Contente
Durante o dia, as mudas no peitoril da janela têm bastante luz natural e, ao cair da noite, é preciso acender a lâmpada. Para iluminação artificial, muitos proprietários adaptam qualquer dispositivo adequado. Normalmente você se depara com um abajur ou apenas pendura um cartucho com uma pata. Na verdade, a iluminação para mudas no peitoril da janela não deve ser primitiva, caso contrário, fará mais mal do que bem.
Espectro favorável às plantas
Mudas requerem 12 horas de iluminação por dia. De fevereiro a março, o dia é curto. No início da manhã e com o início do crepúsculo, a iluminação artificial é ligada. As lâmpadas são desligadas à noite. As plantas não se beneficiarão com a iluminação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outra questão importante é a escolha correta da luminária. As mudas desenvolvem-se de forma ideal sob a luz natural com luz solar, pois recebem todo o espectro necessário. Ao escolher uma lâmpada para iluminação de fundo, esta nuance é levada em consideração antes de tudo.
O espectro de luz consiste em doze segmentos, cada um dos quais dividido em grupos de cores. A vegetação responde de maneira diferente a cada espectro. Os mais úteis são:
- A luz vermelha aumenta a síntese de clorofila, acelera o desenvolvimento de mudas e brotos. A deficiência causa a deformação das plantas.
- A luz azul enfraquece o crescimento do caule, mas a planta se beneficia disso. As mudas não se esticam, mas ficam firmes. O caule fica mais espesso devido à divisão celular acelerada.
A luz amarela e laranja não prejudica de forma alguma o desenvolvimento das plantas, por isso é inútil usar as tradicionais lâmpadas incandescentes para a iluminação. A luz verde também não oferece muitos benefícios, mas quase ninguém usa dispositivos com esse brilho.
É luz do dia o suficiente
A falta de luz do dia devido à curta duração do dia é uma parte do problema. As mudas ficam no peitoril da janela, uma atrás da outra. Plantas mais perto das plantações distantes sombra da janela. E se ficar no peitoril da janela prateleiraa luz que cai de cima da janela cobre as prateleiras do nível superior. O segundo problema surge - a falta de iluminação durante o dia.
As mudas começam a alcançar o vidro do casulo. Os caules ficam finos. As folhas estão letárgicas, subdesenvolvidas. Eles tentam resolver o problema virando as caixas. Por movimentos descuidados, os brotos quebram ou caem no chão.
Recursos de luz de fundo de alta qualidade
Definido de forma ideal prateleiras de mudas em um parapeito de janela retroiluminado para que toda a área com o material de plantio receba luz difusa uniformemente. Os benefícios da iluminação podem ser obtidos se três condições importantes forem atendidas:
- intensidade;
- espectro ótimo;
- duração.
As plantas se desenvolvem totalmente com uma intensidade de iluminação de 8 mil lux. É difícil obter tais resultados com lâmpadas. A norma de intensidade para iluminação artificial é considerada em 6 mil lux.
O espectro afeta o desenvolvimento das plantas. A luz solar é considerada um padrão. A iluminação artificial não pode alcançar esses resultados. Quando escolher lâmpadas para iluminação de mudas no peitoril da janela, leve em consideração a possibilidade de sua irradiação de vermelho e azul.Eles são responsáveis pela rápida germinação das sementes, pelo desenvolvimento das células vegetais e pelo processo de fotossíntese.
A duração da iluminação depende do material de plantio cultivado. Normalmente, esse período é de 12 a 17 horas. As lâmpadas são desligadas à noite. 24 horas por dia iluminação de mudas no peitoril da janela é necessária durante a fase inicial de germinação.
Escolha de fontes de luz
Os proprietários costumam acender as mudas no peitoril da janela com as próprias mãos com o que está na fazenda. Em primeiro lugar, encontra candeeiros de mesa domésticos com uma lâmpada incandescente tradicional. A escolha é muito pobre. A lâmpada emite uma cor amarela inútil para as plantas e muito calor. Se o aparelho estiver baixo, existe o perigo de queimar a folhagem.
Uma loja de produtos elétricos vende uma grande variedade de lâmpadas, mas LEDs, tubos fluorescentes ou fitolâmpadas são os mais adequados para iluminar o material de plantio.
Tubos fluorecentes
Uma lâmpada fluorescente de muda de janela é um acessório comum para a luz do dia. As lâmpadas são freqüentemente usadas em um apartamento para iluminar uma sala. As lâmpadas de limpeza se enquadram nesta categoria, mas são inconvenientes devido à sua pequena área de iluminação. As lâmpadas são mais adequadas para iluminar mudas em um peitoril de janela em forma de tubo. O produto pode ser selecionado de acordo com o comprimento do peitoril da janela. Portanto, para uma abertura de janela padrão, a iluminação de lâmpadas fluorescentes de 1 m de comprimento é adequada.
As lâmpadas diferem na temperatura de cor: suave, fria e outras. O indicador é medido em Kelvin (K). Se, por exemplo, houver um número até 3000 K na embalagem do produto, o brilho será amarelo. Pra Mudas de luz de fundo se encaixam em tubos fluorescentes com uma temperatura de cor na faixa de 4,5 mil K.
LEDs e phytolamps
As lâmpadas LED convencionais para mudas de peitoril de janela são adequadas, pois têm as cores azul e vermelho em seu espectro. Os LEDs não emitem calor, consomem pouca energia e são seguros para uso. As lâmpadas LED lustre emitem tons quentes e frios da luz do dia, mas há uma opção melhor para iluminar mudas.
Fitas de LED as luzes vermelha e azul permitem que você crie um espectro otimizado e favorável para as plantas. São comercializados em rolos de 5 m, possuindo uma camada pegajosa no verso. Quando a iluminação das mudas no peitoril da janela é disposta com as próprias mãos, a fita é colada no verso da prateleira da camada superior da estante ou inserida no perfil.
A qualidade da luz de fundo depende das características dos LEDs. Lâmpadas ou fitas caras são capazes de emitir luz de até 6 mil lux.
O mais eficaz é uma lâmpada bicolor para mudas para o peitoril da janela, equipada com uma base padrão E 27. Existem 12 LEDs no interior do corpo: 9 - vermelho e 3 azuis.
Existem phytolamps de outras empresas, mas devem ser escolhidos corretamente. Um modelo de alta qualidade possui um corpo feito de uma liga metálica condutora de calor. O elemento serve como um radiador. As fito-lâmpadas baratas são feitas com uma caixa de plástico, cujas paredes têm pequenas ranhuras para ventilação. Com operação prolongada, o plástico não tem tempo para remover o calor e derreter rapidamente.
O vídeo mostra um rack iluminado:
Regras de arranjo de iluminação
É necessário instalar as lâmpadas para iluminar as mudas no peitoril da janela corretamente, caso contrário, serão de pouca utilidade:
- A altura mínima da lâmpada das mudas é de 10 cm, é melhor fazer a retroiluminação com lâmpadas reguláveis em altura. Diferentes grupos de plantas preferem uma certa quantidade de luz. Ajustando a altura, o brilho ideal é alcançado.
- Refletores de folha ou espelho ajudam a espalhar a luz de maneira uniforme e direcionar para as áreas escuras.
- É melhor cobrir lâmpadas em lâmpadas caseiras com tampas foscas para melhor difusão de luz.
Um dimmer ajudará a fazer uma iluminação moderna.O dispositivo de regulagem é instalado no circuito elétrico. Um dimmer ajusta o brilho das lâmpadas, aproximando a iluminação artificial da luz natural do dia.
Opções de fabricação de luz de fundo
Para iluminar as mudas, o ideal é levar lâmpadas pré-fabricadas com comprimento de 1 m na loja. Se a largura da abertura da janela for maior, pode-se colocar dois pequenos aparelhos de iluminação lado a lado.
Se for instalado um rack no peitoril da janela, as lâmpadas ficam suspensas nas vergas das prateleiras. As cordas ou correntes são ajustáveis para que você possa alterar a altura do dispositivo acima das mudas.
Se não houver um rack, e as mudas ficarem apenas no peitoril da janela, é feito um pedestal para a lâmpada. A opção mais fácil é fazer duas prateleiras com as barras e fixar uma moldura retangular na parte superior.
Uma boa lâmpada DIY para mudas no peitoril da janela resultará de tiras de LED azuis e vermelhas. Como base da lâmpada, uma prancha de madeira é adequada, 5 cm de comprimento a menos que a largura da abertura da janela. Dois perfis de alumínio são aparafusados à barra com parafusos auto-roscantes paralelos um ao outro. Faixa de LED azul e vermelha colada por dentro. O excesso é cortado com tesoura de acordo com a marcação. As extremidades da faixa de LED são conectadas com conectores a fios e conectadas à fonte de alimentação. A lâmpada acabada é pendurada em uma corda ou corrente.
Qualquer que seja o lado do prédio em que a janela esteja localizada, a luz de fundo é necessária ao cultivar material de plantio no parapeito da janela. A falta de iluminação artificial afetará a colheita ruim no outono.