Contente
O esterco de vaca é um fertilizante ecológico, natural e bastante acessível para a alimentação de várias culturas, incluindo o tomate. É usado fresco, colocado na compostagem. O fertilizante orgânico líquido mais comumente usado para tomates é a infusão de verbasco. Fertilizar tomates com verbasco permite acelerar o crescimento das plantas e aumentar a produtividade. O verbasco contém nitrogênio em concentração aumentada e alguns outros oligoelementos necessários para as plantas. Você pode substituir o verbasco no jardim por esterco de cavalo ou coelho. Esses excrementos animais também contêm um rico complexo de microelementos e seu uso como fertilizante tem um efeito benéfico nas plantas.
Benefícios do esterco de vaca
O estrume de porco é provavelmente mais acessível para o agricultor, no entanto, é significativamente inferior em qualidade ao excremento do gado, que contém uma quantidade equilibrada de todos os nutrientes necessários para as plantas. Assim, a composição do fertilizante fresco para vacas inclui potássio (0,59%), nitrogênio (0,5%), cálcio (0,4%), fósforo (0,23%), além de uma grande quantidade de matéria orgânica (20,3%). Além desses oligoelementos, verbasco contém magnésio, manganês, boro e outros oligoelementos. Esta combinação de minerais permite alimentar os tomates sem saturar os vegetais com nitratos.
A concentração de nutrientes depende muito da idade da vaca e de sua nutrição. Por exemplo, o esterco de gado adulto contém 15% a mais de micronutrientes.
Tipos de verbasco e como usá-lo
Ninguém ainda conseguiu cultivar tomates em solo "magro", e você pode adicionar nitrogênio e outros minerais e orgânicos essenciais com a ajuda de esterco de vaca. O método de uso depende muito da qualidade das matérias-primas e das condições para manter o gado.
Esterco fresco
O esterco fresco da vaca contém uma grande quantidade de nitrogênio amoniacal que, se atingir as raízes dos tomates, pode queimá-los. É por isso que verbasco fresco sem preparação especial não é usado imediatamente antes do plantio de tomates ou para fertilizá-los durante o cultivo. É usado com mais frequência para aumentar o valor nutricional do solo durante as escavações no outono. Nesse caso, a substância terá tempo de se decompor durante o inverno e não prejudicará o tomate na primavera, mas ao mesmo tempo estimulará o crescimento do tomate e aumentará o rendimento dos vegetais.
A quantidade pode ser alterada a critério do agricultor, dependendo do nível de fertilidade existente.
Lixo
No caso em que a vaca é mantida em condições de forragem, na limpeza do celeiro o proprietário recebe uma mistura de esterco com feno ou palha. Quando apodrece, esse estrume contém muito potássio e fósforo. Se o jardineiro deseja obter fertilizante com alto teor de nitrogênio, é melhor usar turfa como cama.
O esterco da cama também é usado ao cavar o solo no outono ou é colocado em composto para reaquecimento.
Sem lixo
Se a cama não for usada no estábulo das vacas, o estrume não conterá muita palha e feno.Ele conterá uma quantidade maior de nitrogênio amoniacal e um mínimo de potássio e fósforo. Esse estrume é bem adequado para preparar a infusão de verbasco.
Estrume podre
Uma característica do esterco podre é o fato de que durante o armazenamento ele perde água e o nitrogênio prejudicial e agressivo nele se decompõe. O superaquecimento da substância, via de regra, ocorre quando ela é colocada na compostagem.
Após a compostagem, o húmus é usado para introdução no solo durante a escavação ou para preparar uma infusão. No primeiro caso, esterco apodrecido é introduzido no solo no outono em uma quantidade de 9-11 kg / m2... Você pode preparar uma infusão para alimentação raiz de tomate, adicionando 1 kg do produto a 5 litros de água.
Fertilizantes à venda
O esterco de vaca na forma líquida concentrada e na forma de grânulos pode ser encontrado em lojas agrícolas. É produzido em escala industrial. Usar fertilizante para tomate segue de acordo com as instruções.
Preparação da infusão
Na maioria das vezes, uma infusão de verbasco líquido é usada para alimentar os tomates. Mesmo estrume fresco ou chorume são adequados para a sua preparação. Quando dissolvido em água e infundido por vários dias, o nitrogênio da amônia nessas substâncias se decompõe e se torna um ativador de crescimento seguro para as plantas.
Você pode preparar a infusão de verbasco adicionando estrume à água. A proporção de substâncias deve ser de 1: 5. Após mistura completa, a solução é infundida por 2 semanas. Após o tempo previsto, o verbasco é diluído com água novamente na proporção de 1: 2 e usado para regar os tomates pela raiz.
Você pode ver o processo de cozimento do verbasco no vídeo:
Verbasco deve ser usado ao observar sintomas de deficiência de nitrogênio, crescimento lento de tomates e nas fases iniciais da estação de crescimento para construir a massa verde da planta. Para a alimentação regular de tomates durante a floração e frutificação, recomenda-se o uso de verbasco com adição de minerais.
Infusão de verbasco com minerais adicionais
Durante a floração e a frutificação, os tomates precisam de fertilização com alto teor de potássio e fósforo. Com uma quantidade suficiente desses minerais no solo, os tomates se formarão em abundância, aumentando o rendimento das safras. O sabor dos vegetais também será elevado.
Você também pode adicionar fósforo e potássio ao solo ao usar verbasco com a adição de certas substâncias. Por exemplo, para 10 litros de verbasco concentrado, você pode adicionar 500 g de cinza de madeira ou 100 g de superfosfato. Essa mistura se tornará um tempero complexo para os tomates.
Você também pode alimentar mudas de tomate com verbasco com a adição de vários minerais. Por exemplo, para a primeira alimentação de mudas de tomate, utiliza-se verbasco, diluído em água 1:20, com a adição de uma colher de nitrophoska e meia colher de chá de ácido bórico. Após o plantio das mudas no solo, recomenda-se o uso de verbasco na mesma concentração com a adição de 1 colher de sulfato de potássio.
Assim, o esterco de vaca é um fertilizante valioso e ecologicamente correto que pode ser usado repetidamente para alimentar tomates em diferentes estágios de crescimento. Verbasco fresco é ótimo para enterrar no solo durante a escavação de outono ou para compostagem. Se não houver tempo para esperar o verbasco moer naturalmente, você pode preparar uma infusão com ele, que será privado de nitrogênio amoniacal durante a fermentação e se tornará um fertilizante excelente e seguro para tomates.
Esterco de cavalo para tomates
Uma característica dos excrementos de cavalo é seu rápido superaquecimento, no qual o esterco gera calor, aquecendo as raízes das plantas. Eles também contêm uma quantidade significativa de nitrogênio, de até 0,8%, que excede o das fezes de vacas ou de porco. A quantidade de potássio e fósforo no esterco de cavalo também é alta: 0,8% e 0,7%, respectivamente. O cálcio, necessário para melhor absorção dos minerais, está contido neste fertilizante na quantidade de 0,35%.
A introdução de esterco de cavalo no solo melhora sua composição de microelementos, satura o solo com dióxido de carbono e ativa os processos vitais dos microrganismos existentes na terra. Solos pesados, temperados com esse fertilizante, tornam-se leves, quebradiços.
É melhor introduzir estrume de cavalo no solo no outono durante a escavação. A taxa de aplicação é de 5-6 kg / m2.
O estrume de cavalo pode ser usado para aumentar a fertilidade do solo na estufa e para aquecer as plantas em um espaço fechado. O esterco de cavalo às vezes é chamado de biocombustível para aquecimento de estufas. Para alimentar o tomate com estrume, na estufa, é necessário retirar a camada superior do solo com 30 cm de espessura. Uma pequena quantidade (3-5 cm) deste fertilizante orgânico deve ser colocada na superfície resultante. Em cima disso, você deve despejar novamente uma camada de solo fértil. Isso saturará o solo com nutrientes ao nível das raízes das plantas e substituirá o solo esgotado por material "fresco".
A alimentação de tomate com estrume de cavalo pode ser realizada várias vezes durante todo o período de crescimento. Nesse caso, o tomate receberá não apenas a quantidade necessária de nitrogênio, mas também muitos minerais adicionais.
Para alimentar tomates, uma infusão é preparada com esterco de cavalo. Em um balde com água, adiciona-se 500 g de fertilizante e, após a mistura, a solução é infundida por uma semana.
Esterco fresco de cavalo também pode ser compostado para reaquecimento. Posteriormente, pode ser usado seco para alimentar tomates. Para fazer isso, um sulco raso deve ser feito em torno do perímetro do círculo radicular. É necessário borrifar uma pequena quantidade de fertilizante podre para cavalos nele, cobri-lo com uma fina camada de terra e água. Assim, o tomate receberá todos os micronutrientes necessários.
O esterco de cavalo pode ser usado para criar cristas quentes. O estrume, incrustado na espessura da crista alta, alimenta e aquece as raízes dos tomates. Esta tecnologia de cultivo é relevante para as regiões do norte.
Esterco de coelho
O estrume de coelho como fertilizante também é valioso para várias culturas. Contém nitrogênio e potássio na quantidade de 0,6%, fósforo e cálcio na quantidade de 3-4% e magnésio na quantidade de 0,7%. Fertilizar o solo para tomates na quantidade de 3-4 kg / m2 durante a escavação do solo no outono. O fertilizante é adequado para vários tipos de solo. Solos pesados misturados com esterco de coelho tornam-se mais leves e arejados. No entanto, para obter tal efeito, é recomendável dobrar a taxa de aplicação de fertilizante durante a escavação.
Você também pode alimentar os tomates sob a raiz com esterco de coelho. Para isso, a substância deve ser diluída com água na proporção de 1:15. Regue os tomates nas ranhuras em torno do perímetro do círculo da raiz. Assim, as raízes jovens assimilarão da melhor maneira todas as substâncias necessárias.
Ao colocar esterco de coelho na compostagem, você pode misturá-lo com folhagem, palha, grama, restos de comida. Ao colocar para o verão, a pilha de composto deve ser sacudida 2 vezes para evitar incêndios.Estrume de coelho muito maduro pode ser usado seco para alimentar tomates, borrifando o círculo próximo ao caule da planta.
A tecnologia para acelerar a criação de composto de coelho pode ser encontrada no vídeo:
Ao usar qualquer tipo de esterco, deve-se lembrar que ele contém sementes de ervas daninhas, larvas de pragas, microrganismos nocivos. Eles podem ser removidos por inspeção visual e eliminação, peneirando por uma peneira, regando com permanganato de potássio. Essas medidas são relevantes quando se utiliza esterco fresco e podre. Ao usar um fertilizante diluído em água para a alimentação de raiz de tomate, deve-se lembrar que os nutrientes são melhor absorvidos com uma grande quantidade de água, portanto, as plantas devem ser regadas em abundância antes da alimentação.
Conclusão
O estrume é um excelente fertilizante para a alimentação do tomate. Pode ser usado como composto ou infusão. Durante a fermentação, a microflora prejudicial e o nitrogênio da amônia desaparecem, o que significa que a substância só pode beneficiar o tomate, acelerando seu crescimento e aumentando a produtividade. Tendo decidido alimentar o tomate com minerais, você também não deve abrir mão da matéria orgânica, porque ao adicionar alguns minerais adicionais à infusão de estrume, você pode torná-lo uma fonte de potássio ou, por exemplo, fósforo. Por sua vez, esse tempero mineral-orgânico não só acelera o crescimento dos tomates, aumenta o rendimento, mas também torna as frutas especialmente saborosas, ricas em açúcar e, o mais importante, saudáveis.