Contente
Tomato King of Siberia é a mais nova variedade de tomate, que foi criada pelos criadores da agrofirma "Aelita". Ainda não foi patenteado no Cadastro Estadual de Hortaliças, está em fase de aprovação, portanto, há poucas informações a respeito. A descrição da variedade e suas características são retiradas por nós a partir de uma informação muito sucinta publicada pela empresa no site oficial. Jardineiros amadores que testaram este tomate em seus lotes compartilham seus comentários nos fóruns com base em suas próprias experiências. Combinando todos os dados escassos, apresentamos uma visão geral das qualidades varietais deste tomate.
Descrição e características da variedade
- O Tomato King of Siberia tem crescimento ilimitado, ou seja, pertence a safras indeterminadas. A altura do caule principal pode atingir dois ou mais metros.
- Em termos de amadurecimento dos frutos - média, a duração da estação de crescimento antes do aparecimento dos primeiros frutos varia de 100 a 115 dias.
- A variedade de tomate King of Siberia é adaptada para cultivo em campo aberto (sob uma cobertura de filme) e em estufas.
- Os caules do tomate são fortes, escovas com 3-5 inflorescências são formados neles. É necessário instalar suportes ou treliças para formar e amarrar a bucha. A remoção obrigatória de enteados é necessária. Recomenda-se deixar, junto com o caule principal, mais um galho que cresce do enteado sob o primeiro galho.
- As frutas têm uma cor laranja incomum. Isso indica um conteúdo significativo de beta-caroteno no tomate, que é essencial para a saúde humana. O peso de um tomate varia de 300 a 400 g, mas já foram registrados frutos gigantes com 700 e 1000 g.Se você olhar para a foto de um corte transversal de um tomate, ele lembra o formato de um coração.
- Os tomates da variedade King of Siberia são saborosos, doces e contêm muitos oligoelementos e vitaminas úteis. Pessoas com tendência a reações alérgicas, ao comer frutas vermelhas, podem adicionar esses tomates à dieta com segurança. Recomenda-se usá-los na alimentação do bebê e nas refeições dietéticas.
- O rendimento do tomate rei da Sibéria não foi estabelecido por dados oficiais, mas nos fóruns, jardineiros amadores determinam em uma quantidade de até 5 kg de um arbusto, ou até 17 kg de 1 sq. plantação de m.
- Os tomates são consumidos frescos, usados para preparações de inverno em saladas e misturas.
Cultivo agrotécnico
É possível alcançar altos rendimentos de vegetais apenas observando todos os requisitos de tecnologia, cuidados adequados e, se necessário, tomando medidas preventivas contra doenças fúngicas e combate a insetos nocivos.
Tomato King of Siberia, como todas as variedades cultivadas de tomate, tem seus próprios requisitos para as condições de cultivo:
- o solo deve ser de composição leve, não conter componentes pesados (argila) em grandes quantidades, solto e bem fertilizado;
- antes de plantar tomates, os bons predecessores serão: cenoura, repolho, leguminosas, cebola e pepino;
- a primeira etapa do cultivo do tomate consiste na semeadura (março), colheita, alimentação e endurecimento, ou seja, na obtenção de mudas de alta qualidade;
- a próxima etapa é o transplante de mudas para campo aberto sob filme, que pode ser realizado em maio (por 60-65 dias) com o início de dias quentes e finos, em estufas equipadas com aquecimento - já em abril;
- mudas de tomate são plantadas 3-4 arbustos por 1 sq. m. plantações, esta taxa é a mesma para terreno aberto e estufas;
- os arbustos de tomate são formados em 1-2 hastes, restando um enteado, para o desenvolvimento da segunda haste, são retirados os restantes enteados, não permitindo que cresçam mais de 5 cm, para não prejudicar gravemente a planta;
- mudas altas de tomate são imediatamente amarradas a estacas, suportes ou treliças;
- a terceira etapa, a mais longa - o cuidado de plantar, mas também a mais gostosa - estamos esperando que apareçam os primeiros frutos e uma colheita plena.
Tratamento de tomate em estufa e ao ar livre
Rendimento do tomate O Rei da Sibéria depende diretamente do cuidado adequado com as mudas de tomate. Em campo aberto ou em estufas bem equipadas, os pés de tomate crescerão saudáveis e darão uma boa colheita, obedecendo a normas de cuidados básicos.
Requisitos do solo
- A terra na área onde as mudas de tomate são plantadas deve ser solta, de composição leve e permitir que a umidade e o ar passem bem. Adicione areia, cinza, turfa ou cal ao substrato de argila.
- A acidez do solo para tomates é preferível ser neutra ou ligeiramente ácida, não deve ser inferior a 6,0 unidades na escala do indicador de acidez. Solos ácidos devem ser neutralizados pela introdução de elementos desoxidantes no solo: cal, húmus, areia de rio.
- Em áreas com alto nível de água subterrânea, a drenagem deve ser feita. Um canal de drenagem de águas subterrâneas ou pluviais evitará seu acúmulo nas raízes da planta, o que prejudica os pés de tomate, causando apodrecimento das raízes.
- O solo deve ser constantemente afrouxado, proporcionando livre acesso de ar e água às raízes da planta, ao mesmo tempo em que remove ervas daninhas e larvas de insetos nocivos, já depositadas por adultos no solo.
Regime de rega correto
Rega da estufa:
- a manhã é a melhor hora do dia para regar;
- a água deve ser morna, na estufa é necessário equipar o local e ter um recipiente para armazenar e aquecer a água;
- os tomates adoram regar as raízes e não respondem bem à irrigação da parte decídua;
- a rega em estufas é realizada no máximo uma vez por semana;
- a quantidade de água depende do tamanho da muda: os arbustos recém plantados no jardim requerem 1 litro por arbusto, conforme o crescimento aumenta, aumente a dose para 5-10 litros por planta, mantendo essa quantidade até o início da frutificação;
- 2-3 semanas antes do aparecimento dos primeiros frutos, a rega deve ser reduzida significativamente para que os ovários se formem mais rapidamente, neste momento 1 litro de água por semana será suficiente para a planta, então o volume é aumentado novamente, mas não excessivamente , caso contrário, as frutas podem rachar.
Para evitar isso, equipe a estufa com drenagem normal ou irrigação por gotejamento.
A rega dos tomates que crescem em terreno aberto é idêntica ao tempo e ao volume da rega nas estufas, exceto quando as fortes chuvas naturais assumem essa função. Depois dessas chuvas, não é preciso regar os canteiros, adie o procedimento até que o solo sob os arbustos esteja completamente seco.
Quando e como alimentar tomates
Uma condição importante para obter uma colheita decente de tomates é a fertilização correta e oportuna e a alimentação regular, que é combinada com rega uma vez por mês. Os principais fertilizantes complexos são aplicados no início da primavera, 1-2 semanas antes do plantio das mudas.A composição dos fertilizantes minerais para o tomate deve necessariamente incluir: fósforo, potássio e componentes de nitrogênio.
Como matéria orgânica para fertilizar tomates, usa-se estrume de gado cavalo ou ave. O mais comum e acessível é o esterco de vaca, o esterco de aves e de cavalo é usado com muito menos frequência, é recomendado para alimentação de plantas em uma forma diluída.
Uma caixa de fósforos com excrementos de pássaros secos é diluída em um balde de 10 litros, agitada, deixada em infusão por um dia, então 1 litro desse líquido é adicionado a 5-6 litros de água.
O esterco de cavalo é muito mais eficaz do que o esterco de vaca ou de frango diluído, mas você pode obtê-lo apenas em certas áreas onde há fazendas especiais para cavalos.
Jardineiros compartilham suas experiências
Os jardineiros têm a opinião de que a variedade real de tomate Rei da Sibéria se perdeu e suas inúmeras falsificações estão sendo realizadas. Aqui, postamos comentários sobre os jardineiros que têm certeza de que criaram o Rei da Sibéria.
Conclusão
As sementes desta nova variedade de tomate são difíceis de comprar no mercado livre, mas se você fizer isso e cultivar uma colheita decente de tomate Rei da Sibéria, ficará satisfeito com o resultado de seu trabalho.