Contente
O tomate Solerosso foi criado na Holanda em 2006. A variedade distingue-se pelo amadurecimento precoce e alto rendimento. Abaixo segue uma descrição e comentários do tomate Solerosso F1, bem como a ordem de plantio e cuidados. O híbrido é usado para plantio em climas temperados ou quentes. Em regiões frias, é cultivado em estufa.
Características de variedade
A descrição do tomate Solerosso é a seguinte:
- maturação precoce;
- depois de plantar as sementes, leva 90-95 dias para amadurecer o fruto;
- arbusto determinante;
- 5-6 tomates são formados na escova;
- espalhamento médio do mato.
A fruta Solerosso também possui uma série de características distintivas:
- o tamanho médio;
- forma plana-arredondada;
- ligeira nervura junto ao pedúnculo;
- polpa suculenta de densidade moderada;
- em média 6 câmaras de sementes são formadas;
- pele fina, mas bastante densa;
- sabor doce sem aguado.
Rendimento de variedade
A variedade Solerosso é considerada uma variedade de alto rendimento. Até 8 kg de tomates são removidos de um metro quadrado.
Os frutos da variedade são macios e de tamanho pequeno. A pele densa permite utilizá-los em preparações caseiras. Os tomates são adequados para decapagem e decapagem como um todo.
Os tomates desta variedade são incluídos em vegetais variados, puré de batata e pastas. Frescos, são adicionados a saladas, primeiros e segundos pratos.
Ordem de pouso
A variedade Solerosso é indicada para cultivo ao ar livre ou em estufas. Independentemente do método escolhido, primeiro você precisa obter mudas saudáveis. As plantas jovens são plantadas em áreas preparadas, que são fertilizadas com turfa ou húmus.
Obtendo mudas
O tomate Solerosso F1 pode ser cultivado em mudas. Isso exigirá um solo consistindo em proporções iguais de solo de jardim e húmus.
Recomenda-se tratar o solo antes de plantar as sementes. É regado com água quente ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Para obter mudas, são necessários recipientes baixos. São preenchidos com terra, após o que são feitos sulcos até 1 cm de profundidade. Recomenda-se plantar tomate a cada 2 cm.
Recipientes com sementes são despejados com água morna e cobertos com vidro ou papel alumínio. Nos primeiros dias, eles são mantidos no escuro. A temperatura ambiente deve permanecer em 25-30 graus. Em taxas menores, as mudas de tomate Solerosso aparecerão mais tarde.
As mudas são formadas na presença de boa iluminação 12 horas por dia. Fitolamps são instalados, se necessário. As plantas são regadas com água morna todas as semanas. Quando os tomates têm 4-5 folhas, a umidade é aplicada a cada 3 dias.
Transferir para a estufa
Os tomates Solerosso são transferidos para a estufa aos 2 meses de idade. A altura das mudas chegará a 25 cm, e 6 folhas se formarão no caule.
Uma estufa para o plantio é preparada no outono. Recomenda-se substituir a camada superficial do solo, uma vez que larvas de insetos e esporos de doenças costumam passar o inverno nele.
O solo para uma estufa com tomate é formado por vários componentes: terra de grama, turfa, húmus e areia. O melhor de tudo é que essa cultura cresce em solos leves e férteis, com boa permeabilidade à umidade.
De acordo com a descrição, o tomate Solerosso é determinante, pois sobram 40 cm entre as plantas. Se você plantar tomate Solerosso em padrão quadriculado, poderá simplificar significativamente o cuidado, proporcionar ventilação e desenvolvimento normal do sistema radicular.
Os tomates são colocados no solo junto com um pedaço de terra. Em seguida, o sistema radicular é coberto com terra e o arbusto é cravado. A rega abundante das plantações é obrigatória.
Cultivo ao ar livre
2 semanas antes do plantio, os tomates são movidos para uma varanda ou loggia. No início, as plantas são mantidas a uma temperatura de 16 graus por várias horas, gradualmente esse período é aumentado. É assim que os tomates são endurecidos e sua taxa de sobrevivência em um novo local melhora.
O pouso é realizado quando o solo e o ar estão aquecidos. Para proteger os tomates das geadas da primavera, é necessário cobri-los após o plantio com uma lona agrícola.
Os tomates são plantados em covas localizadas a uma distância de 40 cm entre si. Restam 50 cm entre as filas e deve ser organizado um suporte para que as plantas não sofram com o vento e a precipitação. Após a transferência das plantas, elas são regadas com água morna.
Recursos de cuidados
A variedade Solerosso é cuidada com a aplicação de umidade e fertilizantes. Esses tomates não precisam ser beliscados. Os tomates devem ser amarrados para formar um caule reto e forte e para evitar que a fruta entre em contato com o solo.
Tomates molhando
Com uma introdução moderada de umidade, o tomate Solerosso F1 dá altos rendimentos estáveis. Para tomates, a umidade do solo é mantida em 90%.
A falta de umidade é evidenciada pela queda das pontas dos tomates. A seca prolongada leva à queda das inflorescências e ovários. O excesso de umidade também afeta negativamente as plantas que se desenvolvem lentamente e se tornam suscetíveis a doenças fúngicas.
A primeira rega da variedade Solerosso é feita depois que o tomate é transferido para um local definitivo. Em seguida, o procedimento é repetido todas as semanas. Durante o período de floração, as plantas requerem regas mais intensas, portanto, 5 litros de água são adicionados em cada planta.
O procedimento é realizado pela manhã ou à noite, quando não há exposição direta ao sol. Após a rega, o solo é solto para que o tomate absorva melhor a umidade e os nutrientes.
Top curativo
Com alimentação regular, a variedade Solerosso apresenta rendimento estável. Dos fertilizantes, tanto os minerais quanto os remédios populares são adequados.
Os principais oligoelementos que contribuem para o desenvolvimento do tomate são o fósforo e o potássio. O potássio é responsável pelo sabor da fruta, sendo utilizado na forma de sulfato de potássio (30 g por 10 L de água). A solução é derramada sobre as plantações sob a raiz.
O fósforo regula os processos metabólicos no organismo da planta, portanto, o desenvolvimento normal do tomate é impossível sem ele. Este oligoelemento é apresentado sob a forma de superfosfato diluído em água (40 g de substância por 10 l de água). O superfosfato pode ser incorporado no solo sob a raiz do tomate.
Dos remédios populares, o mais eficaz é alimentar os tomates com cinzas de madeira. Pode ser introduzido no solo durante o plantio de tomates ou preparado com base em infusões de irrigação.
Proteção contra doenças e pragas
Segundo as análises, o tomate Solerosso F1 é resistente às principais doenças do tomate. Devido ao amadurecimento precoce, a planta não sofre a doença mais perigosa do tomate - phytophthora.
O cumprimento das técnicas agrícolas, a rega e alimentação das plantas em tempo oportuno ajudarão a evitar o desenvolvimento de doenças. A estufa com tomates deve ser ventilada para evitar alta umidade.
Em campo aberto, o tomate do Solerosso é atacado por talhas, lesmas, tripes e um urso. Os inseticidas são usados para controlar pragas.Uma solução de amônia é eficaz contra lesmas e uma solução de sabão em pó é preparada contra pulgões.
Críticas de jardineiros
Conclusão
A variedade Solerosso é adequada para cultivo tanto em áreas privadas quanto em escala industrial. Esses tomates se diferenciam pelo amadurecimento precoce, bom sabor e alta produtividade. O plantio requer um mínimo de manutenção, que inclui irrigação e alimentação. De acordo com resenhas, deliciosas preparações são obtidas a partir do tomate Solerosso F1.