Contente
O tomate de cipó africana é uma variedade de meia estação, recomendada para cultivo em ambiente interno, em casa de vegetação. No processo de amadurecimento surgem frutos de uma rica cor framboesa, na aparência assemelham-se a uma ameixa grande e alongada com ligeiro acento no final. Essa variedade tem excelente sabor, longa vida útil e aparência atraente. Alguns produtores observam que o tomate maduro de Liana africana se assemelha a um coração brilhante.
Descrição do tomate liana africana
Os tomates da variedade Liana africana são classificados como variedades de meia temporada. Uma característica distintiva é a altura dos arbustos. Esta espécie é uma variedade indeterminada que foi criada por criadores no Canadá. Como regra, é recomendável praticar o cultivo de frutas em uma estufa.
O arbusto fica ralo, pode atingir 2 m de altura, portanto precisa de apoio. Isso se deve ao fato de que pode quebrar facilmente com o peso de frutas maduras. As folhas crescem do tipo usual, finas. É necessário realizar a pinça no momento em que 2 hastes crescidas são formadas.
Descrição e sabor das frutas
Frutos maduros pesam em média cerca de 120-180 g, foram registrados casos em que o peso máximo de um tomate era de 400 g. A casca de uma variedade de tomate maduro de Liana africana tem uma rica cor rosa, e tons de framboesa também podem ser encontrados.
Alguns jardineiros experientes notam que uma fruta madura se assemelha a um coração, mas na maioria dos casos pode ser comparada a uma ameixa alongada. Os tomates crescem de tamanho médio a grande. As câmaras de sementes contêm uma pequena quantidade de sementes.
É interessante notar que a polpa é bastante carnuda, no contexto de uma rica cor vermelha. Os tomates maduros da variedade Liana Africana distinguem-se pela pele delicada e pelo sabor adocicado, onde se destacam notas de ananás.
Como os tomates são versáteis, eles podem ser usados para enlatados. Ótimo para fazer saladas - frutas podem ser cortadas. Infelizmente, devido à pequena quantidade de suco, não é possível utilizar a variedade para fazer suco e purê de tomate. Na culinária, eles são usados para preparar primeiros pratos, saladas, sopas de tomate.
Características varietais
Se considerarmos as características varietais do tomate de liana africana, vale a pena observar os seguintes pontos:
- a variedade está no meio da estação, como resultado, você pode começar a colher a safra terminada 100-110 dias após o plantio das mudas em estufas;
- frutas maduras podem ser removidas no final do outono;
- o peso dos frutos maduros varia entre 130-180 g, o peso máximo é de 400 g;
- esta variedade é indeterminada;
- a formação é realizada em 2-3 hastes;
- recomenda-se crescer somente dentro de casa - em estufas;
- os arbustos podem crescer até 2 m de altura;
- frutos de uma rica tonalidade rosa ou framboesa;
- gosto excelente;
- aparência atraente;
- devido à sua versatilidade, pode ser consumido não só fresco, mas também utilizado para enlatados;
- é altamente resistente a muitos tipos de doenças e pragas:
- uma pequena quantidade de sementes.
Se você fornecer o material de plantio com o cuidado adequado e fertilizar e fertilizar em tempo hábil, poderá obter uma boa colheita.
Prós e contras da variedade
Infelizmente, apesar do trabalho frutífero de criadores de todo o mundo, até agora nem uma única variedade foi cultivada sem desvantagens.
Se for a essência da foto e dos comentários, então o tomate de liana africana tem as seguintes vantagens, que são as principais:
- os frutos maduros têm excelente sabor;
- os arbustos ficam altos, os tomates são bastante grandes;
- a safra colhida, se necessário, pode ser armazenada por um longo período de tempo, enquanto a aparência e o sabor não serão perdidos;
- ao cultivar mudas, um pequeno número de enteados é formado;
- o período de maturação é bastante longo, pelo que os tomates frescos podem ser colhidos até ao final do outono;
- Os tomates da variedade African Liana são caracterizados por um alto nível de resistência a muitos tipos de doenças e pragas.
Apesar de uma lista tão grande de vantagens, os tomates de liana africana também apresentam uma lista de algumas desvantagens. Entre eles, vale destacar:
- rendimento, para estas variedades de tomate é mediano, mas o sabor excelente e a versatilidade dos frutos maduros compensam esta desvantagem;
- na maioria dos casos, recomenda-se que a liana africana seja cultivada em estufa;
- como os arbustos são muito altos, eles devem ser amarrados, caso contrário os arbustos podem quebrar com o peso dos frutos.
Antes de começar a comprar sementes, você deve primeiro estudar todas as vantagens e desvantagens da variedade de tomate selecionada.
Regras de plantio e cuidados
Para obter um alto rendimento, vale a pena cuidar do tomate cipó-africano com atenção adequada e de qualidade. No processo de crescimento, você precisará de:
- aplicar fertilizantes;
- regar os arbustos em tempo hábil;
- adubar o solo;
- remover ervas daninhas;
- cuidar dos suportes;
- realizar profilaxia para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.
Só assim se obtém um alto rendimento com excelente sabor.
Semeando sementes para mudas
Via de regra, recomenda-se semear as sementes 65 dias antes do plantio pretendido de mudas em local de cultivo permanente. Antes de semear, vale a pena desinfetar as sementes. Isso exigirá:
- Prepare uma solução fraca com a adição de permanganato de potássio - a água deve ficar com uma cor rosa pálido.
- Lave as sementes nesta solução.
- Seque as sementes.
- Coloque na geladeira por vários dias para endurecer.
- Em seguida, deve ser colocado em solução de ácido succínico por 48 horas.
Recomenda-se plantar em recipientes cheios de uma mistura na proporção de 1: 1 de turfa e solo fértil. Assim que surgirem os primeiros rebentos, procede-se ao pick, em potes com volume igual ou superior a 0,5 litro.
Transplante de mudas
Após cerca de 60-65 dias após o plantio das sementes, é necessário iniciar o plantio das mudas na estufa. Para fazer isso, você deve primeiro cavar o solo da estufa, aplicar fertilizante e preparar os buracos.
É importante considerar isso para cada quadrado. m só é permitido plantar 4 pés de tomate. Para que o sistema radicular se desenvolva bem, e havia muitas raízes, vale a pena plantar em uma pequena inclinação.
Como os arbustos crescem até 2 m, você pode cuidar do suporte com antecedência e instalá-lo imediatamente durante o plantio das mudas. Durante a estação de crescimento, a cobertura é aplicada mensalmente até 2 vezes. Para fazer isso, use uma solução de verbasco (para 5 litros de água, 0,5 litros de verbasco).
Cuidado de tomate
Para obter um bom rendimento, você definitivamente deve beliscar os arbustos, o que irá afogar as plantações. Mesmo se os enteados estiverem secos, eles ainda devem ser removidos, embora não deva haver quaisquer tocos.
A rega deve ser sistemática, regular e a terra não deve ser pantanosa e seca. Vale a pena aplicar fertilizantes e adubos todos os meses, e como resultado, um alto rendimento pode ser alcançado.
Para que a umidade não evapore tanto, mas ervas daninhas cresceu mais devagar, vale a pena cobrir o solo ao redor dos arbustos de tomate. Além disso, é importante lembrar dos suportes, pois os arbustos podem se quebrar facilmente com o peso dos frutos maduros.
Conclusão
O tomate liana africana cresce bem em condições de interior e dá uma boa colheita. É importante levar em conta que no processo de crescimento os arbustos devem ser amarrados, um sistema de suporte deve ser organizado. Isso é necessário para que o arbusto possa crescer até 2 m de altura e, com o peso dos frutos maduros, o tronco delgado se rompe. Como os tomates são versáteis, eles podem ser usados para enlatados ou comidos frescos.
Testemunhos