Contente
Além de cultivar vegetais e obter uma colheita, está se tornando popular o cultivo de vários tipos de aves em um terreno particular. Os mais populares e baratos são as galinhas, que podem se tornar tanto uma fonte de carne quanto de ovos. Via de regra, não é difícil construir com as próprias mãos um galinheiro para poedeiras se você conhecer as principais características do arranjo dessa estrutura, tanto o seu desenho como o espaço interno.
Objetivo e requisitos para arranjo
Planejar dispositivo de galinheiro segue dos seguintes parâmetros:
- O número de galinhas e seus critérios de idade;
- A época do ano em que o pássaro deve ser povoado e criado;
- Conveniência de realizar medidas de desinfecção e trabalhos de limpeza e limpeza do território.
Para deixar o galinheiro confortável tanto para os moradores quanto para aqueles que monitoram seu estado, você deve tomar cuidado com esses parâmetros importantes:
- Ventilação;
- Isolamento térmico e impermeabilização da estrutura, principalmente quando utilizada no inverno;
- Iluminação do galinheiro de alta qualidade e com o volume necessário;
- Materiais de acabamento de interiores fáceis de limpar e instalar.
Características da estrutura
Para as galinhas poedeiras, o dispositivo de galinheiro implica a presença obrigatória de ninhos onde porão os ovos. As dimensões do edifício são escolhidas em função do número de habitantes. Para a construção de um galinheiro, costuma-se escolher uma área plana com leve declive, o que facilitará a convergência natural da água após a chuva, sem prendê-la no solo. O local do galinheiro deve ser ensolarado, sem correntes de ar e ventos fortes.
Uma vez que as galinhas devem ser capazes de andar, um local para passarinhos deve ser equipado próximo à estrutura. Para fazer isso, pilares são instalados ao longo do perímetro da área de caminhada e a cerca é geralmente puxada na forma de uma rede.
Uma opção de como caminhar para galinhas pode ser realizada é mostrada no vídeo:
Características do espaço interno
Esses parâmetros são os mais importantes na construção de um galinheiro, e o comportamento dos frangos e de sua produção de ovos depende de seu correto arranjo e de alta qualidade.
Microclima
Os componentes do microclima são fatores como a temperatura do ar dentro do galinheiro, iluminação, umidade do ar e ventilação. O bem-estar das galinhas depende de seus indicadores corretos. Portanto, ao equipar um galinheiro, é necessário prever o suporte de um microclima ideal em qualquer época do ano.
Dependendo de quando o galinheiro construído será operado e você deve escolher materiais para a instalação de paredes e tectos do edifício, de forma a que possam proporcionar um regime de temperatura de elevada qualidade e evitar correntes de ar.
Se o galinheiro funcionar durante todo o ano, a instalação do sistema de aquecimento não pode ser evitada. Pode ser autônomo ou conectado a um sistema de aquecimento doméstico.
As lâmpadas infravermelhas são muito populares entre os avicultores para aquecendo galinheiros... Eles usam eletricidade de forma econômica e permitem que você aqueça o ambiente, mesmo que suas dimensões não sejam as menores. Instale o equipamento apenas a uma distância segura e cubra as lâmpadas com tampas protetoras.
A correta organização da iluminação também é importante para os frangos, que precisam de total escuridão para um descanso adequado. Você pode economizar significativamente na instalação de iluminação no galinheiro se fizer grandes janelas em seu quarto.
Uma opção sobre como fazer iluminação de alta qualidade em um galinheiro é mostrada no vídeo:
E outra opção, como deixar o galinheiro aquecido e leve, é mostrada no vídeo:
Como equipar um galinheiro interno para camadas com ventilação de alta qualidade é mostrado no vídeo:
O sistema de ventilação correto ajudará a livrar-se de odores desagradáveis, normalizar a temperatura e a umidade do galinheiro.
Um grande edifício requer um dispositivo de ventilação do tipo forçado bem equipado.
A foto mostra várias opções de arranjo ventilação do galinheiro.
Paredes e chão
Paredes e pisos, independentemente do tipo de fundação e material usado para as paredes, é necessário isolar no caso de o galinheiro ser usado ativamente no inverno. O isolamento é feito com diversos materiais, podendo ser lã mineral, lã de vidro, serragem, palha ou outros tipos de isolamento.
A opção de isolar um galinheiro é mostrada no vídeo:
Além da necessidade de isolamento, paredes e pisos precisam ser tratados com soluções de desinfecção e proteção contra parasitas que podem disseminar diversas infecções. Para isso, costuma-se usar uma argamassa de cal, que cobre a superfície interna de todo o galinheiro.
Ninhos e poleiros, alimentadores e outros itens funcionais
Quando equipamos um galinheiro especificamente para galinhas poedeiras, é imperativo fornecer um local onde chocarão seus ovos. Esta função é realizada por ninhos artificiais especialmente equipados, que podem ser simplesmente preparados a partir de vários materiais de sucata - tábuas e caixas, madeira compensada, etc.
Os pássaros dominam perfeitamente todos os ninhos, o principal é colocar uma cama de feno ou palha no fundo.
Normalmente, o número de ninhos é calculado com base no fato de que há um ninho para 4-5 pássaros. Arrumam os galpões das galinhas poedeiras de modo que as galinhas não se vejam e ninguém as incomode, no canto mais afastado da entrada, várias peças ao mesmo nível ou em níveis diferentes.
Para que as galinhas possam descansar livremente e ao mesmo tempo não interferirem umas nas outras, assim como no sono, os poleiros são necessariamente equipados no galinheiro. Para eles, é utilizada uma barra de madeira com bordas arredondadas, cuja superfície é pré-tratada com lixa, que é instalada em várias fileiras próximo à parede do galinheiro.
Normalmente, a primeira fileira de poleiros em um galinheiro é colocada 50 cm acima da superfície do piso, e cada fileira seguinte está 30-35 cm da anterior. Seu desenho se assemelha a um escorregador, já que os pássaros não podem sentar uns em cima dos outros - isso é necessário para evitar a contaminação com fezes das galinhas que sentam embaixo. O poleiro deve estar a pelo menos 25 cm da parede da gaiola.Para calcular o espaço e o comprimento do poleiro, deve-se levar em consideração o número de frangos na gaiola. Cada habitante precisará de pelo menos 30 cm de espaço livre no poleiro.
Requisitos para poleiros em todos os galinheiros:
- Durabilidade e confiabilidade. As barras devem ser grossas o suficiente para suportar o peso de vários frangos sem dobrar.
- Segurança. Toda a superfície da madeira utilizada deve ser lisa, sem nós e farpas, para isso deve ser pré-lixada;
- Conforto. Os pássaros devem estar suficientemente livres no poleiro.
As áreas de comer e beber são elementos importantes em qualquer casa. Os comedouros do galinheiro podem ser equipados, ou você pode espalhar comida na superfície da cama de palha, e os pássaros bicarão os grãos, o que significa que eles terão algo para fazer. Se você pretende fazer comedouros faça você mesmo para um galinheiro, então você precisa saber:
- Devido ao caráter briguento e desleixo, os frangos vão brigar por um lugar no comedouro, além de manchar os recipientes de comida com fezes;
- A desatenção pode fazer com que as galinhas derrubem os comedouros;
Para os comedouros em galinheiro, pode-se utilizar uma grande variedade de materiais, o principal é que são fáceis de lavar e limpar de resíduos de ração, além de adicionar novas porções.
Essas regras também são válidas para a disposição dos copos de bebida, que devem estar no galinheiro sem falta. Qualquer recipiente amplo do qual seja conveniente para as galinhas beberem água pode ser usado como bebedouro.
Os segredos de um arranjo de sucesso de um galinheiro para camadas
Cada agricultor com experiência na construção de estruturas para frangos tem alguns dos seus próprios segredos para a ordenação competente do território dentro do edifício. A experiência combinada de tais nuances é apresentada a seguir:
- Uma condição importante para que as galinhas se ponham bem é o seu humor. Quando eles estão calmos e não incomodados, então está tudo bem. Mas as galinhas que não dormem são indivíduos agressivos, capazes de estragar os ovos nos ninhos e bicar outras aves. A duração da luz do dia afeta o humor das galinhas. É o excesso de luz no galinheiro que causa desequilíbrio e agressividade;
- É melhor não fazer ninhos no mesmo nível do chão, pois alguns pássaros astutos podem usá-los para dormir, ao invés de chocar ovos;
- Para aumentar o número de ovos, vale a pena tentar colocar os ninhos no canto mais afastado e escuro do galinheiro;
- Os poleiros no galinheiro devem ser equipados na parede, que fica do lado oposto aos ninhos;
- É importante não esquecer o arranjo e o banho de cinzas poeirentas, banho em que as aves são limpas de pragas e parasitas.
- Antes de iniciar a construção de um galinheiro, vale a pena decidir a quantidade de seus habitantes e os materiais que serão utilizados na obra.
Via de regra, equipar um galinheiro com as próprias mãos para poedeiras é uma tarefa fácil. O principal é desenvolver correta e claramente uma estratégia para a realização do trabalho, bem como determinar o número de seus habitantes, e então organizar corretamente os itens necessários e alocar zonas para as diversas atividades. E então a produção de ovos no galinheiro estará no nível mais alto.