Contente
No final do inverno e início da primavera, todo residente de verão tem um momento emocionante para se preparar para o plantio de tomates. Em um grande número de regiões da Rússia, o cultivo de plantas que adoram o calor só é possível em estufas usando o método de mudas. A escolha das variedades precoces deve-se ao fato de que o número de dias de sol durante o período de cultivo é muito limitado. Considere o popular variedades de tomate com um curto período de cultivo e falar sobre as características de seu cultivo.
Cultivo de tomates em estufas
O número de estufas está crescendo hoje. Isso se deve ao fato de que muitos jardineiros começaram a cultivar vegetais para venda em grandes quantidades, e não apenas para eles próprios. Para o cultivo de tomates em estufas, é necessário equipar estufas especiais. O que é importante no cultivo de tomates?
- Luz solar (deve haver muita luz solar, faça para a estufa ele deve durante todo o dia);
- boas condições de ventilação;
- preparo do solo;
- modos ótimos de temperatura e umidade.
Trabalho preparatório
Residentes de verão experientes sabem que o cultivo constante de safras na mesma estufa após várias temporadas fará com que as plantas comecem a doer. O solo deve ser bem cultivado ou alternado com pepinos. No entanto, o cultivo de duas safras ao mesmo tempo não é recomendado.
O processo de preparação do solo ocorre em várias etapas:
- a camada superior do solo é removida em 10 centímetros;
- sulfato de cobre é adicionado à água fervente na proporção de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água, e essa solução é usada para tratar o solo quente;
- uma semana antes de plantar as mudas acabadas, prepare canteiros com uma altura de 25-30 centímetros.
A largura entre as camas depende muito da variedade ou híbrido de tomate selecionado. Variedades precoces e ultraprecoces são muito populares hoje em dia. Eles acompanham rapidamente, cuidar deles é simples.
O tomate é polinizado por insetos, porém é extremamente difícil atraí-los para a estufa. É por isso que os tomates com efeito de estufa são exigentes para arejar. Para fazer isso, você precisa equipar várias janelas. Via de regra, os híbridos que são resistentes a condições desfavoráveis de cultivo e doenças são denominados de estufa superprecoce.
As melhores variedades iniciais de tomates para uso interno
Variedades precoces de tomates para estufas são adequados para aqueles que não estão acostumados a gastar muito tempo com plantas. Claro, você não será capaz de esquecer completamente suas mudas, mas exatamente tomates de amadurecimento precoce geralmente subdimensionado, não exigindo a formação de um arbusto. Considere vários híbridos e variedades populares que irão deliciá-lo com uma colheita precoce.
Híbrido "Aurora"
O híbrido "Aurora", de alto rendimento e de maturação ultra-precoce, será apreciado pelos jardineiros que se cansam de amarrar tomates altos.
É permitido deixar 40-50 centímetros entre os canteiros e plantar até 7 arbustos em um metro quadrado. O cuidado é padrão, a colheita amadurece após apenas 78-85 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
Frutos vermelhos carnudos, sabor excelente.Por serem os tomates de tamanho médio, eles podem ser usados tanto em saladas quanto para salgar, molhos para cozinhar e outros pratos. Os frutos não racham, são perfeitamente transportados e têm uma excelente apresentação. A fábrica não tem medo de Alternaria e TMV. O rendimento é de cerca de 15 quilos por metro quadrado.
Hybrid "Andromeda"
Via de regra, são as variedades de tomate para estufa que trazem grandes rendimentos, já que nas estufas são menos suscetíveis a doenças. Uma variedade desse híbrido com a polpa rosada amadurece antes de mais ninguém, 80 dias são suficientes para isso, para o tomate com polpa vermelha leva 85-95 dias.
A altura da planta é de apenas 70 centímetros, o rendimento na estufa é alto (quase 13 quilos por metro quadrado), incentiva-se o plantio de densidade média, que é de 6 a 7 plantas por quadrado. O híbrido Andromeda é mais adequado para climas quentes, pois tolera bem o calor.
As qualidades gustativas do tomate são excelentes, a resistência às principais doenças permite que você não se preocupe com a colheita. Devido à rápida maturação, o híbrido não tem medo da requeima. Frutos carnais, alguns exemplares pesam até 180 gramas. A apresentação é excelente, podendo ser transportado desde que haja condições de armazenamento.
Híbrido "Afrodite"
Os primeiros tomates são sempre agradáveis à vista. Este híbrido amadurece muito rapidamente. Do momento em que aparecem os primeiros rebentos e até à maturação completa, decorrem apenas 76-80 dias. A mata é determinada, baixa, não atinge mais de 70 centímetros de altura. A liga é necessária apenas para conservar a fruta, pois até 8 tomates se formam no pincel, com o peso os galhos podem quebrar.
As frutas são de tamanho pequeno, cerca de 110 gramas cada uma com bom gosto. Via de regra, são consumidos frescos. O híbrido é resistente a pilares, requeima, TMV, murcha de fizariose. O rendimento é amigável. O rendimento na estufa chega a 17 quilos por metro quadrado.
Variedade "Ártico"
Algumas variedades de maturação precoce são atraentes por sua aparência. A variedade "Arktika" é conhecida por suas qualidades decorativas. O arbusto é baixo, não precisa de liga, os tomates são formados nele pequenos, pesando 25 gramas. São adequados para saladas, conservas e conservas, têm um aroma agradável e um sabor excelente. Em um pincel, até vinte frutos redondos são formados de uma vez. Quando maduros, eles ficam vermelhos.
O período de amadurecimento é de apenas 78-80 dias, o rendimento não ultrapassa 2,5 quilos por metro quadrado.
Híbrido "Biathlon"
Este híbrido é considerado ideal para saladas. Seu sabor é bom, o tamanho da fruta permite fazer picles de tomate. O arbusto da planta é determinado, bastante alto e às vezes pode chegar a um metro. O rendimento é rápido e amigável.
Como o arbusto é compacto, você pode plantar mudas com bastante força, até 7 a 9 arbustos por metro quadrado. O rendimento será de aproximadamente 9 quilos desta área. A planta é resistente ao TMV e Fusarium. Devido ao período de amadurecimento rápido, não há tempo para adoecer com requeima. O período de maturação não ultrapassa 85 dias, podendo ser cultivada com sucesso em campo aberto e em estufas.
Híbrido "Daria"
Os tomates vermelhos muito bonitos amadurecem em apenas 85-88 dias e dão uma grande colheita de tomates deliciosos. De um metro quadrado, você pode coletar 15-17 quilos de frutas de alta qualidade. A resistência ao TMV, Fusarium e Alternaria é uma grande vantagem.
A altura do mato chega a um metro, às vezes um pouco mais alta, vai ter que amarrar. Existem muito poucas folhas na planta, é por isso que ocorre um rápido amadurecimento. Frutas com sabor excelente são adequadas para saladas e saladas.
Híbrido de golfinho
É representado por pequenos frutos de excelente sabor. Eles são de forma redonda com um topo pontudo característico. O arbusto do tipo determinante de crescimento, que para de crescer após o início da floração, atinge 80 centímetros de altura.Os pincéis formam de cinco a seis frutas, que são utilizadas para consumo in natura.
O período de maturação é de 85-87 dias a partir do momento em que aparecem os primeiros brotos, o rendimento é alto (até 15 quilos por metro quadrado). "Dolphin" é resistente a Fusarium, Alternaria e mancha bacteriana negra.
Variedade "Sanka"
Descrevendo os melhores primeiros tomates, não se pode deixar de dizer sobre "Sanka". Hoje é talvez o tomate mais popular da Rússia. Eles gostam tanto de jardineiros que em fevereiro às vezes é difícil encontrar um saco extra de sementes no balcão da loja. Por que o tomate Sanka é tão popular?
O período de maturação é de apenas 78-85 dias, a polpa do tomate é carnuda de cor vermelha, o sabor é excelente. Você pode usar as frutas em qualquer qualidade. Os tomates são médios e não excedem 150 gramas.
A mata é de um tipo determinante, não ultrapassa 60 centímetros de altura, o rendimento é alto, chegando a 15 quilos por metro quadrado. Recomenda-se não plantar mais de 7 plantas por quadrado. O rendimento é duradouro, podendo frutificar até a geada a partir de novos brotos que crescem após o primeiro recuo dos frutos pela planta.
"Capitão" híbrido
Aqueles que procuram uma safra abundante são freqüentemente aconselhados a não colher tomates super precoces, as variedades de estufa descritas acima refutam essa afirmação. Quase todos eles são representados por uma rica colheita, o mesmo pode ser dito sobre o híbrido Capitão. O rendimento por quadrado é de aproximadamente 17 quilogramas. Ao mesmo tempo, o arbusto é determinante, baixo (até 70 centímetros). Você pode plantar 7 arbustos de mudas por metro quadrado.
O período de amadurecimento é de 80-85 dias, frutas pesando 130 gramas são niveladas. A frutificação é amigável, os frutos são fortes, bem armazenados. Com sabor excelente, são utilizados principalmente em saladas. A resistência à bacteriose, TMV, requeima e fusarium é uma excelente qualidade para o tomate.
Híbrido "Yesenia"
Na estufa, você pode coletar até 15 quilos de tomates com excelente sabor. Amadurecem em arbustos baixos de até 70 centímetros de altura. Os frutos pesam 135 gramas, eles estão alinhados, têm uma cor vermelha. Uma vez que os tomates têm uma apresentação elevada, são frequentemente cultivados em escala industrial. Cuidar deles é padrão.
Como o arbusto é compacto, você pode plantar as plantas com bastante densidade, de 7 a 9 plantas por quadrado, no entanto, isso pode afetar o rendimento.
Grau "Carbono"
Os tomates mais interessantes são sempre atraentes. A variedade da seleção americana é interessante porque os frutos bastante grandes têm uma cor cereja escura. São muito saborosos e têm um sabor adocicado. O peso médio de um tomate é de 250 gramas. A polpa é carnuda, suculenta. Objetivo do tomate de mesa.
O arbusto da planta é indeterminado, se espalhando, requer liga e pinça, o que leva muito tempo para o morador de verão. O período de maturação é de apenas 76 dias. Recomenda-se plantar no máximo 4 arbustos de mudas por metro quadrado.
Dicas para o cultivo de tomates em uma estufa
O cultivo de tomates em uma estufa apresenta um problema de polinização. É por isso que é impossível cultivar variedades destinadas ao campo aberto em uma estufa. A autopolinização é uma característica importante.
Ao cultivar mudas, elas são colocadas separadamente, cada tomate é cultivado em um copo. O plantio no solo é realizado sem agredir o rizoma. É muito importante. As mudas são consideradas prontas quando atingem cerca de 20 centímetros de altura. Após o transplante, você precisa encher os leitos com água.
Não tenha pena dos enteados e das folhas inferiores, eles exigem força da planta, o que prejudica a produtividade. Um bom vídeo sobre o cultivo de tomates em uma estufa é apresentado abaixo:
Depois de arejar pela manhã, as plantas podem ser ligeiramente regadas. Não se esqueça de que os tomates respondem muito bem à introdução de fertilizantes minerais. Sem isso, será impossível atingir o rendimento máximo.
Hoje, um grande número de variedades e híbridos de tomates, incluindo os ultraprocessos, são apresentados no mercado. Em alguns casos, você pode conseguir duas safras consecutivas ao mesmo tempo em uma temporada, se plantar mudas em uma sala separada.
Não se esqueça que altos rendimentos requerem conhecimento especial, paciência e muito trabalho do jardineiro.