As melhores variedades de tomates para decapagem e enlatamento

Nas anotações dos produtores de sementes de tomate, a designação da variedade é frequentemente indicada “para conservação”. Raramente em qual embalagem está escrito "para decapagem" na nomeação, embora os tomates sejam salgados com tanta frequência que os enlatados. As variedades de tomate em conserva geralmente coincidem com as variedades destinadas à conservação. Mais precisamente, ambas as operações podem ser realizadas com esses tomates. No entanto, existem pequenas diferenças entre eles.

Ao escolher variedades de tomates destinados à decapagem e enlatamento, eles não prestam muita atenção ao rendimento. Outros critérios são importantes aqui.

As variedades de tomate para decapagem são escolhidas com base nos frutos.

Importante! Os tomates devem ser de tamanho médio, ter a pele firme e a polpa deve ser firme e doce.

Em um bom cenário, a variedade deve produzir tomates aproximadamente do mesmo tamanho para uma imersão uniforme com salmoura durante o processo de salga. Os arbustos devem ser colhidos juntos, você não pode armazenar um lote de tomates maduros enquanto espera o próximo amadurecer. Os tomates já colhidos podem ficar mofados e estragar todo o lote de decapagem. Para uma colheita garantida, é melhor escolher variedades que sejam zoneadas na área onde serão cultivadas.

As variedades de conservas devem atender substancialmente aos mesmos requisitos que as variedades de decapagem, mas os tomates devem ser ainda menores. Para além do facto de os tomates grandes não passarem muito bem para o gargalo do frasco, muitas vezes rebentam quer ao serem servidos com uma solução quente da marinada, quer mais tarde ao tentar tirar a fruta do frasco. Para alguns, é importante que o conteúdo do frasco esteja bonito, o que é quase impossível de se conseguir ao conservar tomates grandes. No entanto, a beleza é uma questão de gosto.

Mas o que é realmente muito importante na escolha de uma variedade de tomate para qualquer tipo de peça de trabalho é a resistência da planta a várias microflora patogênicas.

Aviso! Quaisquer que sejam as variedades que você escolher, se a fruta for afetada por fungos, não importa mais qual variedade e para que uso você planejou.

Os tomates afetados por fungos não são adequados para decapagem, preservação ou armazenamento. Isso era exatamente o que explicava o tormento das donas de casa na URSS, quando todo o lote de tomates em lata podia explodir. Afinal, o tomate chegava às lojas já podre, mas isso ainda não era visível a olho nu.

As melhores variedades de tomates para enlatamento

Doce encontro

Doce encontro

Tomates rosa com polpa de densidade média. Não é adequado para salgar, mas é adequado para enlatar. Frutas com 17 gramas, pertencem ao grupo "cereja". Um frasco de tomate enlatado ficará muito original se você misturá-lo com “cereja” de outras cores, por exemplo, “Golden Stream” e “De-Barao”.

A variedade deve ser cultivada sob uma cobertura de filme. O arbusto é determinado, exigindo liga e modelagem. A estação de cultivo é de 100 dias.

Doce encontro

De Barao

Uma família inteira de tomates está escondida sob o nome de "De Barão". "De Barao" não é apenas multicolorido, mas também de diferentes tamanhos. Alguns deles são adequados para preservação e salga, outros são grandes demais para esses fins.

Características comuns das variedades desta variedade:

  • a variedade é cultivada apenas em estufas, o terreno aberto só é possível na parte sul da Rússia;
  • despretensão;
  • alta produtividade.

"Gigante De-Barão"

Não é adequado para salgar e enlatar. Tomates muito grandes, pesando até 350 g, não permitem a fermentação de alta qualidade dos tomates, pois eles estouram sob pressão. E um tomate inteiro simplesmente não cabe em uma jarra.

"De Barao Black"

 De Barao Black

Os tomates são ideais para preservação. Com peso médio de 55 gramas e a cor roxa dos frutos maduros, vão bem com variedades como Golden Stream e Sweet Meeting, criando uma variedade colorida na jarra.

Os ovários são formados em até 10 racemos. O caule pode ter até 8 racemos. Como exceção, o arbusto é determinante, sendo muito alto (até 3 m). Nesse sentido, o tomate é cultivado em estufas altas ou ao ar livre, se estamos falando das regiões do sul. Ao norte, apenas as condições de estufa são possíveis.

Com muito cuidado, até 8 kg de tomates são colhidos no mato desta variedade De-Barao. O cuscuz é formado por 2 hastes com amarração obrigatória.

As desvantagens incluem sua pobre coexistência com outras variedades de tomates e a necessidade de uma poda cuidadosa.

As vantagens são resistência a doenças e variações repentinas de temperatura, tolerância à sombra e resistência à geada.

Importante! No caso de um verão frio, quando cultivado em canteiros abertos, pode não amadurecer.

"De Barao Red"

De Barao Red

Produz frutos vermelhos de 80 a 120 gramas, adequados para decapagem e conservas. A preservação é melhor feita em frascos grandes o suficiente. O rendimento total do arbusto é de até 6 kg. Normalmente abaixo.

O arbusto cresce até 2 metros e requer tectos altos na estufa. Não é recomendável plantar em solo desprotegido, pois o caule alto pode ser danificado pelo vento. A variedade não é padrão. Resistente a doenças.

"De Barao Amarelo / Ouro"

De Barao Amarelo / Dourado

No nome da variedade encontram-se as duas variantes da designação da cor do tomate amarelo com peso até 90 g, tomates adequados para a conservação devido ao seu tamanho reduzido.

A variedade forma ovários com até 10 borlas cada. No caule, são formadas em média 7 escovas. O crescimento do arbusto é de até 2 metros, o que requer um forte suporte para amarrar. Mas desse arbusto você pode obter até 12 kg de tomates. Em casos excepcionais, até 20 kg.

Importante! A vizinhança com outros tomates é indesejável para a variedade.

As desvantagens da casta são o longo período de cultivo (primeira colheita após 120 dias), o beliscão obrigatório e a necessidade de um amplo espaço habitacional.

As vantagens incluem sua resistência à geada e iluminação pouco exigente, resistência a doenças e durabilidade.

"De Barao Pink"

De Barao Pink

Tomates pequenos e rosados, bons para preservação. Os tomates têm um "nariz" comum a todas as variedades de "De Barão". Eles crescem em escovas de 9 ovários cada. Até 6 escovas são formadas na haste. A polpa dessa variedade é doce e azeda, carnuda.

Um arbusto de crescimento ilimitado, frutifica até ao frio. O rendimento normal é de até 7 kg por arbusto. Com bom atendimento até 10 kg. Os arbustos são plantados dois por metro quadrado.

As vantagens e desvantagens são as mesmas de outros representantes deste grupo de variedades.

As melhores variedades de tomates para decapagem

"De-Barao Tsarsky"

De-Barao Tsarsky

Bom para decapagem. O peso médio dos tomates é de 160g. Adequado para conservação apenas se for conservado em potes grandes, de 3 litros ou mais. Um - dois tomates por frasco de litro, ocupando uma parte menor do volume e ineficaz e feio.

Os tomates são ligeiramente alongados, rosa-avermelhados. Os cachos crescem até 8 frutas cada. Cerca de 9 escovas são formadas em uma haste de um arbusto de tomate.

Um arbusto de crescimento ilimitado, capaz de produzir safras até o início da geada. Um arbusto rende até 12 kg de tomates e, em boas condições e alimentação regular, pode produzir 20 kg.

O arbusto cresce até 2 m e requer amarração e pinça. A variedade não tem medo de oscilações bruscas de temperatura e geadas, é muito resistente a doenças.

Laranja De Barão

Laranja De Barão

Variedade de tomate, situada "no limite" entre os tomates adequados para a decapagem e para a conservação. Pode ser usado igualmente em ambos os casos.O peso dos tomates é de 110 gramas. A cor na maturidade é laranja forte. Adequado para muito bem salgar em barrica. Para enlatar, é melhor escolher um frasco grande o suficiente, onde essas frutas ficarão muito bonitas.

O arbusto não tem limitações de crescimento, pelo que pode dar frutos até à geada. Você cresce até 2 metros de altura e requer muito espaço. Com falta de espaço, pode morrer. A bucha não é uma bucha padrão, requer um suporte forte e uma amarração de alta qualidade. Um arbusto é geralmente formado em 2 hastes. O rendimento normal é de até 8 kg por arbusto.

As vantagens e desvantagens são comuns a outras variedades desta variedade.

"Iguaria salgada"

Guloseima em conserva

A variedade é zoneada para as regiões do norte: Urais e Sibéria. Não híbrido. O arbusto não cresce mais do que um metro, sendo determinante. Carimbo, não requer fixação, mas precisa ser amarrado. O período de maturação da safra é de 100 dias. Pode ser cultivado em canteiros abertos, mas é propenso a fitoforose. Baixo rendimento em relação às variedades industriais: até 3,5 kg por arbusto.

Tomates pequenos (até 100 g), alongados (creme). Como a maioria das variedades desse grupo, possuem uma casca densa que protege o tomate de doenças fúngicas e não racha quando salgada.

Donskoy F1

Donskoy F1

Segundo o fabricante, a variedade é adequada para conservação, mas com o seu tamanho é melhor utilizá-la para decapagem. O peso de um tomate é de 100 a 120 g. O fruto é redondo e grande o suficiente para ser removido facilmente do frasco mais tarde.

Mas essa variedade tem uma polpa muito firme, de boa qualidade tanto para decapagem quanto para enlatamento.

Os arbustos são subdimensionados, até 60 cm. A variedade distingue-se pelo amadurecimento amigável dos frutos, como a maioria dos outros tomates determinantes. Colhida 95 dias após a semeadura. O tomate foi criado na região de Rostov e tem um nariz alongado, característico dos híbridos criados pela empresa Poisk. Zoneado para o sul da Rússia, Ucrânia e Moldávia, onde pode crescer ao ar livre. Ao norte, é cultivado em estufas.

Dicas para escolher tomates em conserva

Importante! Os tomates em conserva devem conter sacarídeos suficientes para permitir o processo de fermentação natural.

Durante a fermentação, o ácido láctico é formado no barril, que atua como um conservante e evita que o tomate fique bolorento. Com um conteúdo insuficiente de sacarídeos no tomate, o ácido não se forma e os produtos fermentados tornam-se bolorentos.

Você pode fermentar não só o tinto, mas também tomates verdes... Nesse caso, é melhor colher tomates maduros.

Atenção! O tomate com sal e fermentado naturalmente é amaciado com ácido.

Portanto, para a salga é necessário retirar amostras tão duras quanto possível. Ao mesmo tempo, se quase todas as variedades de tomates são adequadas para salgar tomates verdes, exceto para saladas e molhos, então, para salgar tomates maduros, é melhor selecionar aqueles com uma pele muito densa. Este tipo de pele distingue-se pelas variedades, que são popularmente designadas de "ameixas". Todos eles têm uma forma oblonga e uma pele áspera e espessa.

Conclusão

No final, cada um escolhe as melhores variedades de tomate para conservar e conservar. Depende muito da receita da marinada ou salmoura e do sabor de uma variedade de tomate em particular.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção