Contente
O Tomato Raketa foi criado por criadores russos em 1997, dois anos depois a variedade foi aprovada pelo registro estadual. Por vários anos, esses tomates ganharam grande popularidade entre os agricultores e residentes de verão. Abaixo estão as características, fotos, rendimentos e comentários sobre o tomate Raketa.
A variedade é recomendada para cultivo nas regiões sul, onde o plantio é feito em campo aberto. Na faixa central, esses tomates são cobertos com uma película. Em áreas de clima frio, a variedade é plantada em casa de vegetação.
Características de variedade
A descrição e as características da variedade de tomate Raketa são as seguintes:
- arbusto determinante;
- variedade de meia-temporada;
- altura dos tomates - não mais do que 0,6 m;
- a primeira inflorescência aparece acima da 5ª folha, as subsequentes são formadas por 1 ou 2 folhas;
- o amadurecimento dos frutos leva de 115 a 125 dias após o plantio.
As frutas Raketa têm vários recursos:
- forma alongada;
- superfície lisa e brilhante;
- densidade média;
- quando maduros, os frutos ficam vermelhos;
- peso 50 g;
- 4-6 tomates são formados em um pincel;
- polpa densa;
- 2-4 câmaras em frutas;
- os tomates contêm de 2,5 a 4% de açúcares;
- bom gosto.
Rendimento de variedade
De acordo com a descrição e características, a variedade de tomate Raketa tem um propósito universal. É utilizado na alimentação diária em saladas, petiscos, primeiros pratos e acompanhamentos.
Ideal para conservas caseiras. Os frutos são pequenos, podem ser picados e salgados inteiros ou cortados em pedaços. Os tomates toleram o transporte de longa distância sem perder suas propriedades comerciais.
Ordem de pouso
Foguete de tomate é cultivado pelo método de mudas. Em casa, as sementes são plantadas e, quando aparecem os brotos, são oferecidas as condições necessárias para o tomate. Os tomates cultivados são transferidos para um local permanente.
Obtendo mudas
As sementes de tomate Raketa são plantadas em março. O solo para os tomates é preparado no outono combinando húmus e terra de uma horta em proporções iguais.
Recomenda-se aquecer a mistura resultante. Para isso, é levado ao forno ou micro-ondas por 15 minutos. A mistura de solo tratada é deixada por 2 semanas para garantir o desenvolvimento de bactérias benéficas nela. Se o solo comprado for usado, ele não poderá ser processado.
Recipientes baixos são preparados para tomates, que são preenchidos com terra. As sementes são dispostas em filas com degrau de 2 cm, sendo colocada no topo uma camada de turfa com 1 cm de espessura e irrigada com passador.
O recipiente é coberto com filme ou vidro, após o qual é retirado em local escuro com temperatura de 25 graus. Quando aparecem os brotos, o abrigo é removido e os tomates são levados para um local bem iluminado. Durante a próxima semana, os tomates são fornecidos com uma temperatura de 16 graus, então ela é elevada para 20 graus.
Quando 2 folhas aparecem, os tomates mergulham em recipientes separados. À medida que o solo seca, as plantas são regadas. O plantio deve ser bem iluminado por 12 horas.
Pouso em estufa
O Foguete de tomate é transferido para a estufa 2 meses após a germinação. A variedade é adequada para cultivo interno sob plástico, policarbonato ou vidro.
A estufa deve ser preparada no outono. Primeiro, a camada superior do solo (até 10 cm) é removida, na qual esporos de fungos e larvas de insetos passam o inverno. O solo restante é desenterrado, húmus ou composto podre é adicionado.
Os arbustos são colocados em buracos preparados, o pedaço de terra não é quebrado. Em seguida, as raízes são polvilhadas com terra, que é bem compactada. Regue os tomates generosamente.
Pouso em terreno aberto
As camas para o cultivo de tomates devem ser preparadas no outono. A terra é desenterrada e o composto é aplicado. Na primavera, basta fazer um afrouxamento profundo do solo.
Por vários anos consecutivos, os tomates não foram plantados em um só lugar. Os melhores predecessores para eles são tubérculos, cebola, alho, repolho, legumes.
Os tomates rúcula são colocados a cada 40 cm. Se forem organizadas várias fileiras, medem-se 50 cm entre elas. Após o plantio, os tomates devem ser regados e amarrados. Se houver previsão de geadas na região, então na primeira vez após o plantio os tomates são cobertos com filme ou agrofibra.
Recursos de cuidado
A variedade Raketa precisa de alguns cuidados, que incluem irrigação e fertilização. Se as regras de cuidado são violadas, os frutos racham e o crescimento das plantas diminui. Para obter o rendimento máximo, um arbusto é formado.
Os tomates-rúcula são resistentes a doenças. Se você não permitir o aumento da umidade e o engrossamento das plantações, pode-se prevenir a propagação da requeima, vários tipos de podridão e outras doenças.
Tomates molhando
Desenvolvimento normal e alto rendimento de tomates Raketa são garantidos com aplicação de umidade moderada. Para a irrigação, é retirada água morna, que se acomodou em barris.
Cada arbusto da variedade Raketa requer de 2 a 5 litros de água, dependendo do estágio de desenvolvimento do arbusto. Após o plantio, os tomates não são regados por uma semana. Durante este tempo, ocorre o enraizamento das plantas.
Antes da formação das inflorescências, os tomates são regados duas vezes por semana, o volume de umidade introduzido é de 2 litros. Com a floração ativa do tomate, uma rega é suficiente para uma semana na quantidade de 5 litros. Quando o período de frutificação começa, eles voltam ao esquema de irrigação anterior: 2-3 litros duas vezes por semana.
A rega é feita de manhã ou à noite para que a humidade tenha tempo de ser absorvida pelo solo. É importante manter os caules e as folhas longe da água para não queimar as plantas.
Top curativo
Para um crescimento ativo, os tomates Raketa requerem alimentação. É melhor usar substâncias que contenham fósforo e potássio para esses fins. O fósforo contribui para a formação de um sistema radicular saudável. O potássio melhora o sabor do tomate e as próprias plantas se tornam mais resistentes a doenças e condições climáticas.
Os tomates são regados com uma solução de superfosfato, que é preparada dissolvendo 40 g desta substância em 10 litros de água. A cobertura é aplicada na raiz das plantas. Uma semana depois, uma solução de sulfato de potássio é preparada e usada de maneira semelhante.
O molho de raiz pode ser alternado com tomates de pulverização. Para o processamento das folhas, é preparada uma solução contendo 6 g de ácido bórico e 20 g de sulfato de manganês. Os componentes são dissolvidos em 20 litros de água.
Enteado e empate
A variedade Raketa se distingue por seu tamanho de arbusto compacto. O tomate não pode ser preso com alfinetes, mas recomenda-se eliminar os enteados antes da formação da primeira inflorescência. Brotos de até 5 cm de comprimento, crescendo a partir do seio da folha, são removidos manualmente.
Quando cultivado em áreas abertas, um arbusto da variedade Raketa é formado em 3-4 hastes.Se os tomates forem plantados em uma estufa, deixe 2-3 talos.
É aconselhável amarrar a bucha a um suporte para que se forme uma haste uniforme e forte. Devido à amarração, o arbusto não se parte com o peso dos tomates.
Críticas de jardineiros
Conclusão
A variedade Raketa pertence aos tomates pequenos e compactos, mas dá uma boa colheita. Uma característica da variedade é sua sensibilidade aos regimes de rega e alimentação. Os tomates Raketa são usados para enlatados, são saborosos e resistentes a doenças.