Contente
Para manter a horta no país, você definitivamente precisa de um celeiro. Na despensa, são armazenadas ferramentas e outras coisas que são inadequadas na casa. Não é tão difícil construir com as próprias mãos um galpão para residência de verão, mesmo sendo esta a primeira experiência de construção. O principal é ter aspiração, e tentaremos descrever detalhadamente todas as etapas da construção.
O que é mais fácil de construir um celeiro
A maneira mais fácil é instalar um galpão em um terreno de jardim usando a tecnologia de moldura. Essas estruturas pré-fabricadas são fáceis de montar sozinhas. A moldura é a base do celeiro. Normalmente é montado a partir de uma barra, mas um tubo ou perfil de metal também é adequado.
Se desejar, uma estrutura de metal pronta para uma unidade de utilidades pode ser encomendada na fábrica. Em casa, você só terá que montar a estrutura sozinho usando hardware. Você pode instalar um galpão pré-fabricado em 2-3 dias.
Ao construir blocos utilitários de estrutura, não é necessário preencher uma fundação reforçada. Esses edifícios são muito leves. Uma base colunar simples é suficiente para eles. Se a construção de um galpão para residência de verão ocorrer em solo complexo, blocos de concreto armado são usados ou fita de concreto é derramada. Sobre essa base, você pode até colocar galpões de tijolos ou um prédio de blocos.
Anteriormente, muitos residentes de verão construíram um hozblok de estrutura sem uma fundação. Você pode fazer isso, mas com a condição de que o solo do jardim seja denso e não inundado. De acordo com esta tecnologia, as cremalheiras da estrutura pré-fabricada são enterradas 80 cm no solo, após o que são lançadas com betão. No entanto, o tamanho de um galpão sem fundação é muito limitado. Você pode construir um pequeno galpão para armazenar equipamentos ou ferramentas de jardim e colocar um galpão de madeira nas proximidades.
Se o terreno do jardim estiver localizado em solo seco e sólido, de onde a água sai rapidamente após a chuva, o galpão pode ser colocado em um aterro de areia e cascalho. É feito grande em tamanho por 50 cm em cada direção do que o próprio edifício. Uma estrutura feita de madeira é colocada no topo do aterro e os suportes da estrutura são fixados a ela.
Instalar um bloco de utilidades sem fundação em uma casa de verão não é a melhor opção. Mesmo com um bom processamento de madeira com impregnações protetoras, a construção não durará muito.
Opções para a construção de galpões rurais
Na construção de um galpão para residência de verão, utiliza-se todo o material disponível na fazenda. Você pode simplesmente instalar um bunker pré-fabricado no jardim, que fará o papel de um pequeno bloco de utilidades. Vamos dar uma olhada em várias opções para belos galpões.
Hozblock de um contêiner
O projeto mais simples para armazenar ferramentas e equipamentos de jardim é um contêiner marítimo ou ferroviário. Se você reequipar um pouco, então nesse bloco de utilidades você pode organizar um chuveiro, um banheiro ou até mesmo uma cozinha de verão. Os contêineres farão belos galpões se você pintá-los por fora e embainhá-los com tábuas por dentro.
Se você conseguiu pegar e trazer um contêiner para a dacha, para instalá-lo você precisará estabelecer uma fundação colunar. Nós a construímos com tijolos vermelhos, blocos de concreto ou colocamos pilares monolíticos em concreto.
No entanto, a instalação de um bloco de utilidades tão bonito pode trazer problemas para o proprietário se a dacha ainda estiver em construção e não houver eletricidade nela. O contêiner é uma caixa de metal sólida. Para fazer um galpão com ele, você precisará fazer aberturas para janelas e portas nas paredes com um moedor. Então você ainda precisa soldar a moldura da porta com solda elétrica.
Celeiro feito de tábua de madeira
Sempre se considerou que a maneira mais fácil de construir um celeiro no país com as próprias mãos a partir de tábuas. Se você tentar processar bem a madeira, obterá um belo jardim. Uma fundação colunar, que pode ser feita de concreto monolítico, é suficiente para um galpão de luz. Os fossos para os postes são cavados ao redor do perímetro do futuro edifício em etapas de 1–1,5 m. A fôrma pode ser feita com pneus velhos de um carro, conforme mostrado na foto. No centro dos apoios, uma âncora deve ser concretada a partir da armadura. O quadro inferior será anexado a eles.
O esquema de um bloco utilitário feito de placas é simples. Em primeiro lugar, a estrutura da cinta da estrutura inferior é montada a partir de uma barra com uma seção de 100x100 mm. É colocado sobre uma base colunar. Para proteger a madeira da umidade, folhas de material impermeabilizante são colocadas entre a moldura e os suportes de concreto.
Os racks são presos à estrutura inferior de uma barra semelhante. Eles são fortalecidos pelo corte. Isso tornará a estrutura mais estável. Outro chicote é montado na parte superior dos racks. Para maior confiabilidade, todos os nós de conexão são reforçados com elementos de revestimento de metal.
Os troncos de uma tábua de 40 mm de espessura são pregados na cinta inferior em incrementos de 50 cm. O piso do bloco da casa de campo é colocado em OSB ou em uma tábua de 20 mm de espessura. Para deixar o galpão bonito, é melhor usar tábuas afiadas para o revestimento das paredes. Ele é pregado com uma sobreposição para que a precipitação não penetre na sala através das rachaduras.
Na maioria das vezes, um projeto de galpão de tábua é desenvolvido com um telhado de galpão. Na frente, é elevado de forma a formar um declive em direção à parede posterior. Para as vigas do piso, é utilizada uma tábua com seção de 40x100 mm. Ele é fixado à barra de cintagem superior usando cantos de metal e parafusos autoatarraxantes.
Qualquer material barato é adequado para o telhado, por exemplo, material de telhado ou ardósia. Os edifícios mais bonitos, é claro, são cobertos com materiais de cobertura caros: ondulin, telhas flexíveis, etc.
Belo bloco utilitário feito de placas OSB
Para projetos de blocos de utilidades usando tecnologia de estrutura, as lajes OSB são uma dádiva de Deus. Para instalar essa casa de verão, você terá que seguir os mesmos passos da construção de uma estrutura a partir de uma placa. A única diferença é a instalação de bastidores adicionais com degrau de 600 mm para o reforço das paredes e, em vez de uma placa afiada, revestida com uma placa OSB.
Brick hozblok
Sem desenhos e cálculos precisos, construir um galpão de tijolos não funcionará. Normalmente, os blocos de ferramentas de jardim não são feitos de material pesado, mas se essa decisão for tomada, será necessário despejar a base em tiras. As paredes são de tijolo, sendo importante observar o enfeite das costuras entre as fiadas. No topo da caixa acabada, o Mauerlat é preso às paredes com âncoras. É constituído por uma barra com secção de 100x100 mm. Ou seja, obtém-se um análogo da cinta superior, como na tecnologia de moldura. As vigas do piso são pregadas no Mauerlat e um telhado é erguido no topo.
Galpão de blocos
A construção de um celeiro com blocos não difere da tecnologia de erguer um prédio de tijolos. Para paredes de alvenaria use blocos de arenito, gás e espuma, blocos de concreto. O design é tão forte que em alguns casos é possível dispensar um Mauerlat. Por exemplo, se um telhado de galpão for instalado em um prédio de blocos de concreto, as vigas do piso podem simplesmente ser embutidas na alvenaria.
Instruções passo a passo para construir um bloco de utilidades
Agora veremos como se dá a construção de um galpão no país com nossas próprias mãos sobre uma fundação colunar e em faixa.Para conhecimento, apresentaremos desenhos de vários edifícios que podem ser usados na elaboração de um projeto.
Determinando o projeto da fundação
Blocos de utilidades suburbanos leves são instalados em uma fundação colunar. São necessários apoios nos cantos do edifício, bem como onde será instalada a partição. O passo depende do comprimento do galpão, da espessura da tora e da barra da cinta inferior.
Suponha que em pequenos galpões de 2x2 m, quatro suportes podem ser instalados nos cantos. Neste caso, você precisa usar toras de 50 mm de espessura. Com o aumento do comprimento do edifício, o degrau dos apoios é reduzido para 1–1,5 m. Se a largura do galpão for adicionalmente aumentada para 3 m, é necessário colocar mais apoios intermediários para que o piso não dobre ou use toras com uma espessura de 70 mm. Aqui, deixe o proprietário decidir o que é mais lucrativo para ele. A barra para a cintagem inferior deve ser sempre obtida com uma seção transversal de pelo menos 100x100 mm. Sob uma moldura fina, é claro, você terá que colocar suportes com mais frequência.
Para construir uma base colunar, você precisa cavar buracos com uma profundidade de 70–80 cm, preencher 20 cm de almofada de areia e cascalho, instalar a cofragem e despejar concreto. É mais fácil fazer uma base com blocos de concreto armado prontos. Eles são simplesmente instalados em uma cova sobre um travesseiro derramado, após o qual as lacunas são forradas com terra.
Se for decidido construir um celeiro no país de tijolos ou blocos, então uma fundação de faixa é derramada. É cavada uma vala sob a base com 60 cm de profundidade, devendo a largura da própria fita ser ligeiramente superior à espessura das paredes. Por exemplo, se as paredes são forradas com tijolos, sua espessura será de aproximadamente 25 cm. Em seguida, tomamos a largura da fita de pelo menos 30 cm.
Uma vala para a base é escavada mais larga que a espessura da fita, pois leva em consideração o espaço livre para a instalação da fôrma. O fundo da trincheira é coberto com entulho de 15 a 20 cm de espessura e as paredes laterais são cobertas com material de cobertura.
Em uma trincheira, uma estrutura é feita de reforço com um diâmetro de 12–14 mm. As hastes são amarradas com arame. A estrutura metálica acabada não deve tocar nas paredes da cofragem. O ideal é manter uma folga de 5 cm.
A fôrma com estrutura de aço é concretada com argamassa de concreto M-200. As paredes de tijolos começam a ser erguidas não antes de um mês depois.
Exemplos de desenhos de galpões de campo
Para desenvolver um projeto para uma casa de veraneio, é necessário construir um desenho. Na foto, demos vários exemplos. Os esquemas são projetados para os tamanhos mais comuns, mas podem ser personalizados para atender às suas necessidades.
Vamos começar a revisão dos desenhos com as unidades de utilidades equipadas com um telhado inclinado.
Os desenhos a seguir mostram um galpão com telhado de duas águas.
E no final, um prédio com telhado inclinado. Para um celeiro, não é uma opção de telhado muito boa, mas é encontrada em chalés de verão.
Construção de galpão de madeira com tecnologia de moldura
Então, é hora de começar a construir o galpão propriamente dito. A tecnologia de estrutura é mais aceitável para tais edifícios rurais. É ideal dar preferência ao tamanho do bloco de utilidades 6x3 M. É mais fácil fazer um telhado de inclinação única. Para obter um declive, a parede frontal é feita com 3 m de altura, e a traseira - 2,4 m.
Passo a passo, todo o processo se parece com isto:
-
A partir de uma barra com secção de 100x100 mm ou 150x150 mm, é montada a moldura da cinta inferior. A estrutura é fixada aos pilares com chumbadores, colocando pedaços de material de cobertura para impermeabilização. As juntas da estrutura de canto são reforçadas com cantos de metal de montagem. A ancoragem da estrutura à fundação é especialmente importante em regiões com vento. Caso contrário, uma estrutura leve de madeira pode ser deslocada.
-
As toras são fixadas na estrutura acabada a partir de uma placa com seção de 150x60 mm. A fixação é realizada com suportes de montagem em aço. As defasagens devem ser definidas de forma que fiquem no mesmo plano do quadro. Caso contrário, será difícil consertar o piso devido às diferenças. Eles deverão ser nivelados com um plano ou colocados em cada folga do forro entre as vigas e o revestimento do piso.
-
A construção da moldura do bloco utilitário pode ser iniciada após a aplicação ou sem o revestimento do piso. Como é conveniente para qualquer pessoa. Se a primeira tecnologia for escolhida, as placas OSB com uma espessura de 18 mm são colocadas nas toras. Você pode usar uma placa ou madeira compensada resistente à umidade.
-
Os racks e o arnês superior são fixados na plataforma acabada. A estabilidade do quadro é dada por inclinações e apoios temporários.
-
O acabamento superior servirá como base para as vigas do piso do telhado inclinado. São constituídos por uma tábua com secção de 150x40 mm e assentados com degrau de 600 mm. Todos os postes da estrutura devem ser instalados na mesma distância. Eles servirão de suporte adicional para o telhado. O comprimento das vigas é calculado de forma que um balanço de cerca de 500 mm seja obtido em ambos os lados do galpão.
-
Em cima da defasagem para o telhado, uma caixa é pregada. Para isso, uma placa com espessura de 20 mm é adequada. A inclinação do torneamento depende do material da cobertura, bem como da estrutura do telhado. Quanto mais macia a superfície e quanto mais baixo for o declive, mais espessa a prancha precisa ser pregada. Sob o teto mole, em geral, é montada uma caixa contínua.
-
O bloco da casa de campo é geralmente construído a frio, portanto, apenas a impermeabilização é colocada sob a cobertura. No caso da versão isolada, o isolamento térmico é protegido por vapor e impermeabilização, e sob a cobertura é colocada uma fenda de ventilação com o auxílio de uma contra-grade.
-
Termine a construção com o revestimento da moldura. É mais rápido e fácil fazer isso com placas OSB. Uma placa afiada com espessura de 20 mm ou forro de madeira é adequada. As portas são fixadas na caixa com dobradiças. Um pequeno degrau pode ser construído perto da entrada.
- Se as placas OSB fossem usadas como revestimento, esse galpão não pareceria muito bonito. É aconselhável embainhar adicionalmente o topo com tábuas de madeira e, em seguida, pintar o edifício para combinar com outros edifícios suburbanos.
O vídeo mostra a tecnologia de construção de um celeiro:
Conclusão
Em geral, você pode construir um galpão com suas próprias mãos, se desejar. Depois de praticar no anexo, você pode mudar para a construção de edifícios mais complexos.