Contente
Os agricultores novatos enfrentam muitos desafios na criação de gado e galinhas. As dificuldades estão associadas não apenas ao cuidado dos animais, mas também à construção de um local para sua guarda.
Em galinheiros para criação de aves, é muito importante criar um regime de temperatura confortável. Todo o frio da sala vai para o chão, por isso é necessário construir um piso de alta qualidade na sala. Caloroso chão do galinheiro protege as galinhas de doenças e promove um curso confortável de seu ciclo de vida. Se as temperaturas da laje forem muito baixas, as galinhas adoecem ou a produção de ovos cai.
Dicas para escolher lajes de piso
Um dos critérios mais importantes para pisos é a escolha de bons materiais. Há uma grande variedade de lajes, o tipo a ser escolhido depende do tipo de galinheiro e dos fundos que você planeja gastar no trabalho. Na maioria das vezes, os seguintes tipos de pisos são usados em edifícios para galinhas:
- de madeira;
- concreto;
- terreno.
Todas as lajes acima diferem não apenas na estrutura, mas também no preço e, mais importante, nos custos de mão de obra. Se para um piso de concreto demorar mais de um dia, ou mesmo semanas, um de barro pode ser feito em um dia. Qual é o melhor sexo, cada criador decide por si mesmo, com base no custo e nas necessidades.
Chão de terra
Freqüentemente, em aviários, a sobreposição de terra usual é deixada, depositada por feno ou aparas de madeira. No entanto, esses pisos em um galinheiro esfriam muito rapidamente, especialmente em condições de congelamento e a uma temperatura baixa estável. A principal desvantagem de tal revestimento de piso é a criação de um ambiente insalubre. Parasitas e doenças penetram muito rapidamente no chão de terra, infectando galinhas por meio de vermes ou do próprio solo.
Devido à falta de uma camada dura à menor entrada de umidade, o piso do lote para frangos ficará coberto de sujeira. Poças de lama rapidamente se formam na laje de chão de terra. Portanto, se você escolheu este tipo específico de revestimento, é melhor fazer a camada superior de argila. Das vantagens de um piso de barro em um galinheiro, apenas uma alta velocidade de postura e baixo custo podem ser distinguidos. Se sua área tem invernos muito rigorosos, é melhor pular esse tipo de sobreposição.
Mesa de concreto
Verter o piso de concreto no galinheiro exigirá equipamentos especiais. A disposição desse revestimento pode levar de 1 a 5 dias, dependendo da área da sala e do equipamento envolvido. No entanto, esses custos de mão de obra são totalmente justificados pela alta resistência e qualidade da mesa. Vírus ou parasitas não conseguem penetrar no piso de concreto.
As desvantagens dos pisos deste tipo são as baixas temperaturas, principalmente no inverno, e no galinheiro o piso deve estar sempre aquecido. Portanto, para uma vida confortável de galinhas e gado, é necessário um revestimento adicional com materiais de acabamento. Essas medidas tornarão o piso de um celeiro ou galinheiro o mais quente e durável possível.
O piso de concreto é resistente não só à umidade, mas também a ambientes agressivos, incluindo ácidos. Com o tempo, a mesa não se deteriora nem desmorona. A vida útil média de tais tetos é de 15 anos ou mais. E se você reforçar o piso com selantes penetrantes, ele vai durar ainda mais.
Chão de madeira
É a madeira considerada o material ideal para o piso de um galinheiro. Esse piso pode ser feito com suas próprias mãos em um galinheiro e em um rebanho para gado. O piso de madeira mantém a temperatura muito bem e permanece quente o tempo todo.Não requer piso de resíduos de madeira ou palha, porque a matriz em si é absolutamente segura. No entanto, esse piso deve ser tratado contra podridão e bactérias. As impregnações desse tipo são seguras para humanos e animais. Além das impregnações acima descritas, recomenda-se tratar o piso com retardadores de fogo.
A cal é um dos agentes antibacterianos mais baratos para o tratamento de pisos de madeira. Como medidas adicionais de aquecimento, recomenda-se a confecção de pisos decorativos em toras no galinheiro.
Muitos criadores usam esteira de palha no piso de madeira. Cada criador decide por si mesmo como fazer o piso. Depende não só do tipo de piso, mas também da disponibilidade do material. Em algumas regiões, a palha é muito mais fácil de obter do que serragem ou musgo.
Instalação de piso faça você mesmo
A opção de sobreposição mais simples que você mesmo pode fazer é a de madeira. Para que as toras do chão não apodreçam nos primeiros anos de funcionamento do galinheiro, é necessário preparar uma base para elas. Para edifícios pequenos como um galinheiro, uma base leve é o suficiente. Na maioria das vezes, os seguintes tipos de fundações são montados para tais fins:
- colunar;
- pilha;
- fita rasa.
Dentre os três tipos de fundações listados acima, é recomendável construir uma colunar. Sua instalação é mais rápida e econômica do que em faixa, e sua vida útil é mais longa do que a de uma fundação colunar. Uma fundação de faixa é criada se for necessário reduzir a carga das estruturas de suporte do edifício na fundação. O galinheiro é leve, então o uso de tal base é injustificado. Além disso, a fundação colunar regula a diferença de temperatura, protegendo o interior da gaiola do resfriamento. A base dos pilares é de concreto ou chapa metálica.
Materiais de construção
Depois de decidir o tipo de fundação, você precisa comprar materiais para construção. A lista mínima de ferramentas e matérias-primas para a construção de uma fundação colunar inclui:
- tábuas de assoalho de madeira (o material é adquirido com uma margem);
- barras;
- fechos e um martelo (se forem usados parafusos auto-roscantes, será necessária uma chave de fenda);
- argamassa de cimento;
- martelo e tijolos.
Montagem da fundação e piso
Quando as impregnações de madeira forem absorvidas e todas as ferramentas estiverem prontas, pode-se começar a construir o piso do galinheiro. As instruções para erguer um piso com base incluem as seguintes etapas:
- Em primeiro lugar, os pilares da fundação são erguidos. Para tal, utilizam tijolos, a partir dos quais se montam pilares-pedestais com 25-30 cm de altura.O degrau entre cada pedestal é de 40-50 cm. Se já houver uma fundação no local, começam imediatamente a colocar a tora.
- Quando a solução dos pedestais secar, você pode montar as toras. Eles podem ser comprados prontos ou cortados. Lembre-se de que as tábuas são colocadas em declive. No futuro, esse piso será fácil de limpar de sujeira.
- O isolamento adicional para o galinheiro pode ser fornecido colocando um espaço entre os troncos com isolamento. Não importa em que consiste o isolamento, o principal é a alta segurança e o respeito ao meio ambiente do material. Este procedimento é opcional, mas se sua região tem temperaturas muito baixas no inverno, é melhor cobrir com isolamento.
- Em seguida, as placas são colocadas perpendicularmente às defasagens. O comprimento ideal da placa é 2 vezes menor que o comprimento da tora.
- As placas são fixadas às vigas com pregos ou parafusos auto-roscantes. O passo entre os fechos é de 30-40 cm.
- É importante que as placas se ajustem perfeitamente às toras e umas às outras. Se você estiver fazendo um piso com declive, certifique-se de que ele seja uniforme em todas as áreas da sobreposição do piso.
- Após a instalação, cubra o chão com cal ou outro anti-séptico. Além de sua função antibacteriana, a cal protege a madeira da destruição prematura e danos mecânicos.
- Um isolamento adicional e uma espécie de travesseiro no galinheiro é uma cama de serragem ou palha. O segundo material é preferível, pois não prejudica o corpo da ave.
- Alguns criadores usam musgo como cama. Se o material estiver disponível para você, você pode usá-lo. No entanto, lembre-se de que a camada precisa ser substituída a cada poucas semanas.
- A camada do pavimento nas placas é de 8 a 20 cm. Não coloque muito material, caso contrário, irá aderir rapidamente.
O dispositivo de tal piso em um galinheiro está disponível para um maior número de criadores. O design foi testado por muitos profissionais e agricultores simples. Lembre-se de que o piso precisa de manutenção. Dependendo do número de frangos e do tamanho do galinheiro, a cama é trocada a cada mês ou dois. O período pode ser mais curto se houver muitas aves no galinheiro.
Conclusão
Um piso de madeira é mais quente do que um piso de terra e, o mais importante, é mais confortável. Em um galinheiro com tal piso, as galinhas permanecerão saudáveis e produzirão ovos e carne de qualidade.