Contente
A abobrinha é uma cultura muito comum entre os jardineiros, pois não é muito difícil de cultivar, não requer cuidados especiais. Os frutos desta planta são muito saborosos, têm sabor delicado e propriedades dietéticas. Você pode cozinhar uma grande quantidade de pratos de abobrinha e fazer os preparativos para o inverno.
O que são variedades partenocárpicas
Agora, cada vez mais saquinhos com sementes de abobrinha e outras safras aparecem nas lojas agrícolas, nas quais está escrita a inscrição "partenocárpico". O que isto significa? Até agora, muitos jardineiros não sabem o significado desta palavra ou a interpretam mal.
Muitas vezes, entre parênteses ao lado desta inscrição incompreensível, eles escrevem variedade autopolinizada... Mas é preciso dizer que variedades partenocárpicas e autopolinizadas não são a mesma coisa. A abóbora partenocárpica é uma cultura que produz frutos sem polinização. Nesse caso, as próprias abobrinhas não terão sementes dentro.
A autopolinização é um processo completamente diferente, no qual pistilos e estames de uma mesma flor são capazes de polinizar sem a participação de insetos. Essas abobrinhas crescem com sementes.
Alguns cultivadores escrevem em vez de "variedade autopolinizada" ao lado da palavra partenocárpico - "não requer polinização". Esta formulação seria mais correta. As abobrinhas partenocárpicas são necessárias para cultivá-las onde não existem insetos ou onde não há quantidade suficiente para a polinização. Isso geralmente acontece em estufas, mas a abobrinha é cultivada principalmente ao ar livre, então variedades partenocárpicas podem ser usadas para não esperar muito pelo aparecimento dos ovários.
Variedades de abobrinha partenocárpica
Variedades de abobrinha Não existem muitas espécies partenocárpicas. Nesta seção, descreveremos cada um deles.
Partenon
Este híbrido de variedade partenocárpica possui arbusto de vigor médio. As frutas estão na maturidade, tamanho médio, verde escuro com reflexos brilhantes. Sua forma é cilíndrica reta, sem dobras. A polpa sob a pele fina é densa, com alta palatabilidade. Abobrinhas maduras desta variedade toleram perfeitamente o transporte e armazenamento de longo prazo em uma adega.
Graças ao partenocarpo, esta variedade pode ser cultivada em condições desfavoráveis aos insetos. São estufas, dias chuvosos e muito quentes. Por conta disso, o rendimento da variedade não diminui devido a tais condições. O valor da variedade é que ela é resistente ao oídio.
Kavili
Essa variedade pode ser chamada de líder da seleção mundial. Os frutos aparecem sem a participação de abelhas e outros insetos. A variedade é de maturação precoce, o período de maturação dos frutos desde os primeiros brotos é de 43 dias. A planta é um arbusto compacto com entrenós. As abobrinhas maduras atingem 22 cm de comprimento, sua forma é cilíndrica, a casca é agradável de um verde claro. Sob a pele há uma polpa branca e delicada que tem um gosto bom.
As variedades de abobrinha Cavili toleram muito bem o transporte e são adequadas para armazenamento de longo prazo. A variedade é resistente ao oídio.
Para cultivar com eficácia esta variedade específica de abobrinha, você precisa conhecer algumas regras:
- O solo para o plantio de abobrinhas deve ser leve.
- Antes de plantar a variedade, o solo é preparado no outono. Ou seja, o composto é introduzido. Alternativamente, você pode usar feno, serragem de árvores decíduas, adubo verde, uma mistura de cinzas e superfosfato.
- Na primavera, a terra não é desenterrada, mas simplesmente processada com um ancinho para adicionar fofura.
- Covas de plantio são tratadas com uma solução de azofoski e fertilizante húmico. Essa recarga é feita uma semana antes do plantio.
- Não há necessidade de molhar as sementes de abobrinha antes de semear.
- A semeadura é feita no início de junho. Consumo de sementes por 1 metro quadrado - 3 peças. A semente é lançada a uma profundidade de cerca de 5 cm e regada abundantemente.
- Após o plantio, a cobertura morta é realizada com feno, serragem ou lascas de turfa.
Suha F1
A variedade é de alto rendimento. O período desde os primeiros brotos até a maturação da fruta é de 40 a 50 dias. A cultura possui um arbusto vertical compacto. A abobrinha cresce lisa, na cor verde claro e na forma cilíndrica. Se houver situação de supercrescimento de abobrinha, a polpa não ficará grossa. A polpa da abobrinha é branca, densa, mas ao mesmo tempo tenra e suculenta e de excelente sabor.
A variedade é valiosa porque é resistente a doenças que ocorrem em condições de chuva, bem como aos vírus do tipo mosaico amarelo da abobrinha e do mosaico da melancia. O híbrido pode ser cultivado sob o filme e em campo aberto. Adequado para o preparo de diversos pratos e preparações.
Belogor F1
O híbrido está amadurecendo cedo. Do momento da germinação até o amadurecimento do fruto, leva cerca de 45 dias. A variedade pode ser cultivada tanto pelo método de mudas quanto pelo plantio direto no solo. Mudas de abobrinha semeada em abril, e transplante no solo em maio e início de junho. A planta é um arbusto compacto. Frutos maduros cilíndricos com peso aproximado de 1 kg. A cor é branco-esverdeada, a polpa é média, agradável ao paladar.
O rendimento da variedade é de 10-15 kg por 1 metro quadrado. O valor do híbrido está na resistência ao oídio, antracnose, bolor cinzento, bacteriose. A variedade é indicada para consumo direto e processamento, para preparação de caviar.
Cisne Branco
A variedade é de maturação precoce com um período de maturação de aproximadamente 50 dias. Os frutos de cor branca são lisos e cilíndricos, pesando cerca de 800 gramas. Abobrinha madura tolera bem o transporte e armazenamento. A polpa de abobrinha é medianamente densa e macia, com excelentes características de cozimento.
O valor da variedade é determinado pela sua resistência ao oídio.
Apollo F1
A variedade é de maturação muito precoce, o período de maturação dos frutos desde a germinação é de cerca de 40 dias. A cultura é uma planta arbustiva poderosa com muitas folhas. As curgetes maduras são de cor verde claro com manchas brancas. Atingem 1 kg de peso e 40 cm de comprimento A polpa do fruto é densa e branca com bom gosto.
O valor da variedade é sua resistência ao oídio. Tolerância à sombra e resistência a baixas temperaturas, alto rendimento independentemente das condições climáticas. Esta variedade é adequada para cultivo industrial. As abobrinhas dessa variedade são perfeitas para enlatar e cozinhar caviar.
Dicas de cultivo e colheita
O verão na Rússia central é geralmente bastante imprevisível. Durante uma semana, o clima pode ser confortável para o cultivo de abobrinha, e nas três semanas restantes do mês haverá chuva ou seca. Portanto, são as variedades partenocárpicas que são perfeitas para tais condições, pois você não precisará se preocupar com a polinização da abobrinha.
Para a abobrinha, os lugares onde batatas, repolho ou cebola frutificaram no ano passado são os mais adequados. O solo nunca deve ser ácido. Se sua acidez for aumentada, é necessário diluir esse solo com farinha de dolomita ou pó de giz.
Se houver algum problema com as folhas e brotos da abóbora, por exemplo, surgiram lesões fúngicas ou virais, a folhagem estragada é arrancada e jogada para fora do jardim. Em seguida, as abobrinhas restantes são borrifadas com uma solução de 1 colher de chá de gel de banho e a mesma quantidade de cinza de soda, diluída em 10 litros de água. Para que as abobrinhas cresçam saudáveis e frutifiquem o máximo possível, eles precisam de:
- Rega.Para o pleno desenvolvimento da abobrinha, são necessários 20 litros de água por 1 metro quadrado para que as raízes que cresceram em uma grande área possam receber nutrição.
- Bom solo. O solo deve passar água, oxigênio e calor, e para isso precisa de afrouxamento constante.
- Alimentação periódica.
- Removendo ervas daninhas.
Você também precisa tentar filmar abobrinhas maduras na hora certa. Isso dará um rendimento ainda maior. Uma fruta madura difere de uma verde no som opaco, assim como na casca, que fica mais dura.
A abobrinha descascada pode ser armazenada por até cinco meses em um quarto escuro e fresco. Se houver muitos vegetais cultivados, é melhor congelar ou conservar alguns deles.
A abobrinha é uma planta que os russos amam muito. E para ter uma boa colheita na mesa, independente das condições climáticas, é possível cultivar variedades partenocárpicas que amadurecem cedo e com alto rendimento.