Contente
Os tomates são plantas da família das beladonas. Sua pátria é a América do Sul. Shitomatl, como os índios o chamavam, ainda é encontrado na natureza. O peso de tal tomate é de apenas 1 G. Como qualquer outra planta, o objetivo principal de um tomate é a procriação, ou seja, a floração e a frutificação. Para isso, os arbustos devem ser fortes e acumular muita massa verde. Ao mesmo tempo, pode haver poucos frutos. Durante séculos, os criadores têm trabalhado para garantir que os tomates dêem uma grande colheita, e não para aumentar o aparato foliar. Mas não é fácil mudar a natureza de uma planta. Assim, os tomates crescem demais com enteados e os jardineiros incansavelmente formam plantas, preparando-as para a colheita.
A foto mostra a colheita de tomate selvagem.
Se você não realizar beliscar e deixe os tomates crescerem como bem entendem, surgem matagais sólidos, nos quais não é fácil encontrar tomates. Portanto, os tomates selvagens crescem em sua terra natal. As condições climáticas permitem-lhes dar uma boa colheita mesmo na ausência de cuidados e formação. Mas o tamanho de seus frutos é minúsculo. Eles se assemelham a groselhas. E a resistência a doenças em tomates selvagens está no nível genético. As variedades culturais sem os devidos cuidados e beliscões inevitavelmente adoecem com a requeima e, então, a colheita não pode mais esperar.
Existem muitas variedades de tomate. Cada jardineiro cultiva seus favoritos e comprovados. O cuidado com os diferentes grupos de variedades é diferente, assim como a formação.
Características dos tomates
De acordo com a força de crescimento, os tomates são divididos em altos, médios e pequenos.
Pelo tipo de crescimento, os seguintes grupos de tomates podem ser distinguidos:
- Indeterminado - seu crescimento não é limitado, eles crescem e formam cachos de flores um a um, desde que as condições meteorológicas o permitam. O primeiro cacho de flores pode ser visto acima das 7-9 folhas. Os próximos são a cada 2 ou 3 folhas. Os períodos de amadurecimento são geralmente médios ou tardios.
- Semi-determinante. É um tipo intermediário entre variedades indeterminadas e determinantes. Pincéis na haste principal - até 10. Eles formam muitos enteados. Na maioria das vezes, eles são plantados em uma estufa.
- Determinante - pode formar um certo número de escovas, por via de regra, de 5 a 7 no caule principal, posterior crescimento das pontas centrais do caule e o resto da cultura já se forma nos enteados, o que também limita o crescimento. O pincel de flores começa na sétima folha e depois em 1 ou 2 folhas. As datas de amadurecimento podem ser qualquer uma.
- Variedades superdeterminantes e padrão são as mais compactas. Não existem mais de 3 pincéis no caule principal, seu crescimento termina rapidamente, o número de enteados é limitado. Os pincéis de flores são colocados muito cedo, às vezes já atrás de 4 folhas. Estas variedades distinguem-se pelo caule forte, não são altas e normalmente não produzem frutos grandes. Em termos de maturação, são precoces e ultra precoces.
Esses tomates são mais resistentes e resistem bem a doenças.
As únicas exceções são as regiões do sul, nas quais, com a liga apropriada, em campo aberto tomates indeterminados também são cultivados com sucesso.
O método de formação depende do tipo de crescimento do tomate e consiste em várias operações:
- tomates são fixados;
- faz-se o clareamento do arbusto, ou seja, as folhas são cortadas em determinada ordem;
- a pinça de brotos é realizada.
Enteados e fixação
Os enteados crescem na axila de uma folha de tomate e são o seu órgão gerador.
O enteado precisa de comida. Se não estiver planejado para ser deixado para a formação da lavoura, a retirada deve ser feita sem falta e em tempo hábil. Quando é melhor remover enteados? A melhor altura é quando o seu tamanho não é inferior a 4 cm e não superior a 6 cm.
Por que você não pode excluir mais cedo ou mais tarde? Com a retirada antecipada, não será possível deixar um coto de cerca de 3 cm, necessário para evitar o crescimento de um novo enteado neste seio. Com uma retirada posterior, o arbusto fica fragilizado, pois o crescimento da parte desnecessária requer a nutrição necessária para a formação dos frutos. A planta está sob estresse.
Regras de fixação
- Remova os enteados de manhã para que as feridas tenham tempo de secar antes do anoitecer.
- Quebre com as mãos sem tocar na parte machucada do tomate para evitar infecção. Trabalhando com uma tesoura, desinfete-os mergulhando-os em uma solução escura de permanganato de potássio após cada remoção, para não transferir a infecção latente de tomate para tomate.
- Não belisque alguns dias antes ou depois da lua cheia. Na lua crescente, a parte aérea da planta fica mais saturada de sucos. A perda mesmo de uma pequena parte da planta será difícil para um tomate e consumirá muita energia.
- Não processe os tomates após manusear as plantas de batata. Portanto, é muito fácil infectar os tomates com a requeima.
- Após a retirada, deve haver um coto que impeça o surgimento de um novo enteado no seio.
- Faça beliscões regularmente, pois os enteados crescem muito rapidamente.
A planta deve estar absolutamente seca, caso contrário, a phytophthora não pode ser evitada.
Como iluminar adequadamente arbustos de tomate
As regras para retirar o excesso de folhas são as mesmas que para beliscar. O tempo será indicado pela formação completa da escova e pelos primeiros sinais de sua maturação.
Tomate após a retirada das folhas.
Brotos de beliscar
Esta atividade é necessária para retirar os pincéis que não têm tempo de amadurecimento. Ao beliscar plantas, deixe 2 folhas acima de cada arbusto. As regras para trabalhar com tomates são as mesmas que para prender com alfinetes.
Formação de tomates em campo aberto
O que determina o método de formação de tomates de baixo crescimento em campo aberto? Existem vários fatores aqui.
- Tipo de crescimento do tomate.
- Variedade de tomate.
- Condições de cultivo: cuidado, fertilidade do solo.
- Clima.
Características de beliscar diferentes tipos de tomate
A escolha do tipo de tomate depende da rapidez com que o jardineiro deseja obter os frutos maduros e do tipo de colheita que espera. Todas as variedades padrão distinguem-se pelo amadurecimento precoce, proporcionam uma colheita precoce, mas como o próprio arbusto não cresce por muito tempo, esta colheita antecipada termina rapidamente.
Mas então você terá que cultivar mais mudas.
Variedades padrão
A formação de um arbusto padrão é realizada apenas quando há o desejo de experimentar o tomate muito cedo. Em todos os outros casos, esses tomates não precisam ser moldados.
O ganho em termos de maturação pode ser de até 14 dias.
Superdeterminantes
Tomates superdeterminantes são cultivados sem beliscar, mas eles já têm que ser amarrados. O máximo que pode ser feito com eles é remover um par de enteados inferiores, se houver. Várias folhas inferiores também são removidas.
Determinantes
Nos determinantes, a formação é realizada em função da variedade, da força de crescimento do arbusto e até mesmo de se fará calor e sol no verão. Existem muitas variedades subdimensionadas criadas por criadores para jardineiros preguiçosos ou muito ocupados, eles beliscar não é necessário.
Você pode citar toda uma série de variedades não rosadas da seleção Ural: escarlate não rosado, rosa, arredondado, carmesim, em forma de ameixa, cilíndrico, âmbar. Todos esses tomates são pequenos e precoces. Variedades de explosão não seguem, Danko, Moeda, Trunfo siberiano, Gardener Salsley, Watercolor, Supermodel, Eldorado, Skorospelka, Golden Stream.
Leia atentamente tudo o que está escrito na embalagem ao escolher uma variedade de tomate.
No entanto, a maioria das variedades determinantes precisa ser moldada. Existem duas maneiras principais de aumentar os determinantes: em 1 e em 2 hastes... No primeiro método, um caule principal é deixado no tomate, removendo todos os enteados. No segundo método, a cultura será formada no caule central e em um enteado, deve ser localizada diretamente sob o arbusto inferior.
Distinguem-se pelo grande vigor de crescimento e tiram muita nutrição da planta, retardando a formação e maturação da cultura.
Todos os pincéis são deixados no rebento central e apenas dois no enteado. Precisa ser pinçado 2 folhas após a segunda escova.
Existe outra maneira beliscar tomates de baixo crescimento para terreno aberto. O caule central é pinçado ao formar-se 3 escovas, restando 2 folhas, o enteado vai continuar a crescer, emergindo do seio acima do primeiro pincel de flor, após a formação de 2 escovas sobre ele, realiza-se o pinçamento sobre a segunda folha e outro enteado é criado, que segue o primeiro pincel de flor primeiro. Este método é chamado - em um escape com uma continuação. Aqui estão mais algumas maneiras de formar determinantes.
Existem exceções para todas as regras. Desde que o solo seja suficientemente fértil, os cuidados sejam feitos de acordo com todas as regras, e o verão agrada com dias quentes e ensolarados, pode-se deixar enteados adicionais no tomate.
O sentido de beliscar não está apenas em racionar a produção de acordo com as capacidades do tomate, mas também em criar as melhores condições para o rápido amadurecimento dos frutos. E isso só é possível com o mínimo de sombreamento.
Para o mesmo fim, é realizada outra técnica agrícola, que faz parte do processo de formação da planta: quebrar as folhas de um tomate. Começa apenas quando a mão inferior está totalmente formada e os frutos começam a cantar.
Tal procedimento traz um benefício duplo - os tomates do canteiro inferior são mais iluminados pelo sol e amadurecem mais rápido, e o arbusto é mais bem ventilado, o que reduz a probabilidade de requeima, pois não há contato das folhas com o solo .
A última operação realizada para formar o tomate é beliscar as copas. Fazem isso na terceira década de julho, cortando todas as escovas extras que não terão mais tempo de dar frutos, mas retardarão o amadurecimento do restante da safra.
O vídeo mostra como um produtor profissional de tomate produz tomates:
Formação de variedades subdimensionadas na estufa
Tomates subdimensionados são muito bons para uma estufa. Determinantes darão uma excelente colheita nela, já que seu desenvolvimento é mais demorado. É claro que a produção de variedades determinantes não se compara à dos índios, mas são muito menos complicados com elas.
A formação de tomates de baixo crescimento em uma estufa não é mais difícil do que a de variedades determinantes em campo aberto e não é muito diferente. A menos que você possa deixar mais pincéis de flores, todos eles terão tempo para formar frutos e dar uma colheita. Alguns jardineiros, em geral, dispensam beliscar o tomate na estufa, mas mesmo que o tomate não dê enteado, ainda é preciso clarear os arbustos, já que a requeima não dorme.
Valery Medvedev explicará como formar variedades determinantes em uma estufa no vídeo:
O tomate, correctamente formado tendo em conta a variedade, o tipo de crescimento e as condições de cultivo, dará uma boa colheita em qualquer verão.