do piso inclinado é liberada para além da parede frontal e a borda é dobrada.Agora você tem uma bandeja para coletar os ovos.
- Entre o primeiro e o segundo piso, deve ser mantida uma folga de pelo menos 12 cm, sendo necessária a inserção da palete. Quando o piso está pronto, as paredes e o teto são instalados a partir da malha. A parede frontal das hastes ou malha grossa é fixada com dobradiças para que possa ser aberta. No diagrama, a parede frontal é mostrada no nº 2.
- Neste ponto, a estrutura está quase pronta. Agora o bebedor está preso à parede frontal. No diagrama, é designado como # 1. Abaixo dos bebedouros, um comedouro é anexado. Ele é exibido em # 3.
Neste ponto, a gaiola com o coletor de ovos é considerada completa. Resta fazer um palete com as laterais de uma folha de metal e instalá-lo entre o primeiro e o segundo andares.
No vídeo, uma gaiola com sistema de remoção de lixo:
Características do dispositivo de gaiolas para codornas
Agora, muitos avicultores desejam criar codornas poedeiras em vez de galinhas. Essas aves carregam ovos pequenos, mas são muito mais saudáveis do que ovos de galinha. Casas gaiolas de codorna feito de qualquer material. São usados compensados, malhas de aço e até caixas de plástico para vegetais. Uma bandeja de coleta de ovos é instalada na frente da gaiola. As poedeiras têm mais espaço, mas as gaiolas para codornas deixadas para engorda têm altura limitada. Isso permite que as aves ganhem peso mais rápido e sua carne fique mais macia.
O tamanho do alojamento das codornizes é calculado com base no número de animais e na finalidade das aves. A foto mostra uma tabela da qual você pode obter esses dados.
Quanto ao fabrico de gaiolas para codornizes, praticamente não difere do desenho pretendido para as galinhas poedeiras, apenas o seu tamanho difere. Não consideraremos opções de invólucros feitos de caixas plásticas e outros materiais de sucata, mas simplesmente focaremos em uma estrutura com fundo inclinado e coletor de ovos. A foto mostra o desenho de uma tal gaiola, onde se pode ver que está disposta da mesma forma que as galinhas. O mesmo quadro serve de base. A gaiola pode ser usada como uma estrutura independente com pernas ou fixada em uma estrutura comum dobrando uma bateria de várias camadas.
Se desejar, uma gaiola sem moldura pode ser feita para codornas. Para fazer isso, um padrão é simplesmente construído na grade, após o qual uma caixa retangular é dobrada para fora dela.
A foto mostra um desenho segundo o qual você pode cortar uma gaiola sem moldura. Mas mesmo em tal projeto, você precisa se lembrar da necessidade de um palete e deixar um espaço para ele sob o piso inclinado.
No vídeo, uma gaiola de codorna:
Como você pode ver, é possível organizar alojamento para galinhas poedeiras em casa sem problemas. O principal é ter vontade e pelo menos um pequeno local onde possa instalar as células.