Contente
As regiões do sul da Rússia, incluindo a região de Rostov, eram os principais fornecedores de vegetais na época da URSS. Após o colapso da União Soviética e a devastação geral que se seguiu na região de Rostov, as fazendas estatais que se dedicavam à produção de vegetais em campo aberto desapareceram e a produção de sementes morreu completamente.
A população da região sempre esteve inclinada à produção de hortaliças em pequena escala, portanto, na ausência de suas próprias variedades, procurava se sustentar com híbridos estrangeiros, cuja vantagem indiscutível era a capacidade de resistir ao transporte de longa distância. . Mas a qualidade desses híbridos era "turca", ou seja, eram vegetais duros e completamente insossos.
A situação mudou após a abertura na região de Rostov de uma filial da agrofirma Poisk - o Centro de Reprodução e Sementes de Rostovskiy. Graças a esta empresa e sua filial na região de Rostov, não só as velhas variedades de vegetais foram revividas, mas novos híbridos e variedades foram criados e continuam a ser criados para atender às necessidades dos pequenos agricultores.
As novas variedades requerem não apenas a capacidade de resistir a longos períodos de armazenamento e transporte, mas também excelente sabor, resistência ao calor, resistência a doenças e a capacidade de crescer em solo contendo quantidades significativas de sal.
Não há água doce de alta qualidade na região de Rostov. Uma vez que esta terra era o fundo do mar e toda a água contém uma quantidade significativa de sal. Apesar do gesso introduzido no solo, a variedade destinada à região de Rostov deve ser resistente à salinização. São precisamente essas variedades que saem do Rostovskiy SSC, uma vez que inicialmente recebem água salobra durante a irrigação.
Além disso, hoje os requisitos para o momento da frutificação mudaram para os agricultores. Se antes interessavam as variedades precoces determinantes com retorno amigável da colheita, hoje são procurados tomates com um período de frutificação longo, ou seja, indeterminado. A empresa "Poisk" pode muito bem oferecer uma escolha de várias variedades nacionais que satisfaçam todos os requisitos e não vai parar por aí.
Os produtores amadores de vegetais nas regiões do sul da Rússia estão tentando escolher variedades de tomate com diferentes períodos de maturação para obter tomates frescos durante a estação quente.
Variedades de tomate para hortas na região de Rostov
Voyage F1
Um híbrido precoce maduro com crescimento de caule ilimitado e um período de vegetação de 100 dias. Cultivado em estufas e ao ar livre. Difere em resistência a doenças e alto rendimento.
Os tomates são forrados, arredondados, lembrando um coração estilizado, com um "bico" característico, para fins de salada. Pesar até 150 g. O sabor é o usual "tomate".
"Marshmallow em chocolate"
A variedade não é híbrida, ou seja, você pode obter suas próprias sementes desse tomate no local. Meia temporada. 115 dias se passam antes da colheita. Variedade indeterminada com arbusto de altura de até 170 cm. Requer amarração.
Em média, os tomates desta variedade chegam a pesar 150 g Os frutos apresentam uma invulgar cor castanho-avermelhada escura e um excelente sabor adocicado. A variedade é a salada.
Resistente a doenças. Infelizmente, a variedade é de qualidade de conservação muito pobre, não se destina ao armazenamento de longo prazo.
"Amarelo banana"
Variedade indeterminada até 3 m de altura Meio tarde, passam 125 dias antes da colheita. O arbusto é bem frondoso, não é padrão. A folhagem é de tamanho médio. Até 10 frutas são colocadas em escovas simples.
Os tomates são amarelos, com até 7 cm de comprimento, a forma é alongada com um "nariz" característico, às vezes os tomates podem ser curvos, lembrando uma banana, daí o nome. A polpa é doce, carnuda, firme. O peso do tomate é de até 120 G. O tomate é uma salada, o que não atrapalha seu uso universal. Adequado para preservação de frutas inteiras e produção de suco.
As vantagens são a capacidade de permanecer no caule após o amadurecimento, resistência a doenças. Pode ser cultivado ao ar livre e em estufas.
"Laranja Bison"
Variedade médio-tardia de frutos grandes para estufas. Um arbusto alto requer amarração e modelagem. Os tomates são arredondados, achatados nos "pólos", ligeiramente estriados. O peso de uma fruta é de até 900 g Tomates laranja maduros. A variedade é a salada. Pode ser usado na culinária.
No sortimento de "Search", além do Orange Bison, há também Yellow e Black Bison.
"Corar"
Variedade de estufa, meio tarde. Devido ao seu crescimento significativo, o arbusto exige uma liga. Os frutos rosados são bastante grandes, até 300 g, com polpa adocicada e açucarada. O tomate pertence à salada.
As melhores variedades de tomate da região de Rostov, adequadas para profissionais e amadores
"Scarlet Caravel F1"
Uma variedade entre as novidades, mas já recebeu o apreço dos horticultores. Híbrido alto indeterminado cultivado dentro de casa. O período até a colheita é de 110 dias. Devido ao crescimento e ao grande número de frutos, requer amarração.
Até 11 ovários são formados nas mãos. Os tomates são forrados, ligeiramente alongados, de cor vermelha uniforme quando maduros. Peso 130 g, a polpa de tomate é densa, o que é um diferencial desta empresa.
A vantagem indiscutível é a resistência a rachaduras e a capacidade de não se desintegrar durante o amadurecimento, o que reduz as perdas da safra. Tolera bem as oscilações bruscas de temperatura. É consumido in natura, é recomendado para enlatados de frutas inteiras.
Krasnodon F1
Híbrido de salada de frutos grandes no meio da estação. A safra amadurece em 115 dias. A altura do arbusto não é superior a 0,7 m, determinante. Pode ser cultivado ao ar livre e em estufas.
Os tomates são redondos, ligeiramente estriados, com uma polpa uniforme, vermelha e densa, de excelente sabor. Pesa até 300 g. Uso universal, exceto para enlatamento de frutas inteiras. Devido ao seu tamanho, não cabe no frasco.
Resistente a microorganismos patogênicos.
"Elf F1"
O tomate pertence ao grupo "cereja", a colheita é feita com cachos inteiros. A estação de cultivo é de 95 dias. Um arbusto com crescimento ilimitado do caule. A variedade pode ser cultivada tanto em estufas quanto ao ar livre. Os tomates são vermelho-escuros, esféricos. Às vezes, pode ser ligeiramente oval. Frutos com peso de até 20 g Os tomates, de forma e tamanho uniformes, são coletados em cachos simples de até 16 tomates cada. A polpa é firme, adocicada. O objetivo da variedade é universal.
As vantagens incluem resistência a fungos patogênicos, boa transportabilidade dos frutos, capacidade de cultivo em qualquer época do ano, adaptabilidade ao cultivo hidropônico e capacidade de produzir safras quando cultivadas no solo.
"Sweet Fountain F1"
Projetado principalmente para o cultivo industrial em estufas. A estação de cultivo é de 100 dias. Bucha de tipo indeterminado. O tomate tem um alto rendimento, produzindo muitos tomates de tamanho médio (até 20 g), muito saborosos.
Tomates maduros de cor vermelha uniforme. Há uma mancha perto do pedúnculo que desaparece completamente quando amadurece. Cada cacho forma de 15 a 30 tomates ovais com um sabor doce de sobremesa.
A variedade é resistente a microorganismos patogênicos, desprendimento e rachaduras. Muito bom para conservação e consumo fresco.
"Golden Stream F1"
Híbrido intermediário de alto rendimento com uma estação de crescimento de 110 dias.
As variedades são completamente diferentes, estão unidas apenas pelo nome. Híbrido de "Poisk" indeterminado com frutos redondos de até 50 g. O arbusto requer liga. Os tomates são colhidos em cachos, cada um com uma média de 11 frutos. Os tomates são de cor amarela brilhante, brilhantes e com polpa densa. A colheita do híbrido é colhida de uma só vez com pincéis inteiros. O híbrido é plástico, remete com calma a extremos de temperatura, resistente à microflora patogênica. É um objeto interessante e original para enlatamento de frutas inteiras.
A variedade "Golden Stream" de outro fabricante é determinante com frutos ovais de cor amarelo escuro e pesando até 80 g. Criados em Kharkov.
"Magic Harp F1"
Variedade indeterminada de início médio com uma estação de crescimento de 95 dias. Em estufas, é cultivado em escala industrial. Requer um espaço fechado, formação de arbustos e amarração. Pode crescer tanto no solo quanto em sistema hidropônico. A colheita é feita com pincéis inteiros.
O arbusto é poderoso, bem frondoso. Bolos-tomates amarelos alaranjados de até 3 cm de diâmetro e 21 gramas de peso são coletados em densos cachos de 15 frutas cada. A polpa da fruta é firme e de sabor adocicado.
As vantagens da variedade incluem sua resistência a rachaduras e desprendimento, resistência a patógenos e condições estressantes. Recomendado para conservação e consumo in natura.
As duas melhores variedades de tomate para a região de Rostov
Dois dos híbridos mais famosos e reconhecidos de produtores de vegetais da "Pesquisa".
"Premium F1"
Híbrido determinante, não padrão, de maturação precoce com um período de vegetação de 90 dias. O objetivo principal são canteiros abertos, mas cresce bem em estufas. Pouco exigente para o solo, mas prefere solo franco-arenoso e franco.
A mata requer bastante espaço, é cultivada em dois ramos com um esquema de plantio de 0,5x0,7 m. No campo aberto não é necessário pinçar, nas estufas são fixadas moderadamente. Produtividade de até 5 kg por arbusto. Os arbustos dão a colheita em uníssono.
Tomates de tamanho médio, pesando até 140 g, de polpa vermelha, firme, carnuda e de sabor agradável. Os tomates são arredondados, mais longos do que em diâmetro, com um "bico" característico dos tomates Rostov.
A variedade é bem armazenada e pode ser transportada por longas distâncias, é resistente a muitas doenças, exceto a requeima. Com alta umidade, há uma alta probabilidade de doença da requeima.
"Sovereign F1"
Tomate de alface com um período de vegetação de 100 dias. A variedade é determinante, até 0,8 m de altura e a produtividade é alta. Cresce bem em estufas e em canteiros abertos, mas em estufas rende até 17 kg por m², enquanto em campo aberto o rendimento é duas vezes menor.
Os tomates são vermelhos, esféricos, com uma característica própria da variedade dos SSTs de Rostovskiy: o bico alongado. Os tomates são muito duros com muitas câmaras dentro. Peso médio 165 G. Caracterizam-se pela uniformidade e muito boa qualidade de conservação. Após dois meses de armazenamento, 90% da massa total armazenada na loja está pronta para venda.
Resistente a doenças.
Conclusão
O Centro de Sementes de Rostov pode oferecer muito mais variedades de tomates para qualquer gosto profissional ou amador. Algumas dessas variedades podem ser encontradas assistindo ao vídeo.
Tendo em conta as peculiaridades do solo na região de Rostov, é melhor escolher variedades do centro de sementes local para o cultivo de tomate nesta área.