Contente
O local tradicional para o cultivo de mudas é o peitoril da janela. Caixas aqui eles não incomodam ninguém, e as plantas recebem luz do dia. O inconveniente desse método está associado à limitação de espaço. Pequenas mudas cabem no peitoril da janela. Paulo não é o melhor lugar. Para cultivar uma grande quantidade de material de plantio, são feitos racks de mudas iluminados, instalados contra a parede perto da janela ou no peitoril da janela.
Variedades
Mais fácil de comprar rack de mudas na loja. Porém, o custo do produto é alto e a qualidade nem sempre é boa. Uma estrutura instável pode entrar em colapso a qualquer momento. É mais fácil fazer um rack sozinho de acordo com as dimensões individuais, mas primeiro você precisa decidir o design.
Estacionário
Geralmente contém um rack de mudas estacionário 5 prateleiras e é instalado no chão. O design não pode ser dobrado. Para maior confiabilidade, o rack é fixado na parede e no chão. O modelo é adequado para pessoas que estão constantemente cultivando materiais de plantio em grandes quantidades. Devido à impossibilidade de desmontar a estrutura, será necessário encontrar uma sala vazia para instalação. Os tamanhos são calculados individualmente. O material ideal para a fabricação é a madeira.
Dobrável
O mais conveniente de usar é um rack dobrável. A estrutura pode ser composta por 3, 4 ou 5 prateleiras removíveis, instaladas conforme a necessidade. O material de fabricação é um perfil metálico de parede fina com revestimento galvanizado. O modelo dobrável é instalado na hora do plantio das mudas, depois é dobrado e armazenado em um celeiro.
Janela
Acomoda um porta-janela de mudas 3 prateleiras devido à limitação de altura. A largura das janelas também é diferente, por isso é melhor fazer você mesmo essas estruturas com dimensões individuais. A distância em altura entre as prateleiras pode suportar no máximo 50 cm. O rack pode ser dobrável e não dobrável, mas a primeira opção é melhor. Após o crescimento do material de plantio, a estrutura é desmontada para armazenamento até a próxima safra.
Com caso
À venda pode encontrar uma prateleira para mudas com tampa, composta por 4 a 5 prateleiras. Um design semelhante pode ser feito em casa. O material de fabricação é um tubo de parede fina com um diâmetro de 15 mm, um ângulo ou um perfil. A capa é costurada de um filme transparente ou fibra agrícola. O objetivo do abrigo é criar um microclima para as mudas. A tampa forma uma mini-estufa, que permite instalar o rack em um ambiente fresco.
Inicialmente, lâmpadas será uma fonte de aquecimento para as plantas em uma sala fria. Em segundo lugar, o abrigo reduz parcialmente a intensidade da luz do dia vinda da janela e sem iluminação artificial, as mudas ficarão escuras.
Materiais para autofabricação da estrutura
A base do rack é a moldura. As estantes e lintéis suportam toda a carga das prateleiras e caixas com material de plantio. A estrutura é montada a partir de uma barra de madeira, canto de metal, tubo ou perfil.
As prateleiras também estão sujeitas a grandes cargas de caixas de terra. O material para a produção é qualquer folha de alta resistência: compensado, ferro, aglomerado ou outras placas. As prateleiras estão dobradas com as sobras do tabuleiro. Ao usar qualquer material, é necessário cobrir com filme. Durante a rega das mudas, a água entra nas prateleiras. A madeira úmida começa a apodrecer e o metal a enferrujar.
As nuances da fabricação própria
Tendo decidido montar um rack para mudas com suas próprias mãos, você precisa pensar sobre todas as nuances com antecedência:
- o tamanho depende do espaço livre onde a estrutura deve ser instalada, e também leva em consideração o número de mudas cultivadas;
- é selecionado o material que está disponível em casa, mas leve em consideração a força e a resistência à umidade.
Tendo decidido os materiais e dimensões, eles elaboram um desenho de projeto. O diagrama fornece pontos de montagem para lâmpadas de retroiluminação.
O vídeo mostra a montagem do rack:
Suporte de madeira no parapeito da janela
A estante mais simples no parapeito da janela para mudas será feita de barras de madeira com seção de 30x30 mm. Para prateleiras, é adequado vidro temperado espesso ou compensado. O tamanho da estrutura depende das dimensões da abertura da janela e da largura do peitoril da janela. Deve haver um espaço de pelo menos 5 cm entre o rack e as paredes laterais da abertura.
A altura da janela geralmente permite 3 prateleiras. A distância entre eles é de pelo menos 50 cm. Uma fenda semelhante é fornecida entre a prateleira superior e a parede da abertura da janela.
Para fazer um quadro a partir de uma barra, são cortados 4 racks, 6 jumpers longos e 6 curtos. As peças de trabalho são conectadas com parafusos autoatarraxantes. Para fortalecer os cantos, é aconselhável usar placas de metal na parte superior. A cremalheira montada para mudas na janela é tratada com uma impregnação protetora, aberta com verniz. As prateleiras são colocadas nos jumpers e os acessórios para lâmpadas são adaptados.
Construção estacionária de madeira
As estantes residenciais fixas para mudas geralmente também são montadas a partir de uma barra, apenas os blanks são usados com uma seção maior - 50x50 mm. A instrução de fabricação consiste nas seguintes etapas:
- De acordo com as dimensões do desenho desenhado, os espaços em branco são cortados da barra. As estantes fixas para o cultivo de mudas são feitas com cinco prateleiras. Você precisará de 10 jumpers longos e 10 curtos. Existem 4 racks suficientes para o quadro. Se você fizer um rack com mais de 2 m de comprimento, é aconselhável colocar alguns suportes adicionais no meio. As verticais evitarão que as longas vergas das prateleiras dobrem com o peso das caixas de mudas.
- Nas prateleiras, as localizações dos jumpers são marcadas com um lápis. As peças de trabalho são conectadas com parafusos auto-roscantes e devem usar cantos de montagem superiores feitos de metal.
- A estrutura montada é instalada em local permanente. Para melhor estabilidade, o rack é fixado em vários pontos da parede.
As prateleiras são cortadas em compensado ou feitas de placas de configuração. Todos os elementos de madeira da estante são impregnados com um anti-séptico. Após a secagem, a impregnação pode ser aberta com verniz.
Estrutura de metal de cinco camadas
É possível fazer uma cremalheira de metal para mudas do tipo dobrável e estacionária. Uma estrutura dobrável é melhor feita a partir de um canto. Os furos são feitos para a conexão aparafusada nas peças de trabalho.
Um rack de mudas estacionário é feito de um tubo ou perfil. As peças de trabalho são unidas por soldagem.
A estrutura metálica acabada é pintada. A cremalheira de aço é estável devido ao seu peso. Se houver dúvidas sobre a qualidade da sua montagem, é melhor providenciar fixações adicionais na parede ou no chão.
Opções de luz de fundo
Ao fazer um estande para mudas com suas próprias mãos com iluminação, você precisa escolher as lâmpadas certas. Nem toda fonte de luz tem um efeito benéfico no desenvolvimento da planta. Existem as seguintes opções de luz de fundo:
- As lâmpadas incandescentes tradicionais são a pior iluminação para qualquer muda. Plus apenas em baixo custo. A lâmpada emite pouca luz, mas emite muito calor, o que é perigoso para as plantas jovens. Outra desvantagem é o alto consumo de energia.
- Baixo consumo de energia lâmpadas fluorescentes emite luz até 100 lm / W. Não é uma má opção para mudas, mas pouca radiação vermelha. A luz está muito fria.
- Os LEDs são ótimos para iluminar o material de plantio nas prateleiras. As lojas possuem uma grande seleção de luminárias, lanternas, fitas. Você pode escolher uma fonte de luz de qualquer configuração. Os LEDs emitem luz máxima de diferentes espectros e calor mínimo.
- As lâmpadas de iodetos metálicos são consideradas econômicas e eficientes. Emita luz até 100 lm / W. A desvantagem é a falta de espectro azul.
- As lâmpadas de descarga de gás emitem até 200 lm / W de luz amarela. Para o seu trabalho, você precisará comprar um regulador.
- As lâmpadas de mercúrio emitem luz do dia normal.
- Um excelente resultado é demonstrado pelos racks com fitolampos para mudas, que proporcionam às plantas as condições mais confortáveis para o crescimento. A fonte de luz não queima as folhas, mesmo quando você se aproxima dela. Os Phytolamps são econômicos, ecologicamente corretos e seu brilho possui todos os espectros necessários para as mudas.
Existem lâmpadas de xenônio, halógenas e outras, mas raramente são usadas para mudas.
Retroiluminação LED de fabricação própria
Pensando em como fazer um rack de mudas retroiluminado, vale a pena focar nos LEDs. É aconselhável recusar lâmpadas, pois emitem um espectro limitado. As fitas vermelha e azul funcionam bem para iluminação de fundo caseira.
A base de uma lâmpada caseira será uma viga de madeira. O comprimento da peça de trabalho e a prateleira devem coincidir. Dois perfis de alumínio são aparafusados paralelamente à viga. Eles são necessários para remover o calor dos LEDs. A faixa de LED possui uma base adesiva na parte posterior. Uma fita azul está colada em um perfil e um brilho vermelho no outro. A luz de fundo funcionará com a fonte de alimentação. A luminária acabada de uma barra é suspensa acima das mudas, presa com uma corda às vergas do rack.
As plantas precisam de seu próprio microclima, portanto, a umidade está sempre presente, especialmente após a rega ou pulverização. Tendo decidido fabricar um rack com iluminação para o cultivo de mudas, devemos nos lembrar sobre a segurança elétrica.