Contente
Os tomates que podem dar uma colheita rica em um curto período de tempo são muito valorizados pelos horticultores, principalmente nas regiões do norte, onde a duração do período de calor é mínima. Uma dessas variedades de maturação precoce é o tomate "Prima Donna".
Descrição
Os tomates Prima Donna são variedades híbridas de maturação precoce. O período de maturidade biológica começa 90-95 dias após a germinação das sementes.
Os arbustos são altos, determinados. A altura da planta chega a 150 cm, sendo a variedade destinada ao cultivo tanto em casa de vegetação como em campo aberto. Devido ao seu tamanho bastante grande, os arbustos de tomate precisam de uma liga adequada e regular à medida que crescem. Existem poucos rebentos laterais neste tipo de tomate, pelo que não é necessário beliscar com frequência.
Os frutos da variedade "Prima Donna", como você pode ver na foto, têm formato arredondado com um pequeno "nariz" característico desta espécie. O peso de um tomate é de 120-130 gramas. A cor de um vegetal maduro é escarlate. A polpa é densa, carnuda.
O rendimento é alto. Até 8 kg de vegetais podem ser colhidos de uma planta com os devidos cuidados.
A variedade tem aplicação universal. Pelas suas características, o tomate é muito utilizado para a confecção de saladas, ketchups e é especialmente apreciado para enlatados e conservas.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens claras do tomate Prima Donna estão as seguintes:
- amadurecimento muito precoce dos frutos;
- alta produtividade em todas as condições climáticas e até mesmo em solos pobres;
- boa resistência à maioria das doenças típicas do tomate;
- os frutos têm boa transportabilidade.
Praticamente não há desvantagens da variedade. A única coisa que pode incomodar o jardineiro no processo de cultivo é a altura da planta.
Características de crescimento e cuidado
O processo de reprodução do tomate híbrido "Prima Donna" compreende as seguintes etapas sucessivas:
- Semeando sementes.
- Mudas em crescimento.
- Plantar uma planta em campo aberto ou em estufa.
- Cuidado do tomate: regar, fertilizar, soltar, liga.
- Colheita.
Vamos considerar todos esses estágios com mais detalhes.
Semeando sementes
As sementes são plantadas em solo preparado no final de março, início de abril a uma profundidade de 2-3 cm. Com o aparecimento dos primeiros rebentos, é necessário regar regularmente as plantas e acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento.
Mudas em crescimento
Com o aparecimento das três primeiras folhas verdadeiras, as mudas mergulham. A colheita é necessária para o desenvolvimento adequado da planta e um bom crescimento.
As mudas devem ser regadas em tempo hábil, alimentadas e viradas ao sol pelo menos uma vez ao dia para que o tronco fique nivelado.
Plantar uma planta em um terreno aberto ou estufa
No plantio de mudas em campo aberto, é necessário endurecer a planta pelo menos uma semana antes desse processo. Para fazer isso, os tomates são levados ao ar, primeiro por algumas horas e depois durante a noite. Ao plantar um tomate em uma estufa, o endurecimento preliminar pode ser omitido.
Os arbustos são plantados a uma distância de 40-50 cm um do outro. Como a planta é alta, é preciso pensar com antecedência nas opções para a liga do arbusto à medida que ela cresce.
Cuidado de tomate
Como você deve ter notado pela descrição da variedade, o tomate "Prima Donna" é despretensioso, portanto, para obter uma boa colheita, basta regar, soltar, fertilizar e amarrar a planta em tempo hábil.
Colheita
Após 90 dias, a julgar pelas avaliações, já é possível colher a primeira safra de tomate. A colheita dos frutos maduros deve ser realizada regularmente e pelo menos 1 a 2 vezes por semana para aumentar as chances de amadurecimento dos demais frutos.
Você pode aprender mais sobre a variedade "Prima Donna" no vídeo: