Contente
Entre as muitas culturas de jardim, a família guarda-chuva é provavelmente a mais rica em seus representantes. Estes são salsa e pastinaga e aipo e cenoura e amêndoa. Algumas dessas culturas são bem conhecidas até mesmo por crianças, enquanto outras só podem ser reconhecidas por jardineiros experientes. Além disso, muitos estão quase certos de que lovage e aipo são a mesma planta, mas com nomes diferentes, essas ervas são tão semelhantes em sabor e aroma na aparência.
Lovage e aipo são a mesma coisa ou não
Normalmente, muitas pessoas se familiarizam com o aipo primeiro, uma vez que esta cultura é mais comum e popular, mesmo apesar de seu cultivo relativo caprichoso. O aipo possui três variedades: raiz, pecíolo e folha. Na primeira variedade, forma-se uma grande raiz subterrânea arredondada, com até 15-20 cm de diâmetro, A segunda variedade é caracterizada por pecíolos espessos e suculentos, geralmente de sabor muito delicado e com folhas grandes. E folhas de aipo têm pequenos pecíolos e pequenas folhas.
O aipo é conhecido desde os tempos antigos. Mesmo os antigos gregos e romanos apreciavam muito essa cultura de tempero picante e usavam o aipo não apenas para alimentação, mas também para fins medicinais. Chegou à Rússia apenas no início do século 18 e, no momento, se espalhou por toda parte.
Enquanto lovage é conhecido no território da Rússia desde a antiguidade. Acreditava-se que o crescimento do amor no jardim traz felicidade. E as meninas usaram esta planta para enfeitiçar futuros maridos. Devido à sua popularidade, esta erva tem muitos nomes populares: grama do amor, amanhecer, salsa do amor, querida, amante, flautista.
Lovage realmente se parece muito com o aipo, especialmente em uma idade jovem, antes da floração. Eles têm folhas muito semelhantes, dissecadas pinnately, brilhantes, em pecíolos bastante longos. Mas essas duas plantas, apesar de algumas semelhanças externas, pertencem a gêneros botânicos diferentes e têm algumas diferenças.
Como o aipo difere do amor
O aipo, ao contrário do lovage, é um vegetal picante, não apenas uma erva perfumada. Não é apenas adicionado a vários pratos para dar-lhes aroma e sabor adicionais, mas também é usado para preparar pratos completamente independentes a partir dele.
No aipo, absolutamente todas as partes da planta são ativamente utilizadas na culinária: rizomas, caules, folhas, flores e sementes.
As plantas geralmente crescem em altura de 60 cm a 1 m. A cor das folhas é verde, saturada, mas mais clara em comparação com a lovage. As folhas da raiz do aipo são diferentes daquelas que se formam no caule. Eles têm pecíolos carnudos mais pronunciados (especialmente na variedade peciolada), e as lâminas das folhas têm dentes longos e afiados.
As inflorescências resultantes são pequenas, de tonalidade esverdeada, às vezes esbranquiçada, não muito atrativa. As sementes são muito pequenas, de cor marrom-acastanhada, sem vilosidades.
Plantas de aipo são de natureza bienal. No primeiro ano, formam uma massa caducifólia verde e um rizoma volumoso (no caso da variedade rizoma do aipo). No segundo ano de vida, as plantas lançam um pedúnculo, formam sementes e morrem.
Ao contrário de outros membros da família guarda-chuva com um ciclo de vida semelhante (salsa, cenoura), o aipo tem uma estação de crescimento muito longa. Especialmente em variedades de rizoma. Para que um rizoma de tamanho normal se forme, pode levar até 200 dias ou mais. Portanto, na maioria das regiões da Rússia, faz sentido cultivar aipo rizoma exclusivamente por meio de mudas.
Além disso, este vegetal se distingue por sua ternura, capricho e cultivo caprichoso. As plantas jovens praticamente não toleram geadas, portanto, mudas de aipo só podem ser plantadas em campo aberto em um momento em que a ameaça de geada pode ser quase totalmente dito adeus. Na maioria das regiões da Rússia, essa data não é anterior ao final de maio ou início de junho.
O aipo tem um sabor e aroma bastante delicado e picante que é atraente para muitos. O gosto residual não tem amargor.
Como diferenciar o amor do aipo
Claro, se você olhar para os cachos cortados de aipo e amêndoa que são vendidos no mercado, mesmo um jardineiro experiente não os distinguirá imediatamente uns dos outros. Você só pode notar que as folhas de lovage são mais escuras do que as de aipo, e os pecíolos não parecem tão carnudos. Embora as folhas do topo dos arbustos de aipo praticamente não sejam diferentes do amendoim. E seu aroma é quase idêntico.
Por outro lado, o lovage tem muitos recursos que são exclusivos dele.
- Em primeiro lugar, é uma planta perene que se propaga facilmente tanto por sementes como por rizomas em divisão.
- Em parte devido à sua origem montanhosa, o lovage é muito resistente em relação às suas áreas de cultivo. É fácil cultivá-lo em quase todas as regiões da Rússia, exceto talvez apenas nas latitudes polares.
- A planta também pode ser chamada de aipo gigante, pois cresce até 2 m de altura.
- As raízes são grossas, ramificadas, fusiformes, ocorrem a uma profundidade de cerca de 0,5 m.
- As folhas grandes dissecadas pinnately têm uma tonalidade verde escura.
- As inflorescências são relativamente grandes, de cor amarela clara.
- Aroma intenso a especiarias.
- O sabor rico pode até ser chamado de picante, com um amargor agradável no final de boca. Alguns acreditam que o lovage adiciona um sabor de cogumelo aos pratos adicionados.
- Na culinária, a parte herbácea das plantas é usada principalmente. Sementes, caules e rizomas são mais usados na medicina popular.
As principais semelhanças e diferenças entre aipo e lovage
Resumindo, podemos dizer que essas duas plantas têm algumas características comuns que permitem que jardineiros inexperientes as confundam:
- pertencem à mesma família - guarda-chuva;
- têm formato e padrão de folhas semelhantes;
- contêm uma grande quantidade de substâncias valiosas para o corpo e são ativamente utilizadas na culinária, medicina e cosmetologia;
- têm aroma quase idêntico e sabor ligeiramente semelhante.
Apesar dessas semelhanças, aipo e lovage também têm muitas diferenças, que estão resumidas na tabela:
Salsão | levístico |
bienal | perene |
existem 3 variedades: rizoma, peciolado, folha | apenas 1 variedade - folha |
caprichoso no cultivo, instável ao frio | resistente ao frio e despretensioso |
altura de até 1 m | altura de até 2 m |
folhas de dois tipos | folhas do mesmo tipo |
as folhas são mais leves e macias ao toque | as folhas são mais escuras e ásperas que aipo |
é uma plantação de vegetais | é uma colheita apimentada |
todas as partes da planta são usadas para alimentação | as folhas são usadas principalmente para alimentação |
sabor delicado leve embora picante | gosto acentuado com um ligeiro amargor |
reproduz principalmente por sementes | propagado por sementes e dividindo o arbusto (rizomas) |
Conclusão
Depois de estudar o material do artigo, todos os pensamentos sobre o tema que amor e aipo são uma só e a mesma planta desaparecerão irrevogavelmente. Mas o principal é que essas duas plantações podem ser de grande benefício para os humanos e, portanto, merecem ser cultivadas em qualquer jardim.