Contente
Entre as muitas variedades e híbridos de pimentão, há uma variedade especial - Ratunda. Os jardineiros costumam chamar essas pimentas arredondadas, por assim dizer, divididas em fatias, de gogoshars. Na classificação internacional, eles são chamados de "tomate pimenta" - uma variedade de pimenta em forma de tomate. Existem muitas variedades de pimenta Ratunda, diferem na cor: vermelha ou amarela, na forma e no sabor.
Característica
O pimentão Ratunda apaixonou-se pelos horticultores pelo excelente rendimento, estrutura densa, resistência a doenças fúngicas. Existem muitas variedades e híbridos de pimenta Ratunda criados na Moldávia e na Rússia: Kolobok, Visconde, Merishor, Gogoshar local, Ruby 2, Doce doce, Olenka, doçura Ruby, Ratunda israelense e outros. Na maturidade técnica, o Ratunda é perceptível com uma cor verde escuro brilhante, na maturidade biológica - um vermelho escuro rico ou amarelo brilhante, como o Sol ou o Jubileu de Ouro.
Muitas variedades de Ratunda têm frutos semelhantes a abóboras em miniatura com lóbulos pronunciados, mas existem variedades com barris lisos e arredondados. Uma característica comum dos frutos de pimentão Ratunda é que eles não são alongados, mas achatados. A planta gera até 12-15 frutos. Até 5 kg de frutas são colhidos em 1 metro quadrado.
A pimenta Ratunda, de acordo com a descrição das variedades, produz principalmente frutos sem amargor. Sua peculiaridade é que ele está sujeito à polinização cruzada. O plantio próximo de pimenta definitivamente afetará o sabor de qualquer variedade Ratunda, bem como da maioria das outras variedades de pimentão. Note-se que existem variedades Ratunda, que são inerentes ao amargor. Mas a polpa da fruta é doce, apenas as divisórias da câmara estão queimando. Obtém-se então o sabor semi-acentuado dos frutos de Ratunda.
As variedades de pimenta Ratunda são de meia temporada, até 120-135 dias, mas também há maturação mais precoce. Frutos verdes maduros ou mesmo colhidos de pimenta Ratunda são armazenados por muito tempo. As pimentas também podem ser transportadas por longas distâncias sem comprometer a aparência da fruta.
Descrição
Os arbustos de Ratunda são standard, compactos, subdimensionados, com folhas médias, bastante potentes para suportar a carga de frutos. A planta não ultrapassa os 35-60 cm As folhas são de tamanho médio, com pecíolos longos. As flores crescem entre os brotos.
Os frutos da pimenta Ratunda, como se diz deles nas descrições e críticas dos horticultores, são grandes, arredondados, achatados ou com uma pequena ponta alongada. Verde verde, mas adequado para uso em saladas, bem como para recheios e outros pratos ou preparações. Frutos maduros de cor cereja ou amarelo vivo, dependendo da variedade. No interior da vagem da pimenta Ratunda existem várias câmaras de sementes onde existem muitas sementes. O peso médio dos frutos é de 90-100 g Existem variedades de frutos grandes - até 150-180 g.
Espessura da parede de 6 a 10 mm. As divisórias de algumas variedades de Ratunda estão em chamas. A pele é fina, densa, com uma cobertura cerosa. A polpa é carnuda, suculenta, crocante, densa. O sabor da fruta Ratunda é delicado, com um aroma apimentado delicadamente pronunciado. Possível pungência picante nas sensações gustativas.
Benefícios
A pimenta Ratunda é popular devido às suas qualidades brilhantes.
- Alta produtividade;
- Excelente bouquet de frutas com sabor;
- Despretensão da planta;
- Resistência a Alternaria, vírus do mosaico do tabaco, murcha de verticillium;
- Atratividade comercial;
- Manter a qualidade e a transportabilidade das frutas.
Como todas as variedades de pimenta, uma cultura do sul, Ratunda precisa de cuidados cuidadosos em solos férteis.
Crescendo
Ratunda se propaga semeando para mudas. As sementes são plantadas de tal forma que, na época do plantio em estufa, as plantas atingem os dois meses de idade. O cultivo de Ratunda com sucesso é possível em solo fértil.
Semeadura
A melhor opção para o pimentão é semear as sementes uma de cada vez em vasos, pois o sistema radicular da planta sofre durante o transplante.
Se o recipiente para mudas for feito em casa, é preciso cuidar do sistema de drenagem. Primeiro, são feitos furos no fundo e, em seguida, é colocada uma camada de frações médias de agroperlita, espuma triturada sob a embalagem dos eletrodomésticos e cerâmicas quebradas. É imprescindível ter um palete onde o excesso de água escorra após a rega.
Os solos adquiridos precisam ser especializados ou prestar atenção à acidez. Ratunda prefere solos neutros ou ligeiramente alcalinos (pH 7-7,2).
Cuidado de mudas
Para bons brotos, os recipientes são colocados no calor - até 25 graus. Quando os brotos aparecem, a temperatura diurna é mantida inicialmente em 18-20 graus, então, após a primeira semana, sobe para 25 0C. Noite - deve ser reduzida para 13-15 graus, para que as plantas não estiquem, mas o sistema radicular seja fortalecido. As mudas de Ratunda recebem iluminação complementar - até 14 horas. Use ampolas de luz do dia ou lâmpadas LED. Você pode comprar dispositivos especiais para iluminação de plantas - fitolâmpadas.
- O próximo ponto importante no cuidado com as mudas de pimentão é a alimentação. Compram misturas prontas nas lojas e fertilizam de acordo com as instruções ou se preparam;
- A primeira alimentação das plantas é realizada na fase de aparecimento de 1-2 folhas verdadeiras. Se o pimentão precisar ser mergulhado, o fertilizante é colocado de lado por 10-12 dias após o procedimento de transplante. Uma colher de chá de carbamida e uma colher de sopa cheia de superfosfato são dissolvidas em 10 litros de água. Cada planta recebe 100-150 ml de solução;
- A segunda alimentação de Ratunda é feita uma semana antes do desembarque para um local permanente. Prepare uma solução de duas colheres de sopa de superfosfato e uma colher de sopa de sulfato de potássio em 10 litros de água.
Pimenta na estufa
O pimentão Ratunda é plantado quando o primeiro botão já está formado. Disposição: 25 x 50 cm A rega deve ser moderada, é melhor regar com mais frequência, mas não humedecer em demasia o solo. As plantas precisam ser modeladas.
- Quando a primeira ramificação é formada, todos os enteados são removidos abaixo dela;
- A primeira flor é colhida;
- O mais fraco é removido dos próximos brotos emparelhados, deixando o mais forte crescer;
- No final de agosto, belisque as pontas dos pimentões para que não surjam novos brotos e a planta direcione forças apenas para a frutificação;
- Os primeiros frutos são colhidos ainda verdes para reduzir o estresse da planta. A limpeza é realizada em 5-10 dias;
- Os frutos maduros são cortados todas as semanas ou com mais frequência, conforme necessário.
É necessário monitorar o nível de umidade, principalmente durante a floração. A alta umidade interfere na polinização. Quando o pólen cai, as estufas costumam ser ventiladas. As correntes de ar ajudam a criar ovários. Este processo é muito importante para todos os tipos de pimenta, pois a quantidade de sementes formadas afeta o tamanho do fruto. Os frutos ocos não crescem muito.
Plante no jardim
A ratunda é plantada nas regiões meridionais no final de maio, início de junho, nas regiões mais setentrionais posteriormente, quando desaparece a ameaça de geada. Uma área fértil, suficientemente iluminada, sem correntes de ar, localizada em local aconchegante e protegida das rajadas de vento, é a melhor opção para o plantio de pimentão. Na primavera, o solo é fertilizado: 35-40 g de compostos de fosfato e potássio, 20-25 g de agente de nitrogênio.
- A pimenta é regada com água morna, em abundância, durante a primeira semana após o plantio, para melhor aclimatação das plantas;
- Uma boa solução seria cobrir o solo para que a umidade não evapore muito rapidamente;
- Ratunda é alimentado com solução de verbasco diluída na proporção de 1:10, ou com fertilizantes complexos especiais para pimenta;
- A cobertura de pimenta é necessária durante a formação dos botões, durante a floração e a frutificação;
- A remoção da primeira flor resulta em mais produção de frutos;
- Durante o calor prolongado, acima de 35 graus, o plantio da pimenta Ratunda pode ser sombreado com uma rede. Graças a este método, as plantas evitam o stress das altas temperaturas e frutificam melhor.
Proteção de plantas
Em uma estufa, as pimentas Ratunda podem sofrer de pulgões. Eles lutam contra os insetos, introduzindo curativos foliares contendo potássio e fósforo.
De outras pragas roedoras de folhas e solo, são utilizadas preparações à base de biotoxinas - Lepidocida, Fitoverm e outras.
Frutas picantes com a forma original serão uma bela adição à mesa, e nos espaços em branco, elas irão lembrá-lo da agitação de verão da natureza.