Contente
- 1 O que é seda de milho
- 2 Os benefícios da seda do milho
- 3 Indicações para o uso de estigmas de milho
- 4 Como preparar e beber seda de milho
- 5 Como tirar seda de milho para perder peso
- 6 Extrato de seda de milho
- 7 Como usar seda de milho para beleza de cabelo
- 8 Contra-indicações e efeitos colaterais
- 9 Coleta e preparação de estigmas de milho
- 10 Conclusão
- 11 Testemunhos
Na medicina popular, a seda do milho é muito popular: nossos ancestrais, com a ajuda dessa medicina natural, combateram com sucesso várias doenças. Este remédio único e eficaz para muitas doenças deve estar em todos os armários de remédios caseiros, pois pode ser um bom auxiliar para várias doenças. O artigo descreve em detalhes as propriedades medicinais e contra-indicações da seda do milho, bem como as formas de usá-los para perda de peso e em cosmetologia.
O que é seda de milho
Os estigmas do milho são inflorescências femininas na forma de fibras filamentosas localizadas ao redor da espiga. Na natureza, sua tarefa é coletar pólen de panículas (inflorescências masculinas) para formar grãos. No entanto, as pessoas os usam há muito tempo para fins medicinais; e apesar de algumas contra-indicações, as propriedades curativas desses fios são verdadeiramente únicas e extensas.
Os estigmas do milho contêm óleos essenciais naturais, ácidos graxos, fitohormônio, fitoserrina, glicosídeos, flavonóides, alcalóides, saponinas, inosina e tocoferol. Eles também são famosos por sua rica composição de vitaminas (B, C, E, K, D) e muitos microelementos úteis. O selênio é um dos elementos mais valiosos da fibra para o corpo humano. Participa de processos metabólicos, melhora o metabolismo lipídico, remove toxinas, inibe as células cancerosas e fortalece o sistema imunológico, conferindo aos fios de milho propriedades curativas.
Os benefícios da seda do milho
As propriedades curativas do milho são explicadas não apenas pela composição química, mas também por um certo equilíbrio entre substâncias benéficas - é o que torna os estigmas um remédio altamente eficaz para muitos problemas de saúde. As propriedades medicinais dos estigmas do milho são utilizadas com sucesso na luta contra doenças:
- gastrite;
- pancreatite;
- pedras nos rins, inflamação do trato urinário;
- infertilidade, sangramento uterino, dor menstrual;
- diabetes;
- doenças articulares;
- anemia;
- distúrbios do trato gastrointestinal.
Além disso, a seda do milho apresenta propriedades de efeito preventivo contra o desenvolvimento do câncer, tensões nervosas e musculares, além de efeito calmante sobre o sistema nervoso.
Além disso, as matérias-primas tendem a baixar o açúcar no sangue (o que é benéfico para os diabéticos) e a promover a eliminação do colesterol ruim.
O efeito terapêutico manifesta-se no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a sua elasticidade, bem como na normalização da tensão arterial e na estimulação da circulação sanguínea.
As propriedades medicinais anti-inflamatórias e diuréticas do produto melhoram o fluxo de urina, aliviam os espasmos e reduzem a síndrome da dor que ajuda nas doenças renais.
No entanto, vale lembrar que, apesar do óbvio efeito terapêutico, existem contra-indicações que não devem ser negligenciadas.
Para homens
Com a idade, muitos homens desenvolvem problemas associados ao sistema reprodutor, como inflamação da próstata e a ocorrência de várias patologias do aparelho geniturinário. Como resultado, a libido masculina diminui e a potência piora. Uma decocção medicinal ou infusão alcoólica de estigmas de milho tende a resolver esse problema sem recorrer ao tratamento medicamentoso.
Para mulheres
As propriedades medicinais dos estigmas são mostradas para problemas ginecológicos em mulheres como um complemento à terapia básica. As formulações de estigma de milho são eficazes:
- com infertilidade, aderências nas trompas;
- dor menstrual;
- sangramento uterino;
- inflamação dos órgãos do sistema reprodutor.
Devido às propriedades calmantes suaves dos estigmas, eles ajudam a lidar com a irritabilidade durante a TPM e a menopausa.
Para crianças
A seda de milho infantil é utilizada no tratamento de doenças intestinais, enurese, bem como na cicatrização precoce de lesões cutâneas e dermatites.
As infusões e decocções medicamentosas devem ser administradas antes das refeições, três vezes ao dia, enquanto a dosagem deve ser reduzida para metade.
Durante a gravidez
A seda do milho durante a gravidez tem a capacidade de aliviar a inflamação na cistite e reduzir o inchaço.
No entanto, existe uma contra-indicação relativa para mulheres grávidas que precisam usar cuidadosamente as fibras de milho apenas na forma de infusões e decocções e após consulta ao médico.
Indicações para o uso de estigmas de milho
Existem muitas indicações para o uso médico dos estigmas do milho na medicina: na maioria das vezes, refere-se a doenças dos órgãos internos. Nesse caso, as matérias-primas são ingeridas por via oral, na forma de decocções e infusões. As propriedades curativas dos fios de espiga de milho também são usadas na presença de problemas externos:
- assaduras e escaras;
- acne;
- picadas de inseto;
- dermatite;
- caspa.
As propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias dos medicamentos auxiliam na cicatrização precoce de feridas externas, cortes e queimaduras.
Infusões de estigmas de milho são um remédio popular terapêutico comum para artrose, radiculite e dores nas articulações.
Devido às suas propriedades diuréticas, a seda do milho é útil para os rins e para a síndrome do edema, para remover o líquido acumulado do corpo.
No entanto, o principal efeito curativo dos estigmas do milho são suas propriedades coleréticas e antiinflamatórias. O estigma liquefaz a bile, tornando-a menos viscosa, o que evita a estagnação e favorece a drenagem.
As propriedades curativas da seda do milho para o fígado são mostradas na inflamação:
- vesícula biliar (colecistite);
- tecido hepático (hepatite);
- dutos biliares (colangite);
- discinesia das vias biliares.
Este remédio é uma prevenção altamente eficaz da colelitíase e da colecistite.
Como preparar e beber seda de milho
Para fins medicinais, uma infusão, decocção ou tintura é preparada a partir de estigmas de milho. A escolha do método de preparação do medicamento depende da doença e das contra-indicações existentes. Para a prevenção de muitas doenças, o chá feito de seda de milho tem propriedades medicinais: para isso, eles pegam 1 parte da matéria-prima triturada e 2 partes do chá comum, despejam 200 ml de água fervida e bebem como uma bebida tradicional.
A ingestão de seda de milho antes ou depois das refeições depende diretamente do tipo de doença. Por exemplo, no caso de doenças hepáticas, renais, do trato gastrointestinal, o remédio é usado antes das refeições, com diabetes mellitus, aterosclerose - depois.
Para doenças do fígado e rins
Para o tratamento do fígado e dos rins, são utilizadas as propriedades das decocções, infusões e chás à base de estigmas. O caldo tem o efeito terapêutico mais eficaz, devido ao fato de conter grande quantidade de substâncias úteis na forma concentrada.
Para sua preparação 2 colheres de sopa. eu. as matérias-primas são derramadas 1 colher de sopa. água morna e colocada em banho-maria por 20 minutos. Após o que o caldo é filtrado, trazido com água fervente até o volume de um copo e resfriado.Para efeitos terapêuticos, tome o remédio por 3 meses, 3-4 vezes ao dia após as refeições, 1 colher de sopa. eu.
Para a vesícula biliar
As propriedades medicinais das infusões de estigmas para regular o nível de bilirrubina e estimular a saída da bile são utilizadas em doenças da vesícula biliar, para reduzir a inflamação.
Para preparar o medicamento, você deve tomar 1 colher de sopa. eu. matérias-primas, despeje em uma garrafa térmica e despeje um copo de água fervente. Insista por uma hora, use 50 ml morno 3 vezes ao dia antes das refeições, durante três semanas.
Com diabetes
O curso para diabetes dura um ano, durante esse período tomam uma tintura preparada da mesma forma que para o tratamento de doenças do fígado. Deve ser tomado em 1 colher de sopa. eu. três vezes ao dia, duas horas após uma refeição. A cada mês e meio eles fazem uma pausa de duas semanas.
Com aterosclerose
Para o tratamento da aterosclerose, são utilizadas as propriedades medicinais da infusão de seda de milho, que pode ser preparada de acordo com esta receita: 2 colheres de chá. as matérias-primas são despejadas com 500 ml de água fervente, cobertas e deixadas por pelo menos 8 horas em um local aquecido (de preferência em uma garrafa térmica). Tome um quarto de copo três vezes ao dia após as refeições.
Com pancreatite
As propriedades de uma decocção de estigmas de milho são usadas para pancreatite. Preparado da seguinte forma: 1 colher de sopa. eu. as matérias-primas são derramadas com um copo de água fria e insistiu por uma hora. Em seguida, é fervido por 5 minutos, filtrado e trazido ao volume original. Beba 200 ml três vezes ao dia antes das refeições.
Para melhorar a imunidade
Para melhorar a resistência do corpo, prepare a seguinte infusão: 2 colheres de sopa. eu. as matérias-primas medicinais são despejadas em 350 ml (1,5 xícaras) de água fervente e submetidas à insistência por uma hora. Depois filtre a infusão e tome 2 colheres de sopa. eu. 4 vezes ao dia antes das refeições.
Para o tratamento de articulações
As propriedades medicinais da infusão são usadas para dores nas articulações. Prepare-o com 4 colheres de chá. fibras e 500 ml de água. Tudo isso é mexido em uma tigela, levado para ferver em fogo baixo e despejado em uma garrafa térmica, onde é infundido por 3 a 4 horas. Tome o medicamento 5 vezes ao dia após as refeições por 1 colher de sopa. eu.
Para baixar o colesterol
Para diminuir o nível de colesterol ruim no sangue, é recomendável beber chá de ervas todos os dias. Para prepará-lo, pegue 1 parte de tansy, 2 partes de estigmas de milho e erva de São João, despeje em uma garrafa térmica de dois litros, despeje água fervente e deixe por 24 horas.
De edema
Para se livrar do edema, é necessário preparar uma infusão de 30 g de fibras picadas, preenchida com um copo de água fervente. Você precisa insistir por três horas, depois faça um curso de cinco dias por 1 colher de sopa. eu. três vezes ao dia antes das refeições.
É preciso lembrar que a seda do milho tem contra-indicações para pessoas com insuficiência renal e, com o uso prolongado de medicamentos, pode haver cistite.
De prostatite e impotência
Uma infusão é preparada a partir de 60 g de fibras secas e 350 ml de água fervente. As matérias-primas devem ser enchidas com água, cobertas e resfriadas em temperatura ambiente. Isso é suficiente para duas refeições - de manhã e à noite antes das refeições.
Como tirar seda de milho para perder peso
As propriedades das colunas de milho com estigmas são utilizadas para a perda de peso: ajudam a reduzir o peso normalizando o metabolismo. Além disso, esse remédio pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e também reduzir o apetite. Portanto, existem certas contra-indicações para pessoas que sofrem de perda de apetite e excesso de peso devido a distúrbios hormonais.
As fibras curativas contêm ácido pantotênico, que ajuda a melhorar o metabolismo lipídico e, ao mesmo tempo, sem nenhum dos efeitos colaterais que costumam ser observados após a ingestão de produtos químicos para perda de peso.
Uma decocção para ajudar a perder peso: 1 colher de chá. as fibras secas picadas são colocadas em 250 ml de água fervente e cozidas em banho-maria por cinco minutos. Em seguida, o caldo deve ser filtrado e, dividido em três porções, bebido em três doses ao longo do dia, 20 minutos antes das refeições.
Extrato de seda de milho
O extrato de seda de milho é uma preparação concentrada baseada nas propriedades medicinais das inflorescências de milho feminino.Você só pode comprar na farmácia, não vai conseguir em casa. Mas você pode fazer uma tintura com álcool: em termos de qualidades curativas, não difere muito do extrato.
Tanto o extrato quanto a tintura têm propriedades coleréticas, diuréticas e hemostáticas. O tratamento é prescrito para obesidade e bulimia nervosa. O medicamento deve ser tomado em 30-40 gotas vinte minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia, diluído em água morna.
Receita para tintura de estigmas de milho: 1 parte dos estigmas secos é derramada com 1 parte de álcool puro e colocada em um local seco e quente por 20 dias.
Ao contrário do extrato, a tintura tem contra-indicações, sendo proibida o uso em pessoas com intolerância ao álcool, em gestantes, bem como durante a amamentação.
Como usar seda de milho para beleza de cabelo
Produtos feitos de fibras de milho têm se mostrado benéficos para cabelos quebradiços e queda de cabelo, bem como couro cabeludo seco. A infusão de estigmas de milho é usada em cosmetologia para enxaguar o cabelo após a lavagem. Deve-se tomar 200 ml de infusão forte e, diluindo com água morna, enxágue os cabelos após a lavagem.
Com base nos estigmas secos, é preparada uma máscara que melhora o estado do couro cabeludo e fortalece os cabelos: 3 colheres de sopa. eu. pique as matérias-primas, misture com 50 g de óleo de bardana, passe na pele e aplique nos cabelos em todo o comprimento. Embrulhe e deixe por 20 minutos, depois enxágue.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Apesar dos enormes benefícios da seda de milho, seu uso também tem contra-indicações, em que tomá-la não é seguro para a saúde.
As principais contra-indicações estão relacionadas:
- com varizes e tromboflebite;
- tendência ao aumento da coagulação do sangue;
- falta de apetite, distrofia, anorexia.
Além disso, os médicos alertam que as pessoas com insuficiência cardíaca têm contra-indicações para o tratamento do estigma, uma vez que as propriedades diuréticas das matérias-primas contribuem para a lixiviação do potássio e do magnésio, necessários ao funcionamento normal do coração.
Coleta e preparação de estigmas de milho
Os benefícios e malefícios dos estigmas do milho dependem do momento da coleta da matéria-prima para a colheita do material medicinal. É importante não perder o momento certo, caso contrário, as propriedades úteis serão muito menores.
As matérias-primas curativas devem ser coletadas quando o ouvido passa para a fase de maturação do leite - é durante este período que as fibras têm maior valor medicinal. As fibras adequadas para a colheita apresentam uma tonalidade amarelada ou avermelhada e um aroma sutil. Os fios são cuidadosamente cortados e secos ao ar livre em sombra parcial. Para isso, devem ser espalhados sobre uma superfície limpa com uma camada de 1 - 2 cm e revirados periodicamente para não embolorarem.
Fotos de estigmas de milho, secas corretamente:
Armazene as matérias-primas em sacos de linho, sacos de papel ou caixas de papelão em uma sala limpa e seca. Após um ano, os estigmas perdem parte significativa de suas propriedades medicinais, sendo inviável armazená-los por mais tempo.
Conclusão
As propriedades medicinais e contra-indicações da seda do milho dependem da finalidade para a qual esse medicamento é usado. O fato de que em um caso trará benefício indubitável ao corpo, em outro pode causar danos. É importante lembrar das contra-indicações e ter o cuidado de usar estigmas para o coração, mulheres grávidas e pessoas com varizes. Caso contrário, este medicamento natural único curará muitos problemas de saúde.