Contente
Os criadores estão constantemente desenvolvendo novas variedades de tomates. Muitos jardineiros adoram experimentar e sempre se familiarizam com novos produtos. Mas todo residente de verão tem tomates, que sempre planta, ano após ano. Essas variedades favoritas e populares de tomates incluem Grushovka.
Descrição da variedade
O tomate Grushovka para reprodução siberiana é adequado para cultivo em campo aberto, em estufa. A estação de cultivo do tomate desta variedade é de 110-115 dias. Os arbustos padrão não crescem mais do que 0,7 me não precisam ser pinçados. Quando os frutos amadurecem, é aconselhável usar suportes, caso contrário o caule pode quebrar com o peso dos tomates maduros.
Os tomates da variedade Grushovka fazem jus ao nome - os frutos rosa-framboesa crescem como uma pêra, como na foto.
Os tomates maduros podem pesar em média 130-150 ge, segundo os moradores do verão, têm sabor agradável. Os tomates não racham, são perfeitamente armazenados e transportados, são adequados para o processamento, conservação e consumo in natura.
As principais vantagens da variedade de tomate Grushovka:
- o cultivo de um tomate não requer condições especiais;
- é caracterizada por baixo crescimento e tronco vertical bastante robusto, portanto, necessita de uma liga já no período de maturação da cultura;
- o sistema radicular fica próximo à superfície, o que garante rápida absorção de água e fertilizantes;
- resistente à seca;
- beliscar não é necessário;
- resistente a doenças e pragas;
- os tomates toleram bem o transplante.
A variedade Grushovka praticamente não tem desvantagens e tem um alto rendimento - cerca de 5 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto.
Recursos crescentes
Para obter uma boa colheita, você precisa cultivar mudas fortes. Portanto, ao semear sementes, deve-se prestar atenção ao solo e à qualidade da semente.
Os produtores sérios tratam as sementes com desinfetantes especiais, drogas antifúngicas e estimulantes de crescimento. O tratamento de pré-semeadura está escrito na embalagem ou os grãos são tingidos. Se não for possível comprar sementes caras, você pode comprar grãos não processados e se preparar.
Para selecionar sementes ocas, todos os grãos são colocados em água salgada (uma colher de chá de sal é dissolvida em meio litro de água). As sementes cheias assentam no fundo, enquanto as vazias flutuam na superfície. Para desinfetar as sementes de Grushovka, uma solução de permanganato de potássio a 1% é usada - eles são envolvidos em um pano solto e imersos na solução por 18-20 minutos.
Sementes de plantio
Acredita-se que a semeadura de uma variedade de tomate Grushovka é realizada 60-65 dias antes do plantio no local. Recomenda-se comprar uma mistura de solo de envasamento especial para o cultivo de mudas.
- Camadas de drenagem e solo são despejadas na caixa. Para que as mudas não fiquem fracas, as sementes de Grushovka são colocadas em ranhuras de 2 a 2,5 cm de profundidade, a semente é coberta com terra e toda a superfície ligeiramente umedecida. O recipiente é coberto com filme transparente ou vidro e colocado em local aquecido.
- Quando aparecerem os primeiros rebentos do tomate Grushovka, retire a película e coloque a caixa num local bem iluminado.
- Quando três folhas aparecem nas mudas, você pode plantar os brotos em recipientes separados. Para endurecer as mudas, leve-as todos os dias para um local aberto. O período de estar ao ar livre é gradualmente aumentado. Imediatamente antes do plantio, as mudas devem ficar ao ar livre o dia todo.
O tempo de plantio do tomate Grushovka em terreno aberto é determinado pela temperatura do ar externo. O momento ideal é quando o solo aquece até 14-17˚ С. Recomenda-se não colocar mais do que 5-6 arbustos por metro quadrado.
Ao organizar as camas, é aconselhável manter uma distância de 30-40 cm entre os orifícios em uma fileira e selecionar faixas de 60-75 cm de largura para o espaçamento das fileiras.
Regar e fertilizar tomates
O tomate padrão da variedade Grushovka não requer atenção especial. Basta regar à medida que a terra seca. Uma vez que as raízes desta variedade de tomate estão localizadas perto da superfície, é necessário excluir a rega abundante. Caso contrário, o sistema radicular do tomate ficará exposto. Para evitar a rápida secagem da terra, é realizado afrouxamento do solo.
A cobertura do solo também é uma ótima maneira de evitar que o solo seque rapidamente. Além disso, a cobertura morta reduzirá o crescimento. ervas daninhas... Palha e grama cortada são usadas como material de cobertura morta.
Top curativo
Se o solo do local não for fértil, recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos.
- A primeira alimentação é realizada 7 a 10 dias após o plantio. Você pode usar diferentes misturas. Uma colher de sopa de nitrophoska e meio litro de esterco líquido ou uma colher de sopa do fertilizante de fábrica “Ideal” são diluídos em 10 litros de água. Meio litro de solução é derramado sob o arbusto de tomate Grushovka.
- Durante o período de floração, uma solução é usada: 0,5 litro de esterco de galinha, uma colher de sopa de superfosfato e uma colher de chá de sulfato de potássio são adicionados a 10 litros de água. A mistura é bem agitada e colocada em um litro de solução sob cada arbusto.
- Quando os tomates Grushovka começam a amadurecer, é necessário usar fertilizantes que contenham boro, iodo, manganês, potássio. Esses elementos proporcionarão um alto rendimento de tomates Grushovka suculentos e carnudos. Para preparar o tempero, pegue 10 litros de água, 10 g de ácido bórico (em pó), 10 ml de iodo, 1,5 litros de cinza (bem peneirada). A mistura é agitada suavemente e colocada sob um arbusto por um litro.
Para acelerar a cura e o amadurecimento dos tomates Grushovka, é realizada alimentação foliar. Para isso, dilua 50 g de superfosfato em 10 litros de água quente. A solução deve permanecer por um dia e então cada arbusto é pulverizado com 10 ml da composição.
É melhor fazer qualquer tipo de curativo com tempo seco pela manhã ou à noite. A melhor opção é combinar este procedimento com a rega de tomates. Você pode alternar maneiras diferentes de alimentar tomates Grushovka.
Doenças e medidas preventivas
A variedade de tomate Grushovka é considerada resistente a muitos tipos de doenças. Mas quando aparecem sinais de uma doença, não se deve hesitar em tomar medidas.
A macrosporíase aparece como manchas marrons na folhagem e nos troncos do tomate. O fungo se forma primeiro nas folhas inferiores e espalha-se pela planta. Os tomates infectam-se especialmente rapidamente em condições de alta umidade, especialmente quando o tempo chuvoso e seco alternam. Nos frutos, manchas marrons arredondadas são formadas primeiro ao redor do pedúnculo. Os tomates Grushovka podem sofrer da doença em diferentes períodos da estação de cultivo. Como medida preventiva, recomenda-se evitar colocar canteiros de tomate ao lado de plantações de batata. Para combater a doença, são utilizados agentes contendo cobre (solução de uma suspensão de oxicloreto de cobre a 90%).
O mosaicismo viral se espalha nas células do tomate Grushovka, destruindo a clorofila. Portanto, a folhagem adquire um padrão pontilhado com manchas de tons esmeralda e bege.A folhagem fica mais rala, cai, o que leva a uma diminuição do número e do tamanho dos tomates no arbusto. O vírus é bem preservado no solo e, nos tomates da variedade Grushovka, se instala graças a carrapatos, nematóides. Ainda não há fundos para combater a doença. As medidas cardinais são a remoção de plantas doentes do local e a queima. Como medida preventiva, é necessário combater os vetores da doença, coletar os resíduos após a colheita e queimá-los.
Regras de armazenamento
Os frutos maduros são colocados em caixas com os talos para cima. Primeiro, coloque papel no fundo do recipiente.
As caixas devem ser instaladas em um local fresco e sombreado. A temperatura ideal de armazenamento é de 10-13˚ С. Os tomates mantêm seu sabor agradável por 2-2,5 meses.
Tanto os jardineiros novatos como os agricultores experientes que trabalham em grandes áreas podem cultivar tomates Grushovka e fazer uma excelente colheita.