Contente
Existem muitos jardineiros entre os jardineiros que cultivam tomates de frutos pequenos. Hoje, a variedade desses tomates é bastante ampla. Isso cria certas dificuldades ao escolher uma variedade.
Os frutos pequenos pertencem ao grupo das cerejas. Uma das variedades é o tomate de Ildi, que conseguiu conquistar o coração dos jardineiros. Os tomates pequenos não só são adequados para a conservação, como também podem decorar qualquer prato da mesa festiva. O artigo fornecerá uma descrição detalhada da variedade, suas características e regras de cultivo.
Descrição do tomate
Qualquer jardineiro que decide abordar uma nova variedade de tomates estuda detalhadamente a descrição e as características que os fabricantes fornecem na embalagem. Primeiro, vamos apresentar as características do mato e das frutas.
Descrição do arbusto
- Os tomates Ildi são variedades altas e indeterminadas. A altura do arbusto chega a 180 cm. São plantas de treliça. A variedade é madura precocemente, os primeiros frutos amadurecem em 85-100 dias após a germinação.
- Os arbustos de tomate Ildi são abundantemente frondosos. As folhas são de um verde rico, de tamanho médio.
- Os pincéis lembram um leque de formato complexo. A primeira inflorescência aparece acima da nona folha, o resto - a cada duas.
- Em inflorescências longas, de até 30 cm, um grande número de flores amarelo pálido. Isso pode ser visto claramente na foto. Quase todas as flores são amarradas, muitos pequenos tomates são formados.
Fruta
A variedade de tomate Ildi distingue-se pelo grande número de pequenos frutos, com peso não superior a 15 gramas. Em um pincel, existem até 60 peças. E a planta lança pedúnculos em até 10 peças! A forma dos tomates é oval redonda, em forma de ameixa. As frutas são deliciosas, doces. Os tomates verdes são verdes e, na maturidade técnica, os frutos adquirem uma cor laranja âmbar.
Além disso, os tomates não amadurecem ao mesmo tempo. Em uma inflorescência, você pode ver tomates verdes, blange e laranja. Mas não é tudo: nos pincéis, além das frutas, sempre há flores.
A pele do tomate Ildi não é apenas macia, mas também forte. A polpa é suculenta com pequena quantidade de sementes. As frutas são universais, então as donas de casa encontrarão um uso para elas. Pode ser conservado inteiro, comido fresco. Mas, na maioria das vezes, tomates Ildi de frutos pequenos são adicionados a vegetais variados, eles ficam lindos.
Características da variedade
Para se ter uma compreensão completa das hortaliças selecionadas, não se pode fazer uma descrição. A característica é importante neste caso. Vamos dar uma olhada nos lados positivos e negativos do tomate Ildi.
Benefícios
- Vencimento antecipado. Você pode obter tomates frescos dessa variedade mais cedo. A frutificação é estendida, o que também pode ser chamado de positivo.
- As qualidades de sabor dos tomates são excelentes.
- Devido ao grande número de frutas, o rendimento é alto e, como nossos leitores observam nas análises, é estável. Um arbusto rende até 3,5 kg de tomates doces.
- Os frutos da variedade não racham, agarram-se firmemente ao pedúnculo, não caem do mato mesmo quando maduros demais.
- É possível transportar tomates Ildi a qualquer distância, sem perder sua apresentação.
- Os frutos são armazenados por muito tempo, o sabor é preservado 100%.
- As sementes de tomate da Ildi podem ser colhidas sozinhas, pois não é um híbrido.
- As plantas são resistentes a doenças que afetam outras safras de beladona.
Minuses
Das deficiências da variedade Ildi, pode-se talvez destacar a necessidade de amarrar ao longo da temporada.E não só os caules, mas também pincéis pesados. Além disso, você precisa remover constantemente enteados e folhas em excesso e gastas.
Características de crescimento e cuidado
Os criadores aconselham o cultivo de tomates Ildi em terreno aberto ou protegido. Muitos jardineiros plantam plantas em uma varanda ou loggia. Excelente decoração tanto em flor como em frutificação.
Mudas em crescimento
A variedade de tomate Ildi é de meia temporada, para uma colheita antecipada é melhor cultivar mudas. As sementes são semeadas dois meses antes do plantio em um local permanente em solo fértil solto, a uma profundidade de não mais de 4 mm.
Não há nada de errado com isso, apenas as sementes são muito pequenas.
De acordo com a descrição, os tomates Ildi distinguem-se por uma excelente colheita. Mas você pode obter os resultados adequados se começar com as mudas. Ela deve ser forte, atarracada.
A colheita é um procedimento obrigatório. É realizada duas semanas após a semeadura. As mudas dos primeiros dias precisam de iluminação suficiente, caso contrário elas se esticarão, você não terá uma colheita.
Os tomates são endurecidos antes de serem plantados no solo. Quando os caules dos tomates adquirem uma delicada cor roxa, podem ser considerados prontos para o transplante.
Transferir para o solo
Os tomates de Ildi devem ser plantados em um local permanente em um solo quente. A temperatura do ar à noite deve ser de pelo menos +10 graus. As plantas são plantadas pela primeira vez em uma estufa no final de maio. Em campo aberto no início de junho.
A matéria orgânica é adicionada ao solo antes da escavação: turfa, húmus, composto. Também é necessário adicionar cinzas de madeira, que não é apenas um fertilizante com um complexo completo de oligoelementos, mas também salva o sistema radicular do tomate da doença da perna preta. Se você confia na química, pode usar fertilizantes minerais.
Uma vez que a variedade Ildi tem um crescimento forte, ao plantar em estufa, escolha um local na borda para que seja mais conveniente cuidar. Após o plantio, as mudas são imediatamente amarradas a um suporte confiável. Em seguida, esse procedimento é repetido a cada 10 dias. Você pode puxar a treliça, também é conveniente.
Não mais do que três tomates Ildi são plantados por metro quadrado. Eu formo cada arbusto em 1 ou 2 hastes. As folhas inferiores até a primeira inflorescência são retiradas já na fase de plantio no solo.
A frutificação começa após o transplante, após 80 dias da germinação. Os frutos são colhidos aos pedaços ou corta-se todo o cacho, se os tomates estiverem parcialmente em maturação técnica, parcialmente blange.
Cuidando de Ildi no chão
Não é difícil cuidar dos tomates Ildi. Como já observamos, o inconveniente está em amarrar e beliscar. O resto da tecnologia agrícola é tradicional:
- regar e alimentar;
- afrouxamento e remoção ervas daninhas;
- cobertura morta do solo;
- tratamentos preventivos de doenças.
Se os tomates Ildi forem cultivados ao ar livre, você terá que apertar os caules após a formação de 4 ou 5 pincéis. Caso contrário, a planta não terá força suficiente para formar uma colheita, nem todas as flores serão amarradas.
Doenças e pragas
Os tomates Ildi são resistentes a muitas doenças. A requeima, como observam os jardineiros nas análises, nunca é afetada. Mas às vezes é observada mancha na folha. Portanto, não se pode prescindir de tratamentos preventivos dos arbustos.
Hoje, os jardineiros estão tentando usar materiais ecológicos. Os tomates são pulverizados com um extrato de cinzas de madeira, soluções de permanganato de potássio, iodo, ácido bórico. Além de proteger contra doenças, as plantas recebem alimentação foliar.
Quanto às pragas, na maioria das vezes são pulgões e, curiosamente, vespas.
Tenho crescido na Sibéria, na região de Omsk, há vários anos. Tarde, claro, mas cresce, tem tempo
Essa variedade veio até mim há cerca de 10 anos da China. Os parentes trouxeram. Não sabia o nome (não falo chinês), mas encontrei na Internet. Tudo o que está escrito corresponde exatamente. Só posso acrescentar que deixo 2, no máximo 3 escovas (região de Tver) não amadurecem mais. Mas é o suficiente. Seus filhos o amam muito. Phytophthora não tem medo, mas é suscetível à clodosporia. Há uma colheita em qualquer verão, mesmo que seja quente ou úmido (na estufa). Só que nunca tive tão grandes, na massa total são menores. É uma guloseima como um doce. Há muitos anos eu planto minhas próprias sementes, todos brotam juntos, não há problema com muda.
Irina, olá. Por favor, me diga, você já tentou plantar Ildi em terreno aberto?
Olá, não, ainda não experimentei. As condições meteorológicas da região de Tver não permitem isso.