Galinheiro pequeno com as próprias mãos

Um pequeno lote de terreno não permite o início de uma grande quinta composta por porcos, gansos e outros animais. Mas isso não significa que tudo seja tão desesperador. Se desejar, você pode montar um mini galinheiro com suas próprias mãos, projetado para 5-10 cabeças. Para frangos de corte, é pequeno, mas as camadas terão que cair na hora certa. Além disso, para obter ovos frescos, não é necessário manter um galo em um pequeno rebanho.

Características de design de um pequeno galinheiro

Ajuda bem os mini proprietários galinheiro no país, permitindo que várias camadas sejam mantidas no verão. Uma característica do projeto do aviário é o tamanho mínimo com a capacidade máxima da cabeça. O que isso significa, vamos descobrir agora. No verão, as galinhas vão para dentro de casa para passar a noite e correr. Eles passam o resto no aviário. Para conseguir um galinheiro para 5 galinhas, você precisará montar uma pequena casa de madeira com tábuas, mais o dobro da área de passagem da rede. Agora, digamos que o dono queira ter 10 galinhas, mas não há espaço suficiente para um aviário no local. Nesse caso, o passeio pode ser ampliado em detrimento do local onde fica o galinheiro, e a própria casa pode ser feita no segundo andar. Um exemplo de tal aviário é mostrado na foto.

Para instalar um mini galinheiro para 5 cabeças, você precisa encontrar um local que não seja soprado pelos ventos. O local deve ser parcialmente concebido e iluminado pelo sol. Uma colina é boa para um pequeno galinheiro, de onde você pode organizar o escoamento da água da chuva.

Agora vamos tratar da área desse galinheiro. De acordo com os padrões existentes para 1 m2 é permitido colocar 2-3 galinhas. Isso significa que a área mínima de uma casa para 5 cabeças deve ser de 2 m2e distância a pé - 4 m2... Para 10 galinhas, você terá que construir uma casa com um aviário duas vezes maior.

Conselho! Se a área da casa de veraneio permite a instalação de um aviário para 10 cabeças, é melhor dar preferência a tal projeto. Você pode manter menos cabeças em tal galinheiro. Mas quando precisar de mais galinhas, você sempre terá muito espaço livre.

Quanto às dimensões do aviário, o aviário com área de 2 m2 feito no tamanho 1x2 ou 1,5x1,5 M. Para dez frangos, essas dimensões são duplicadas.

Em que consiste um galinheiro para 5-10 cabeças?

Se você decidir construir um pequeno aviário no campo, é melhor torná-lo portátil. Claro, um galinheiro para dez cabeças é mais difícil de carregar do que uma casa para cinco galinhas, mas se quiser, você pode fazer isso. O aviário móvel é conveniente porque pode sempre ser movido para o lugar certo. Digamos que haja um gramado atrás da casa no campo. As galinhas roeram toda a grama do aviário em 2-3 dias. O galinheiro só precisa ser movido alguns metros para o lado, e a grama fresca cresce novamente dentro do recinto. A foto mostra um diagrama de tal aviário. De acordo com ele, agora determinaremos em que consiste um pequeno galinheiro.

A base do galinheiro portátil é uma estrutura de madeira. À esquerda, uma pequena casa está fixada no segundo andar. O espaço livre embaixo da casa e na lateral é reservado para o aviário. As paredes laterais da passarela são cobertas por uma tela de aço. Não há piso dentro do recinto, o que permite às galinhas se aquecerem e bicarem a grama. Acima do aviário, junto com o aviário, é coberto com um telhado impermeável. Essa solução de design bem-sucedida permite que as galinhas saiam na chuva.

Agora vamos ver em que consiste um pequeno galinheiro por dentro. Portanto, há um palete embaixo da casa.Evita que os excrementos caiam no compartimento ao limpar o poleiro. Uma caixa com dois compartimentos, que funcionam como ninhos, é fixada na lateral da casa. O aviário e o andar estão equipados com portas. Para facilitar a saída do frango do aviário para o aviário, uma pequena escada é instalada sob a saída.

Conselho! Para facilitar a movimentação do aviário pelo território da cabana, pode ser equipado com rodas. Isso é especialmente conveniente para um galinheiro projetado para dez cabeças.

A sequência do trabalho na fabricação de um pequeno galinheiro

Agora vamos descobrir como construir um pequeno aviário. Para maior clareza, apresentaremos a ordem de trabalho nas fotografias. Já combinamos as dimensões, portanto, antes de iniciar a construção, você precisa decidir quantas galinhas você pode manter em sua casa de verão.

Fazendo desenhos

Antes de iniciar a construção de um galinheiro, é necessário preparar desenhos. A foto mostra um exemplo de diagrama com um aviário anexado à lateral da casa, e a própria casa está no chão. As dimensões para este desenho devem ser calculadas individualmente, de acordo com o número estimado de frangos.

Um passeio para cinco frangos pode ser feito nas dimensões de 2x2 ou 1,5x2 m. Se houver espaço livre extra no país, um grande aviário é anexado ao aviário fixo. Isso só vai beneficiar as galinhas. Há uma saída da casa para o aviário. Além disso, é aconselhável dispor o galinheiro de forma que a porta fique do lado sul.

Caminhar por um mini galinheiro não precisa ser retangular. Para simplificar a tarefa e economizar material, o diagrama de um recinto triangular no formato de uma casa apresentado na foto vai ajudar.

O vídeo mostra um galinheiro para 6-8 camadas:

Fazendo a fundação e o piso de um pequeno aviário

Deve-se notar imediatamente que não é necessária uma base para um galinheiro portátil. A base foi construída apenas para um aviário fixo. Mesmo que sua cabana de verão seja projetada para 10 galinhas, você não deve colocar uma base de concreto sob ela. A casa de madeira é leve e a base colunar é a base ideal.

Conselho! Para um pequeno galinheiro, uma fundação colunar é benéfica no sentido de que uma parte do aviário é fornecida sob a casa.

Para fazer uma fundação colunar, são cavados buracos de 70 cm de profundidade ao longo do contorno do futuro galinheiro. Uma almofada de areia com cascalho de 10 cm de espessura é colocada no fundo. As colunas são feitas de qualquer material à mão. Alvenaria em dois tijolos é adequada, você pode usar blocos de concreto ou simplesmente pilares monolíticos despejados de concreto. Se houver pedaços de aço ou tubos de amianto com 10-15 cm de espessura espalhados pelo país, você também pode fazer postes com eles. Os tubos são simplesmente instalados nos poços, após o que são despejados com concreto.

Todos os pilares devem se projetar pelo menos 20 cm do solo e estar localizados no mesmo nível. Se houver aviário sob a casa, então a altura dos pilares é aumentada para 60 cm. Algumas folhas de material de cobertura são colocadas entre a fundação e a estrutura de madeira do galinheiro para impermeabilização.

Conselho! Se na construção do galinheiro a estrutura inferior desempenha o papel de pernas, então você pode fazer sem uma base. O aviário é simplesmente instalado em um local sólido e nivelado, colocando-se uma lâmina de impermeabilizante sob ele.

O chão é colocado apenas dentro da casa. Que a terra seja melhor no aviário As galinhas adoram remar e nadar na poeira. Um pequeno galinheiro é feito de madeira, por isso é melhor colocar o chão com tábuas. A melhor opção para uma casa pequena é o design de paletes. Para fazer isso, o chão é derrubado das tábuas de dentro da casa. Uma palete com aros de chapa de aço inoxidável é instalada na parte superior. Acima do palete, um piso de acabamento é feito de malha fina de aço inoxidável. Os excrementos de frango cairão pelas ranhuras do tabuleiro, de onde o proprietário poderá deitar fora facilmente.

Paredes e telhado de um pequeno galinheiro

Assim, chegamos à etapa mais importante na construção de um galinheiro - a fabricação de paredes e de um telhado. Vamos dar uma olhada passo a passo em como fazer cada parte do design:

  • A construção de um pequeno aviário inicia-se com a confecção de uma estrutura.É derrubado de uma barra com seção de 10x10 cm. Primeiramente, é montada a estrutura inferior do aviário. Racks verticais são colocados a partir dele, após o que a cintagem superior é realizada.
  • Quando a moldura retangular do galinheiro estiver pronta, prossiga para a instalação de racks e jumpers adicionais. Formam janelas, portas e o piso da casa se esta for elevada. Ou seja, em uma casa no solo, o piso de tábuas pode ser preenchido diretamente na estrutura inferior. Se uma parte do aviário estiver localizada sob a casa, os jumpers para o piso são fixados nas prateleiras a uma altura de cerca de 60 cm da estrutura inferior.
  • A moldura do galinheiro acabada é revestida por dentro com compensado ou outro material semelhante. Do lado de fora, no aviário, as celas foram feitas de uma barra entre as prateleiras. Qualquer isolamento deve ser colocado aqui. Pode-se usar isopor ou lã de rocha e, para evitar que o isolamento seja mastigado por ratos do campo, feche-o em ambos os lados com uma malha de aço de malha fina.
  • Na parede do aviário, que passa por dentro do aviário, é feito um buraco com uma serra elétrica. Sob ele, os ganchos são feitos de ganchos para uma escada removível, que é feita de uma tábua de 30 cm de largura com ripas recheadas.
  • Em uma das paredes laterais do galinheiro, mais uma porta está disposta. É necessário para limpar o interior do galpão, além de alimentar e despejar água nas galinhas.
  • Duas janelas redondas são cortadas na parede posterior do galinheiro. Esses serão os buracos do ninho. Uma caixa removível com uma partição é fixada na mesma parede. Ele desempenha o papel de dois ninhos. Uma tampa articulada é fixada na parte superior da caixa com dobradiças. Este projeto é necessário para fácil coleta de ovos e cama.
  • A caminhada pode ser feita separada do galinheiro ou sólida em uma estrutura. A segunda opção é mais fácil porque toda a casa ficará sob o mesmo teto. Neste caso, uma parte da estrutura do galinheiro com grades, deixada sob o aviário, é coberta com uma tela de aço. Se a caminhada for feita separadamente da casa, primeiro a estrutura é derrubada, assim como foi feito para o aviário. Em seguida, o esqueleto é coberto com uma malha e um telhado separado é instalado no topo. Para qualquer tipo de aviário, são fornecidas portas de entrada para servir frangos.

O fim da construção de um pequeno galinheiro é a instalação de um telhado. Pode ser em empena ou inclinada. As inclinações são fornecidas na direção oposta às portas para que não sejam inundadas com água da chuva. Prenda o telhado ao trilho da estrutura superior. A cobertura do telhado é escolhida leve. Um telhado macio é o ideal. Ele não choca com a queda de gotas de chuva ou granizo, como pode ser observado em um telhado de metal. O ruído excessivo irrita as galinhas.

Conselho! Acima do aviário, parte do telhado pode ser deixada coberta com uma rede. Isso permitirá que as galinhas aproveitem o sol. O isolamento térmico também deve ser colocado sob o telhado da casa.

Arranjo interno de um pequeno galinheiro

Há muito pouco espaço dentro de um pequeno galinheiro, portanto, deve ser equipado de forma compacta:

  • Vamos começar com os poleiros. Um frango precisa de 30 cm de espaço livre no mastro. Para que cinco frangos se sintam à vontade, o comprimento total do poleiro pode ser aumentado até 3 m. Os postes são feitos de madeira com 5–6 cm de espessura, cantos arredondados com um plano. Há pouco espaço para um poleiro horizontal dentro de uma pequena casa. É melhor instalá-lo na vertical, mas com uma inclinação para que os excrementos das galinhas da fileira superior não caiam sobre as aves sentadas na fileira inferior. O ideal é manter uma distância de 35 cm entre os postes, sendo que o primeiro deve ser retirado da parede em 25 cm.
  • Em uma das paredes laterais do aviário, um comedouro com lintel ou rede é colocado. Isso evitará que as galinhas espalhem a ração. Um bebedouro é colocado na outra parede do galinheiro. É melhor usar uma estrutura de mamilo para que o interior da casa esteja sempre seco.
  • Comedouros e bebedouros adicionais são colocados dentro do recinto. Aqui também está instalada uma bacia com cinzas e areia para dar banho aos frangos.
  • Do lado de fora do galinheiro, a fiação é colocada ao longo da parede em caixas. Apenas a ponta do fio vai para dentro da casa, que é conectada a uma luminária do tipo fechado.

A ventilação em uma casa pequena é mais fácil de fazer através de uma janela. Se desejar, você pode conduzir dois canos através do telhado. O duto de exaustão acima do telhado é conduzido acima do tubo de alimentação. No interior do galinheiro, a borda da chaminé fica sob o teto, e o duto de ar fornecido é rebaixado até o chão não atingindo 20 cm.

Um exemplo de esquema de ventilação de suprimento e exaustão é mostrado na foto. Para evitar que a precipitação entre no galinheiro através dos dutos de ar, os tubos são equipados com tampas de proteção.

No vídeo, o agricultor fala sobre um pequeno galinheiro com uma caminhada:

Conclusão

Os pequenos galinheiros, embora isolados, ainda se destinam à criação de galinhas no verão. No inverno, é melhor levar esse aviário para um galpão grande ou equipar um aquecedor elétrico dentro do aviário.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção