Quando e como plantar sementes de milho ao ar livre

O milho é tradicionalmente uma cultura do sul, portanto, é cultivado em escala industrial apenas em regiões com clima favorável. No entanto, na faixa do meio, você pode cultivá-lo em uma casa de verão. Plantar milho com sementes em terreno aberto não é difícil, mas existem algumas nuances de cultivar esta cultura.

Quanto milho cresce

O milho é uma erva anual da família dos cereais. Seu período de crescimento dura de 3 a 5 meses, dependendo da variedade. As hastes eretas poderosas podem atingir 3 m ou mais. As sementes de cariopsia amadurecem no final do broto.

Eles são bastante grandes, arredondados cúbicos, fortemente pressionados uns contra os outros, coletados no final do broto na chamada espiga. As sementes crescem em fileiras regulares, cada espiga pode conter até 1 mil cariopses.

Os melhores antecessores do milho

Os melhores precursores do milho são os grãos e as leguminosas. Em escala industrial, essas safras costumam se alternar. Na horta, os cereais e leguminosas (com exceção das ervilhas, feijão e feijão) raramente são cultivados. Portanto, geralmente as sementes de milho são plantadas depois de batatas ou tomates, e no sul - depois de melões.

Datas de plantio de milho em campo aberto

O milho amante do calor é plantado como sementes em terreno aberto somente depois que a temperatura do solo atinge + 10-14 ° C. Normalmente, esta época cai no final de abril ou início de maio. Se a essa altura o solo não tiver tempo de aquecer até a temperatura desejada, pode-se tentar cultivar milho no campo em forma de mudas. Para isso, as sementes são germinadas em casa e, então, quando os indicadores de temperatura atingem os valores exigidos, as mudas são plantadas em campo aberto.

De acordo com o calendário lunar 2019

Muitos jardineiros são guiados pelo calendário lunar ao plantar sementes de várias safras. Na verdade, as fases da lua têm impacto no crescimento e desenvolvimento das plantas. A tabela abaixo mostra as datas de plantio recomendadas para sementes de milho de acordo com o calendário lunar.

Mês

Dias auspiciosos

Dias ruins

Março

7-20

3,5,31

abril

6-18

5

Maio

6-18

20,29,30

Junho

4-16

3,11,25

Importante! Tradicionalmente, a semeadura do milho é realizada na lua crescente.

Dependendo da variedade

Existem algumas variedades de milho. Como outras culturas de jardim, é dividido em vários grupos, dependendo do período de amadurecimento.

  • Cedo... A estação de crescimento desse milho dura 75-85 dias. Isso inclui variedades e híbridos como Trophy F1, Jubilee F1, Landmark F1, Lakomka 121.
  • Meia temporada... As variedades deste grupo amadurecem em 90-100 dias. Este grupo inclui Delicadeza, Pérola, Sereia.
  • Atrasado... Amadurece em 100 dias ou mais. Essas variedades incluem Bashkirovets, Polaris.
Importante! Quanto mais ao norte o milho é cultivado, mais cedo é preferível plantá-lo.

Dependendo da finalidade do cultivo

Dependendo da finalidade, todas as variedades de milho são subdivididas nos seguintes tipos:

  • Açúcar... Utilizado na alimentação e na culinária.
  • Em forma de dente... É caracterizado por um alto teor de amido. Usado para fins técnicos.
  • Silicioso... Criado para alimentação do gado.
  • Farinha... É usado para a produção de amido, melaço e produção de bioetanol.
  • Explosão... Devido à sua estrutura especial, o grão rebenta ao ser aquecido, formando uma substância branca e macia. O objetivo principal é a produção de pipoca e outros produtos de confeitaria.
  • Película... É cultivado exclusivamente para fins forrageiros.

O milho também é classificado de acordo com o teor de açúcar, a cor da semente e alguns outros parâmetros.

Como plantar sementes de milho em uma horta

É possível plantar milho com sementes tanto manualmente quanto por meios técnicos. Antes de plantar, é preciso decidir com antecedência o local de cultivo, pois o local exigirá um preparo preliminar. Também vale a pena avaliar as condições climáticas e as possibilidades de cuidados com o plantio. Também é preciso cuidar da compra antecipada das sementes, que devem ser examinadas antes do plantio e, se necessário, descartá-las.

Escolhendo um local de pouso

O melhor lugar para plantar sementes de milho é em uma área leve e bem protegida com solo fértil e fértil e bem protegido do vento frio. Idealmente, se houver plantação de abóbora ou leguminosas nas proximidades. As folhas largas da abóbora protegem bem o solo do superaquecimento dos raios solares, e as leguminosas enriquecem o solo com nitrogênio, necessário para o crescimento normal do milho.

Preparação do solo

O milho prefere solo fértil e solto, por isso é melhor começar a preparar o local para o plantio no outono. Você precisa desenterrá-lo, escolher as raízes das plantas-ervas daninhas, e também aplicar fertilizante - estrume podre. Na primavera, o solo deve ser afrouxado e limpo de ervas daninhas. Quando a temperatura desejada for estabelecida na rua, será possível iniciar o plantio.

Embeber e germinar sementes de milho

Antes do plantio, as sementes de milho são mantidas ao sol por vários dias, previamente embrulhadas em um pano. Após o aquecimento, são desinfetados. Para isso, eles são imersos por meia hora em uma solução de permanganato de potássio, diluído em uma rica cor rosa. Em seguida, as sementes são lavadas com água limpa e secas. Depois disso, eles são germinados. Para isso, os cariopses são colocados em um prato limpo, alternando camadas de sementes e gaze, que é umedecida com água de um borrifador.

As sementes colocadas para germinação são colhidas em um local quente e escuro. O prato pode ficar ali vários dias até aparecerem os rebentos. Você só precisa monitorar a temperatura e manter a umidade necessária. As sementes germinadas são plantadas em terreno aberto. Se por algum motivo não for possível germinar as sementes, podem ser plantadas na forma seca, previamente submetidas apenas à desinfecção com solução de permanganato de potássio. Nesse caso, a semelhança será pior, e os próprios brotos aparecerão mais tarde.

Esquema de plantio de milho em campo aberto

O plantio correto de sementes de milho, profundidade e espaçamento entre linhas depende do padrão escolhido. Os mais comumente usados ​​são rad simples, duplo ou minúsculo.

pista única

Com este método, as sementes são plantadas em 1 linha, semeando as sementes a uma profundidade de 7 a 8 cm e colocando buracos adjacentes a uma distância de 30 a 40 cm um do outro. Este método não cria problemas no cuidado, é bastante fácil observar visualmente as plantas.

Fila dupla

Uma fileira dupla é a melhor forma de plantar milho em termos de polinização. Com este método, duas fileiras simples são colocadas na cama, a distância entre as quais é de 0,5 m.

Fileira fileira

Caso contrário, esse método é denominado aninhado ao quadrado ou xadrez. Neste caso, ao plantar em terreno aberto, deixa-se uma lacuna de 0,3 m entre as plantas adjacentes em uma fileira e uma lacuna de 0,6 m entre as fileiras e as sementes são plantadas a uma profundidade de 10 cm.Este método proporciona facilidade de manutenção e uniformidade de iluminação de plantio, mas requer grandes áreas cultivadas.

Plantando milho na primavera no país - em breve vídeo no link:

Semeadora para plantio de milho

Para plantar milho no país a partir de sementes, não é necessário o uso de semeadora, faz sentido apenas com uma quantidade significativa de área semeada. É improvável que tal unidade seja necessária ao plantar sementes em uma área pequena, se apenas 1-2 canteiros forem planejados para esta cultura. Se uma grande área for alocada para isso, então, neste caso, é impossível prescindir de meios de mecanização. As semeadoras de milho são manuais, arrastadas e montadas. Os primeiros são impulsionados pela força muscular e destinam-se a pequenas áreas. Estes últimos são rebocados por máquinas automotoras (trator, trator de passeio) ou pendurados neles. Com a ajuda de tais dispositivos, grandes áreas podem ser semeadas com sementes em um curto espaço de tempo.

As vantagens das semeadoras não são apenas rapidez e produtividade. O método mecanizado permite um cumprimento muito mais preciso da taxa de semeadura de sementes de milho em campo aberto, colocando-as de maneira ideal no campo e semeando exatamente na profundidade necessária. Isso economiza significativamente o material de plantio e também aumenta a produtividade.

O que pode ser plantado próximo ao milho

O espaço entre as plantas adjacentes pode ser usado para cultivar outras plantas, como feijão. Ervilhas vão se sentir bem em um campo de milho, hastes altas servirão como um suporte adicional para isso. Pelo mesmo motivo, você pode plantar milho ao lado de pepinos. Este método é uma boa alternativa ao cultivo de pepinos em treliças. Cresce bem ao lado de abóboras de milho e abobrinhas, além de batatas.

Os caules altos das plantas dão uma sombra bastante forte, de modo que as plantações que gostam de luz próximas a eles perderão sistematicamente a energia solar. Isso os oprimirá. Não é recomendado plantar as seguintes plantas ao lado do milho:

  • beterraba;
  • salsão;
  • repolho branco e couve-flor;
  • pimentas doces e amargas;

Os tomates também não toleram a vizinhança com milho. Esta cultura é um egoísmo pronunciado, portanto, é cultivada separadamente de todas as outras plantas.

Cuidados com a colheita de milho ao ar livre

A tecnologia e as condições para o cultivo de milho em campo aberto por método industrial não exigem medidas obrigatórias para o cuidado das lavouras após o plantio de sementes em campo aberto. A única exceção é o tratamento das plantações de pragas e doenças. No entanto, ao cultivar milho em um terreno particular, especialmente em um clima desfavorável, algumas atividades não serão supérfluas. Esses incluem:

  • capina;
  • rega;
  • afrouxando o solo;
  • curativo superior.

Se todas as atividades forem realizadas no prazo e na íntegra, não será difícil cultivar uma boa safra de milho no local, mesmo em um clima não muito adequado.

Com que frequência regar o milho

Regar milho ao ar livre só é necessário durante os períodos de seca. Deve ser raro, mas abundante. Um bom resultado é obtido pela irrigação por gotejamento, mas seu arranjo requer custos significativos.

Top curativo

A necessidade de cobertura é determinada pela cor das folhas. Uma cor verde clara indica falta de nitrogênio, uma tonalidade roxa indica deficiência de fósforo. A falta de potássio leva à deformação das folhas e à descoloração marrom das placas das folhas. Para evitar tais problemas, o curativo de cobertura é aplicado na dosagem, observando determinados intervalos de tempo.

Na primeira vez as plantas são alimentadas 2 semanas após o surgimento dos brotos, infusão de verbasco diluído em água na proporção de 1:10. Após o aparecimento de 5-6 folhas maduras, o procedimento é repetido, usando uma solução de nitrato de amônio como cobertura. A terceira alimentação é feita após outros 15-20 dias, com fertilizantes complexos de potássio e fósforo.

Afrouxando e removendo ervas daninhas

Como regra, as lavouras de milho são capinadas apenas no estágio inicial de seu crescimento. Plantas altas com caules poderosos e raízes profundas farão um bom trabalho eliminando as ervas daninhas. Vale a pena afrouxar regularmente o solo, destruindo a crosta superior para melhor acesso do ar às raízes. Na idade adulta, quando o sistema radicular cresce fortemente, o afrouxamento é interrompido para não danificar as raízes localizadas próximas à superfície. Antes disso, as plantas são spud para aumentar o número de raízes adventícias e reter a umidade.

Proteção contra doenças e pragas

Apesar de muitas variedades apresentarem boa resistência a doenças, as plantas podem adoecer em climas desfavoráveis. O perigo para eles são, em primeiro lugar, as doenças fúngicas. Isso inclui o seguinte:

  • sujeira empoeirada;
  • poluição da bexiga;
  • fusarium;
  • podridão do caule;
  • helmintosporiose meridional.

Como medida preventiva, as sementes são tratadas com fungicidas. Freqüentemente, a doença se desenvolve em restos de plantas não colhidas, por isso é muito importante colocar os canteiros em ordem após a colheita, removendo todo o excesso de massa verde deles. As plantas afetadas também estão sujeitas à destruição.

Uma das causas das doenças é o aparecimento de insetos-praga nas plantações, que podem ser portadores de esporos de fungos ou bactérias patogênicas. Na maioria das vezes, as seguintes pragas aparecem no milho:

  • traça do caule;
  • pulgão de raiz;
  • mosca sueca.

Eles lutam contra insetos pulverizando as plantações com fungicidas, inseticidas e agentes biológicos.

Quando colher milho

Existem dois tipos de maturação do milho: leite e biológico. Quando a maturação leitosa é atingida, os grãos de milho tornam-se macios, sua cor torna-se amarelo claro. Ao mesmo tempo, ainda é bastante difícil separar as folhas da espiga. Espigas leitosas com cariopses são mais adequadas para cozimento e enlatamento. Se o grão se destina a fins técnicos ou para processamento, deve-se esperar até que esteja totalmente maduro. Uma espiga de milho madura descasca-se facilmente das folhas, e os grãos nela apresentam uma rica cor amarela ou laranja brilhante.

Conclusão

Plantar sementes de milho em terreno aberto não será difícil, mesmo para um jardineiro inexperiente. O cuidado adicional com as plantações também é descomplicado. Se houver um pouco de espaço livre no local, é bem possível aproveitá-lo para o cultivo deste cereal. Afinal, as espigas de milho cozidas são o prato preferido de muitos, principalmente das crianças.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção