Contente
Antes mesmo de iniciar a construção de um celeiro, é preciso decidir para que serve. A unidade utilitária para armazenar estoque pode ser fria com paredes finas. Se está planejado construir um celeiro para o inverno, onde ficarão os pássaros ou animais, é preciso cuidar do isolamento do cômodo.
Como construir um celeiro quente corretamente
Na construção de um galpão de inverno, é aconselhável selecionar imediatamente materiais que tenham boas características de isolamento térmico. É ideal construir paredes de madeira, blocos de espuma ou blocos aerados. Esses materiais mantêm o calor dentro da sala tão bem que não há necessidade de usar isolamento térmico. A única desvantagem são os consideráveis custos financeiros.
É possível construir um galpão de inverno com custo mínimo, mas é preciso trabalhar muito. Misturar cimento com serragem ou pequenas aparas dá grandes blocos de parede. Eles são chamados de arbolita. Os benefícios de fazer tal material são óbvios:
- O pequeno peso dos blocos permite erguer paredes sobre uma base leve;
- As aparas de madeira têm excelentes propriedades de isolamento térmico, portanto, não há necessidade de isolamento adicional da parede;
- O baixo custo do material. As aparas podem ser retiradas gratuitamente em qualquer serraria. Basta comprar cimento, e seu consumo é de apenas 10% da massa de resíduos de madeira.
É melhor fazer o assoalho do abrigo de inverno duplo de uma placa com um forro de isolamento térmico. É imperativo prever um teto isolado. Também é importante considerar uma regra. Todos os galpões de inverno destinados à criação de aves e animais são feitos com tetos baixos. É mais fácil aquecer uma sala assim e o calor evapora mais lentamente.
No vídeo, o isolamento térmico do prédio da fazenda:
Transformando um velho celeiro frio em uma sala quente
Quando já existe um galpão pronto no quintal, mas está velho e frio, não deve ser desmontado. Será mais barato reconstruir o prédio. Na verdade, durante a desmontagem, a maior parte do material de construção ficará inutilizável. Agora veremos como isolar um celeiro de maneira barata, mas confiável, para que possa ser usado no inverno para criar aves.
Fazendo paredes duplas de um tabuleiro
Portanto, no local há um antigo galpão de madeira com grandes rachaduras nas paredes. Eles precisam ser corrigidos primeiro. Para fazer isso, pegue uma tábua com espessura de 15-20 mm e pregada nas quatro paredes. Se o revestimento for feito pelo lado de fora, a fixação é feita horizontalmente com sobreposição. A borda da placa superior deve passar por cima da placa inferior. Você receberá uma espécie de árvore de Natal. A água em qualquer chuva forte não será capaz de penetrar sob a pele.
De dentro da sala, as prateleiras de revestimento são pregadas verticalmente nas paredes. No futuro, o vão entre as duas paredes será preenchido com serragem com no mínimo 20 cm de espessura, portanto, a largura dos elementos de torneamento deve ser a mesma. No entanto, encontrar uma placa de 20 cm de largura é difícil e caro. É mais fácil retirar as ripas e fixá-las à parede com cabides a uma distância adequada.
Em seguida, prossiga para o revestimento da parede. As tábuas são pregadas na caixa, começando do chão. É melhor colocar serragem entre as embalagens em sacos plásticos. O filme protegerá o isolamento da umidade.Para tornar a operação mais conveniente, o número de pranchas na parede é pregado o quanto for necessário para formar um bolso ao longo da altura da bolsa.
Assim, o primeiro bolso de toda a extensão da parede está pronto. Um saco vazio é inserido alternadamente na fenda, após o que é empurrado firmemente com serragem. Após o preenchimento, as bordas são seladas com fita adesiva. Não deve haver espaço entre os sacos de serragem, caso contrário o trabalho será inútil.
Quando uma linha está pronta, outro cartão é costurado até que um novo bolso seja formado. O processo é repetido até que todas as paredes sejam isoladas. Sob o próprio teto, primeiro você terá que fixar os sacos de serragem na parede e, em seguida, pressioná-los para baixo com uma bainha.
Isolamento de parede com telhas
Um método antigo, confiável e comprovado é isolar as paredes de madeira do celeiro com telhas. Os custos são praticamente zero. Você só precisa comprar um trilho fino. Se não houver dinheiro para este material, você pode cortar hastes grossas de uma videira ou salgueiro.
Portanto, isolamos o galpão de inverno de acordo com o método antigo:
- As ripas são pregadas obliquamente a uma parede de madeira do lado de dentro do celeiro. Para confiabilidade, você pode pregar a segunda linha de cima para baixo, apenas diagonalmente na outra direção. Então você tem losangos na parede.
- Depois de revestir todas as paredes com telhas, eles começam a preparar a solução. O barro já deve estar encharcado dois dias antes de iniciar o trabalho. Agora você precisa adicionar aparas de madeira ou palha e sove bem.
- A solução acabada é derramada sobre as telhas com uma espátula, começando pela parte inferior da parede. As ripas com pregos são uma espécie de balizas. Guiados por eles, aproximadamente a mesma espessura da solução é aplicada em todas as paredes do galpão de inverno.
- Após a aplicação do gesso, as paredes podem secar. Muitas rachaduras estão prestes a aparecer. Para o rejuntamento, é lançada uma solução de argila com areia na proporção de 1: 2. Quando as paredes secas do celeiro permanecem sem uma única rachadura, elas começam a caiar com cal.
Este método antigo de isolamento é muito trabalhoso, mas é considerado o mais barato.
Isolamento térmico das paredes do celeiro com materiais comprados
Se invernos rigorosos são observados na região, é necessário abordar o isolamento das paredes do celeiro com mais seriedade. Para esses fins, é usado o isolamento térmico adquirido. Você pode usar poliestireno, mas os roedores adoram, além do risco de incêndio do material e de outras qualidades negativas. A lã mineral é ideal para paredes de galpões de madeira. É melhor recusar o material em rolo devido à sua possibilidade de endurecimento. É ideal dar preferência a lajes de lã basáltica.
O trabalho começa com a fixação do ripado, mas primeiro a parede é revestida com impermeabilizante. Isso protegerá o isolamento da umidade. Como torneamento, você pode simplesmente pregar as ripas verticalmente na parede com uma largura um pouco maior do que a espessura do isolamento. As lajes de basalto são colocadas dentro das células resultantes, a partir do piso do celeiro. Devem ser afundados em pelo menos 1 cm para criar uma folga ventilada entre o isolamento térmico e o revestimento da parede. Quando todas as células são colocadas, o isolamento é fechado com uma barreira de vapor. Para evitar que as placas caiam das células, elas são fixadas com pranchas de madeira.
Agora tudo o que resta é pregar no material de revestimento. Uma tábua normal, forro de madeira ou compensado servem.
Arranjo de pisos quentes em um celeiro
Claro, um sistema de "piso quente" em um galpão de inverno raramente é encontrado, pois é muito caro. Também isolaremos os pisos com um método simples. Se o antigo galpão de madeira ficar apenas no solo, o nível do piso interno deve ser elevado em 10-15 cm, para isso é feito um aterro de areia. Será bom adicionar argila expandida, se disponível. Agora você precisa misturar muita argamassa de argila com serragem. Derramar o chão do celeiro começa na parede oposta, movendo-se em direção à saída.
É aconselhável preencher uma camada com pelo menos 10 cm de espessura.Quando a betonilha seca, podem surgir fissuras na superfície. Para o rejuntamento, é preparada uma solução de argila líquida. A superfície do chão pode ser simplesmente limpa com um pano. O principal é adicionar constantemente argila líquida para que a solução penetre nas fendas.
Se o galpão for construído sobre uma fundação de faixa, o isolamento principal do piso começa na área cega. Para isso, é cavada uma vala ao redor da base da edificação, onde é colocado o poliestireno expandido, fechado em ambas as faces com impermeabilização. O mesmo isolamento é fixado ao subsolo, após o qual uma betonilha é colocada em torno da fundação ou uma área cega de pedra britada é derramada. Dentro do galpão, a impermeabilização é colocada no chão, seguida de poliestireno expandido e a impermeabilização novamente. Uma mesa de concreto é derramada de cima.
NO galpões de moldura, instalado sobre uma pilha ou fundação colunar, faça um piso duplo de uma tábua ou OSB. O espaço entre as defasagens é preenchido com poliestireno, lã mineral ou simplesmente coberto com argila expandida. É importante não esquecer de colocar a impermeabilização sob o isolamento e cobri-la com uma barreira de vapor por cima.
Nós isolamos o teto do celeiro
Em um galpão de inverno, é imperativo isolar o teto. É para onde vai a maior parte do calor. Se não estiver lá, você precisa pregar uma placa, compensado ou OSB nas vigas do piso por baixo. Em cima do forro do lado do sótão, uma barreira de vapor é colocada e, em seguida, qualquer isolamento. Aqui você pode economizar dinheiro. Palha, cascalho e serragem têm excelentes propriedades de isolamento térmico. Qualquer um desses materiais pode ser simplesmente espalhado entre as vigas.
No vídeo, isolamento de teto com serragem:
Isolamento de portas e janelas de um celeiro de inverno
Freqüentemente, a porta de um celeiro rural se parece com a mostrada na foto. Ou seja, uma placa feita de placas com grandes ranhuras fica suspensa nas dobradiças. Isso é inaceitável para um galpão de inverno. Primeiro, a porta deve ser pendurada em dobradiças confiáveis, porque após o isolamento ela ficará mais pesada.
Além disso, do lado de fora ao longo do perímetro da porta, um corrimão é pregado. 2-3 jumpers são colocados dentro do quadro para formar células. É aqui que a lã mineral deve ser colocada. De cima, o isolamento pode ser coberto com uma placa, mas a porta ficará pesada. Quando chove, esse revestimento deixa a água passar. Além do isolamento estar saturado de umidade, a estrutura ficará ainda mais pesada, podendo até arrancar as dobradiças. Do lado de fora, é melhor embainhar a porta com uma folha de papelão ondulado e, do lado de dentro do galpão, fechar os vãos entre as placas com papelão ou compensado fino.
Para reduzir a perda de calor pelas janelas, dois painéis de vidro são instalados no galpão de inverno. Além disso, é aconselhável colá-los na moldura em silicone ou qualquer massa. Se houver rachaduras ao redor da janela, elas podem ser facilmente calafetadas com estopa e as platibandas podem ser pregadas no topo.
Resultados
Feito o isolamento de todos os elementos do celeiro, o anexo pode ser usado no inverno. Em geadas severas, aves ou animais são aquecidos com um aquecedor infravermelho.