Contente
Existem muitas variedades e híbridos de tomates. Criadores em diferentes países criam anualmente novos. A maioria deles cresce bem em regiões com climas quentes. Deveria ser assim - o tomate é uma cultura do sul e adora calor. São poucos os tomates com capacidade de frutificar nas regiões setentrionais e principalmente em campo aberto. Cada uma dessas variedades simplesmente vale seu peso em ouro. Entre eles está o velho, mas ainda não perdeu seu significado, tomate Moskvich, sua descrição e características são dadas a seguir. Tomate moscovita na foto.
Recurso e descrição
A variedade de tomate Moskvich foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1976. Foi criado no Instituto de Genética Geral. N.I. Vavilov do cruzamento das variedades Nevsky e Smena 373 e se destina ao cultivo em muitas regiões, incluindo as regiões de Arkhangelsk e Murmansk, as repúblicas de Komi e Karelia. As condições de cultivo lá são realmente extremas. E o tomate Moskvich não só os resiste bem, crescendo em campo aberto, mas também dá uma boa colheita de tomates, muitos dos quais ficam vermelhos na videira. E agora mais sobre o tomate Moskvich.
- A variedade Moskvich tem maturação precoce. Em campo aberto, os primeiros tomates maduros podem ser degustados já no nonagésimo dia. Em um verão frio, esse período é estendido por 1,5 semanas.
- O tomate Moskvich pertence às variedades determinantes. Ele termina seu crescimento independentemente quando 3-4 escovas são formadas na haste principal.
- O arbusto da variedade Moskvich é padrão, forte. A sua altura não ultrapassa os 40 cm, as folhas são verde-escuras, ligeiramente onduladas. A folhagem não é forte.
- A distância de plantio recomendada é de 40 cm entre plantas em uma fileira, 60 cm entre fileiras.Se o arbusto não estiver preso, ele se expande muito em largura devido aos enteados.
- As variedades de tomate Moskvich não podem ser fixadas. Mas se você remover os enteados sob o canteiro de flores inferior, a colheita amadurecerá mais cedo e os tomates serão maiores, mas seu número total diminuirá. Com pinçamento parcial, os arbustos podem ser plantados com mais frequência - até 8 peças por m². m. Tal plantio aumentará a produção de tomate Moskvich por unidade de área, mas mais mudas terão que ser cultivadas. Com um plantio normal, o rendimento é de até 1 kg por arbusto.
E agora mais sobre os próprios tomates, que são mostrados na foto:
- seu peso médio varia de 60 a 80 g, mas com bom cuidado pode chegar a 100 g;
- a cor do fruto é vermelho vivo, a forma é redonda, por vezes ligeiramente achatada;
- o sabor das frutas é adocicado, o teor de açúcar é de até 3%, matéria seca - até 6%;
- o uso do tomate Moskvich é universal, eles são bons frescos, mantêm a forma e não racham ao serem salgados e em conserva, eles fazem uma boa pasta de tomate;
- no norte, os frutos são colhidos melhor castanhos e amadurecidos.
A descrição e as características da variedade de tomate Moskvich serão incompletas, para não dizer sobre sua alta adaptabilidade a quaisquer desastres climáticos e resistência a muitas doenças da erva-moura. As críticas de quem plantou o tomate Moskvich confirmam isso.
A boa adaptabilidade e a baixa estatura permitem o cultivo desses tomates no peitoril de uma janela ou varanda.
Recursos crescentes
O tomate Moskvich é cultivado em mudas. Você precisa semear no final de março ou início de abril. Nesse momento, já tem luz suficiente e as mudas não vão esticar.
Mudas em crescimento
As sementes do armazém e aquelas que foram colhidas em seu jardim precisam ser preparadas antes da semeadura. Em sua superfície, os patógenos de várias doenças do tomate podem ser contidos. Para eliminá-los, suas sementes são desinfetadas em solução de permanganato de potássio na concentração de 1% ou em solução morna de peróxido de hidrogênio a 2%. Os tomates são mantidos em permanganato de potássio por 20 minutos, e em peróxido é o suficiente para segurar as sementes por 8 minutos. Após a desinfecção, as sementes são lavadas em água corrente e embebidas em solução estimulante de crescimento. Eles são mantidos em solução por no máximo 18 horas.
Para fazer isso, você precisa preparar uma mistura de sementes de partes iguais de turfa comprada, areia e vermicomposto. É umedecido e os recipientes de sementes são preenchidos com ele.
As sementes podem ser semeadas imediatamente em pequenos recipientes separados. Em seguida, eles são cultivados sem colheita, simplesmente transferindo-os após 3-4 semanas para copos maiores. 2 sementes são semeadas em cada copo ou cassete. Após a germinação, o excesso de planta não é arrancado, mas cortado para não ferir as raízes dos tomates.
Enche-se o recipiente com a mistura preparada, nele são feitos sulcos com 1,5 cm de profundidade, a distância entre eles é de 2 cm. O mesmo se dá entre as sementes enfileiradas. As sementes borrifadas podem ser cobertas de neve. Água derretida é boa para sementes. Aumenta a energia de germinação e endurece ao mesmo tempo.
Um saco de polietileno é colocado em um recipiente com sementes de tomate semeadas Moskvich e é colocado em um local quente. As plantas ainda não precisam de luz. Mas ele será muito necessário assim que os primeiros tiros aparecerem. O recipiente é colocado sobre uma luz, de preferência no parapeito do sul. Reduza as temperaturas noturnas e diurnas em 3-4 dias para 12 e 17 graus, respectivamente. Isso é necessário para que as mudas não se estiquem.
No futuro, a temperatura deve ser mantida durante o dia pelo menos 20 graus e não mais que 22 graus, e 3-4 graus mais fria à noite.
Mudas de tomate da variedade Moskvich precisam obedecer ao regime de irrigação. Você só precisa regá-lo quando o solo dos vasos secar.
O aparecimento de um par de folhas reais lembra que é hora das mudas de tomate Moskvich mergulharem. Ela está sentada em copos separados, melhores e opacos, tentando preservar o sistema radicular tanto quanto possível.
Após a colheita, as mudas de tomate Moskvich são protegidas por vários dias da luz solar direta. No futuro, ele será regado e alimentado algumas vezes com fertilizante totalmente solúvel em uma concentração metade menor do que para a alimentação em campo aberto. A muda de tomate Moskvich com um mês e meio de idade está pronta para o transplante.
Preparação do solo e plantio de mudas
Os tomates Moskvich adoram solo fértil. Portanto, os canteiros são preparados no outono, acrescentando-se pelo menos um balde de húmus ou composto bem podre para cada metro quadrado na escavação. m. Desde o outono, o superfosfato também é adicionado em uma quantidade de até 70 g por metro quadrado. m camas. Na primavera, durante a gradagem, são introduzidas uma colher de sulfato de potássio e 2 copos de cinzas.
Assim que a temperatura do solo subir acima de 15 graus, as mudas podem ser plantadas. Para cada tomate Moskvich cavar um buraco, que é bem derramado com água morna.
Após o plantio, o solo ao redor dos arbustos é coberto com cobertura morta e os próprios tomates Moskvich são cobertos com material não tecido. Então, eles se enraízam melhor.
Cuidado ao ar livre
Regue as plantas com água morna estabilizada uma vez por semana antes da floração e duas vezes durante a floração e despejando os frutos. Assim que a safra de tomate Moskvich estiver totalmente formada, a rega deve ser reduzida.
Os tomates Moskvich são alimentados a cada 10-15 dias. Depende da fertilidade do solo em que cresce. Para isso, um fertilizante solúvel completo contendo os oligoelementos necessários para um tomate é adequado. Assim que as plantas florescem, a taxa de aplicação de potássio é aumentada e a fertilização com nitrato de cálcio é realizada para prevenir a podridão apical.
Após cada rega, o solo é solto. Durante a estação, são realizados 2 amontoados, obrigatoriamente após rega ou chuva.
Os tomates da variedade Moskvich dão a colheita em uníssono. Para aumentá-lo, as frutas são colhidas em maturação branca. O resto dos tomates crescerá mais rápido.
Você pode assistir ao vídeo para obter mais informações sobre como cuidar do tomate em campo aberto: