Todos os residentes de verão tentam plantar tomates no local. Os vegetais saudáveis estão sempre presentes nas parcelas dos agricultores.
Mas às vezes certas condições exigem soluções extraordinárias. O problema com o tempo no período de plantio da primavera pode ser resolvido com a ajuda de um método de cultivo de tomates sem sementes.
Cultivar tomates sem mudas é fácil. Além disso, você se livrará de muitas das complicações usuais mudas de tomate:
- preparação de potes;
- vaporização e desinfecção da mistura do solo;
- rega diária de mudas de tomate;
- conformidade com parâmetros de temperatura e umidade;
- iluminação adicional e nutrição de mudas de tomate.
Outro fator é que a muda cultivada nem sempre é de boa qualidade. A confirmação de que tomates sem mudas podem crescer até mesmo nas regiões do norte é o aparecimento inesperado de um tomate no jardim. Isso acontece no meio das demais safras, e o cuidado adequado permite que os frutos sejam produzidos. Claro, isso só pode acontecer se a variedade de tomate for precoce, capaz de produzir uma safra em pouco tempo. Para cultivo de tomates sem mudas deu certo, é preciso conhecer algumas nuances. Afinal, o curto e frio verão setentrional não proporciona tempo suficiente para a maturação completa de muitas variedades. Mas se você nunca experimentou o cultivo de tomates sem mudas, então as vantagens listadas deste método o ajudarão a tomar uma decisão:
- Os tomates se desenvolvem melhor e mais rápido. Isso se deve à ausência de ações traumáticas transitórias para mudas como mergulho e transplante. As mudas não precisam criar raízes, estão acostumadas à luz solar e à temperatura ambiente.
- O sistema radicular é muito mais poderoso e penetra mais profundamente no solo. A rega desses arbustos é necessária com menos frequência e em quantidades menores. Este é um parâmetro muito valioso para os residentes de verão que raramente visitam o local.
Em qualquer caso, escolha variedades com boa tolerância ao estresse.
O que você precisa saber ao cultivar um tomate sem as mudas usuais
Primeiro, a escolha correta das sementes. É uma boa idéia pegar uma variedade de tomate já comprovada e adaptada em sua área. Então a cama será a mesma no formato e altura dos arbustos. Use suas próprias sementes, colhidas dos melhores frutos da safra passada. A segunda nuance é a preparação de abrigos para cristas de tomate. Melhor se for o dobro. Na primeira metade da temporada, o tecido não tecido é adequado, mais tarde - filme plástico. Arcos são usados para tensionar o revestimento. Antes de sua instalação, os canteiros são desenterrados e é adicionado composto ou húmus. Para isolar a crista, é bom fazer tábuas de madeira nas bordas. Da mesma forma, cristas são feitas na estufa. Aqui você pode isolar as cristas por dentro com uma camada de esterco.
Antes de começar a preparação terra para plantar tomatecertifique-se de derramar água quente sobre a área. É bom adicionar permanganato de potássio para desinfecção.
Além disso, devemos seguir o cronograma e o esquema de plantio de um tomate. A semeadura é realizada no final de abril (se o clima permitir) e até meados de maio. O método de nidificação tem se mostrado bem, em que até 5 sementes são semeadas em uma cova. Isso torna possível deixar a muda mais forte no futuro. Parece forte, as folhas são verde-escuras, os internódios são curtos, a raiz principal está profundamente enterrada no solo. Como cultivar mudas de tomate sem sementes sem problemas? Começando:
- nós desbastamos as mudas;
- cobrimos os buracos com composto;
- belisque os enteados em duas semanas para manter a forma de haste única;
- remova os pontos de crescimento após 3-4 escovas para despejar frutas;
- remova os frutos verdes da parte inferior da mão para amadurecer;
- retire as folhas inferiores e os esqueletos das escovas com tesouras de poda;
- retiramos uma boa colheita das escovas superiores do arbusto de tomate.
Tomates em crescimento sem mudas, é praticado tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação. A segunda opção tem muito sucesso durante uma primavera fria prolongada. Um tomate cultivado em uma estufa é protegido de forma mais confiável, especialmente quando o proprietário não está no local. Além disso, é conveniente crescer tomates na estufa antes do aquecimento, e depois transplantado para o céu aberto. Um tomate em estufa não deve ser alto e espalhar-se, por isso é importante prestar atenção à escolha da variedade. Os arbustos de tomate cultivados em uma estufa são plantados em cumes abertos e, no início, são cobertos com material não tecido. Isso irá acelerar o amadurecimento das frutas e salvar os tomates dos caprichos do clima. O cultivo de tomates em terreno aberto sem mudas exigirá medidas preventivas de combate a doenças fúngicas. Para isso, use remédios populares (alho, agulhas ou agulhas) ou bordalês líquido (0,7%). Certifique-se de alimentar os arbustos durante a brotação, o ajuste dos frutos. É ideal usar formulações complexas onde todos os componentes nutricionais são equilibrados. Ao cuidar facilmente de seus tomates, você terá uma colheita no meio do verão. Essas plantas estão à frente no desenvolvimento de suas contrapartes cultivadas em mudas. Não se esqueça de colher toda a safra em agosto. É melhor colocar tomates para amadurecer do que perder uma safra valiosa devido ao mau tempo.
O cultivo de tomates sem mudas é uma experiência gratificante e um processo divertido. Escolha "suas" variedades, experimente canteiros e abrigos. Seu trabalho será definitivamente recompensado.