Tolstoi de tomate: características e descrição da variedade

Todos os jardineiros estão envolvidos no cultivo de tomates. Mas muitas vezes as colheitas desta cultura não os estragam. O motivo, provavelmente, é a escolha errada da variedade. Existe uma grande variedade de variedades, por isso escolher os tomates certos não é tão fácil.

Propomos considerar uma das variedades da seleção holandesa, em homenagem ao grande escritor russo Leo Nikolaevich Tolstoy. O tomate Tolstoi F1 justifica plenamente as características apresentadas pelos criadores. Também é importante que o cultivo e o cuidado praticamente não sejam complicados por nada, mas a colheita seja estável e rica.

Descrição e características da variedade

Se você estiver interessado no Tomato Tolstoy F1, a descrição, análises e características detalhadas podem ser encontradas em livros de referência especiais. Também apresentaremos os benefícios da cultura com fotos e vídeos.

O tomate Tolstoi F1 é muito valorizado pelos horticultores, pois pode ser cultivado não só em estufa, mas também em campo aberto. Este é um híbrido de maturação intermediária e precoce. Do momento de semear as sementes até a coleta dos primeiros frutos, passam-se 110-112 dias.

Atenção! O vegetal também é interessante porque os frutos são retirados por muito tempo, quase toda a estação, e em estufa aquecida é bem possível obter 2 a 3 safras por ano.

A variedade de tomate Tolstoi é uma planta alta, portanto, é necessário prendê-la a uma treliça ou a uma estaca. Você também precisa amarrar os pincéis, e geralmente há cerca de 12 deles. E em cada pincel há 10-12 tomates pesando quase 125 gramas. É claro que um tomate sem liga vai passar muito mal, dá para ver na foto.

Fruta

Os frutos do tomate Leão Tolstoi são arredondados-achatados, com nervuras perto do pedúnculo. Os tomates maiores estão nas escovas inferiores. Alguns espécimes pesam até 500 gramas. Quanto mais alto o pincel, menores são os tomates. Além disso, as flores são formadas no pincel simultaneamente com os frutos. Dê uma olhada na foto abaixo.

A superfície do tomate Tolstoi F1 é uniforme e lisa. A pele brilhante é firme, mas não dura. O amadurecimento dos tomates é amigável, não se observando rachaduras. A transportabilidade dos tomates é excelente, não se enrugam na estrada e não perdem o sabor.

A polpa do tomate da variedade Tolstoi F1, indicada nas avaliações dos horticultores, é suculenta e de sabor incrível. Os tomates são doces, o ácido não se faz sentir, mas as notas frutadas no aroma escorrem. Em cada tomate da variedade Tolstoi, se você cortar, você verá 5 ou 6 câmaras com sementes. Isso pode ser visto claramente na foto.

O conjunto de tomates é de cor verde-maçã e, na maturação técnica, é vermelho profundo. O rendimento do tomate Tolstoi, de acordo com as opiniões dos produtores de vegetais, é bastante alto: de um arbusto você pode coletar 12-15 kg de frutas saborosas e aromáticas.

Mesmo plantados em sombra parcial, os híbridos da variedade Tolstoi F1 praticamente não reduzem a produtividade. Bom desempenho também em plantas cultivadas ao ar livre. Os leitores costumam relatar isso em análises e comentários.

A variedade universal Tolstoi F1 da seleção holandesa é resistente a muitas doenças que afetam as safras de beladona. Ele quase não está surpreso:

  • fusarium;
  • cladosporiose;
  • mosaico de tabaco;
  • verticilose.

Aplicativo e armazenamento

Os tomates Tolstoi F1, de acordo com as características e descrição da variedade, assim como as avaliações, são ricos em vitaminas e aminoácidos. Todos eles têm um efeito benéfico na saúde humana, por exemplo:

  • os fitoesteróis vegetais têm um efeito positivo na potência masculina;
  • o antioxidante licopeno reduz o risco de câncer;
  • graças ao cálcio, potássio, magnésio e outros oligoelementos, aumenta a imunidade.
Conselho! Os tomates devem ser usados ​​em alimentos para bebês e diet.

Os frutos do tomate Leo Tolstoy F1 são universais. Vários conservas, saladas, acompanhamentos são preparados a partir de frutas maduras. Os tomates em conserva mantêm a sua forma e não se partem. O suco de tomate é muito saboroso, você precisa adicionar açúcar, no mínimo. Os tomates verdes salgados ou em conserva não são menos originais.

Como o tomate Tolstoi F1 é uma variedade de alto rendimento, as características de armazenamento são uma preocupação para aqueles que vão plantar essa variedade. Como o período de maturação é prolongado, nas nossas condições russas, mesmo em estufas, todos os tomates não têm tempo de ficar vermelhos. Mas isso não importa, porque podem amadurecer bem no apartamento. Os tomates da variedade Tolstoi F1 são armazenados até o Ano Novo.

Importante! Os tomates verdes amadurecidos em uma caixa não diferem em suas qualidades dos frutos amadurecidos em um arbusto.

As principais características da variedade Tolstoi F1:

Alguns contras

O tomate Tolstói, de acordo com a descrição da variedade, fotos e comentários, é uma planta alta e com muitas vantagens. Mas seria desonesto em relação aos nossos leitores guardar silêncio sobre algumas deficiências:

  1. Em solos com baixo teor de nutrientes, o tomate se desenvolve mal, o número de cachos e o peso do tomate são reduzidos.
  2. O tomate responde bem ao calor, pois cresce mais rápido em estufa, dá uma colheita rica. As plantas plantadas em terreno aberto carecem de calor. E o verão na Rússia tem sido frio nos últimos anos.
  3. Os horticultores que plantaram tomate de Tolstói, nas análises, apontam para a imunidade insuficientemente forte da variedade à requeima, principalmente em um verão chuvoso. Os tomates sofrem da doença tanto em campo aberto como em estufa. O processamento tardio leva à morte das plantas.

Crescendo e cuidando

As características do tomate Tolstoi e a descrição da variedade são apenas fornecidas para que haja menos problemas durante o cultivo.

Semeando sementes

Semeie sementes de tomate para mudas no final de março. Solo leve é ​​despejado no tanque de plantio. Solos ácidos não são usados ​​para a variedade de Tolstoi. É melhor misturar solo de jardim e húmus. A mistura de solo é alimentada com cinzas de madeira. O solo é derramado com água fervente com a adição de permanganato de potássio.

As sementes de tomate da Tolstoy também são desinfetadas com peróxido de hidrogênio ou em uma solução rosa de manganês. Para acelerar a germinação, você precisa mergulhar a semente em um estimulador de crescimento por meio dia.

As sementes são enterradas 1,5 cm, cobertas com papel alumínio e colocadas em local aquecido. Via de regra, as mudas aparecem do 4º ao 5º dia. Caixas com mudas de tomate são expostas a uma janela ensolarada e regadas conforme necessário.

Importante! A secagem do solo superficial não deve ser permitida.

Picking

Quando três folhas aparecem nas mudas de tomate Leão Tolstoi, as plantas são transplantadas para recipientes separados. O solo deve ser nutritivo. Também é aconselhável alimentar os tomates com fertilizantes minerais.

Por vários dias, as mudas são sombreadas e depois expostas a uma janela ensolarada. Se não houver luz suficiente, iluminação adicional pode ser instalada sobre os tomates usando lâmpadas incandescentes convencionais.

Regue as mudas com pequenas porções de água para que não haja estagnação. Também é preciso soltar o solo, mas apenas superficialmente, para não danificar o sistema radicular.

Conselho! Para que as mudas de tomate de Tolstoi F1 cresçam com pernas grossas e um arranjo uniforme de folhas, as plantas são alimentadas e os vasos são virados.

É necessário plantar tomate Tolstoi em uma estufa quando um calor estável é estabelecido, quando não há ameaça de retorno da geada. Em terreno aberto apenas quando as temperaturas médias diárias são fixadas em 15 graus. Mas antes do plantio, o tomate deve ser endurecido, acostumado a novas condições.

Antes do plantio, o solo é desenterrado, fertilizado e regado.

Importante! Devem ser adicionados cinzas de madeira e fertilizantes de fósforo e potássio.

Os buracos são cavados a uma distância de 40 cm, e o espaçamento entre linhas - até 60 cm.O tomate plantado deve ser regado com água morna. Na próxima vez que as plantas forem regadas, em uma semana. A rega deve ser moderada para que a água não fique estagnada, mas o solo também não deve secar. Melhor ainda, organize a irrigação por gotejamento do tomate, como na foto.

Durante o período de cultivo, os tomates Tolstoi, segundo os horticultores, são alimentados 3 ou 4 vezes, dependendo do estado das plantas, com fertilizantes potássio-fósforo.

Aviso! Fertilizantes com nitrogênio são proibidos de aplicar quando as plantas florescem.

Os tomates são colhidos durante a estação e os tomates verdes são removidos antes da geada. Eles coram lindamente em casa.

Como proteger as plantas de doenças e pragas

É mais fácil prevenir uma doença do que se livrar dela mais tarde. Se você estiver plantando tomates na mesma estufa, a camada superior deve ser removida antes de preparar o solo e substituída por solo dos sulcos nos quais as ervilhas, feijão, repolho ou cenoura cresceram. E revolva o solo e a própria estufa com sulfato de cobre. Você também pode acender uma bomba de fumaça.

De acordo com a descrição, a variedade Leão Tolstoi é resistente a muitas doenças da erva-moura. Mas a prevenção não vai doer de qualquer maneira. Mas os tomates plantados em terreno aberto devem ser processados ​​sem falta, porque esporos de doenças fúngicas podem entrar na área com o vento ou a chuva.

É melhor cobrir os corredores com palha ou turfa. Isso salvará os tomates de doenças e pragas. Os tomates, incluindo a variedade Tolstoi, podem ser afetados por lesmas, pulgões, moscas brancas, tripes e ácaros. As plantas precisam ser examinadas, à menor suspeita, tratadas com uma preparação especial. Cultivadores experientes na estufa penduram saquinhos de chá embebidos em iodo. Numerosas análises confirmam os benefícios do iodo.

As plantações em campo aberto sofrem com o besouro-urso do Colorado. Você pode espantar as pragas com a ajuda da amônia. Além disso, a estufa deve ser constantemente ventilada para que não haja muita umidade.

Testemunhos

Inga, 27 anos, Vladivostok.
Eu cultivo tomates apenas ao ar livre. Também tenho um tomate Leo Tolstoy. Este híbrido não tem medo de doenças. Os frutos distinguem-se pela beleza e pelo sabor. Eu sempre os preservo. E as saladas com cebola e óleo vegetal são simplesmente deliciosas!
Valentina, 56 anos, Região de Leningrado
Todos os meus tomates crescem em uma estufa de policarbonato. A variedade Tolstoi se distingue por seus frutos uniformes. Muito produtivo - todos os arbustos são cobertos com frutos de cores diferentes, pois amadurecem aos poucos. Além do consumo in natura, deixo ser preservado. Mas o mais importante é que minha família sempre tem tomates frescos da variedade Tolstoi F1 na mesa do Ano Novo. O sabor e o aroma do armazenamento prolongado não pioram.
Vladimir, 49 anos, Chita
Cultivar vegetais é meu hobby. Tenho mais de 20 variedades de tomates. Eu planto em uma estufa. A variedade híbrida Thick é uma das minhas favoritas. Todo mundo gosta: degustar e colher. A planta nunca precisou de tratamento para doenças. Aconselho tanto os horticultores novatos quanto aqueles que têm uma rica experiência de "comunicação" com o tomate.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção