Contente
O repolho é uma das hortaliças mais difíceis de cultivar, especialmente se você tentar cultivar suas mudas em um apartamento comum com aquecimento central. Mesmo assim, muitos jardineiros novatos e entusiastas vão em frente, tentados pela atraente imagem de uma apetitosa cabeça de repolho na embalagem de sementes. Mas antes de poder desfrutar de tal espetáculo em seu jardim, você terá que passar por uma série de testes. Afinal, o repolho tem muitos inimigos na forma de insetos-praga e várias doenças. Ela também é muito exigente em várias condições de crescimento, e geralmente seus requisitos não coincidem com aqueles que as pessoas procuram criar para ela. Portanto, quase todas as mudas de repolho ficam amarelas - este é quase seu estado normal sob algumas condições. Mas essa mesma imagem é um sintoma de doenças e problemas perigosos quando uma ação urgente é necessária. Por que você precisa organizar as coisas em ordem.
Doenças e pragas
Quando as folhas amarelas aparecem em mudas de repolho, em primeiro lugar, é necessário excluir todos os fatores mais perigosos para a planta.
Os insetos são pragas
Existem alguns inimigos que querem se banquetear com suculentas folhas de repolho. Mas a maioria deles já aparece quando o repolho é plantado no solo ou quando as mudas são cultivadas diretamente no jardim.
Eles são capazes de migrar para mudas de repolho de plantas de interior próximas.
-
Pulgão claramente visível nas folhas a olho nu. São pequenos insetos verdes claros ou ovais translúcidos, de até 5 mm de tamanho, que vivem em grande número em diferentes partes das plantas e sugam seiva delas.
-
Ácaro-aranha é encontrado no verso da folha na forma de pequenas teias de aranha quase imperceptíveis, secreções pegajosas e pontos pretos, e toda a superfície da folha é, por assim dizer, salpicada de pequenos pontos claros. A folha do repolho logo fica amarela e cai.
Se algum inseto for encontrado, todas as plantas devem primeiro ser bem lavadas em água corrente no chuveiro e, em seguida, aspergidas sobre as folhas úmidas com uma pequena camada de cinza de madeira. Normalmente, isso é suficiente, especialmente se todas as outras condições de detenção forem normalizadas.
Em campo aberto, a pulverização com cinzas pode ser feita imediatamente após o plantio das mudas de repolho no solo. Isso ajudará a salvá-la de pulgas crucíferas e outros insetos.
É melhor regar todas as mudas por cima. Essa técnica também ajuda a prevenir certas doenças fúngicas.
Doenças do repolho
Existem algumas doenças no repolho, mas na fase de muda, as mais comuns são a perna preta e o fusarium. Para proteger ao máximo o repolho de quaisquer doenças, era necessário submeter suas sementes a um tratamento especial antes da semeadura, uma vez que muitas infecções são transmitidas pela semente. Após a germinação, é regado com solução de fitosporina. É um biofungicida natural que funciona bem com todas as feridas do repolho. Mas é especialmente bom para a prevenção. Se a doença já se manifestou, geralmente são necessários meios mais poderosos. Mas a maneira mais fácil é destruir as plantas doentes para que não tenham tempo de infectar o resto.
- Com uma perna preta o caule fica mais fino, escurece e a planta morre rapidamente.
- Com fusarium as folhas ficam amarelas e murcham. Infelizmente, esses mesmos sintomas podem ser indicativos de outras condições, então faz sentido tentar consertar a situação primeiro. E somente se tudo mais falhar, as plantas afetadas individuais devem ser descartadas.
-
Existe outra doença do repolho mais perigosa - quilha... É completamente indiferente ao tratamento, mas, felizmente, é muito fácil de reconhecer. Pequenos protuberâncias ou nódulos arredondados aparecem nas raízes das mudas. Ao colher mudas ou plantá-las em terreno aberto, verifique cuidadosamente o sistema radicular de todas as plantas. À menor suspeita de quilha, jogue fora a planta sem dúvida. Essa doença é transmitida, via de regra, pelo solo, então quando você encontrar, lembre-se de onde tirou esse solo. Se for retirado do seu local, antes de plantar qualquer planta, este canteiro deve ser eliminado com uma solução fungicida.
Violação das regras de cuidado
Respondendo à pergunta: “Por que as folhas das mudas de repolho ficam amarelas?”, É preciso lembrar que muitos são os fatores que afetam o crescimento e o desenvolvimento das mudas de repolho.
Rega imprópria
Erros cometidos ao regar mudas de repolho são a causa mais comum de amarelecimento das folhas de repolho. Afinal, o repolho, em circunstâncias normais, consome muita água e, por isso, requer muita rega. Muitos iniciantes, tendo aprendido sobre isso, por zelo extra, começam a regá-la com tanta frequência que a terra fica azeda, as raízes começam a sentir uma falta aguda de oxigênio e as folhas ficam amarelas. No pior dos casos, as raízes começam a apodrecer e as plantas podem ficar completamente doentes.
Por outro lado, se as mudas de repolho ficarem constantemente no parapeito de uma janela quente com luz solar intensa e a sala raramente for ventilada, é possível que seque. Portanto, ela pode precisar regar duas ou até três vezes ao dia. Mas, em qualquer caso, o calor e o entupimento são condições estressantes para o repolho, e as folhas podem começar a amarelar e secar.
Luz e temperatura
Infelizmente, o amarelecimento das folhas de mudas de repolho pode ocorrer devido à não observância das regras de manutenção das plantas após a germinação. O fato é que, após a germinação, as mudas de repolho devem receber um local com temperatura não superior a + 8 ° С- + 10 ° С por 8-12 dias. Se você deixá-lo em uma sala quente, ele se estenderá fortemente, as raízes não se desenvolverão e as folhas novas ficarão amarelas rapidamente devido ao subdesenvolvimento das raízes. Dessas mudas, mesmo que sobrevivam antes de serem transplantadas para o campo aberto, é improvável que surjam cabeças de repolho boas.
Outra razão para o amarelecimento das folhas de repolho pode ser a falta de luz. O repolho é uma planta que adora luz e precisa de muita luz durante a época de mudas. Com sua falta, ela simplesmente se estenderá fortemente, e então na fase de formação da segunda e da terceira folhas verdadeiras, elas podem gradualmente começar a amarelar e secar, a partir da parte inferior da planta.
Para corrigir a situação, pode-se tentar fazer um tratamento regular com medicamentos anti-estresse, como Epin-Extra, Zircon, HB-101, mas é melhor mudar as condições para o desenvolvimento das mudas.
Ração de repolho
Normalmente, o repolho precisa de alimentação abundante após o plantio em terreno aberto. Mas se terras pobres foram usadas para o plantio de plantas, então teoricamente as mudas podem amarelar por falta de certos nutrientes: nitrogênio, fósforo, ferro, potássio.
Essa alimentação foliar funciona muito rapidamente e o amarelecimento das folhas deve parar literalmente dentro de alguns dias se o motivo for a falta de nutrientes.
Mas, com mais frequência, é o contrário - solo rico em nutrientes foi usado para plantar o repolho. E ao tentar alimentar as mudas, as folhas começam a amarelar. O envenenamento das raízes ocorre com excesso de fertilizantes. Nesse caso, lavar o solo com água ou transplantar as mudas para um novo solo pode ajudar.
Além disso, o amarelecimento das folhas das mudas de repolho pode ocorrer a partir do transplante para o solo com uma reação ácida.
Neste caso, é necessário repor o solo e, se não for possível, pelo menos adicionar cinza de madeira ou cal como desoxidante.
Transferir para o solo
Há uma situação em que as folhas inferiores das mudas de repolho definitivamente ficam amarelas - isso acontece depois que as plantas são plantadas em campo aberto. Durante o transplante, algumas das raízes são danificadas, portanto, o amarelecimento das folhas é inevitável. Não há com o que se preocupar, as folhas devem ser cuidadosamente aparadas ou arrancadas e as mudas derramadas em abundância. Após 5-6 dias, ele criará raízes em um novo lugar e formará ativamente novas folhas verdes.
Como você já entendeu, quase qualquer situação estressante causada por uma violação das regras de cuidado causa amarelecimento das folhas das mudas de couve, principalmente na parte inferior dela. Portanto, nesses casos, é necessário, antes de tudo, descobrir o que pode causar estresse nas plantas, para depois tomar as medidas necessárias.
Dê conselhos sobre como conservar o repolho.