Mudas de tomate em 2021

As preocupações dos jardineiros começam em fevereiro. O último mês de inverno é importante para quem cultiva mudas. Ainda está frio lá fora e há neve, e a semeadura está em pleno andamento na casa. Para que as mudas de tomate tenham sucesso, o horticultor precisa preparar sementes, solo, recipientes para o plantio e fazer muitas outras coisas importantes.

Cultivo de mudas de tomate de acordo com o calendário lunar

A questão de quando semear tomates para as mudas começa a preocupar todas as donas de casa no final dos feriados de ano novo. O fato é que as datas de semeadura para as diferentes regiões são diferentes devido às peculiaridades do clima local. No entanto, podemos dizer com segurança que é necessário começar a cozinhar tomates para mudas em 2021 a partir de fevereiro. Este mês de inverno está muito frio, mas as horas do dia estão ficando mais longas e as últimas semanas são ótimas para mudas de tomate.

Se antes nossos ancestrais estavam engajados na agricultura, aderindo aos signos populares, então muitos jardineiros modernos confiam mais no calendário lunar. De acordo com uma importante previsão feita por astrólogos, as donas de casa determinam a data de semeadura das mudas de tomate em 2021.

É importante saber, não só quando plantar tomates para mudas, mas também uma data favorável para a sua colheita. Aqui, o calendário lunar de 2021 virá em seu socorro novamente. Bons dias para um mergulho e outono na lua minguante.

Atenção! Mudas de tomate em conserva começa após o crescimento de duas folhas maduras na planta. Isso geralmente acontece no dia 10-15.

Vídeo sobre os segredos do cultivo de mudas:

Escolhendo sementes de tomate para mudas

Os horticultores experientes selecionam as sementes com base em sua experiência de cultivo de certas variedades de tomates no ano passado. Se o cultivo de mudas de tomate é uma novidade, então, em primeiro lugar, dá-se preferência a variedades e híbridos adaptados às condições climáticas locais. Normalmente, essas informações são exibidas no verso do pacote de sementes.

Atenção! Mesmo que a casa tenha sua própria estufa, você não deve parar nos tomates caprichosos. Em casa, para essas safras, não funcionará criar condições profissionais de estufa e a colheita será ruim.

Um iniciante pode cultivar uma boa safra de tomates em casa, plantando safras menos exigentes para cuidar. Aqui também é importante atentar para a finalidade e o tamanho do fruto, a cor da polpa, a altura da planta. Os tomates indeterminados são os mais adequados para o cultivo em estufas. É melhor plantar tomates determinados ou semideterminantes no jardim.

A porcentagem e o tempo de germinação dos grãos de tomate dependem da época, bem como das condições de seu armazenamento. A data de produção das sementes encontra-se na embalagem, mas ninguém sabe como foram armazenadas. Por causa disso, muitos produtores de vegetais adoram colher suas sementes caseiras. Eles são maiores, crescem melhor e são gratuitos.

Atenção! Você não pode coletar sementes de híbridos em casa. Você só precisa comprá-los. Na embalagem dos grãos híbridos de tomate estão marcados F1.

Preparando sementes de tomate para semear

Para que as sementes tenham um alto percentual de germinação e as mudas de tomate sejam saudáveis, os grãos devem ser cuidadosamente preparados para a semeadura:

  • Ajuda a garantir uma alta porcentagem de germinação Ordenação sementes. Você pode colher grãos vazios e quebrados manualmente, mas é mais fácil mergulhá-los em uma jarra de água morna. Todas as chupetas que sobem são jogadas fora, e as sementes que se acomodam no fundo da lata são filtradas por um pano de algodão. Então eles vão semear.
  • Gravura a semente de tomate é um processo importante para matar a infecção na superfície do grão. As soluções são usadas muito diferentes, mas a maneira mais fácil é colocar os grãos dentro de uma bolsa de gaze e mergulhá-los em uma solução fria de permanganato de potássio por meia hora.
  • O próximo processo de preparação envolve absorver sementes. Para esses fins, é melhor estocar água derretida ou da chuva com antecedência. Primeiramente, os grãos são imersos por 30 minutos em uma jarra de água a uma temperatura de 60cerca deC para acordar o feto. Em seguida, eles tomam água com uma temperatura de 25cerca deC, e algodão comum ou linho natural com grãos dentro é imerso nele por um dia.
  • Após a imersão, os grãos são secos um pouco, dispostos em uma camada sobre um pires e refrigerados por 48 horas por temperar.

A última etapa da preparação envolve a germinação. As sementes de tomate são colocadas em um prato entre duas camadas de gaze, levemente umedecidas com água e colocadas em local aquecido. Antes de bicar o embrião, deve-se tomar cuidado para que o tecido fique úmido, mas não flutue na água.

Alguns horticultores são colocados negativamente no processo de preparação, e semeiam as sementes de tomate no solo seco imediatamente da embalagem. Este é um assunto pessoal, cada um tem os seus segredos sobre o cultivo do tomate.

Atenção! Agora, nas prateleiras das lojas, há grãos de tomate peletizados em forma de bolinhas. Estão totalmente prontos para o plantio e não requerem processamento.

Preparação de solo e recipientes para plantio

É ideal plantar tomates em solo comprado. Já está saturado com todos os oligoelementos necessários. O solo doméstico pode ser preparado a partir de uma mistura de solo de jardim com turfa e húmus. Para folga, você pode adicionar serragem. Nesse caso, o solo caseiro deverá ser alimentado com cinza de madeira, sulfato de potássio, uréia e superfosfato.

Você pode plantar tomates para mudas em recipientes comuns ou copos separados. Em qualquer caso, o recipiente é desinfetado com uma solução profunda de permanganato de potássio. É especialmente necessário processar as paredes internas, que estarão em contato com as raízes do tomate. Se o plantio de sementes de tomate para mudas ocorrer em xícaras separadas, ainda será necessário preparar caixas para elas. Assim, será mais conveniente transferir as mudas e cuidar delas.

É importante refletir sobre o local onde ficarão os recipientes com mudas de tomate. Mesmo para brotos que não brotaram do solo, são necessárias pelo menos 16 horas de luz do dia. Você pode ter que cuidar da organização da iluminação artificial. A temperatura na sala com mudas não deve ser inferior a 20cerca deA PARTIR DE.

Semeando sementes de tomate no solo

O plantio de tomates para mudas começa com o preenchimento dos recipientes preparados com solo. O solo é ligeiramente compactado, umedecido e então solto. Se for considerada a semeadura em recipientes comuns, sulcos são cortados ao longo da superfície do solo com uma profundidade de 1,5 cm com um espaçamento entre linhas de 4 cm. Os grãos de tomate são dispostos a uma distância de 2-3 cm um do outro, após o que eles são borrifados com terra. Nos copos, o procedimento de semeadura é semelhante, só que em vez de ranhuras, são feitos 3 furos com a mesma profundidade. Dos três brotos germinados, o mais forte é deixado no futuro e os dois restantes são removidos.

Depois de semear todas as sementes, o solo é ligeiramente umedecido por cima com água de um borrifador. Cubra o topo do recipiente com um copo ou papel alumínio, coloque em um local aquecido e espere até que os tomates semeados para as mudas germinem. Remova o abrigo após o surgimento de todos os brotos. É importante aqui, por pelo menos 4 dias, manter a mesma temperatura quente na sala com as mudas, caso contrário, os brotos inibirão o crescimento.

Cobertura de mudas de tomate

As mudas precisam de nutrientes para um bom crescimento. A primeira alimentação é realizada após o aparecimento de duas folhas cheias. No total, antes da colheita, é necessário fazer 3 curativos, sendo o último realizado 2 dias antes de a planta ser transplantada para outro recipiente. Os fertilizantes minerais vendidos em lojas especializadas são usados ​​como nutrientes.

Para produtores de vegetais experientes, o cultivo de mudas de tomate é uma ciência completa.Eles não têm pressa em aplicar fertilizantes na hora certa, mas monitoram o estado das plantas. Quando as mudas de tomate exibem hastes poderosas e folhagem verde-escura brilhantemente saturada, elas não são alimentadas. Quando o amarelo aparece e as folhas inferiores caem do caule, as plantas são alimentadas com fertilizante de nitrogênio.

Atenção! O aparecimento de amarelecimento em todas as folhas do tomate indica um excesso de nitrogênio.

A cor roxa das mudas indica a necessidade de fertilizantes contendo fósforo. O estado das mudas depende do local de estadia. Você não pode manter mudas de tomate em uma sala com iluminação artificial constantemente ligada. As plantas adoram o equilíbrio dia / noite. Em caso de luz excessiva, as mudas são alimentadas com preparações contendo ferro.

Colheita de mudas

As plantas de tomate com três folhas cheias são permitidas para a colheita. Isso geralmente acontece 10-15 dias após a germinação. Existem muitas opiniões sobre a utilidade e os malefícios de uma picareta, mas ela deve ser realizada nos seguintes casos:

  • ao transplantar plantas de um recipiente comum para copos;
  • se desejar, escolha mudas com sistema radicular saudável;
  • se necessário, interrompa o crescimento de mudas de tomate;
  • ao remover plantas doentes.

Dois dias antes da colheita, as mudas são regadas e o último molho é adicionado ao mesmo tempo. Cada tomate é despejado com uma espátula especial ou uma colher comum e, junto com um pedaço de terra, são colocadas em outro recipiente. Todos os vazios ao redor das raízes são cobertos com solo de forma que seu nível superior seja igual à localização das folhas cotilédones no caule. O solo dentro do recipiente é levemente calcado e depois regado em abundância.

Atenção! Após a colheita, as mudas de tomate não devem ser expostas ao sol por até 7 dias.

Plantar mudas em um local de crescimento permanente

As mudas de tomate são plantadas em um local de crescimento permanente quando atingem a idade de 40-60 dias. Durante este tempo, a planta deve crescer de 7 a 9 folhas maduras, e a altura do caule chegará a 20 cm. O plantio em terreno aberto começa quando a temperatura noturna não é inferior a +12cerca deA PARTIR DE.

Uma semana antes do início do plantio das mudas de tomate, o solo do jardim é desinfetado com sulfato de cobre. A solução é preparada a partir de 1 litro de água com a adição de 1 colher de sopa. eu. pó seco. Este volume de líquido é suficiente para processar 1 m2 camas. Ao mesmo tempo, fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados.

Para cada planta no jardim, cave buracos com cerca de 30 cm de profundidade e regue abundantemente. A muda de tomate é cuidadosamente retirada do copo, após o que, junto com um pedaço de terra, é colocada em um buraco e coberta com terra solta. O solo ao redor da planta deve ser socado um pouco e regado com 1 litro de água morna. A próxima rega das mudas plantadas é realizada após 8 dias ou à medida que seca.

Importante! O passo entre os furos é mantido dependendo das características da variedade. Normalmente, para variedades de baixo crescimento, a distância é de 40 cm, para tomates médios e altos - 50 cm. A distância entre as linhas não deve ser inferior a 70 cm.

Vídeo sobre como cultivar mudas de tomate:

Agora você sabe como plantar mudas de tomate em casa, e o calendário lunar ajudará a determinar o tempo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção