Contente
Os tomates são uma das culturas mais procuradas nas hortas. O plantio dessas plantas na região de Moscou tem características próprias. O tempo depende das condições meteorológicas e do método de desembarque: ao ar livre preparação, estufa ou estufa.
Independentemente do método escolhido, é necessário fornecer as condições necessárias para os tomates. Então as plantas serão capazes de se desenvolver e trazer o máximo rendimento.
Como escolher um lugar para os tomates
Os tomates preferem uma abundância de calor e sol. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um canteiro de jardim. Os tomates não toleram bem as cargas de vento e a geada pode destruir a planta.
Os tomates crescem bem em locais onde costumavam crescer repolho, cebola, cenoura ou leguminosas. Se no ano passado batatas ou berinjelas cresceram na horta, outro local deve ser selecionado. O replantio de tomates no mesmo local só é permitido após três anos.
Preparando o solo para o plantio
Os tomates são plantados em solo leve. Se o solo for pesado, primeiro deve ser fertilizado. Húmus e fertilizantes especiais para tomates são adequados como cobertura. O estrume deve ser adicionado ao solo com cuidado. Seu excesso provoca o crescimento ativo das folhas, o que afeta negativamente a frutificação.
É melhor preparar o solo para os tomates no outono. O solo deve ser escavado e fertilizado. Antes do plantio, basta soltá-lo e nivelá-lo.
O solo para o tomate é preparado com terra, húmus e composto, que são tomados em proporções iguais. Superfosfato ou cinza podem ser adicionados à mistura resultante. O solo deve permanecer solto e quente.
Na primavera, o solo é escavado várias vezes. Nesse estágio, minerais e húmus são adicionados novamente. O fertilizante é derramado nos buracos antes do plantio. Com o preparo adequado do solo, a planta cria raízes mais rapidamente.
Em estufas, o solo perde suas propriedades mais rapidamente. Após a colheita, sua camada é retirada até a profundidade de 0,4 m, formando-se então uma camada de galhos quebrados e serragem. Depois disso, uma camada de turfa é colocada, após a qual o solo fértil é derramado.
Preparação de mudas
O preparo das mudas deve ser iniciado 2 meses antes do plantio. As sementes de tomate começam a germinar em meados de fevereiro - início de março.
Para garantir a germinação das sementes, a temperatura ambiente deve ser de 12 ° C à noite e 20 ° C durante o dia. Além disso, a iluminação artificial é fornecida por meio de uma lâmpada fluorescente.
Para o plantio, são selecionadas as plantas que surgiram em grande número durante a semana. A cada 10 dias, as mudas são alimentadas com húmus. Para irrigação, usa-se água derretida ou fervida, que é borrifada de um borrifador.
Pouso em estufa
Depois de preparar o solo na estufa, depois de uma semana e meia, você pode começar a plantar tomates. Na estufa, são formados canteiros dos seguintes tamanhos:
- entre fábricas baixas - de 40 cm;
- entre médias - até 25 cm;
- entre alto - até 50 cm;
- entre linhas - até 0,5 m.
A distância entre as linhas é determinada levando em consideração o tamanho da estufa. É melhor deixar um espaço livre entre os tomates para que suas folhas não interfiram umas nas outras durante o processo de crescimento.
Um microclima favorável deve se formar na estufa. Os tomates preferem uma temperatura do ar de 20-25 ° C. O solo deve atingir a temperatura de 14 ° C.
A ordem de plantio dos tomates é a seguinte:
- Durante 5 dias, o solo é tratado com solução bórica.
- Durante 2 dias, as folhas das plantas localizadas nas raízes são cortadas.
- Os poços são preparados com dimensões de cerca de 15 cm (para variedades de baixo crescimento) ou 30 cm (para plantas altas).
- Os tomates são retirados dos recipientes junto com um pedaço de terra e transplantados para os buracos.
- A planta é coberta com terra antes que as folhas comecem a crescer.
- O solo sob os tomates é compactado e coberto com turfa ou húmus.
Pouso em estufa
Ao contrário de uma estufa, uma estufa tem um design mais simples. Fornece calor devido à decomposição de fertilizantes orgânicos (composto ou esterco). No processo de decomposição, o solo na estufa é aquecido e a temperatura necessária é fornecida.
O tempo para o plantio de tomates em uma estufa depende da temperatura do solo. Além disso, a duração do processo de decomposição orgânica é levada em consideração. Para isso, a temperatura do ar deve ser ajustada em 10-15 ° C.
Muito depende da estação: como chegou o início da primavera e o ar teve tempo de esquentar. Isso geralmente acontece no início de maio.
O processo de plantar tomates em uma estufa inclui uma certa sequência de estágios:
- O solo é preparado uma semana antes do início das obras.
- Os furos são feitos de até 30 cm de tamanho.
- Os tomates são plantados nos poços preservando o sistema radicular.
- O solo ao redor das plantas é compactado.
- Cada muda é regada.
Os tomates são plantados em estufa com as seguintes distâncias:
- altura - até 40 cm;
- largura - até 90 cm;
- a distância entre as paredes da estufa e o canteiro é de 40 cm;
- a distância entre as linhas é de 60 cm.
Normalmente, uma estufa contém uma ou duas filas de tomates. Como material de cobertura filme especial ou tecido é usado. Depois de estabelecer uma temperatura estável, não há necessidade de abrigo adicional para tomates.
Pouso em terreno aberto
Os tomates podem ser plantados em áreas abertas na região de Moscou quando a temperatura do solo atinge pelo menos 14 ° C. Normalmente o solo aquece na segunda quinzena de maio, mas esses períodos podem mudar dependendo da estação.
Um dia nublado é escolhido para o trabalho. Será mais difícil para a planta criar raízes sob os raios do sol quente. Se a turvação não for esperada, os tomates plantados devem ser adicionalmente protegidos do sol.
O procedimento para o plantio de tomates em campo aberto é o seguinte:
- No solo, são feitos furos até 12 cm de profundidade.
- Ele adiciona composto, húmus e fertilizantes minerais às depressões resultantes.
- O local de plantio é regado em abundância.
- As mudas são retiradas do recipiente, mantendo-se um torrão de terra nas raízes, e colocadas nas covas.
- Polvilhe os tomates com terra até as folhas.
Se a muda tiver altura de até 0,4 m, a planta é colocada em pé. Se os tomates crescerem demais, eles serão colocados em um ângulo de 45 °. Isso permitirá que a planta forme raízes adicionais e forneça um influxo de nutrientes.
A distância entre os orifícios depende da variedade de tomates:
- 35 cm são deixados entre as plantas de baixo crescimento;
- entre tomates médios e altos, 50 cm são necessários.
O desembarque é realizado em fileiras ou escalonado. Não há restrições aqui.
Para proteger os tomates da geada, você pode cobri-los com um filme ou material de cobertura à noite. Isso é feito imediatamente após o plantio, quando a planta ainda não amadureceu. No futuro, a necessidade de abrigo adicional desaparecerá.
Cuidando dos tomates após o plantio
Depois de plantados, os tomates precisam de cuidados adequados. Imediatamente após a colocação das plantas no solo, elas são regadas. Afrouxamento, alimentação, remoção de enteados e liga são executados conforme os tomates crescem. A rega atempada das plantas é garantida.
Afrouxamento e amontoamento
Devido ao afrouxamento, a troca de ar no solo é realizada e a absorção de umidade é melhorada. O procedimento é realizado a uma profundidade de vários centímetros para não danificar as raízes do tomate.
O amontoamento é realizado durante a floração e a frutificação. Como resultado, raízes adicionais aparecem, fornecendo um influxo de nutrientes. Feno ou turfa podem ser colocados na superfície do solo, o que protegerá os tomates antes que eles superaquecem com o calor.
Removendo enteados e ligas
Brotos laterais ou enteados que se formam no tronco de um tomate tiram dele forças vitais.
Portanto, eles devem ser removidos periodicamente. Para isso, não é recomendado o uso de uma ferramenta improvisada, basta quebrar os brotos extras.
As variedades de tomate de baixo crescimento não requerem liga. Para plantas mais altas, um suporte é feito na forma de uma rede especial ou pinos. Os tomates são amarrados sob o primeiro ovário para não danificá-lo.
Regar e alimentar
Os tomates são regados imediatamente após o plantio. Em seguida, faz-se uma pausa de 7 dias. Esta regra é violada se o tempo estiver quente.
Regue os tomates pela raiz com água morna. É melhor deixar a rega para a noite. Neste caso, a umidade não é permitida nas folhas dos tomates. O procedimento geralmente é realizado em conjunto com a alimentação. Para isso, um fertilizante orgânico ou mineral (nitrogênio, fósforo, potássio) é diluído na água.
Conclusão
Os tomates requerem condições especiais, que devem ser levadas em consideração no momento do plantio. Em que mês para realizar o trabalho de plantio, depende muito das condições meteorológicas. Primeiro de tudo produzido plantando tomates em uma estufa e uma estufa. O plantio de plantas em terreno aberto só é permitido quando o ar estiver suficientemente aquecido. O novo crescimento dos tomates depende da sua rega, poda e alimentação corretas.