Contente
interno dispositivo de galinheiro afeta diretamente a saúde e a produtividade da ave, portanto, o interior dos aposentos das aves, poleiros no galinheiro e ninhos para galinhas - as poedeiras devem ser antes de tudo convenientes para os habitantes, para só então serem lindamente decoradas ou práticas na limpeza .
Por que é tão importante escolher a opção de poleiro certa?
Apesar de muitos contos diferentes sobre a proximidade e primitividade do frango, na verdade, o pássaro se distingue por um talento muito sutil, observação, medo e inteligência. Qualquer coisa que assuste ou preocupe, mais cedo ou mais tarde, afetará a produtividade e a saúde. Portanto, procuram construir o ambiente interno e os ninhos com as próprias mãos, observando pelo menos três condições:
- A sala deve estar livre de odores estranhos, muita luz ou outros irritantes. Se eles pararem de remover as fezes do galinheiro, as galinhas imediatamente começam a ficar doentes;
- No interior do galinheiro, é necessário fazer um fluxo normal de ar fresco, mas deve haver áreas quentes e ensolaradas e separadamente áreas frias com sombra;
- A localização do poleiro e dos ninhos para galinhas dentro de casa é escolhida de forma que todos que entraram no galinheiro se movam apenas ao longo dos locais de descanso ou dos ninhos.
O pássaro percebe qualquer movimento "para a frente" ou ao longo da distância mais curta até o local de repouso como um ataque e está pronto na primeira oportunidade para escapar ou mudar sua posição. Portanto, os ninhos no galinheiro devem ser fechados o máximo possível e removidos da porta da frente e da luz direta do sol, tanto quanto possível.
Uma exceção podem ser os animais jovens adultos, que, devido ao seu caráter curioso, podem ignorar o medo de uma invasão do seu território. Essas aves não precisam de varas para empoleirar-se, podem passar a noite em qualquer lugar e de qualquer maneira.
Como fazer poleiros e ninhos realmente confortáveis
Depois de construir um galinheiro, a primeira coisa que você precisa fazer é dividir o território interno da sala em vários setores:
- Área de alimentação e bebida;
- Metade das instalações é destinada à arrumação do poleiro e local para pernoite;
- Pelo menos um quarto é dado para ninhos para camadas;
- Uma unidade separada e isolada é reservada para aves doentes e em quarentena.
O tamanho de cada compartimento do galinheiro é determinado em função da população total e do número de poedeiras. Em um galinheiro bem construído, a ave praticamente não adoece. Um ninho geralmente é compartilhado por dois ou três pássaros. Com o arranjo dos poleiros, a situação fica mais complicada, já que em uma sociedade de galinhas, como em qualquer rebanho, há uma divisão em grupos, na maioria das vezes por idade.
Arranjo de poleiro para galinhas
O poleiro consiste em várias ripas ou postes horizontais, fixados em paredes, suportes ou simplesmente encaixados em uma estrutura de quadro usando pregos comuns. Mais recentemente, começaram a ser utilizados poleiros de treliça ou malha fixados em caixas de madeira para coleta de excrementos, foto.
É difícil avaliar o quão convenientes as persianas são para descansar, mas o fato de que a rede não é a construção mais confortável para patas de frango é óbvio.
A melhor opção para arranjar um local de dormir e descansar para um frango serão postes comuns de 4-6 cm de diâmetro, não necessariamente regulares e lisos, o mais importante - fortes e com madeira macia. Nos galinheiros da aldeia, com raras exceções, uma corvina comum de pinho, nogueira ou árvores frutíferas é usada para equipar o poleiro.Ninguém usa blocos de madeira comerciais, mesmo depois que a superfície é arredondada, o aperto da pata do frango permanece desconfortável.
Os postes do poleiro devem ser longos o suficiente, no mínimo 1,5-2 m, e fortes, para suportar o peso de pelo menos 10 frangos, com peso total de até 35 kg. Além disso, um poste devidamente protegido não deve “brincar” ou girar. O poleiro é coletado de três a quatro níveis, o inferior é o mais próximo do corredor e é instalado a uma altura de 35-40 cm acima do chão. A segunda e terceira filas são aumentadas 30-35 cm.
Para galinhas poedeiras, você pode instalar alguns trilhos adicionais com suas próprias mãos, tornando mais fácil para as aves jovens e idosas pularem e se moverem ao longo do poleiro. Para frangos pesados e preguiçosos, é imperativo fazer uma escada, e os próprios postes são abaixados em 15-20 cm. O desenho do poleiro no galinheiro deve ser feito de modo que os frangos em repouso não obstruam a abordagem dos ninhos e locais de alimentação.
A forma de fazer poleiros no galinheiro, sua altura e tamanho, geralmente são escolhidos com base no número de aves para que não haja esmagamento na hora da alimentação. A altura dos tetos no galinheiro depende da altura do poleiro, normalmente eles tentam garantir que pelo menos 70 cm permaneçam do teto ao poste superior.
Devido à espessa cobertura de penas, a ave sempre tem problemas com transferência de calor e autorregulação. Economiza apenas uma pequena corrente de ar que sopra pela sala do galinheiro. Portanto, na parede oposta à entrada do galinheiro, é necessário fazer com as próprias mãos uma janela de ventilação gradeada, medindo 15x20 cm.
O respiradouro deve ser posicionado de forma que a linha reta entre a entrada do galinheiro e o respiradouro fique sob o poleiro. Nesse caso, o fluxo de ar que entra permitirá que as aves sobrevivam ao calor do verão na altura do poleiro, sem cavar buracos no solo. Além disso, a localização ideal dos poleiros em relação à entrada seca bem a sala com um jato de ar e remove odores estranhos.
A porta de entrada do galinheiro deve ser dobrada. Uma moldura com metade do tamanho da folha da porta é adicionalmente pendurada com as próprias mãos no caixilho de tábua usual. A faixa pode ser feita com as próprias mãos a partir de uma grade normal e apertada com uma malha de metal.
Para simplificar a limpeza do galinheiro, uma bandeja de plástico ou lata pode ser instalada sob o poleiro para coletar o esterco. A vedação é melhor feita de chapa ondulada galvanizada com uma altura de onda de 15 mm. Os lados da palete em três lados podem ser dobrados e reforçados com as suas próprias mãos usando uma ripa de madeira para que a folha não dobre durante a limpeza e transporte. Após a limpeza, a superfície limpa é coberta com uma fina camada de areia e argila.
Na entrada do galinheiro, ao lado do poleiro, colocam um comedouro e bebedouros. Para 5 frangos, um comedouro e dois bebedouros são suficientes, para um número maior de aves é necessário fazer dois locais de alimentação, localizados 100-150 cm um do outro. Além do alimentador de grãos, você pode fazer uma bandeja adicional para a massa da planta, topos, grama cortada e separadamente fazer um cinzeiro ao lado do poleiro - uma grande calha com cinza ralada e areia.
Um atributo obrigatório de um bom galinheiro é a janela. O pássaro precisa da luz do sol como do ar, então seria correto colocar a abertura da janela diretamente em frente ao poleiro, de modo que ao meio-dia o sol máximo penetre no galinheiro.
Ninhos de postura para galinhas
Antes de fazer os ninhos, você precisa encontrar o melhor local para instalá-los. Normalmente, uma fileira de vários ninhos é movida para o lado oposto do poleiro. Assim, os pássaros que entram no galinheiro podem igualmente ir livremente aos ninhos ou ao poleiro.
Além disso, você precisará fazer várias versões do ninho para galinhas e determinar qual delas é mais popular entre as aves. Por mais estranho que pareça, mas bonito, construído de acordo com as recomendações dos avicultores ou comprado ninhos prontos, os frangos podem ser ignorados.Portanto, ao colocar um galinheiro, é necessário fazer várias opções de ninho para galinhas, e o próprio pássaro vai decidir qual é o melhor, bastando então copiar a opção que você mais gosta. Se isso não for feito, haverá muito poucos ovos nos ninhos estabelecidos para as galinhas, e a maioria dos ovos das galinhas será colocada nos locais mais inadequados.
Às vezes, os avicultores afirmam que a causa desse fenômeno são parasitas, odores fortes ou alguns fatores desconhecidos, incluindo a proximidade do poleiro. É claro que todos os ninhos para galinhas devem ser tornados o mais acessíveis possível, a cama deve ser limpa periodicamente e renovada com grama e palha cuidadosamente secas.
Os designs dos ninhos para galinhas podem ser muito diferentes. A maneira mais fácil é fazer um ninho em forma de caixa aberta com tábuas laterais de 20 cm de altura e frente de 5-7 cm, sem teto. A principal condição é que o ninho fique longe do poleiro, localizado a uma altura baixa e sem contato com outros ninhos. Isso tornará o processo de postura dos ovos o mais seguro possível.
Às vezes, eles tentam fazer ninhos em forma de caixa grande, com um telhado e uma entrada central, semelhante a uma casa de passarinho. Mesmo para o inverno, esta não é a melhor opção de ninho. É melhor fazer um ninho quente na forma de uma caixa longa, separada por divisórias. A localização relativamente próxima permitirá que as galinhas se aqueçam mais rapidamente e a presença de divisórias evitará que os ovos postos sejam danificados. A caixa com ninhos pode ser portátil para que, se necessário, carregue e instale mais perto do aquecedor.
Além disso, o ninho deve ser feito de forma que a luz do sol que entra no galinheiro não incida sobre as poedeiras, caso contrário a ave, "lacrada" na caixa, pode receber uma insolação. A galinha é muito curiosa por natureza, por isso é importante deixar o espaço ao redor das galinhas o mais livre possível para que a ave possa ver a entrada do galinheiro e os mastros. Tendo a oportunidade de observar o comportamento dos congêneres, o frango se acalma rapidamente.
Conclusão
Muitas nuances e detalhes de arranjar um galinheiro, poleiro e ninhos se tornam claros somente depois de uma dúzia de anos de criação de um pássaro. A experiência adquirida permite tornar a vida de um frango mais tranquila e satisfatória, que sempre acaba se multiplicando em ovos e carne. Os problemas surgem com mais frequência quando de 5 a 10 galinhas passam a manter uma tribo de 50 a 100 cabeças. E mesmo com essas quantidades, você pode fazer um galinheiro e um poleiro normais se entender o comportamento e as reações do pássaro corretamente.