Contente
O tomate Kumato foi desenvolvido no final do século 20 na Europa. Na Rússia, ela é cultivada há cerca de 10 anos, mas a variedade não se espalhou, então não há material de plantio à venda em massa. A cultura foi cultivada através do cruzamento de uma espécie silvestre e um tomate Olmeca de amadurecimento precoce; material genético da amora-preta foi adicionado ao híbrido, o que dá ao fruto uma cor exótica. A variedade é patenteada pela empresa suíça Syngenta, que fornece frutas e vegetais para todo o mundo. A Kumato chega à rede varejista em embalagens da marca, por se tratar de uma marca do agronegócio suíço.
Características e descrição da variedade de tomate Kumato
A variedade de tomate Kumato meio-precoce amadurece 110 dias após a germinação. A planta não se destina ao cultivo em massa. Os tomates são cultivados apenas em uma área protegida com temperatura e umidade constantes e iluminação reforçada.
O microclima é criado o mais próximo possível da pátria histórica (Espanha). Portanto, a região de cultivo não importa, mais frequentemente a variedade de tomate Kumato é encontrada nas estufas da Sibéria. Se a tecnologia agrícola não for seguida, o tomate produz frutos de diversos pesos e formas. A superfície é dominada por pigmentação verde.
A variedade de tomate Kumato é de tipo indeterminado, portanto, sem correção de altura, pode crescer mais de dois metros. Limitar a altura do tomate de acordo com o tamanho do suporte ao nível de 1,8 M. A planta não é um tipo padrão, mas também dá uns rebentos laterais. Forma-se um arbusto com 2 troncos, o principal e o primeiro enteado forte. O resto dos brotos são removidos durante a estação de crescimento.
O tomate é pouco exigente para a umidade do solo, refere-se a resistente à seca. Sujeito às condições de temperatura e iluminação, a variedade dá um rendimento estável. A planta tem um sistema de raízes poderoso que cresce para os lados em cerca de 1 m. 1 m2 não mais do que 2 arbustos são plantados. Um plantio denso afeta a frutificação do tomate. Os frutos atingem a maturação biológica no início ou meados de julho, até 8 kg são colhidos de um arbusto, a partir de 1 m2 dentro de 15 kg.
No processo de hibridização do tomate preto Kumato, o principal direcionamento foi o aprimoramento da autodefesa contra doenças. A variedade é resistente a infecções fúngicas que se desenvolvem em condições de alta umidade em estufas: alternária, requeima. Não é afetado pelo vírus do mosaico foliar. São tomadas medidas preventivas contra as pragas, os insetos não parasitam a cultura.
Descrição externa da variedade de tomate Kumato:
- O caule central é espesso, verde claro, com uma estrutura irregular. Intensamente felpudo com pêlo fino.
- A folhagem do arbusto é média, as folhas são pequenas, oblongas com bordas recortadas. A superfície da lâmina foliar verde-escura é ondulada, com pubescência esparsa.
- Ela floresce com flores únicas amarelas brilhantes, a variedade é autopolinizada, cada flor dá um ovário viável.
- Marque o primeiro pincel em 11 folhas, os subsequentes a cada três folhas. Os cachos são longos, duros, enchendo de 6 a 8 frutas.
- O sistema radicular é superficial, espalhando-se amplamente para os lados.
Breve descrição e sabor das frutas
O cartão de visita do tomate Kumato preto é a cor exótica das frutas e as vantagens gastronômicas. O tomate tem sabor bem equilibrado, a concentração de ácidos é mínima.A composição química é dominada pelos açúcares, seu nível é ótimo para que o tomate não pareça sem graça. Tomates com aroma pronunciado e sabor a amora.
Descrição das frutas:
- O tomate de frutos pretos Kumato muda de cor à medida que cresce, de verde escuro para marrom com uma tonalidade bordô;
- os frutos são nivelados, redondos, o tamanho do primeiro círculo e o último não difere, peso 95–105 g, diâmetro 5–6 cm;
- a casca é densa, fina, pouco propensa a fissuras, na superfície junto ao pedúnculo, é possível uma ligeira pigmentação esverdeada;
- a polpa é suculenta, de consistência densa, sem vazios e fragmentos brancos, de cor um tom mais clara que a casca.
Os frutos do tomate Kumato são usados frescos para fazer saladas, fatiar e vegetais variados. São muito raramente usados para conservação, embora as frutas tolerem bem o tratamento térmico.
Prós e contras da variedade
Segundo os horticultores, a variedade de tomate Kumato apresentada na foto é caracterizada pelas seguintes vantagens:
- alta produtividade;
- amadurecimento uniforme;
- a mesma massa de frutas e recheio das escovas superior e inferior;
- não requer rega constante;
- resistência a doenças e pragas;
- pontuação gastronômica alta;
- longa vida de prateleira (até 14 dias após a coleta mantém sua apresentação);
- boa transportabilidade. Durante o transporte não está sujeito a danos mecânicos.
A desvantagem da variedade é: intolerância a temperaturas mais baixas, crescendo apenas em casa de vegetação.
Propriedades úteis dos tomates Kumato
O tomate Kumato pode ser classificado como um vegetal dietético. As frutas não contêm alérgenos inerentes às variedades vermelhas, portanto, os tomates não são contra-indicados para crianças com tendência a alergias. A composição química da variedade contém alta concentração de antocianina, que escurece o tomate. Esta substância ativa é responsável pela regeneração celular. O tomate contém uma ordem de magnitude mais vitaminas A, B, C do que outras variedades. As frutas são ricas em frutose e serotonina ("o hormônio da alegria").
Regras de plantio e cuidados
As variedades de tomate Kumato são cultivadas com sementes, cultivadas em mudas.
O material de plantio pode ser colhido da planta-mãe se for de fato Kumato. Se na temporada anterior as sementes foram colhidas de um tomate que estava empoeirado de outras variedades, no primeiro ano da estação de crescimento a planta não parecerá diferente dos frutos de variedades, mas o material de plantio dela dará tomates de uma cor inesperada e forma. Se você coletar material de vegetais de marca, as sementes brotarão, mas você precisa monitorar a pureza da variedade e não plantar outros tipos de tomate nas proximidades.
Semeando sementes para mudas
Antes de deitar no solo, o material de plantio é embebido por 2 horas em solução de manganês, depois lavado e colocado em preparo que estimula o crescimento por 1,5 hora. A desinfecção de sementes de tomate excluirá o desenvolvimento de infecções fúngicas e virais. Sequência de trabalho:
- Uma mistura de nutrientes é preparada a partir de turfa, composto e areia de rio (em partes iguais).
- Despeje o solo em recipientes ou caixas de madeira.
- Os sulcos são feitos com 2 cm de profundidade e as sementes são dispostas.
- Regado, coberto com terra.
- Cubra os recipientes com vidro ou polietileno de cima.
O recipiente é removido para uma sala iluminada com uma temperatura de ar de +250 C. Após a emergência, a tampa é removida.
As mudas crescem até o aparecimento da terceira folha, depois mergulham em copos plásticos. A semeadura é realizada em meados de março.
Transplante de mudas
Na estufa, o tomate Kumato é plantado em meados de maio. Desenterrar previamente o solo e aplicar fertilizante de fósforo. É feita uma cova de plantio com 25 cm de profundidade e 30 cm de largura, o tomate é colocado na vertical, coberto com terra. 1 m2 São colocadas 2 plantas, a distância entre os arbustos é de 50 cm. Uma treliça é construída para a posterior fixação dos arbustos.
Cuidado de tomate
O tomate Kumato na época da floração é alimentado com fertilizante de amônia.A próxima fertilização com fósforo é dada à planta durante a formação do fruto. Regue a cada 10 dias. Afrouxe a camada superior do solo, ervas daninhas removido conforme necessário.
Um arbusto de tomate é formado por duas hastes. A planta deve ser fixada ao suporte. Durante toda a estação de crescimento, os enteados formados são removidos, as folhas inferiores e as escovas são cortadas, de onde os tomates maduros foram removidos. Após a primeira liga, o círculo da raiz é coberto com palha.
Conclusão
O tomate Kumato é uma variedade indeterminada de início médio destinada ao cultivo em estufa. A cultura é resistente à seca, mas exige temperatura e condições de iluminação. Devido à cor incomum da fruta, a variedade pertence ao tipo exótico. Na Rússia, a cultura não é cultivada em grandes volumes, a empresa do detentor dos direitos autorais não está interessada na venda em massa da semente, para que a marca não perca sua relevância.