Contente
O padrão "a berinjela é uma verdura do sul, no norte não há nada para cultivar" é hoje destruído com sucesso pelas próprias berinjelas. Mais precisamente, aqueles variedades de berinjela, que frutificou com sucesso em solo siberiano aberto. Além disso, apresentam bons rendimentos.
Claro, ao crescer berinjelas na Sibéria, certas nuances devem ser levadas em consideração. Mas, em geral, em termos de custos trabalhistas, a berinjela siberiana não difere da sul.
As melhores berinjelas "siberianas" podem ser de vários tamanhos, formas, cores e produtividade, mas estão unidas pela resistência à geada e pela capacidade de produzir frutificação precoce.
A variedade de maturação tardia não terá tempo de amadurecimento, pois o verão na Sibéria, embora quente, é curto. Ao mesmo tempo, até junho existe a ameaça de geadas, por isso as berinjelas só podem ser plantadas no solo a partir de meados de junho.
O principal problema da berinjela na Sibéria: calado e vento frio. Mesmo quando plantam mudas de berinjela no peitoril da janela, os jardineiros tentam protegê-las do ar frio que entra pelas frestas das janelas. Ao plantar no solo, as berinjelas costumam ser cobertas por uma película em arcos.
Devido à grande diferença entre as temperaturas externa e interna, a condensação se acumula sob o filme, o que aumenta a umidade do ar dentro dos abrigos e contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Por esse motivo, muitos jardineiros estão começando a usar a cobertura morta como material de isolamento térmico.
Os produtores estão constantemente procurando as melhores variedades de plantas para suas regiões. Freqüentemente, para escolher uma variedade de sua preferência, você precisa experimentar. Para restringir o intervalo de pesquisas, você pode selecionar por um ou dois parâmetros.
Variedades que podem dar frutos em campo aberto da Sibéria
Rei do Norte F1
O híbrido mais popular na Sibéria, embora cresça bem em outras regiões. Esta variedade estufas e estufas são contra-indicados. Ele não aguenta o calor. Ao mesmo tempo, as geadas leves não lhe trazem nenhum dano. PARA além disso, em estufas aumenta o risco de danos à planta por ácaros.
A berinjela amadurece cedo com um rendimento surpreendentemente alto, mesmo para variedades do sul. Pode render até quinze quilos de frutas por metro quadrado. As plantas são plantadas nos cantos de um retângulo com lados de sessenta por quarenta centímetros.
As berinjelas amadurecem a partir do momento da germinação total em noventa e cinco dias. Os frutos têm geralmente entre 25 e 30 centímetros de comprimento. Eles podem crescer até quarenta. Esse comprimento de berinjelas com uma altura de arbusto de apenas quarenta centímetros cria certos problemas para os jardineiros na forma de berinjelas caídas no chão.
Essa variedade de berinjela dá frutos durante todo o verão até a geada, trazendo até dez frutos de cada arbusto... Não há espinhos no cálice.
As berinjelas desta variedade não precisam ser ensopadas antes de serem cozidas, sua polpa branca não tem sabor amargo. A berinjela foi avaliada positivamente não apenas pelos jardineiros dos Trans-Urais, mas também pelos produtores de berinjela das regiões centrais da Rússia.
Diamante
Uma variedade antiga e comprovada, há mais de trinta anos incluída no registro para cultivo nas regiões bastante frias do Trans-Ural e no Extremo Oriente, mais quente.Ela cresce bem no Médio e Baixo Volga e no norte do Cáucaso.
Na região Norte, as mudas dessa berinjela são recomendadas para o plantio em estufas e sob filme. Mas as recomendações não mudaram desde o octogésimo terceiro ano, quando a variedade foi inscrita no cadastro. Talvez valha a pena levar em conta a experiência moderna dos produtores de berinjela siberianos e plantar as berinjelas em um local ensolarado e protegido do vento. Principalmente considerando que, com resistência a mosaico e pilar, a variedade é suscetível a doenças fúngicas.
O arbusto tem até cinquenta e cinco centímetros de altura. Ramos cedo e amigavelmente, portanto, uma colheita mais alta e mais harmoniosa é formada. O período de amadurecimento é no meio da temporada. O tempo de maturação das berinjelas depende da região e pode variar de cento e dez a cento e cinquenta dias. A ausência de espinhos no cálice facilita a colheita.
Os frutos são de tamanho médio, alongados. O peso é cento e sessenta gramas. Comprimento de quinze a dezoito centímetros. O diâmetro da seção transversal é de três a seis centímetros. A berinjela madura tem uma casca roxa escura. Amadurecido demais (para sementes) marrom-marrom.
O rendimento da variedade é médio. De dois a sete quilos e meio por metro quadrado. As desvantagens incluem um grande número de sementes na fruta e o contato das berinjelas inferiores com o solo.
Este último é muito mais pronunciado nas variedades Rei do Norte e Rei do Mercado. Eles aprenderam a lidar com esse problema cobrindo o solo sob os arbustos. O método também se aplica ao Diamond.
Big lug F1
O nome fala. A variedade se distingue simplesmente por enormes berinjelas esféricas. O peso médio da fruta é de setecentos gramas. Eles podem crescer até um quilo e meio. A berinjela recorde dessa variedade, de apenas cento e oitenta gramas, não aguentava mais de dois quilos.
A colheita é feita no quinto mês após a semeadura. As sementes das mudas são plantadas em março. Na última semana de maio - início de junho, após o fim garantido das geadas, as mudas são plantadas em canteiros abertos.
Os arbustos crescem de sessenta a oitenta centímetros de altura. A safra é colhida a partir de julho. No final de julho, todos os ovários são removidos do mato, exceto os seis a sete maiores. O rendimento da variedade é de até sete quilos por unidade de área.
Polpa de berinjela contém pequena quantidade de grãos, cor branca, consistência densa... A variedade é versátil e adequada para cozinhar e conservar. É verdade que algumas donas de casa, como sinal de menos, notam a impossibilidade de colocar toda a berinjela desta variedade em um recipiente para conservação. É preciso cortá-la em pedaços, já que toda a fruta desse tamanho só vai caber em um balde ou barril.
Para a prevenção de doenças fúngicas, podem ser realizadas pulverizações com fungicidas. Pela primeira vez, a pulverização é realizada na fase da quarta à sexta folha. Além disso, com uma pausa de sete a dez dias. A pulverização é interrompida vinte dias antes do início da colheita.
Rei do mercado de F1
Outra variedade popular criada para terrenos abertos nos Trans-Urais.
As mudas semeadas no final de fevereiro - março são plantadas no solo. Como qualquer outra variedade berinjela rei do mercado prefere o sol e ao abrigo do vento.
Ao semear sementes para mudas, um solo especial é preparado: metade do volume de húmus é adicionado ao gramado, misturando um pouco de turfa para soltar. Se as sementes foram semeadas em um recipiente comum, as mudas são mergulhadas.
As plantas não gostam de colher, muitas vezes ficam doentes depois da colheita. Em vez de colher, você pode plantar imediatamente as sementes separadamente em pequenos recipientes.
A altura dos arbustos desta variedade é de quarenta a cento e cinquenta centímetros.
Importante! Se a altura do arbusto for muito alta, uma liga é necessária. Se o arbusto estiver baixo, as berinjelas de baixo ficarão em contato com o solo.Neste caso, é necessário cobrir o solo.
A variedade é meia-temporada, começa a frutificar no quinto mês após a semeadura. Difere em alta produtividade. Adequado para cultivo industrial. Os frutos são bem conservados. Têm uma excelente apresentação devido ao mesmo tamanho e bela cor roxa. A polpa é de consistência média, branca. Não há amargura.
Os frutos são longos, em média vinte centímetros, com pequeno diâmetro transversal, o que os torna ideais para enlatar ou estufar travessas de vegetais.
Quebra-nozes F1
Um híbrido de alto rendimento e despretensioso que cresce bem ao ar livre. Variedade inicial média. Frutificação em um mês e meio após o plantio de mudas no solo.
A semente é plantada nas mudas no final de fevereiro. É transplantado para o solo com a idade de setenta dias. A temperatura ideal do ar ao germinar as mudas e ao plantá-las em um canteiro aberto deve ser de cerca de vinte e cinco graus. As mudas são plantadas em fileiras a uma distância de trinta centímetros. O espaçamento entre linhas é de quarenta centímetros.
Os arbustos são altos e se espalham. Eles podem ter até oitenta centímetros de altura. Em média, três a cinco quilos de berinjela são colhidos de um arbusto.
A principal vantagem do Quebra-nozes é a produção regular de frutas. Os frutos são amarrados até no topo. Por esse motivo, as berinjelas dos arbustos do Quebra-nozes são colhidas várias vezes no verão. Com esse recurso, a variedade é semelhante aos pepinos, que também amadurecem de forma irregular.
Os frutos são quase pretos com tonalidade roxa. Lustroso. Comprimento de até quatorze centímetros. Peso de duzentos e cinquenta a seiscentos gramas. A polpa branca não é amarga.
Precoce 148
Uma variedade de longa data e amplamente conhecida. Amadurecimento precoce. Adequado para terreno aberto. No Norte, amadurece entre os primeiros. Esta berinjela é despretensiosa, garante uma colheita mesmo na Sibéria em canteiros abertos. É verdade que não é muito produtivo. De um metro quadrado, você pode ir de dois e meio a cinco quilos. Você pode colher a safra quatro meses após o plantio das sementes.
A variedade é cultivada por meio de mudas, cujas sementes são semeadas no final de fevereiro - início de março, a uma profundidade de um centímetro e meio.
Os arbustos são subdimensionados. A altura mínima é de vinte, a máxima é de cinquenta e cinco centímetros. Compactar. A densidade de plantio é de uma planta e meia por metro quadrado. Um estimulante pode ser usado para acelerar o crescimento de arbustos de berinjela.
Os frutos têm formato de pêra, com cinco a oito centímetros de comprimento e cinco a seis de diâmetro. Peso cem - duzentos gramas. Você pode coletar berinjelas depois que elas adquirirem uma cor preta-roxa. As berinjelas deixadas nas sementes, ao amadurecer, adquirem uma cor marrom-amarelada.
A polpa é verde clara, de textura densa, não apresenta amargor.
Anã adiantada 921
Variedade múltipla de maturação precoce. Frutificação já no quarto mês após a germinação das sementes. A altura do arbusto é pequena. Não excede quarenta e cinco centímetros. Ramificação fraca, de três a cinco hastes roxas. Devido à baixa altura e localização dos frutos na parte inferior, os caules não se partem.
A variedade é despretensiosa e necessita apenas de retirar folhas amareladas e enteados para melhor iluminar as flores e folhas dos caules principais. Também é necessário soltar o solo e remover ervas daninhas... O rendimento dessa variedade multifacetada pode chegar a seis quilos por unidade de área.
As frutas têm formato redondo de pêra, fosco, pesando até trezentos gramas. Berinjelas maduras tornam-se marrons acastanhadas. É necessária a coleta de berinjelas para processamento na fase de coloração roxa antes do início do escurecimento. Quando madura demais, a casca da berinjela fica mais grossa.A variedade é utilizada na culinária, a berinjela tem bom gosto.
Conclusão
Assim, as melhores das melhores variedades de berinjela podem ser selecionadas com base nas descrições das variedades e na experiência de produtores de berinjela mais experientes.
As berinjelas precisam ser alimentadas duas vezes com fertilizantes complexos: uma semana após o plantio das mudas em terreno aberto e um mês depois. Você também pode fertilizar bem o solo com matéria orgânica com antecedência. Antes de plantar mudas de berinjela, adicione húmus ou composto ao solo e cave bem.