Contente
Parece: colher cebolas é o mais simples de todos os assuntos de jardinagem, porque o nabo precisa ser arrancado da terra e as penas cortadas. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece à primeira vista. A parte mais difícil é descobrir quando cavar as cebolas. Se você começar a colher um pouco mais cedo ou, ao contrário, perder o momento certo, isso certamente afetará a qualidade de conservação dos bulbos - o vegetal pode não durar até a próxima safra.
Quando eles tiram as cebolas dos canteiros, como conservar a colheita das cebolas de nabo desenterrando-as no momento adequado - as respostas do artigo.
Quando colher cebolas
O momento da colheita de uma safra como a cebola depende de vários fatores ao mesmo tempo. Neste caso, é imperativo considerar coisas como:
- Variedade vegetal. Afinal, as cebolas não são apenas cebolas, alho-poró, chalotas ou uma variedade da família muitas vezes são cultivadas na Rússia, não se esqueça do conjunto de onde crescerá a próxima safra.
- A taxa de maturação da cultura. As variedades de cebola comum amadurecem em média em 70-75 dias.
- As condições climáticas também podem afetar o ritmo de amadurecimento, pois em um verão frio, a cebola nabo fica verde por mais tempo, e o calor intenso, ao contrário, seca rapidamente as penas, acelerando a colheita.
- A umidade do solo não é de pouca importância. A rega das cebolas deve ser interrompida 10-14 dias antes da data prevista para a colheita. Se o último mês do verão costuma ser chuvoso na região, o jardineiro deve colher antes da estação das chuvas.
Em geral, é muito difícil determinar exatamente quando remover as cebolas do jardim para armazenamento. Inspecionar a lâmpada, testá-la ou qualquer outro método não ajudará aqui. A principal regra do jardineiro, no caso da cebola nabo, é: "As penas dirão quando tirar a cebola do jardim."
Isso significa que o jardineiro deve prestar mais atenção à parte aérea e não inspecionar o bulbo em si. Quando o momento da colheita se aproxima, as penas se manifestam desta forma:
- Eles começam a ficar amarelos e secos.
- Deite no chão.
Isso significa que, assim que a parte verde da cebola ficar amarela e em vez de a posição vertical passar para a horizontal, é hora de arrancar os nabos da terra.
Tempo ideal para a colheita da cebola
Em diferentes regiões do país, as penas do nabo ficam amarelas em momentos diferentes. As condições meteorológicas também contribuem para isso - também podem afetar a taxa de maturação dos bulbos.
Na maioria das regiões, a época de colheita da cebola nabo coincide com os últimos dias de julho. Via de regra, a estação das chuvas começa em agosto, com o frio noturno, o que leva ao apodrecimento dos bulbos e infecção de plantas com doenças fúngicas.
Uma coisa pode ser dita, se o tempo estiver frio e nublado, e as penas da cebola ainda estiverem verdes e não vão cair, você pode esperar até o final de agosto. Só é importante não perder a hora de tirar as cebolas da horta, para isso terá que inspecionar regularmente as plantas e seguir as previsões dos meteorologistas.
O que fazer se a cebola não amarelar
Às vezes também acontece que o jardineiro já está pronto para tirar a cebola, e parece que chegou a hora, mas as penas não amarelam nem ressecam, pelo contrário, ficam com uma formação verde uniforme. Nesse caso, as cebolas de nabo precisam de um pouco de ajuda, pois durante o tempo previsto os nabos tiveram que ser saturados com todas as substâncias úteis e “revestidos” com cascas fortes.
Se as penas não estiverem secando e o outono já estiver no nariz ou a previsão de chuva, você pode tentar o seguinte:
- cave o solo sob os bulbos com um forcado e levante ligeiramente os nabos;
- corte as raízes das plantas com uma pá afiada;
- sacudir o solo das lâmpadas, expondo as cabeças;
- rasgue a cebola com as mãos, privando as raízes do contato com o meio nutriente.
Nesse caso, é importante entender que são as raízes que precisam ser cortadas, em nenhum caso se deve cortar ou aparar a parte aérea das plantas. Táticas erradas levarão à infecção dos bulbos, enquanto a privação das raízes de nutrição contribui para o ressecamento das copas e o escoamento de nutrientes da parte aérea da planta para a parte subterrânea.
Quando você precisa coletar cebolas está claro, agora você precisa decidir como fazê-lo corretamente.
Regras de colheita de cebola
As cebolas nabo ficarão bem armazenadas apenas nas condições obrigatórias:
- se está montado corretamente;
- se os nabos são saudáveis e bem protegidos pela casca;
- se as condições de armazenamento forem atendidas.
É necessário colher cebolas seguindo estas recomendações:
- Escolha um dia ensolarado e seco para a limpeza. É bom se o tempo estiver ventando.
- Veja os relatórios meteorológicos com algumas semanas de antecedência - não deveria estar chovendo.
- Em solos leves, o arco pode ser facilmente alcançado com a mão, para isso basta puxar o pescoço. Em solos mais densos e secos, as cabeças terão que ser escavadas com uma pá ou forcado.
- Não cave diretamente para o canteiro, você deve recuar pelo menos 10 cm da fileira com as cebolas - assim as cabeças não serão danificadas.
- As cebolas desenterradas podem ser deixadas no canteiro do jardim, dobradas com a cabeça para o lado, se o tempo prometer ser seco e ensolarado. Caso contrário, a colheita deve ser levada para baixo de um dossel, espalhada no chão do sótão ou galpão.
- Os nabos devem ser bem ventilados, por isso faz sentido criar uma tiragem no armazém e colocar a cultura na grelha. Você precisa dobrar a cebola em, no máximo, três camadas.
- Você pode aparar as penas quando o pescoço estiver seco. Isso acontecerá em algum lugar no dia 10-12 após a colheita dos canteiros.
- Corte a cebola com uma tesoura afiada, deixando 8-10 cm do pescoço. As raízes também são podadas, deixando processos de 1,5-2 cm, portanto, os bulbos ficarão armazenados o máximo de tempo possível.
- As cebolas cortadas são um pouco mais secas e enviadas para armazenamento.
As cebolas desenterradas são normalmente armazenadas em caixas de madeira, caixas ou cestos. É muito eficaz tecer laços e pendurá-los no teto - neste caso, as penas não são cortadas tão rapidamente, deixando pelo menos 15 cm.
Pode-se argumentar inequivocamente que as lâmpadas precisam de ar seco e fresco e um mínimo de luz solar.
Quando colher outras variedades de cebolas
Todos os itens acima se aplicam a apenas um tipo de cultura - cebolas. Mas os jardineiros cultivam outras variedades, cujas regras de colheita podem ser diferentes.
Por exemplo, o alho-poró não deve secar, pelo contrário, esta cultura é colhida junto com as penas verdes, aparando apenas ligeiramente as pontas. Determinar o momento apropriado para a colheita é simples - você precisa ler as recomendações do fabricante da semente, descobrir a época de crescimento de uma cultura específica.
Sinais externos de maturação completa no alho-poró não, esta variedade pode permanecer no solo até o início das primeiras geadas. Mesmo neste caso, pela primeira vez, você pode usar um material de cobertura e colher a quantidade certa de vegetais, se necessário.
Antes do armazenamento, as folhas danificadas do alho-poró são limpas e bem lavadas, depois dobre a cabeça na cabeça e coloque em um lugar fresco (geladeira) em um saco plástico.
Conjuntos de cebola colhidas da mesma forma que as cebolas normais. A peculiaridade reside apenas no pequeno tamanho da semente e, consequentemente, no seu amadurecimento precoce. Quando as penas ficam amarelas e caem, é hora de retirar o sevok.Em seguida, os bulbos são ventilados, secos, as penas são cortadas, deixando 2 a 3 cm, e encaminhadas para armazenamento.
Variedade familiar cresce em ninhos, as cebolas são alongadas e pequenas. Esta variedade também amadurece um pouco mais cedo do que a variedade normal de cebola. Alguns jardineiros mantêm essas cebolas em ninhos, outros as dividem em bulbos separados - a prática tem mostrado que isso não é importante.
Não há dificuldade em colher e armazenar cebolas, o principal é não perder o momento certo de colher e secar bem as cabeças antes de colocá-las no armazenamento.
Se as cebolas forem colhidas muito cedo, suas escamas não endurecerão e não serão capazes de proteger as cabeças do frio e danos; a colheita posterior pode levar ao apodrecimento dos bulbos no solo e infectá-los com infecções.