Contente
Independentemente do número de animais contidos, o galinheiro deve ser desinfetado periodicamente. Essa medida é necessária para eliminar e prevenir o crescimento de bactérias causadoras de doenças nas aves. A negligência com o saneamento ameaça a eclosão de uma epidemia. Em galinhas doentes, a produção de ovos diminui e o peso é perdido. Salmonella é uma doença muito séria. O pássaro põe ovos contaminados que são perigosos para os humanos comerem. Tratamento aviário com preparações especiais ajuda a evitar esse problema. A desinfecção de um galinheiro em casa é muito simples, e vamos conversar sobre isso agora.
Quando e quantas vezes você precisa desinfetar o galinheiro
Vamos definir imediatamente o que significa a palavra desinfecção. Essa medida inclui um certo número de medidas destinadas à destruição de bactérias patogênicas. No processo de atividade vital dos frangos dentro de casa, acumulam-se restos de comida, cama velha, fezes e penas. Com o tempo, eles começam a apodrecer, criando condições ideais para o desenvolvimento de microrganismos. A limpeza mecânica não é capaz de garantir a limpeza ideal do galinheiro, portanto, são necessários agentes especiais para o tratamento do local, cujo uso se entende pela palavra desinfecção.
O aviário é desinfetado uma vez a cada dois meses. Além disso, as instalações são limpas idealmente todos os anos. É tão equivocado que, para desinfetar o galinheiro, basta higienizar o local uma vez por ano. Na verdade, tais trabalhos serão em vão e não trarão resultados positivos. Qualquer que seja o tratamento da casa uma vez por ano, ainda existe a ameaça de um surto de doenças perigosas.
Três etapas importantes na reabilitação de um galinheiro
Independentemente de quais medicamentos e ações são utilizadas durante o saneamento, existe uma sequência estrita de ações. Eles devem ser observados se você deseja limpar 100% o galinheiro de microorganismos nocivos. A descontaminação doméstica envolve três etapas importantes:
- A limpeza e lavagem de um galinheiro envolvem ações mecânicas destinadas a remover a sujeira. Durante este procedimento, as galinhas são expulsas da sala.
- A terceira etapa é a própria desinfecção. Normalmente é realizado na presença de um pássaro, se forem utilizados medicamentos que não sejam capazes de fazer mal à saúde dos frangos.
Portanto, vamos examinar cada estágio da desinfecção do galinheiro separadamente e também descobrir como desinfetar o galinheiro em casa.
Etapa 1 - limpar a casa
Esta é a etapa mais simples, mas ao mesmo tempo muito importante na desinfecção do galinheiro. A limpeza refere-se à remoção mecânica de cama velha, fezes e outros detritos das galinhas. Uma grande mente não é necessária aqui, basta pegar raspadores, uma pá, uma vassoura e limpar a sujeira da sala.
Todo o galinheiro deve ser limpo, principalmente os poleiros, os ninhos e o chão. Os postes onde as galinhas se sentam podem ser escovados sobre o metal. Se as galinhas foram alimentadas com comedouros de madeira, elas devem ser completamente limpas de restos de comida. É importante levar em consideração que os desinfetantes são impotentes em uma área sem sujeira.Eles não vão enfrentar as bactérias e todo o trabalho será inútil.
Etapa 2 - limpeza da casa
Após a limpeza mecânica do galinheiro, ainda resta muita sujeira. Os excrementos são fortemente absorvidos pelos elementos de madeira da gaiola e devem ser lavados. Todo o interior da casa se enquadra nesta fase de beneficiamento. Com cuidado especial é preciso lavar as paredes, o chão, bem como os locais de permanência mais frequentes do frango, ou seja, o poleiro e o ninho.
O galinheiro é lavado com água morna com a adição de desinfetantes especialmente elaborados para esse fim.
Recorde-se que as preparações especialmente concebidas para a lavagem do galinheiro contêm substâncias desinfetantes. Freqüentemente, eles complementam os meios usados na terceira etapa da desinfecção - a desinfecção. Dos remédios populares durante a lavagem, é permitido adicionar vinagre de maçã à água, mantendo a proporção de 3: 2.
Etapa 3 - desinfecção
A terceira etapa é a principal na realização da desinfecção do galinheiro. Muitos avicultores acreditam que basta desinfetar o galinheiro com vinagre de maçã. Na verdade, esse remédio popular é mais adequado para lavar, e o vinagre é incapaz de matar os patógenos. O galinheiro ficará completamente limpo, mas não protegido do desenvolvimento de parasitas.
O desinfetante mais comum e eficaz, mas perigoso, para o tratamento de galinheiros é a formalina. O uso impróprio da solução pode prejudicar as galinhas. No entanto, a formalina é considerada o agente mais poderoso, capaz de matar todas as bactérias. A solução desinfetante é pulverizada por toda a casa sem a presença de galinhas. Você só precisa trabalhar com uma roupa de proteção e uma máscara de gás. O contato da formalina com a pele humana é prejudicial e ainda mais perigoso é sua penetração no trato respiratório. A substância tem um odor ruim e pronunciado. Em muitos países, o uso de formalina é proibido.
Todos os aviários e fazendas de gado no espaço pós-soviético foram tratados com água sanitária. O pó branco não é menos perigoso do que a formalina e também mata impiedosamente todas as bactérias. A substância tem um odor desagradável. Pode causar queimaduras se inalado. Durante a desinfecção, todo o galinheiro é tratado com alvejante e parte do pó também fica no chão. O fato é que a substância não é capaz de destruir todas as bactérias em um dia, e as galinhas terão que viver por algum tempo dentro de um celeiro com cloro.
Existem muitas receitas populares usadas para desinfetar um galinheiro. Um deles mistura cinco partes de ácido clorídrico com uma parte de manganês. O recipiente com a solução é deixado por 30 minutos dentro de um galinheiro vazio. Durante a reação das duas substâncias, são liberados vapores que matam microorganismos nocivos. Ao final da desinfecção, o aviário é ventilado, após o que os frangos podem ser lançados.
O iodo é freqüentemente usado em receitas tradicionais para desinfetar o aviário. Para preparar a solução, pegue 10 g da substância, acrescente 1,5 ml de água, mais 1 g de pó de alumínio. Esta proporção é projetada para 2 m3 galinheiro. As bactérias são mortas pela reação resultante. Durante a desinfecção, os frangos não podem ser expulsos do aviário, mas, ao final do tratamento, o ambiente está bem ventilado.
Os mais confiáveis e seguros são os preparados comprados em lojas para desinfetar galinheiros. Eles contêm um complexo de componentes que têm uma ampla gama de efeitos em vários microrganismos. Os medicamentos da loja são certificados. Depois de usá-los dentro do aviário, é garantido que nenhuma epidemia estourará por 2 a 3 meses. Uma dessas drogas é "Virocid". A solução é pulverizada sobre a casa na presença de galinhas.Não precisa ser lavado depois, pois a substância é totalmente inofensiva.
O vídeo mostra um exemplo de processamento de um aviário:
Purificação do ar - como um meio eficaz de desinfetar um galinheiro
Os micróbios vivem não apenas na superfície dos objetos, mas também no ar. Para se livrar deles, eles desinfetam o galinheiro com bombas de fumaça ou irrigação. Para maior eficiência, cada procedimento dura 3 dias e é realizado uma vez por mês.
Oferecemos para revisão vários métodos de purificação do ar, nos quais os frangos não podem ser expulsos do aviário:
- Os recipientes são colocados dentro do galinheiro. O número depende do tamanho da casa. Vinte partes de monocloreto de iodo e uma parte de fio de alumínio são colocadas em cada recipiente. A partir da reação que ocorre, a fumaça é liberada, limpando o ar dos parasitas. Por 1 m3 aviário requer 15 ml de iodo.
- Uma reação semelhante ocorre quando se mistura 20 g de água sanitária com 0,2 ml de terebintina. Esta relação é calculada para 1 m3 aviário.
- A preparação contendo iodo "Monclavit" faz um excelente trabalho de desinfecção do ar dentro do galinheiro. Requer 3 ml de substância por 1 m3 instalações.
- O preparado "Ecocid" na concentração de 0,5% é utilizado para irrigação, durante a qual se forma névoa dentro da casa. Para desinfecção, use 30 ml de solução por 1 m3 galinheiro.
- O medicamento "Dixam", produzido na forma de comprimido, tem uma boa ação contra o fungo. Depois que é aceso, o vapor contendo iodo é liberado, o que adicionalmente cura o pulmão doenças de frango... Um tablet é projetado para desinfecção de 200 m3 aviário.
- Os verificadores de iodo com o nome "Cliodeziv" provaram ser excelentes. Eles emitem fumaça desinfetante que é inofensiva para as galinhas.
Todas as preparações consideradas para a desinfecção do ar são utilizadas na presença de frangos, após o que é realizada uma ventilação completa do aviário.
Bombas de fumaça de enxofre para desinfecção
Agora, em muitas lojas, existem bombas de fumaça sulfúrica destinadas à desinfecção de instalações. O princípio de sua aplicação é simples: a embalagem é retirada da bomba de fumaça, o pavio é inserido e incendiado. A fumaça acre emitida mata todos os micróbios e até mesmo pequenos roedores. Um requisito importante é a vedação de 100% da sala, após o que ela deve ser totalmente ventilada. O cheiro completamente sulfuroso desaparece após uma semana.
Embora os avicultores gostem de usar bombas de enxofre baratas, elas são ineficazes para um galinheiro. O produto destina-se à desinfecção de caves e caves. A fumaça destrói fungos e insetos nocivos, mas não destrói agentes infecciosos.
O vídeo fala sobre a desinfecção do galinheiro:
Você pode desinfetar você mesmo um galinheiro doméstico ou ligar para os serviços apropriados. A melhor forma de agir é com o próprio dono. Ligar para especialistas custará pelo menos 2 mil rublos. Se você quer economizar dinheiro e fazer tudo sozinho, é melhor usar preparações compradas em lojas para desinfetar aviários. Muitos deles são vendidos em embalagens grandes e são baratos, portanto, duram para usos múltiplos.